Total de visualizações de página

domingo, 8 de fevereiro de 2015

MULHERES EM ESSÊNCIA

Não, esse não é um artigo para falar sobre a licitude ou não de as mulheres serem pastoras, apóstolas, bispas, reverendas, madres... ou o que for. E também não é um artigo feminista, para falar sobre as conquistas das mulheres no campo profissional, sexual e afins. Vou falar sobre a visão deturpada que a sociedade machista tem sobre as mulheres, considerando-as, em linha geral, um bom pedaço de carne para ser saboreado num banquete de alcova ou uma mera partícipe na reprodução da espécie.


Sobre a importância - sim, senhores, isso mesmo, IMPORTÂNCIA - das mulheres na história humana, a Bíblia já destaca desde o Gênesis. À mulher, Deus designou a função de adjutora (quanto à origem etimológica, vem do Latim ADJUTOR(A), “o que socorre, que auxilia, que ajuda”, de ADJUVARE, “ajudar, auxiliar”, formado por AD, “a”, mais JUVARE, “ajudar” propriamente.). Ou seja, isto define que a mulher deve estar posicionada AO LADO e não À SOMBRA do homem. A antiga e muito usada frase "por trás de um grande homem há uma grande mulher" é de um machismo absurdo e totalmente antibíblica em sua aplicação e essência. No ceio da Igreja, o que vemos são muitos homens "de Deus" subjugando suas mulheres - e às demais, por tabela - a uma posição inferior, usando como subterfúgio e de maneira deturpada ao bel prazer do princípio da submissão. 

Quanto à isso, a Bíblia também é clara. A relação do marido com a esposa deve ser semelhante a relação que Cristo deseja ter com sua Igreja/Noiva. Não uma relação do manda quem pode e obedece quem tem juízo, e sim, uma relação de amor em que a submissão seja consequência da certeza de que tudo o que Cristo faz visa o bem de sua Igreja .E esse o único parâmetro de qual deve ser a relação marido/esposa (homem/mulher) à luz da Bíblia. Contudo, um parâmetro que não se restringe à esposa em relação ao marido, mas inclusive dele em relação a ela. E o que passar disso é do maligno.

Mas, saindo do âmbito eclesiástico, no contexto geral, a mulher sempre é vista pelo homem com um ser feito exclusivamente para o servir. Haja vista o sucesso que uma atriz global fez recentemente ao ter os seus atributos físicos - mais especificamente o seu derrière -, exibidos em uma minissérie. Foi um verdadeiro frisson nas redes sociais e  o bumbum da moça literalmente roubou a cena e não saiu da boca do povo. Quanto a atuação artística da moça, bem, quem se importa? Aliás, as partes traseiras femininas são verdadeiras até moeda lá fora. É artigo tipo exportação.

Nossa nação não é tão conhecida pelos contornos geográficos, mas sim pelos contornos de suas mulheres. O pior é que há as que gostam e, literalmente, tiram proveito dessa "oportunidade". São promovidas ao pódio das musas disso e daquilo, ainda que tenham sua dignidade incinerada pela fogueira das vaidades, incendiada pelo combustível da futilidade.

Mas mulher é muito mais que isso. Mulher é muito mais que um corpo. Mulher é essência. Mulher é criação de Deus, e, em essência, feita sua imagem e semelhança. Voltando à Bíblia (me desculpe, mas é inevitável...), durante o martírio vicário de Jesus, lá estavam elas. Após sua ressurreição, foi a elas que Ele primeiro se revelou, talvez pelo fato de elas terem participado ativamente de seu ministério e por ter sido com elas algumas de suas mais impressionantes ministrações. Foram ativas também no emblemático ministério do apóstolo Paulo. 52 mulheres tiveram participação marcante na história do povo de Deus (se quiser detalhes, sugiro-lhe a leitura do livro Elas: 52 Mulheres da Bíblia que Marcaram a História do Povo de Deus, de Ann Spangler). 

Conclusão


Quando lembramos que Jesus disse que o maior no reino de Deus será aquele que serve (Marcos 10:35-45), então parece muito provável que as pessoas maiores no reino têm sido as mulheres. A Bíblia menciona várias mulheres, por exemplo: Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (Atos 9:36-39); uma Maria que "muito trabalhou por vós" (Romanos 16:6); Febe que servia à igreja de Cencréia (Romanos 16:1-2); e Maria, irmã de Marta e de Lázaro, que ungiu o corpo de Jesus para seu sepultamento (Marcos 14:3-9). A Bíblia raramente menciona mulheres cristãs sem falar sobre suas boas obras (1 Timóteo 2:9-10; 5:10).

Deus criou a mulher porque viu que o homem precisava de uma companheira (Gênesis 2:18-24). Homens e mulheres são dependentes uns dos outros (1 Coríntios 11:11). As esposas têm responsabilidade especial - e não como mudar isso - como donas de casa (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5). Provérbios 31 fala extensamente sobre a bênção que uma boa esposa é para o seu esposo. 

As mães têm um papel muito importante na educação de seus filhos. É triste que a sociedade moderna desdenhe as mulheres que devotam tempo integral à criação dos filhos e ao cuidado do lar, e exalte as mulheres que dão mais importância às suas carreiras profissionais. Uma esposa e mãe devota está entre as maiores bênçãos que uma sociedade pode ter e devemos criar nossas filhas para desejarem desempenhar esse papel. Timóteo ajudou grandemente os irmãos, no primeiro século, em parte por causa da influência de sua mãe e de sua avó. Ser uma boa mãe é um trabalho especialmente importante das mulheres cristãs (1 Timóteo 2:15; 5:10,14).

Enfim, os homens e as mulheres devem ser igualmente ativos na obra de Deus. Nenhum deles deve fazer o que Deus não lhes atribuiu, mas quando cada um trabalha dentro do papel que Deus ordenou, o nome do Senhor será glorificado e sua obra cumprida. Assim como, em termos gerais, devemos reconhecer que a mulher não é um "objeto tipo exportação", cuja função seja atender à lascívia sexual de machos compulsivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário