Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2016

A SÃ DOUTRINA CRISTÃ: A REGENERAÇÃO


"E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: 'Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.' 
Jesus respondeu, e disse-lhe: 'Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.' Disse-lhe Nicodemos: 'Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?' 
Jesus respondeu: 'Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo'" (João 3:1-7 [Versão Almeida Corrigida Fiel]). 
A palavra traduzida para "regeneração" acha-se somente duas vezes no Novo Testamento (Mateus 19:28; Tito 3:5). O primeiro texto refere-se ao novo estado de coisas, que terá a sua realidade na segunda vinda de Cristo. o outro refere-se à presente vida espiritual do crente, e é considerado como o primeiro dos meios pelos quais a misericórdia de Deus nos salva: 
  • (a) a lavagem da regeneração e 
  • (b) a renovação do Santo Espírito.
Querendo achar a distinção entre 'a' e 'b', devemos dizer que 'a' parece sugerir uma condição de vida em que o Espírito Santo opera a Sua obra de renovação – e, sendo assim, a palavra deverá significar em relação ao presente o que em Mateus 19:28 é significado em relação ao futuro. Palavras cognatas se encontram em várias passagens. Em João 1:12 e seguintes se diz que os crentes são nascidos de Deus – em João 3:3 há referência a um novo nascimento, e em 3:5 a ser o cristão "nascido da água e do Espírito"

Na 1ª epístola de João há vários sinais que caracterizam aquele que é nascido de Deus (2:293:9,10,145:1,4,18). outras frases paralelas são: "uma nova criação" (2 Coríntios 5:17), "passou da morte para a vida" (Jo 5:24) e "filhos de Deus" (1 Jo 3:10). O conceder Deus vida é um fato que se passa secreta e ocultamente entre Deus e a pessoa – mas o nascimento é visível a todos. Devemos, pois, cuidadosamente distinguir entre a implantação de uma vida espiritual por mercê de Deus, e o fato de vir à luz (nascimento) essa vida para observação humana. 

O termo "regeneração" em Tito 3:5, e as palavras de Jesus "quem vem das alturas" (Jo 3:31) descrevem a natividade do latim nativitas e não a geração, do latim, generatus. A alma novamente gerada é novamente nascida, mas renascimento (latim, renatus) pressupõe sempre nova geração (latim, regeneratio). 

O Espírito Santo, que concede vida pela Palavra (Tiago 1:18) é, também, agente divino do novo nascimento (Jo 3:3,5,6,8, nascido de novo, nascido do Espírito), porque é Ele que nos une à comunidade espiritual em que a nossa vida deve crescer (At 2:47: "...acrescentava-lhes o Senhor"). Considerando as coisas do lado terrestre, a alma novamente nascida entra na corporação visível dos cristãos pelo batismo (2:41), naquela esfera em que a sua vida que já existia, deve crescer e operar. 

Desta maneira, do lado espiritual, o Espírito Santo, e do lado temporal a ordenação do batismo, são considerados como introdutórios de uma nova vida com relação à obra espiritual e temporal da igreja. Estes dois modos podem ser coincidentes ou separados, porque o nascimento do Espírito não está ligado ao tempo do batismo. 

A regeneração, quer como nova geração, quer como novo nascimento, deve cuidadosamente distinguir-se da conversão. A regeneração é obra divina – a conversão é a correspondente resposta do homem a essa operação. É a volta da alma para Deus, como resultado do dom da vida. Converter-se alguém é, na verdade, voltar-se para Deus. 

Nascer de novo 


No texto de abertura acima, Jesus trata de uma das principais doutrinas cristãs: a da regeneração. Tal doutrina é fundamental à fé cristã. Ou seja, todo crente em Jesus deve estar consciente que, o novo nascimento - ou regeneração - foi o principal dentre os benefícios do calvário. 

O que significa "nascer de novo"? - Tito 3:5 


O novo nascimento significa o nascimento espiritual só realizado através de um encontro real com Jesus. Não é uma nova religião. Trata-se de uma recriação e transformação da pessoa realizada por Deus através do Espírito Santo (conforme Rm 12:1,2; Efésios 4:17-30). Ou seja, aquele que foi regenerado pelo Espírito Santo, reinicia sua trajetória, deixando para trás todos os feitos corruptos da velha criatura. 

Como nascer de novo? - Jo 3:5 


Só se nasce de novo aceitando Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador. Só através d'Ele é possível ser regenerado. O novo nascimento tem lugar naquele verdadeiramente se arrepende dos seus pecados, os abandona e volta-se para Deus, colocando sua fé pessoal em Jesus Cristo e a sua obra redentora realizada na cruz do calvário (At 4:12). 

Os frutos do novo nascimento - 15:1-8 


A regeneração envolve a mudança, a transformação da velha vida de pecado em uma nova vida de total obediência a Jesus Cristo. O novo nascimento arranca as sementes e raízes que geravam na velha natureza os frutos malignos do pecado (ver Colossenses 3:5-7) e faz germinar a semente do fruto do espírito (3:8-10; Gálatas 5:22-26). Ou seja, aquele que realmente nasceu de novo, está liberto da escravidão do pecado e perde o desejo pelas coisas que não são agradáveis ao Senhor. Seu desejo passa a ser por uma disposição espiritual de obedecer ao Senhor e de seguir a direção do Espírito Santo rumo ao centro da vontade de Deus. 

Por que eu devo nascer de novo? 


A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradá-lO. Quando renascemos em Cristo, tornamos-nos espirituais e, então, passamos a discernir as coisas do Espírito (1 Coríntios 2:14-16). Só nascendo de novo, teremos parte com Deus, através de Jesus Cristo (Jo 3:3). 

A regeneração e o pecado 


Quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma prática habitual na sua vida. Ou seja, quem realmente é renascido em Cristo, não pode continuar vivendo conscientemente na prática do pecado (1 Jo 3:9). 

O novo nascimento resulta em vida espiritual, a qual leva a um relacionamento sempre presente com Deus. Não é possível nascer de novo e não ter desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal, mediante uma profunda comunhão com Cristo e a dependência do Espírito Santo (Rm 8:1-14). 

Os regenerados devem conscientizar-se de que a carne (a natureza humana e seus desejos) é uma ameaça constante na sua vida, e que devem sempre estar mortificando as suas más obras por meio do Espírito Santo que neles habita. Enfim, o nascido de novo não está isento da possibilidade de vir a pecar, no entanto, ele não é um pecador contumaz (1 Jo 1:8-10). 

Nasci de novo. E agora? 


Para os nascidos de novo, os regenerados, Deus estabeleceu normas e princípios que devem não só ser observados, mas, principalmente, praticadas. Elas são fundamentais e imprescindíveis para alicerçar, edificar e consumar nossa relação com Ele. 

O novo nascimento faz com que convertamos nosso caminho - ou seja, mudemos de direção. Essa conversão faz com que nos tornemos participantes da natureza divina (2 Pedro 1:4). 

Através da regeneração recebemos a vida divina. Assim, participamos da natureza de Deus, para nos conformarmos com Ele e com sua santidade (Ef 4:24). Dessa forma, ao nascer de novo, devemos nos entregar ao Senhor completamente, para que Ele se revele a nós e nos manifeste Sua glória, fazendo-a fluir em nossa vida e através dela. 

Conclusão 

Princípios do novo nascimento - Jo 3:7b

  • a) Nascer de novo: expressa uma vida de plena comunhão com Deus - Jo 3:5; Tt 3:5.
  • b) Nascer de novo: expressa um rompimento com as práticas pecaminosas do passado - Ef 4:17-32; 5:1.
  • c) Nascer de novo: expressa o amor e a dedicação ao Senhor e à sua obra - Jo 9:4; 1 Jo 2:3-6.
  • d) Nascer de novo: faz com que o fruto do Espírito seja gerado em nosso espírito - Gl 5:22-25.

Características do novo nascimento 

  • Uma paixão incontrolável por Cristo - At 15:25,26
  • Um desejo incontrolável por testemunhar sobre Cristo - Jo 1:40-42
  • Um compromisso inquebrável com a santidade - 1 Jo 1:40-42. 
  • Uma compaixão pelas almas perdidas - At 3.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário