Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2019

LEI E GRAÇA - PARTE 1: ENTENDENDO A LEI PARA VIVER A GRAÇA

      Resultado de imagem para Imagem de lei e graça
É quase um paradigma para os cristãos modernos associar o Antigo Testamento à Lei e o Novo Testamento à Graça. Quando temos a oportunidade de pedir o relacionamento entre os termos e, invariavelmente - independente do nível de conhecimento, quer seja de estudantes de teologia, quanto de alunos na Escola Bíblica Dominical -, a resposta tem sido a seguinte relação:
  1. Lei ➫ Antigo Testamento
  2. Graça ➫ Novo Testamento

1. Estamos sob a Lei ou sob a Graça?


Esse questionamento reflete um entendimento confuso do ensino bíblico acerca da Lei e da Graça, ambas de Deus. Muitos associam a Lei como um elemento pertencente exclusivamente ao período do Antigo Testamento e a Graça como um elemento neotestamentário. Isso é muitas vezes o fruto do estudo apressado de textos como:
"...Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado" (Gálatas 2:16).
"Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça" (Romanos 6:14).
E, de fato, uma leitura isolada dos textos acima pode levar o leitor a entender lei e graça como um binômio de oposição. Lei e graça parecem opostos, sem reconciliação — o cristão está debaixo da graça e consequentemente não tem qualquer relação com a lei. No entanto, essa leitura é falaciosa. 

O entendimento isolado desses versos leva a uma antiga heresia chamada antinomismo, a negação da lei em função da graça. Nessa visão, a lei não tem qualquer papel a exercer sobre a vida do cristão. O coração do cristão torna-se o seu guia e a lei se torna dispensável. 

O oposto dessa posição é o legalismo ou moralismo, que é a tendência de enfatizar a lei em detrimento da graça (neonomismo). Nesse caso, a obediência não é um fruto da graça de Deus, uma evidência da fé, mas uma tentativa de agradar a Deus e de se adquirir mérito diante dele. Exatamente contra essa ideia é que a Reforma Protestante lutou, apresentando como uma de suas principais ênfases a sola gratia (somente a graça).

No século XVI, os católicos acusavam os reformadores de antinomistas, de serem contrários à lei de Deus. Até mesmo o grande reformador Martinho Lutero expressou preocupação quanto a alguns de seus seguidores que, em seu zelo de proclamar a graça por tanto tempo desprezada pela Igreja, acabavam por desprezar a Lei. 

A busca pelo equilíbrio em meio aos excessos


Desde a reforma têm aparecido movimentos enfatizando um ou outro desses aspectos, lei ou graça, sempre de forma excludente. Um dos mais recentes movimentos nessa linha, enfatizando a graça em detrimento da lei, é o dispensacionalismo. Essa forma de abordagem surgiu no século XIX, caracterizando a lei como a forma de salvação no período mosaico e o evangelho como a forma de salvação na dispensação da igreja. Esse é, possivelmente, o movimento que mais influência exerce atualmente na interpretação do papel da lei e da graça entre os evangélicos ao redor do mundo.

Em uma direção oposta, outro grande movimento foi iniciado por Karl Barth, em seu livro "God, Grace and Gospel" ("Deus, Graça e Evangelho", em livre tradução), onde argui por uma unidade básica entre lei e graça, direcionando seu pensamento para um novo moralismo. 

Para termos uma boa ideia de como o debate ainda é atual, em 1993 foi publicado o livro "Five Views on Law and Gospel" ("Cinco visões sobre Lei e Evangelho", em livre tradução), da coleção Counterpoints (contrapontos), no qual cinco escritores evangélicos contemporâneos expressam diferentes pontos de vista sobre a relação entre a lei e o evangelho (graça). Sem sombra de dúvida, o assunto ainda está muito longe de apresentar um consenso entre os evangélicos.

A Lei e a Graça são fenômenos espirituais, como, então, tentar explicá-los e/ou entendê-los intelectualmente?


As implicações da forma como entendemos a relação entre lei e graça vão muito além do aspecto puramente intelectual. Esse entendimento vai, na verdade, determinar toda a forma como alguém enxerga a vida cristã e que tipo de ética esse cristão irá assumir em sua caminhada. 

John Hesselink, um estudioso sobre a relação entre lei e graça, exemplifica que, na década de 1960, os cristãos proponentes da ética situacionista se levantaram contra leis, regras e princípios gerais, propondo uma nova moralidade. 

Esse movimento propõe que a ética das Escrituras não é absoluta, mas depende do contexto. Nem mesmo a lei moral de Deus é absoluta; ela depende da situação. Essa proposta surgiu e se desenvolveu dentro do cristianismo tradicional, alcançando seguidores de todas as bandeiras denominacionais, praticamente sem restrições. 

A lei não tem mais qualquer papel determinante na ética cristã; o que determina a ética cristã é o "princípio do amor", conclui o movimento. A consequência dessa conclusão é que a graça suplanta a lei. As decisões éticas devem ser tomadas levando em consideração o princípio do amor. 

Tome-se por exemplo a questão do aborto no caso de estupro. Aprová-lo nessas circunstâncias é um ato de amor baseado no princípio do amor à mãe que foi estuprada. Ou mesmo a questão da pena de morte. Ela não se encaixa no princípio do amor ao próximo e, portanto, não pode ser uma prática cristã. 

Até mesmo situações como o divórcio passam a ser aceitáveis pelo princípio do amor. A separação de casais passa a ser aceitável pelo mesmo princípio. O mesmo acontece com a homossexualidade. Aceitar a prática da homossexualidade passa a ser um ato de amor, e portanto, essa prática não pode ser considerada como pecado, ou, se assim considerada, é um "pecado aceitável".


Conclusão da parte 1


Mas seria essa a verdadeira conclusão do cristianismo e o verdadeiro ensino das Escrituras sobre a Lei? É isso que o estudo das Escrituras e o cristianismo histórico nos ensinam? Nos capítulos a seguir avaliaremos o pensamento de Calvino a respeito dessa questão e a aplicação calvinista refletida na Confissão de Fé de Westminster (CFW).

[ Fonte: Pastor Mauro Fernando Meister, professor de teologia judaico-cristã]

Ao Deus da Lei e da Graça, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário