Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de maio de 2019

FUI CHAMADO, MAS ESTOU ACOMODADO


Resultado de imagem para Imagem de pessoa acomodada


Se você é como muitos cristãos, você deseja viver uma vida que agrada a Deus. Só que ao mesmo tempo, sejamos honestos, você fica cansado de tentar viver a vida cristã. É que, às vezes, a pressão parece ser grande demais, não parece?

A luta do querer contra o dever


As igrejas possuem muitos membros vocacionados e chamados com dificuldades para dizer sim por causa dos interesses pessoais. Muitos deles querem fazer a vontade de Deus, mas no tempo que acham conveniente. Desejam usar os dons, mas do jeito e da forma que querem e onde decidirem que valha a pena. Querem ajudar a Igreja local, os pastores e os campos missionários, mas sem a responsabilidade e fidelidade necessárias. Por que isso acontece? Seria desobediência? Falta de entendimento ou comodismo?

Acredito que as igrejas carecem de mão de obra por razões que vão além do comodismo. Tem a ver com a ignorância e com a confusão que fazemos sobre o papel da Igreja como o principal agente do Reino de Deus e a integralidade da sua Missão e da atuação na história no contexto onde vivem. Sugiro uma reflexão sobre a Igreja que Deus quer. 

Se a pessoa tem uma vocação e apresenta um chamado, para que ela seja útil precisa antes ser generosa e sensível ao outro, inicialmente em sua comunidade cristã de base para depois ganhar o mundo. Precisa ser orientada e acompanhada por sua igreja e seu pastor.

Acredito ser muito arriscado ter pessoas dizendo que tiveram uma experiência com Deus "na semana" e se viram sendo convocadas para ainda "este mês" irem para o seminário ou para algum campo missionário. Essas pessoas normalmente tentam mudar o mundo e não permitem se modificar. Com o tempo, é certo que haverá frustrações, decepções e esfriamentos espirituais.

O papel da Igreja local no preparo dos vocacionados para atendimento ao chamado


Cabe à igreja ensinar e preparar seus membros para atenderem ao chamado. Boa parte da culpa por existir muitos cristãos que não obedecem ao seu chamado está nas igrejas e nas lideranças que não pregam e ensinam essa ordem. Infelizmente muitos exaltam a conquista da vitória, a busca da bênção, da unção, do milagre, ou pregam sermões meramente existenciais.

O papel do cristão é carregar todos os dias sua cruz, é ter compromisso com a verdade de Cristo. Mas isso muitas vezes não é pregado ou ensinado. Todos estamos neste "barco" e não podemos, à semelhança de Jonas, decidir dormir no porão quando há uma tempestade lá fora.

Deus sempre surpreende a quem obedece ao seu chamado. Exemplo prático foi o do discípulo Pedro e seus amigos (Lucas 5:9-11), que ficaram perplexos com o resultado da pesca. A obediência deles lhes rendeu muito mais do que uma pesca extraordinária. Jesus chama Pedro para uma nova missão:
"De agora em diante você será pescador de homens" (v. 10). 
Ele e os outros deixaram tudo e O seguiram.

Na Bíblia encontramos pessoas que foram surpreendidas após decidirem servir a Deus onde estavam, como a menina serva de Naamã, curado da lepra (2 Reis 5); o garoto dono dos pães e peixes que Jesus multiplicou (João 6:1-15); ou a família Lázaro, Marta e Maria, que hospedavam Jesus em sua casa e presenciaram milagres (Jo 11).

Conclusão


Portanto, em Jesus Cristo, divino-humano, nos reconhecemos, descobrimos o fundamento de nossa existência. O sentido da vida tem a ver, então, com vocação, com o chamado, com um Outro, que me antecede, me envolve com seu amor, me acompanha com fidelidade: Deus. 

A pergunta certa, então, é esta: o que Deus quer de minha vida? Esta perspectiva da vocação indica algo que lhe é central: é uma questão de fé, de entrega confiante em Deus, que chama, que mostra a direção. Mas não mostra todo o caminho, somente a direção. A resposta é sempre 
"pela tua Palavra, lançarei as redes" (Lc 5:5). 
E, então, sair do comodismo e lançá-las. Deus nunca mostra como será o futuro e o que acontecerá no percurso, somente garante sua companhia: 
"Estarei contigo" (Êxodo 3:12).
Confiar nesta verdade mais que uma questão, é o grande fruto da fé.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário