Ler é o melhor remédio. E eu tenho tomado doses cavalares desse remédio. Não existe nada mais gostoso, mais enriquecedor, mais esclarecedor, mais agregador... do que a leitura. Na série de artigos que dei o título de "Livros que eu li", vou dar dicas de obras que eu já tive o privilégio de ler e fazer pequenas resenhas para, quem sabe, despertar em você o interesse em lê-los também. Garanto que não irá se arrepender.
A profecia em questão
O dom da profecia
Wayne Grudem
496 páginas
Editora Vida
Um polêmico, mas necessário para a Igreja. Não existe dom mais controvertido nas páginas da Bíblia que o da profecia. Aliás, não apenas nos tempos em que o Novo Testamento foi escrito, mas nos últimos 2 mil anos elas têm causado polêmica. Um pouco dessa história é contada nas páginas de O dom da profecia, do professor Wayne Grudem, um dos mais respeitados teólogos da atualidade e autor de diversas obras de referência na área. Longe de condenar o uso do dom, Grudem procura analisar através das experiências dos crentes dos tempos bíblicos o funcionamento da profecia, dando espaço para as diversas concepções que existem hoje, mas combatendo a dicotomia entre a Palavra escrita e a profetizada. O autor é claro ao enfatizar a necessidade da profecia atualmente. De quebra, a obra traz um rico apêndice, em que analisa diversos ministérios e dá sua opinião sobre quais são e como funcionam os dons espirituais, em um texto rico e corajoso.
O saber e a fé
Correntes cruzadas
Colin A. Russell
320 páginas
Editora Hagnos
Ciência e fé sempre viveram às turras desde a Idade Média. Pelo menos, isso é o que se tornou senso comum. Mostrar o grande equívoco desse pensamento popular é o objetivo de Colin Russell em Correntes cruzadas. Nele, o autor, que leciona história da ciência e tecnologia na Open University, mergulha no passado para mostrar que a ciência e o cristianismo têm mais coisas em comum do que muitos imaginam. Apesar de começar seu estudo na Grécia Antiga, é nos últimos seis séculos que a obra se concentra abordando temas quentíssimos como a controvérsia evolucionista, o desenvolvimento tecnológico e as teorias que buscam conciliar narrativas bíblicas com teorias científicas. Também recebem destaque célebres cientistas cristãos, como Blaise Pascal e Isaac Newton. Tudo para demonstrar que, mesmo com tantas diferenças, a ciência só se tornou o que é hoje por causa da fé cristã.
Caminhando com profetas, reis e patriarcas
Passo a passo pelo Antigo Testamento
Waylon Bailey e Tom Hudson
224 páginas
Editora Life Way Brasil
A atuação de Deus em grandes eventos, como a criação do mundo, o êxodo e mesmo o cativeiro e retorno do povo israelita, não apenas revela seu caráter como também ensina como o ser humano deve viver e se relacionar com ele. Essa é a linha-mestra pela qual se desenvolve Passo a passo pelo Antigo Testamento. Como as demais obras já lançadas no país, esta prima pelo didatismo e pela combinação texto-estudo, para analisar os eventos, as pessoas, os lugares e os temas mais importantes da primeira parte da Bíblia, contextualizando e interpretando as Escrituras e proporcionando ao leitor e estudante uma sólida base para entender a mensagem e as mensagens de Deus aos seus servos por meio de sua atuação naquele momento da história.
Por enquanto é só. Lembrando que a leitura de nenhum livro substitui ou sobrepuja a absoluta autoridade da Bíblia Sagrada e muito menos nos exime da necessidade de lê-la. Esses livros são apenas boas ferramentas que poderão auxiliar no estudo da Palavra. Até as próximas dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário