Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2016

SER CRISTÃO

A primeira vez que a palavra 'cristão' que significa 'seguidor de Cristo' aparece na Bíblia é em Atos 11:26. 
"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."
Os antioquinos chamaram os discípulos de Jesus de 'cristãos' pelo fato de terem vivido juntos com eles por todo um ano. A vida simples, amorosa e totalmente submissa a Deus que os discípulos cultivavam, só podia ser descrita como 'cristã' ou semelhante a Cristo. Essa definição nos obriga a entender que cristãos não são pessoas que fazem adesão por uma igreja local que se denomine cristã. Ser cristão é adotar o mesmo estilo de vida de Jesus Cristo.

No contexto de Atos 11:26 o testemunho de outras pessoas foi o que deu veracidade a fé cristã daqueles primeiros discípulos. Os apóstolos não puseram placas no local onde se reuniam chamando de cristã aquela igreja. Os antioquinos ouviam o testemunho de Jesus Cristo, como Ele andava, seu amor para com o próximo, sua rendição total ao Pai e viram que os seus servos reproduziam aquele mesmo estilo de vida de seu Mestre. Então ao pensar em cristianismo devemos pensar em IMITAÇÃO DE CRISTO.

A identidade cristã


Ainda que as coisas tenham mudado muito desde que os primeiros servos receberam essa definição, o principio ainda é o mesmo. Mesmo que a sociedade tenha usado termo 'cristão' para diferenciar a fé protestante das demais religiões, não é adequado pensar que 'cristão' é qualquer pessoa que acredita em Deus ou que simpatiza com a vida dos que servem a Jesus. 

Não é certo denominar de cristão uma pessoa que lê a Bíblia ou que vai aos cultos cristãos aos domingos. Não é correto pensar que cristãos sejam àquelas pessoas que decidiram se submeter ao batismo praticado pelos cristãos, ou optaram por dar 10% de sua renda mensal a uma igreja local. Pessoas fazem adesão por uma igreja local por inúmeras razões, e nem todas se classificam como cristãs.

O apóstolo João em 1 João 2:3 a 6 brilhantemente definiu:
"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." 
Aqui ele parece querer nos dá uma noção correta sobre o significado de ser. João especifica que a mera confissão de uma pessoa não faz dela cristã, ela precisa guardar as palavras de Jesus e imitá-lo no seu modo de viver. Permanecer em Jesus e andar segundo seu exemplo é a verdadeira credencial do cristão. Em outras palavras não é possível alguém ser cristão sem que antes esteja totalmente ligado a Ele pela obediência e pela imitação. 

Jesus ratificou o maior mandamento ao dizer quer era dever de todos os cristãos amarem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ser cristão de verdade, é amar a Deus com o máximo de intensidade possível e traduzir este amor ao próximo através de atos de cuidado, respeito e perdão incondicional.

O verdadeiro cristão é marcado pela santidade, essa santidade não é possível senão pelo amor incondicional a Deus e ao próximo. Imitar a Jesus é a marca vital do cristão. Se alguém não o faz, este tal não é cristão. O autêntico cristão evita o pecado não por legalismo, mas por medo de entristecer o Espírito que lhe selou. Ele vive as virtudes de Cristo em seu dia a dia e o faz por ser de fato habitado pela presença viva e dinâmica do Espírito de Cristo em sua vida. 

Ao criar o homem, Deus o fez segundo a sua imagem e semelhança, mas o pecado o maculou e agora por meio do Espírito Santo, Deus quer que cada crente seja novamente transformado na sua imagem: 2 Coríntios 3:18 
"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

A ideia aqui é a seguinte: uma pessoa se olhando num espelho e enquanto se observa, percebe pouco a pouco seu rosto se transformando no rosto do próprio Deus. Deus quer que cada um de seus filhos tenha traços de caráter como os Dele. Há diversas citações no Novo Testamento que nos mostram o empenho dos líderes do primeiro século em manter na consciência dos primeiros cristãos a ideia da imitação de Cristo:

"Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores." 1 Coríntios 4:16; 1 Coríntios 11:1; Efésios 5:1; Filipenses 3:17-20; 1 Tessalonicenses 1:4-7, 2:14; Hebreus 6:12 – Vemos nestas palavras que o fim último do evangelho é tornar cada crente um verdadeiro imitador de Cristo. O apostolo Pedro diz que os cristãos possuem a natureza do próprio Deus (2 Pedro 1:3-7)

João diz alguma coisa semelhante em 1 João 3:7-11: 
"Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros."

Então os verdadeiros cristãos estão capacitados a viverem em imitação verdadeira da pessoa e do caráter de Cristo porque eles têm a natureza divina correndo por sua alma bem como tem a semente de Deus em suas vidas. A palavra "semente" é um antropomorfismo , no original grego João usa a palavra "sperma" que é a semente que dá vida aos homens. Em outras palavras, João está dizendo que ao ser regenerado pelo Espírito Santo, o cristão é gerado pelo próprio Deus afim de que possa viver como Deus em questões morais.

Ser cristão é ter o "código genético" de Deus


O verdadeiro cristão não se torna imitador de Deus por mera disciplina, mas por um processo natural do Espírito de Deus que trás para o crente o "DNA" de Deus. Esse "DNA" faz do crente um filho de Deus e suas ações atestam esse fato. Esses recursos divinos lhe permitem reproduzir com o poder do Espírito Santo uma vida de imitação da pessoa de Jesus Cristo.

No capitulo três da sua primeira carta, João enfatiza características das pessoas que possuem o DNA de Deus e características de pessoas que possuem o DNA do diabo. O apóstolo do amor ensina-nos que as pessoas que tem o DNA de Deus são capacitadas para não viverem suas vidas diferentes daquela escolhida pelo próprio Deus. 

Enquanto que aqueles que têm o DNA do inimigo, são incapazes de produzirem obras que agradam a Deus. Mas qual é o DNA de Deus? Quais são os traços de caráter que os cristãos devem ter por serem filhos de Deus? Ora, os traços de caráter que Deus quer que seus filhos tenham são simplesmente o fruto do Espírito: 
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." 
O que vem da semente é o fruto, nada mais lógico do que isso! Um verdadeiro cristão produzirá esse fruto em sua vida de modo que não haja diferença entre sua vida cristã e sua conduta diária. Gálatas 5.16 ao 26

Conclusão


O Evangelho tem muitas versões. Cada uma com suas ênfases e consequências. Algumas versões são mutuamente excludentes: a opção por uma implica rejeição de outras. Outras, complementares: uma enriquece a outra. Outras, paralelas: cada um vive de um jeito a mesma fé, sem que ninguém esteja totalmente certo nem totalmente errado. 

Diante de tantas versões do Evangelho e um tempo onde ser "evangélico" está na moda, tenho buscado responder para mim mesmo o que significa ser cristão, para que possa, mediante a graça de Deus, tentar viver de modo coerente. Eis alguns balizamentos, que encontrei nas Escrituras Sagradas, para minha peregrinação. Espero que lhes sejam úteis em sua própria jornada.

  • João 3:16

Ser cristão é experimentar a vida com qualidade divina no contexto de um relacionamento dinâmico de fé em Jesus Cristo.

  • 2 Coríntios 3:18

Ser cristão é ser transformado gradativamente pelo Espírito Santo segundo a imagem de Jesus Cristo.

  • 2 Coríntios 5:14,15

Ser cristão é viver apenas e tão somente para fazer a vontade de Jesus Cristo.

  • Mateus 16:24

Ser cristão é abandonar a vida para si (mim) mesmo a fim de se (me) identificar com a pessoa e obra de Jesus Cristo em sua totalidade.

  • 2 Timóteo 3:16,17

Ser cristão é viver sob a obsessão de ser como Cristo e fazer mais para Cristo.

  • Romanos 8:28-30

Ser cristão é se (me) relacionar com a vida crendo que todas as circunstâncias podem ser usadas por Deus para nos fazer iguais a Jesus Cristo.

  • Colossenses 1:13

Ser cristão é ser liberto por Deus do ódio do diabo para a vida sob o amor de Jesus Cristo.

  • Lucas 24:45-47

Ser cristão é receber perdão para os pecados mediante o abandono da vida para si (mim) mesmo, decorrente do discernimento do significado eterno da morte e ressurreição de Jesus. 

  • Atos 2:38

Ser cristão é descansar nas promessa de Deus, confiar no caráter de Deus e se submeter aos propósitos de Deus.

  • João 1:12

Ser cristão é receber a pessoa e obra de Jesus Cristo para ser feito filho de Deus.

  • 2 Coríntios 5:17

Ser cristão é ser um novo homem coletivo.

  • Filipenses 2:9-11

Ser cristão é viver em absoluta submissão a Jesus Cristo.

  • Efésios 2:1-7

Ser cristão é ser salvo da ira divina que repousa sobre todos os que iludidos vivem para o diabo, pensando que vivem para si mesmos.

  • Efésios 2:8-10

Ser cristão é desfrutar da imerecida oportunidade de viver para Deus pela fé em Jesus Cristo.

  • Romanos 8:1

Ser cristão é desfrutar da liberdade da condenação de ser quem somos mediante a fé em Jesus Cristo, que conquistou a possibilidade de sermos quem Deus quer que sejamos.

  • 1 João 1:7

Ser cristão é ter todas as ofensas praticadas contra Deus anuladas pelo sangue de Jesus Cristo.

  • Colossenses 2:13-15

Ser cristão é estar livre do passado de ofensas contra Deus mediante a obra de Jesus Cristo na cruz que satisfez plenamente a justiça de Deus e venceu todos os podere espirituais da maldade.

  • Gálatas 3:11-14

Ser cristão é entrar pela fé na comunhão do Espírito Santo através da porta da justiça de Jesus Cristo que liberta da maldição da lei.

  • 2 Coríntios 2:14-16

Ser cristão é ser uma expressão de Jesus Cristo no mundo.

  • 1 Tessalonicenses 1:9

Ser cristão é abandonar a devoção aos ídolos para servir exclusivamente ao Deus vivo e verdadeiro.

  • Judas 24,25

Ser cristão é ser livre da necessidade de ser alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário