Total de visualizações de página

sábado, 14 de fevereiro de 2015

DESCENDO À OLARIA

¶ "A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."

Jeremias 18:1-6 ¶

Esta é uma das célebres passagens da Bíblia. Certamente você já ouviu pregações, ministrações e letras de canções baseados nessa passagem do Antigo Testamento. Certamente que ainda irá ouvir muitas outras, pois este texto é bilionário em mensagens que nos edificam espiritualmente. Ela nos traz ensinamentos práticos que nos revelam a soberania absoluta de Deus - o Criador, o Senhor - em contraste com as nossas limitações que nos tornam totalmente dependentes dEle. O pastor Antônio Cirilo [Ministério Santa Geração)], disse algo tremendo sobre essa passagem: 
"O vaso traz em si mesmo as impressões digitais do oleiro. Enquanto sua mão desliza pelo barro mole, moldável, o atrito gera a intimidade entre o oleiro e o vaso. É quase um caso de paternidade. Foi assim com Adão o primeiro homem, ou melhor, o primeiro vaso, moldado pelas mãos de Deus.Todas as coisas foram criadas através da palavra de Deus, mas, ao formar o homem e a mulher, ao invés de mandar que se fizesse, Deus fez, pessoalmente, manualmente. O vaso é feito para ser cheio. Você foi feito para ser cheio do Espírito Santo de Deus." Lindo isso.

Ou seja, quando Deus nos fez, Ele decidiu imprimir em nosso ser a sua impressão digital para que pudéssemos nos identificar com Ele, pois, como todos sabemos, impressões digitais são únicas. Temos a impressão digital de Deus. Isso não é maravilhoso?

Apesar de se passar no Antigo Testamento, na vigência da Lei e ser uma mensagem profética especificamente dirigida à espiritualmente intempestiva nação de Israel, o que absorvemos é a essência dessas palavras. A essência é atemporal, eterna. Ainda vivemos sob o eco dessas palavras do Senhor no mundo espiritual. 

O Oleiro, o barro e os vasos - Romanos 9:19-29


Deus exerce o seu poder sobre o barro, ou seja, o poder do Oleiro Eterno é exercido especificamente sobre o barro, diferente da ideia difundida de que o poder de Deus ou a sua soberania é a imposição da sua vontade sobre alguns vasos. O 'barro' é a matéria prima onde o 'oleiro' exerce soberanamente o seu oficio.  O comparativo estabelecido por Paulo demonstra que Deus exerce o seu eterno poder criativo [soberania] sobre o barro [massa], para trazer a existência os homens [vasos] "... ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso...". Este verso demonstra que Deus exerce poder quanto à criação dos homens [poder sobre o barro para fazer vasos], porém, como é próprio à sua santidade, Deus a ninguém oprime, ou seja, Ele não exerce o seu poder criativo com o fito de obrigar as suas criaturas [vasos] a submeterem-se ao seu senhorio. O oleiro não exerce o seu poder sobre os vasos, antes o seu poder é exercido sobre o barro, podendo fazê-los [criar] conforme o estabelecido pelo seu propósito eterno: vasos para honra e vasos para desonra.

O homem é feito do barro - "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro...?" – utilizaremos Isaias 64: 8 para compreender melhor a atuação de Deus sobre o barro. Em Isaías 64: 5, o profeta indaga sobre como é possível ao homem alcançar salvação; no verso 6 ele demonstra que todos os homens são comparados ao que é imundo; os atos de justiça dos homens são comparáveis a trapos de imundície; todos os homens estão sujeitos a morte [a erva no campo] devido ao pecado [salário do pecado]. Devido à condição da humanidade não há quem esteja vivo [acordado], que invoque a Deus e detenha a sua ira; Porém, mesmo diante deste quadro horrível, o profeta clama a Deus invocando-o como Pai, pois ele sabia que, para ser salvo é necessário a filiação divina, e este milagre só é operado por Deus quando o homem reconhece a sua condição de miséria herdada de Adão e descansa [fé] em Deus. A massa [barro] utilizada para fazer os vasos para honra e desonra é a mesma. Isaias profetizou neste texto, por figura, a idéia da doutrina do novo nascimento.

A massa utilizada é única – "... para da mesma massa..." - a matéria prima utilizada para moldar os vasos para honra e desonra é a mesma: o barro! Da mesma massa Deus faz vasos para honra e desonra. Como isto é possível? Os homens [vasos para desonra] são gerados através da semente corruptível de Adão [barro], e por serem gerados de novo através da semente incorruptível, que é a palavra de Deus [Evangelho], Deus usa a mesma 'massa' para fazer vasos para honra em Cristo.

Através da análise anterior foi possível determinar que:

¶ Deus é o oleiro;
¶ Os homens são vasos (para honra ou desonra);
¶ Ambos os vasos são feitos de uma mesma massa: o barro;

Deus exerce o seu poder sobre o barro para fazer vasos [homens], diferente da ideia de que Deus exerce poder sobre os vasos; Obs.: o senhorio do pecado ou da obediência sobre os homens vincula-se respectivamente a Adão e Cristo, visto que, a quem o homem se oferecer por servo para obedecer, será servo de quem obedecer: ou do pecado ou da obediência (Romanos 6: 16). Adão vendeu-se ao pecado, e com ele todos os seus descendentes [humanidade].

Conclusão


Após escutar a voz de Deus, Jeremias desceu à casa do oleiro e passou a observar o oleiro trabalhando o barro. O profeta observou que o oleiro em questão fazia a sua obra sobre as rodas. Perceba que o ato de trabalhar o barro até formar os vasos é uma obra específica do oleiro. Em determinado momento, o vaso que estava sendo moldado quebrou-se, e o oleiro tornou a fazer do vaso quebrado outro vaso. Tudo que foi realizado pelo oleiro era conforme o seu parecer. De tudo que o profeta Jeremias observou podemos destacar o seguinte:

¶ A matéria prima que o oleiro utiliza sobre as rodas é o barro;
¶ O produto final da obra do oleiro é o vaso;
¶ Quando um vaso, que esta sendo moldado, se quebra - indicando fragilidade - o oleiro pode utilizar a mesma massa, porém, o resultado final é outro vaso;
¶ O oleiro tem autonomia para fazer o vaso segundo o seu parecer.

Enfim...

Deus é o oleiro – "... não tem o oleiro poder sobre o barro...?" – a figura do oleiro foi utilizada por vários escritores do Antigo Testamento e Paulo utilizou a mesma figura de modo singular, visto que é da alçada de quem exerce o ofício de oleiro modelar o barro segundo a sua livre vontade, decisão e agência.

Deus é Todo Poder [soberania total] – "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro...?" – é incontestável o poder criativo de Deus. Ele é todo poder (soberano) "Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus" (Hebreus 3: 4). Soberanamente Deus cria (forma) os homens tendo por matéria prima o barro. Descer à olaria, simboliza o reconhecimento da necessidade vital de uma restauração. Esse ato expressa o testemunho daquele que realmente tem humildade o bastante para saber O QUE é e QUEM Deus é. Isso é realmente maravilhoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário