Total de visualizações de página

domingo, 5 de maio de 2019

MISSÕES PORTAS ABERTAS - QUATRO DÉCADAS DE ATUAÇÃO NO CAMPO MISSIONÁRIO


Imagem relacionada




"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 
E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. 
Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!" (Marcos 16:15-20)
Entendemos a Grande Comissão, ou o "Ide!", como um mandamento de Cristo não apenas àqueles que têm uma vocação transcultural, mas a todos os cristãos. Todos vivemos integralmente por essa missão, a de reconciliação do homem com Deus, ensinando o que ouvimos, discipulando, batizando, onde quer que estejamos.

Embora a data tenha passado incólume à muitos cristão, o último dia 1º de maio foi celebrado o dia do aniversário da Portas Abertas no Brasil, que completou 41 anos. No Brasil, o ministério teve início em 1978, com a irmã Elmira Pasquini. Com um grupo de cristãos, ela fundou o escritório nacional da organização nessa data, no ano de 1978.

Abrindo portas 


O ministério Portas Abertas é uma instituição internacional que atua em mais de 60 países. E apoia os cristãos perseguidos por sua fé. No Brasil, a instituição está sediada em São Paulo e com veemente atuação há quatro décadas. O suporte dado pela instituição acontece de várias formas. Entre elas estão: distribuição de Bíblias e materiais cristãos, treinamento e alfabetização, ações institucionais e ajuda socioeconômica.

O objetivo principal era mobilizar a igreja brasileira a orar e apoiar financeiramente os cristãos perseguidos de todas as partes do mundo. Hoje, na sede em São Paulo, a base nacional conta com cerca de 40 colaboradores diretos e 500 voluntários, além de mais de 30 mil parceiros.

O desenvolvimento do ministério, sem dúvida, só é possível graças ao engajamento dos parceiros que não só entenderam, mas abraçaram essa nobre causa. São 41 anos de trabalho duro, muito amor e dedicação. A Portas Aberta sempre manifesta sua gratidão a Deus por Sua bondade e pelos muitos irmãos e irmãs que têm sido usados como instrumento nas mãos dEle para servir os cristãos perseguidos. A causa da Igreja Perseguida tem movimentado milhares de cristãos brasileiros ao longo desses 41 anos, para a glória a Deus.

Ao mesmo tempo em que abençoa os cristãos perseguidos por meio de inúmeros projetos, como treinamentos, distribuição de Bíblias e materiais cristãos e ajuda socioeconômica e os encoraja a permanecer na fé, a igreja brasileira também é desafiada e cresce com essa relação. A Igreja Perseguida é a inspiração da instituição para viver um cristianismo mais autêntico, em que 
"o viver é Cristo e o morrer é lucro"
como diz Filipenses 1:21.

Porquê a obra missionária é do interesse de todos os cristãos


Existem diversos motivos mal interpretados pelas pessoas quando elas decidem participar de missões em outros países - a chamada "missão transcultural". Por outro lado, precisamos lembrar o porquê da obra missionária ser tão importante e dizer respeito - direta ou indiretamente - a todos nós.

Por que vale a pena fazer missões? 


Essas são as respostas:

  • 1 – Vale a pena pelas vidas
Vale a pena pelo que aprendemos — é o princípio da vida que vemos em Cristo. É quando nos damos pelos outros que a vida brota, tanto no outro quanto em nós! Vale a pena também porque estamos estamos perto das pessoas descritas em Tiago 2:5
"…não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?".
Assim, podemos absorver um pouco da fé desses e aprender com eles, do Reino. Vale a pena porque tem a capacidade de nos trazer mais perto de Cristo. Vale a pena porque os sofrimentos são pequenos em relação aos ganhos. Vale a pena porque a vida tem sentido, significado e propósito.

  • 2 – Todos os cristãos são missionários

Ser missionário é a função de todos os cristãos, cada um na sua área de atuação. Não existem classes de cristãos, existem cristãos com vocações distintas. Mas essas distinções não os distinguem em grau de importância. O missionário plantador de igrejas em meio a povos não alcançados é tão relevante quanto o missionário pedreiro, médico, vendedor, pastor ou engenheiro, em meio a comunidades já "alcançadas".

Todos estamos amparados pelo comando de Atos 1:8 
"e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." 
Sendo assim, a vida integral em Cristo vale a pena porque apenas nela encontramos sentido (direção) e significado (propósito) para nossa humanidade.

  • 3 – O mínimo do máximo

Poderia falar que é porque Deus ordenou ou porque precisamos cumprir o "Ide!", mas creio que a principal razão para ser missionário é fazer o mínimo — com foco no máximo — que Cristo fez por nós na cruz. É o mínimo que podemos fazer, independente da missão integral, sabendo que todos somos missionários e devemos levar a Palavra. 

Por isso, é o mínimo. Além disso, é um propósito de vida o privilégio de envolvimento na obra missionária. Não vejo como viver o Evangelho sem estar integralmente na missão, sem estar integralmente realizando a obra do Senhor. Isso nos dá um propósito de vida.

  • 4 – Dependência de Deus

Vale a pena porque a dependência de Deus é vivida em uma outra dimensão e intensidade. Estar dedicado em tempo integral a missões é colocar não somente os planos de Deus à frente dos nossos, mas se alegrar com o que O alegra e se entristecer com o que O entristece. Vale à pena porque a gente tem mais "oportunidades" de ser resposta dEle onde somos enviados, ou onde estamos vivendo, até mesmo sem precisar ir a outro país ou estado.

  • 5 – Vale a pena ser obediente

Sem romantismo ou com o objetivo de convencer alguém, Provérbios 19:21 diz: 
"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor". 
Assim, entendo que ser missionário é abandonar os sonhos pessoais, que são muitas vezes gerados pelos padrões do mundo. Sabendo que, como um filho de Deus que escolhe ser obediente a seu Pai, termos a certeza de estar no centro da vontade do Pai que nos traz alegria

Assim, considero que vale a pena ser obediente porque ser missionário é um ato de obediência, é uma resposta ao que Jesus nos ensinou, 
'Se me amam, guardem meus mandamentos' (João 14:21). 
E um dos mandamentos é o "Ide!". Quando obedecemos em ser missionários em tempo integral, em nosso dia a dia, nós conseguimos ver Deus, entendê-lO de uma outra maneira. Seja no escritório ou no campo, vemos algo diferente dos padrões do mundo. Entendemos melhor Seu imenso amor.

  • 6 – Temos uma missão

O conceito missionário não é comum em muitas partes do mundo. Por isso a conscientização pela importância da causa, treinamento e o discipulado, são de fundamental importância para que todos saibamos que temos uma missão, que fomos vocacionados, e comecemos a entender melhor quem Jesus é e quem nós somos.

Aí em Lucas 4:18, Jesus mostra a missão que Ele veio fazer (pregar as boas novas aos pobres, proclamar liberdade ao presos, libertar os oprimidos). Um missionário é uma pessoa que tem uma missão, que tem um objetivo, que tem algo bem específico para fazer, e que ninguém pode fazer.

Então, vale a pena porque estamos entendendo a voz de Deus e fazemos aquilo que Ele nos pediu, para estabelecer Seu Reino aqui na Terra.

  • 7 – Estar em harmonia com Deus

Ser missionário não é uma profissão, não é um cargo. Ser missionário é algo que acontece no coração. Existem tantas maneiras de ser missionário… tantos povos e nações, tantas maneiras de responder ao "Ide!", seja indo para outro país ou no seu dia a dia. Ser missionário é levar uma mensagem, e dá para fazer isso de inúmeras maneiras, para inúmeras pessoas. Então, quando falo de "valer a pena ser missionário", não é por um título que se carregue como mera ostentação. É por obedecer a uma ordem de Deus. E obedecer, para mim, é estar em harmonia com Deus. Por isso, vale a pena. Pois quando sou missionário, estou em harmonia com meu Pai. Afinal, Deus é missionário!

Conclusão

Portas abertas no mundo


A Missão Portas Abertas está presente em vários países no mundo. Completou 62 anos ano passado. Instituição foi fundada em 1955 pelo jovem holandês Anne Van der Bijl, popularmente chamado de irmão André. Um irmão que entendeu todos os tópicos acima e optou por colocá-los em prática, atendendo ao chamado do Senhor no cumprimento da importante e atemporal obra missionário. A entidade tornou-se uma das maiores entidades cristãos do mundo.

Após tantos anos de atuação, o foco é o mesmo do início, de quando Deus chamou o jovem holandês Irmão André através de Apocalipse 3:2a: 
"Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer". 
Para continuar atendendo às solicitações dos nossos irmãos perseguidos e fazendo cada vez mais por eles, a Portas Abertas conta com o engajamento dos cristãos brasileiros. Conheça as campanhas de apoio à Igreja Perseguida. Junte-se a esta causa, mostrando de forma ativa e prática, que somos um só corpo.

[Fonte: Portas Abertas]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
 E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário