Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de maio de 2019

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS BEREIANOS?

"E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque com avidez receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens" (Atos 17:10-12).
No livro de Atos, o escritor Lucas conta a história do início do trabalho missionário na cidade de Beréia, situada a 93 km de Tessalônica e a 44 km da costa, na antiga Macedônia. Paulo e Silas tinham vindo de Tessalônica, de onde saíram às pressas por causa da perseguição, mas chegando em Beréia encontraram um clima completamente diferente.

Ali Paulo pregou o Evangelho na sua primeira viagem missionária à Europa, mas não encontrou nenhuma resistência, ao contrário, encontrou foi um clima bastante favorável e receptivo à Palavra de Deus. Vamos analisar e aprender como os irmãos bereianos receberam a Palavra que Paulo pregou.

I. Procedimentos dos Bereianos

Foram receptivos:

"...receberam a palavra com toda avidez..." v.12
O dicionário diz que avidez é a qualidade do que é ávido, do latim avidu, que significa: sôfrego, sequioso, esfomeado, voraz, que deseja veementemente.

Quer dizer, os bereianos buscaram a Palavra como quem está com muita fome e sede, como quem tivesse acabado de chegar de um lugar flagelado pela seca, como fala, de maneira figurada, o profeta Amós 
"Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR" (8:11).

Eram diligentes:


"...examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (v.11).
A mensagem do Evangelho era uma coisa nova para aqueles irmãos. Mas, ao invés de resistirem em recebê-la, eles foram mais sábios e mais sensatos. Encontravam-se diariamente para estudar com Paulo e examinar as Escrituras.

Eram cautelosos:


"...examinando cada dia nas Escrituras..." (v.11)
Possuíam um ceticismo saudável. Não aceitaram as palavras de Paulo e Silas sem verificarem eles mesmos. É exatamente isto que o verso 11 descreve. Os bereianos fizeram questão de conferir nas Escrituras toda a doutrina de Cristo e da Igreja que o apóstolo Paulo lhes trazia.  A atitude deles não foi de arrogância, mas sim de zelo. Eles queriam ter a certeza de que o apóstolo estava realmente sendo fiel aos ensinamentos das Escrituras que ele dizia ser a base da sua doutrina. Exatamente por isso foi que tantos judeus se converteram a Cristo naquela cidade. E foi uma conversão genuína, sem "aditivos", mas apenas com a exposição e recepção da Palavra, confirmando o que havia dito Jesus
"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" (João 15:3). 
Estes bereianos são exemplos que cada discípulo de hoje precisa seguir.
  • Eram leais - Eram leais a Deus e à Sua Palavra. Reconheciam as Escrituras como sendo a autoridade máxima em religião. Não examinaram o que Paulo dizia à luz de suas crenças previamente sustentadas; nem à luz do que era "prático" ou "funcional". Eles examinaram os ensinos de Paulo à luz das Escrituras!

II. Lições para nossa vida


Não podemos mudar de ideia nem de convicção só porque alguém ensina algo novo. Diariamente é preciso examinar as Escrituras para ver se tudo o que esse alguém transmite é de fato assim. Se essa pessoa se sente ofendida porque procedemos desse modo é péssimo sinal.

Precisamos de mais discípulos que estejam prontos a receber a verdade, mas que sejam convencidos, pela Bíblia, de que determinado ensino é verdadeiro antes de o aceitarem!

Devemos estar envolvidos com as Escrituras
"Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão" (1 Timóteo 4:13).

Conclusão


Os crentes bereianos nos dão uma lição em como podemos desfrutar do melhor da Palavra de Deus, que venhamos assimilar esses ensinamentos em nossa prática de vida.

Sabemos que nem todos a quem pregamos crerão no Evangelho, mas temos de obedecer o "Ide!" de Jesus (Marcos 16:15,16). Que haja em nós a mesma avidez dos bereianos, uma avidez diária e insaciável, que nos leve a ler, examinar e conferir a Palavra, crer nela e ser transformados por ela. Pois é através da Palavra - não de "fórmulas dogmáticas" - que temos o conhecimento da graça de Jesus e ela quem diz que todo aquele que nEle crer tem vida eterna. Todos precisamos recebe-lO como Senhor e salvador (e essa é a ordem correta, pois não tem como Ele salvar a quem não o aceitá-lo como Senhor, pode conferir nas Escrituras).

Ao Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário