Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8

Projeto "Você É o Que Você Come". Esse é o projeto de leitura da Bíblia para os alunos da Escola Bíblica Dominical em Gilgal​ no ano de 2015. O propósito é incentivar a leitura da Palavra de Deus, alimento que deve ser diário para o crescimento e desenvolvimento espiritual de todo cristão.

Consiste na leitura integrada de livros da Bíblia, com o resumo pessoal (ou seja, o aluno irá resumir com suas palavras o que entendeu da leitura) escrito de capítulo por capítulo. O intuito é que leiamos toda a Bíblia sem um prazo determinado. O importante é ler. O projeto "Você É o Que Você Come" já iniciou-se no domingo (15/2) com a leitura do Evangelho Segundo São Mateus.

Propósito

A Bíblia é um dos maiores presentes de Deus para nós e a falta de sua leitura tem acarretado em verdadeiro desastre no seio da Igreja. É triste, absurdo e inaceitável cristãos que não tenham lido a Bíblia toda ao menos uma vez na vida. Mais triste, absurdo e inaceitável ainda é o fato de que muitos só pegam na Bíblia quando vão aos cultos. É vergonhoso. A Bíblia conta a história de Deus e, também a nossa história. Como alguém pode dizer que conhece a Deus sem conhecer a sua história? Impossível.

Não escondo de ninguém o quanto gosto de pesquisas e estudos. Através deles podemos ter noção da dimensão estatística dos vários setores da sociedade. E uma pesquisa anual feita pela American Bible Society(Sociedade Bíblica Americana), a The State of the Bible em 2013 (O Estado da Bíblia de 2013) revelou que a maioria esmagadora de 77% dos entrevistados atribuíram a queda assustadora dos valores morais no país devido a falta da leitura das Escrituras Sagradas. O resultado de 2014 ainda não saiu, mas é bem provável que possa ter piorado muito. 

A leitura devocional da Bíblia Sagrada, é um aspecto indispensável na vida de comunhão com Deus. Com a oração, manifestamos nossa vontade a Deus; na leitura da Palavra, ficamos a saber a vontade de Deus. Assim, lendo a Bíblia e orando, possamos conformar nossa vontade à vontade de Deus, tornando-nos, pois, cada vez mais semelhantes a Ele, que é o objetivo de nossa vida espiritual (Ef. 4:12,13; 1 Jo 3:2).

Na atualidade, vivemos um paradoxo: nunca se disponibilizaram tantos meios para se ter acesso à Bíblia Sagrada, mas, também, nunca houve tanta ignorância e tanto menosprezo à Palavra de Deus entre os que cristãos se dizem ser. Como está a sua leitura bíblica?

Além da oração, outro aspecto que deve ser uma constante na vida espiritual diária do cristão é a leitura da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus e a principal fonte de revelação da vontade de Deus para com o homem. Se queremos ter uma vida de comunhão com Deus, faz-se mister que saibamos qual é a vontade de Deus para com o homem e esta vontade está estampada na Palavra de Deus. Com efeito, Deus é a verdade (Jr 10:10) e a Sua Palavra é a verdade (Jo 17:17), prova de que a Palavra é a principal e completa revelação do Senhor à humanidade (2 Tm 3:15, 16; Hb1:1; Ap.19:13).

Portanto, meu objetivo com esse projeto não é colocar peso sobre os alunos, todos já comprometidos com muitos afazeres cotidianos, mas sim incentivá-los à leitura da Palavra, o que para eles é fundamental e porque não dizer, vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário