Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de setembro de 2019

CRISTÃO PROGRESSISTA, MAIS UMA REDE DE HERESIA ATRAINDO INCAUTOS

"Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" (Efésios 4:10-16, ênfase acrescentada).

Cristãos Progressistas, mais um vento de doutrina soprando forte no arraial do Povo de Deus


Já ouviu falar sobre os chamados "cristãos progressistas"? Eles se identificam como evangélicos, frequentam os cultos, leem a Bíblia e lutam para defender suas opiniões pessoais – mesmo que elas destoem do que pensa a maioria dos quais chamam irmãos em fé. Eles se declaram contra a violência aos homossexuais, pregam a igualdade de direitos entre homens e mulheres e adotam uma postura mais questionadora sobre temas polêmicos, não sem enfrentar preconceitos dentro e fora do grupo ao qual pertencem.
A comunidade evangélica no Brasil conta com mais de 42 milhões de pessoas, de acordo com dados oficiais e mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O crescimento do número de fiéis é expressivo – eram 15,4% da população no ano 2000 e chegaram a 22,2%, em 2010 (período de realização do último censo oficial). 

Embora estejam todos "enquadrados" no mesmo grupo, há denominações bastante distintas. Os ensinamentos são diferentes em uma igreja da corrente histórica, como a Batista ou a Metodista, em comparação a uma pentecostal, à qual pertence a Assembleia de Deus, por exemplo, ou a uma neopentecostal, como a Igreja Universal do Reino de Deus.

Fé opcional


Com doutrinas tão diferentes, alguns evangélicos buscam comunidades mais abertas a questionamentos e também participam de movimentos progressistas, para defender interpretações e pontos de vista nem sempre aceitos nos cultos. 

Atualmente, dentre esse grupo o destaque vai para o conhecido e polêmico reverendo Caio Fábio d'Araújo Filho, cujos vídeos de mensagens e pregações contam com milhões de acessos na internet, o que sugere que o emblemático líder religioso (embora ele não goste de ser assim identificado) tem uma legião de fiéis seguidores - diretos ou indiretos - Brasil afora.

As características dos cristãos progressistas


Abaixo os 10 pontos principais que definem a regra de prática dos Cristãos Progressistas:

1) Tentam compreender Deus através da vida e ensinos de Jesus.

2) Reconhecem a fé de outras pessoas que têm outros nomes para o caminho que as leva a Deus, e reconhecem que seus caminhos são verdadeiros da mesma maneira como nossos caminhos são verdadeiros para nós.

3) Compreendem que o partilhar do pão e do vinho em nome de Jesus seja uma representação de uma antiga visão do banquete de Deus para todos os povos.

4) Convidam todas as pessoas a participar em suas comunidades e em suas vidas de adoração, sem insistir que elas se tornem como eles para serem aceitas, incluindo, mas não se limitando a:
  • crentes e agnósticos,
  • cristãos convencionais e céticos,
  • mulheres e homens,
  • aqueles de todas as orientações sexuais e identidades de gênero,
  • aqueles de todas as raças e culturas,
  • aqueles de todas as classes e habilidades,
  • aqueles que esperam um mundo melhor e aqueles que perderam a esperança.
Ou seja, a pessoa pode ter a prática de vida que tiver nos contextos moral, social e espiritual que não será "convencida" a mudar para participar da comunidade dos cristãos progressistas.

5) Sabem que a maneira como tratam uns aos outros é a expressão mais completa do que creem.

6) Encontram mais graça na busca por entendimento do que em certeza dogmática, mais valor nas dúvidas que em absolutos.

7) Organizam-se em comunidades dedicadas a equipar-los para o trabalho que sentem serem chamados a realizar: esforçar-se pela paz e justiça entre todas as pessoas, proteger e restaurar a integridade de toda a criação de Deus, e trazer esperança àqueles que Jesus chamou de os menores de seus irmãs e irmãos.

8) São contra a submissão incondicional.

9) Acreditam e respeitam toda forma e manifestação do amor (o que os leva a ser favoráveis à união homoafetiva e à defesa das pautas da militância LGBTQ+) e, concluindo essa enorme colcha de retalhos.

10) Reconhecem que ser seguidor de Jesus é custoso, e implica amor desinteressado, resistência consciente ao mal, e renúncia de privilégios.

Conclusão


Os cristãos progressistas são pessoas "mais perigosas" para o cristianismo que os ateus, em função da vulnerabilidade em termos de verdade consumada. Eles são tendenciosos e mudam de opinião de um jeito que muda facilmente de direção. Aparentemente, eles chamam isto de "Cristianismo Progressivo", mas na prática está mais para "Cristianismo Evolucionista/Liberal", ou seja, o que o mundo secular acredita como origem, eles aceitam como infalível e depois a mesma verdade vira instável para se adaptar à Palavra de Deus.

Caindo nessa armadilha, muitas pessoas - jovens em sua maioria - estão relativizando a Bíblia, flexibilizando os princípios divinos - ambos atemporais, absolutos e eternos -  e vivendo de maneira dissoluta e insubmissa, sem a verdadeira essência do cristianismo genuíno. Eis uma forma do já inumerável contingente de pessoas sem identidade espiritual, que se dizem cristãs, sem o serem em essência. A epístola de Judas trás a descrição exata, com minúcias de detalhes, dessas pessoas. Leiamos-na.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário