Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

CARPE DIEM

A tradução literal da expressão latina carpe diem é "aproveite o dia", mas o significado gira em torno do sentido de aproveitar ao máximo o agora, contemplar o presente como se não houvesse amanhã. A frase ficou conhecida por ter sido escrita no primeiro livro de "Odes", do poeta latino Horácio (✩65 – ✟8 a.C.).

"Ninguém pode tomar banho no mesmo rio duas vezes" já dizia o filósofo, pois a água será outra e você também não será a mesma pessoa. Nesse sentido a vida deve ser encarada como surpreendente a cada momento, sempre há uma novidade, as pessoas mudam e as circunstâncias também.

Esta compreensão trás uma percepção incrível! Por exemplo, você não é a mesma pessoa de ontem (pois foram acrescentadas novas experiências e conhecimentos) e nem será o mesmo amanhã. 

Sendo assim, pode-se deduzir que ninguém comete o mesmo erro duas vezes, porque como você não é a mesma pessoa de ontem e nem as circunstâncias são iguais, mesmo que pratique o "mesmo erro", será um erro completamente diferente, pois são outras "águas" e outra "pessoa" que está banhando no rio.

"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." - Mateus 6:34

Interessante perceber que alguns deixam de viver o presente por estarem presos ao passado ou preocupados em demasia com o futuro. O passado não pode ser mudado, pode-se até aprender com ele, mas revivê-lo a cada instante, principalmente por acontecidos negativos, envenena o presente. 

Já o futuro? Este não existe! Como ainda não aconteceu, o futuro representa apenas uma porção de possibilidades e a preocupação em demasia torna-se realmente uma PRÉ-ocupação (ocupar-se com algo antes da hora, antecipando o sofrimento que talvez nem existirá de fato e só gera stress e ansiedade).

"Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?" - Mt 6:27
  
Ninguém será idiota o bastante para ignorar os aprendizados do passado ou deixar de planejar o futuro, no entanto é preciso atentar para o que temos de fato: o presente. Este sim deve estar no topo de nossas prioridades, pois sem ele não há nem passado e nem futuro. Portanto, lute, trabalhe, seja feliz, divirta-se, ame... em resumo: VIVA! E como disse alguém: "viva como se fosse o último dia de sua existência, um dia você acerta"!

Eu posso estar certo... ou não! rsrs

Mas gosto de pensar.


"Carpe Diem (Aproveite o Dia)" - Catedral

O título desta belíssima canção foi inspirado no filme "Sociedade dos Poetas Mortos" (Já falei sobre ele aqui http://circuitogeral2015.blogspot.com.br/2015/06/filmes-que-eu-vi-4-sociedade-dos-poetas.html). A letra foi inspirada em pensamentos de Nietzche (✩1844-✟1900) e José Ângelo Gaiasa (✩1920-✟2010), um psiquiatra brasileiro, autor de mais de 35 livros e com intensa participação na imprensa, principalmente a televisiva. 

Esta música é do álbum duplo, o antológico "Está Consumado" (MK Publicitá, 1993). Um disco ímpar no cenário Gospel do Brasil, pois, é composto por canções com letras de conteúdo político, social, poético e metafórico. Algo revolucionário, que fugiu completamente dos padrões devocionais (Escreverei uma resenha específica sobre esse disco na série Disco Que Eu Ouvi, aguarde.).

Um comentário: