Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2019

LEI E GRAÇA - INTRODUÇÃO: ENTENDENDO A LEI PARA VIVER A GRAÇA

Resultado de imagem para Imagem de lei e graça

Um dos pontos principais que enfocaremos nesta série especial de artigos se refere a um conceito existente na igreja há centenas e centenas de anos, onde se diz: "estamos debaixo da graça e não debaixo da lei" (quem de nós nunca ouviu e/ou nunca disse esse chavão clichê -que já é quase um adágio - no meio evangélico?). E há muita gente que ainda acredita que a Lei é algo ruim, terrível, mas, se ela veio de Deus - e quero crer que ninguém tem dúvida sobre isso -, como ela pode ter sido assim, tão ruim, se a própria Bíblia me garante que TUDO o que vem da parte dEle é sempre visando o bem da sua criação?
"Compreendi ainda que tudo o que Deus faz dura para sempre: ao que Deus criou nada se pode acrescentar, de igual modo, nada se pode subtrair. Esse é o método de Deus para fazer com que a humanidade o ame reverentemente" (Eclesiastes 3:14). 
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes. De acordo com a sua vontade, Ele nos gerou pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de toda a sua criação" (Tiago 1:17,18).
E o grande problema sobre o verdadeiro entendimento acerca da Lei e da Graça, é um sem número de seitas que surgem e crescem feito erva daninha, com o claro intuito de perverter, contaminar a fé daqueles que não têm o hábito de fazer um estudo mais detalhado, sob a luz e orientação do Espírito Santo, das Escrituras Sagradas. 

Um dos argumentos que caracterizam e explicitam uma seita é o de dizer que o Antigo Testamento não tem valor pra quem está na Graça. Quando você ouvir qualquer linha de argumentação que venha com essa afirmação, pode ligar o sinal de alerta, pois tem seita na área:
"Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade [Toda, não apenas só o Antigo ou só o Novo, mas TODA], para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações" (2 Timóteo 3:15-17, grifo e acréscimo meus [entre chaves]).

Realmente podemos encontrar este versículo na Carta de Paulo aos Romanos (6:14). Mas, este versículo tem sido interpretado erroneamente pelos pais da Igreja de Roma, o qual vem perpetuando no meio cristão até nos dias de hoje. 

O Antigo Testamento não tem valor para quem está na graça?


Alguns creem, por incrível que pareça, que o Antigo Testamento é um livro de lendas e história de Israel. O pior é que muitos usam ou citam este versículo como se fosse um "passaporte" para o crente fazer quase tudo o que deseja. Agem como se a graça de Jesus abrisse todas as portas quanto aos "antigos" mandamentos, estatutos ou ordenanças dados por Deus. 

Pensamentos como, se estamos debaixo da graça não há fronteiras ou limites que nos cercam. Como por exemplo, pode-se comer tudo o que se deseja de modo irrestrito; tem-se sempre o pronto perdão de Deus para as falhas e pecados, não gerando consequências para aquele que crê. 

Afinal, podemos trabalhar o tanto, como e quando quisermos, relacionar com quem quisermos, comer com quem quisermos, sentar com quem quisermos, participar e se envolver intensivamente na sociedade e com as coisas mundanas, relacionar intimamente com a esposa de modo irrestrito, criar filhos e educá-los sem os impor limites e punições, enfim, estamos na graça e "livres" de qualquer lei que nos oprime, incomoda ou nos aborrece. 

Lei é para os desobedientes judeus ou para aqueles que buscam para si um peso ou um neurótico estilo de vida, dizem alguns cristãos. Afinal, 
"Estamos ou não debaixo da graça e não debaixo da lei"? 
Será que Paulo anulou a lei que Jesus não aboliu (Mateus 5:17) quando citou este versículo? Não é difícil perceber que o contexto que Paulo aqui se refere, como judeu zeloso e cumpridor da lei (Atos 25:8 ;28:17), não é que a graça de ser salvo anulou a lei, mas sim, aquele que teve a experiência do novo nascimento em Cristo, ou seja, a natureza do pecado que habitava em nós deu lugar ao Espírito de Deus, não estando mais sob o jugo da lei do pecado (natureza do pecado), que oprime, amarra e destrói o homem, o separando de Deus. 

 Uma coisa é entender o legalismo da lei a outra é viver sob os princípios da lei. Se este versículo continua sendo entendido erroneamente pelos cristãos, então, é melhor que estes cristãos risquem todas as cartas de Paulo, os escritos dos profetas e toda a Torá de suas Bíblias, pois, encontramos nas Escrituras os inefáveis benefícios da lei, a qual o próprio Paulo como salvo em Yeshua (Jesus) se refere a ela chamando-a de santa, justa e boa e que nela se encontra prazer (Rm 7:12;22).

Ele disse isto não só porque ele era um judeu zeloso, mas sobretudo, porque os gentios também deviam ter consciência que a lei é santa, justa e boa, como escrito no verso 12 da sua carta endereçada aos Romanos. 

Agora, um judeu não messiânico ou qualquer pessoa fora da graça salvadora que só guarda a lei, ou parte da lei, desprezando ou desconhecendo a graça, não estaria cumprindo o pleno propósito de Deus. Aqui está o erro: 
  • parar na lei e desconhecer Jesus, a maior graça de Deus.

Conclusão da introdução


Devemos, então, abolir frases como "não temos nenhum compromisso com a lei", "Cristo nos resgatou dessa maldição ou a lei é para judeus e a graça de Deus é para os crentes" ou ainda "o fim da lei é Cristo" no sentido que Ele terminou com a lei, etc. são conceitos mal interpretados que irão cada dia mais afastar a Igreja do verdadeiro propósito, distanciando-a ainda mais de suas raízes bíblicas e judaicas e, principalmente, de Israel e de seu povo que ainda precisam ser salvos, reconhecendo Yeshua como o seu esperado Messias.

[Fonte: Ministério Ensinando de Sião, por Marcelo M. Guimarães - Líder e fundador do Ministério Ensinando de Sião-Brasil e da Congregação Judaico-Messiânica Har Tzion - Belo Horizonte - MG.]

Ao Deus da Lei e da Graça, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário