Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2016

INVERSÃO DE VALORES

Este artigo é a adaptação do esboço de uma mensagem que eu ministrei recentemente no culto dominical da igreja onde eu congrego. 

Atualmente, tem havido uma inversão desses valores: a ética e a moral cristãs, antes aprovadas pela sociedade, vêm sendo sistematicamente substituídas por princípios amorais mundanos (Isaías 5:18-25; Colossenses 2:8). Em 2 Pedro 1:3-10, a Palavra de Deus estabelece os princípios éticos, as virtudes e valores necessários à boa conduta dos filhos de Deus.

Conceito de valores


Valores são qualidades que fazem estimável alguém ou algo. É também um conceito pré-concebido sobre algo ou alguém, que irá determinar e caracterizar o nível de importância que esse algo ou esse alguém terá para mim. Nossa sociedade vive uma agitada rotina, na qual se depara com atitudes que não correspondem aos princípios éticos e sociais considerados necessários à prática humana e cidadã. Tudo o que fazemos terá impacto na nossa vida, no ambiente em que vivemos e na vida das pessoas com as quais nos relacionamos. 

Portanto, é importante fazermos boas escolhas para colhermos bons resultados. Mas o que direciona as nossas escolhas? São os valores que temos, aquilo em que acreditamos, o que vale para a nossa vida e determina as nossas prioridades. Dar valor a algo é não ficar indiferente. Se você acredita em justiça, com certeza não fica indiferente ao ver um ato de injustiça. Quem acredita na honestidade, jamais irá pegar algo do outro sem permissão ou irá enganar o próximo.

E como se formam os nossos valores? Os pais são os nossos primeiros exemplos. Desde pequenos, aprendemos e repetimos o que eles fazem. Se nossos pais têm um bom relacionamento, se amam e se respeitam, vamos crescer acreditando nesse tipo de amor e, provavelmente, teremos relacionamentos parecidos. Mas se vivemos em um ambiente de discussão e brigas constantes, seremos candidatos a desenvolver relacionamentos disfuncionais.

A influência da mídia também é muito forte na formação dos valores, principalmente no caso da TV. A velocidade das imagens e o tempo que o cérebro precisa para processá-las, faz com que a TV tenha um poder hipnótico sobre nós. A sobreposição de imagens dá velocidade, cria a sensação de movimento alucinado. Não há tempo para refletir nem para reagir. Isso, de certa forma explica por que as pessoas ficam grudadas na televisão (ou no computador). 

E a TV (e/ou a internet) "vende" - e, muitos casos, impõe - valores deturpados: sexualidade exacerbada, a importância do dinheiro e do status, a beleza superficial, a superficialidade das relações, entre outros. Não devemos deixar de assistir TV (ou ter acesso à internet), mas sim ter uma visão mais crítica, desenvolver o discernimento, a fim de melhor escolher o que estamos assistindo. O que estamos engolindo sem raciocinar? Submeta o que você vê na mídia - seja em que plataforma for - ao seu sistema de valores.

Os valores de Deus X os valores humanos


Os valores do homem são bem diferentes dos valores de Deus. Não poderia ser diferente, pois Deus declarou por intermédio de Isaías que:
"[Porque] Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos...Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Isaías 55:8-9).
Sendo os pensamentos e caminhos de Deus tão mais elevados que os dos homens não é de se admirar que seus valores sejam diferentes. Deus valoriza o que Ele valoriza, tal como: A Sua salvação; a Sua forma de ser cultuado, adorado; a Sua maneira de ver as ofertas dos homens; A Sua maneira de olhar as qualidades nos homens. São valores tão distintos e muitas vezes incompreendidos pelo homem, e isso devido à forma que o mesmo olha para este mundo.

  • I. Notemos os valores nestes dois versículos. Sejamos sinceros ao analisá-los:


"Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios" (Salmo 37:16).

Isso é uma verdade para mim? Isso é o que eu realmente penso sobre valores? O que eu gostaria de ser? Um pobre justo ou um ímpio rico? Minhas atitudes concordam com minha opção de ficar com o pobre justo? Dou mais valor a um pobre que é justo ou a um rico ganancioso? Quem eu trataria melhor em minha casa? Que tipo de recepção os dois teriam? Limparia mais a casa para receber o rico do que ao pobre? Ficaria mais feliz em receber o pobre do que o rico? Quem seria padrinho do meu casamento? Com quem eu gostaria de casar minha filha?

"Porque mais vale um dia nos teus átrios, do que mil..." (Sl 84:10a).

Pense num local agradável, onde você pudesse se sentir livre, descontraído e à vontade. Pense num local que lhe dá prazer só de pensar em estar lá. Qual seria este local? Seria em uma praia? Seria em alguma casa de campo? Séria em um estádio de futebol? Seria em um shopping? Seria em uma balada? Prestemos atenção na preferência mencionado pelo salmista na última parte do versículo: "Preferia estar à porta da casa do meu Deus, que habitar nas tendas dos ímpios. Concordo com ele ou desejo outro lugar mais do que a igreja? Um dia nos átrios do Senhor vale muito mais do que mil dias aqui?

Entendamos que:
  1. Estes versículos não desejam a condenação de A ou B.
  2. Estes versículos esperam que o crente faça uma reflexão sobre os seus valores.

  • II. Para Deus os Valores são diferentes, porque Ele vê as coisas de uma forma diferente.


"... o Senhor não vê como vê o homem ... o Senhor olha para o coração" (1 Samuel 16:7b).

A) Notemos os valores de Deus comparados com os de Samuel - 1 Sm 16:1;4-12:
  1. Samuel era um profeta respeitado;
  2. Ainda infante foi dado a Deus para morar na casa do Senhor, junto com o sacerdote;
  3. Tornou-se um grande profeta e um grande juiz;
  4. Mas mesmo toda sua experiência não foi suficiente para cometer um erro muito comum: "Não atentes para sua aparência nem para sua estatura";
  5. Repare o pensamento de Samuel: "Certamente está perante o Senhor o seu ungido" (v. 6);
  6. O que tinha Davi de muito especial (v. 18).

B) Eis os valores para Deus - Mateus 5:25:
  • Qualidade acima das aparências;
  • Vida acima de comida;
  • Corpo acima de vestes;
  • Intenção e obras acima das palavras (1 João 3:18);
  • Pessoas acima de pássaros;
  • Alma acima desta vida (Lucas 12:20);
  • A mensagem acima do trabalho (Lc 10:41-42).

C. Os valores de Deus e os valores dos homens comparados na passagem do endemoninhado gadareno: (Marcos 5:16): "...E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos."

1. Para Jesus havia uma coisa muito valiosa ali. Um pecador numa situação humilhante:
- Nele havia um espírito imundo;
- Morava no cemitério (analogia a uma situação de morte em vida);
- Seus amigos muitas vezes tentaram acabar com o problema prendendo-o;
- Ninguém podia amansá-lo (repare na palavra ninguém);
- Não morava com ninguém; não era amigo de ninguém; ninguém o queria!
- Sua vida era clamar pelos montes, e pelo cemitério. Feria-se a si próprio.

2. Naquele monte havia mais coisa além do endemoninhado... os porcos.

3. Jesus não se importou com os porcos (uma analogia à riquezas: aqueles porcos, certamente pertenciam a alguém que,  obviamente, não os criava por hobbie), porque Ele valoriza mais o homem do que os animais, como já vimos. Mas esse não era o valor dos homens daquela região.

4. Notemos... os homens da cidade viram duas coisas diferentes ali. A primeira foi que os porcos morreram. A segunda foi que um homem fora salvo das garras de Satanás.

5. Para os homens o valor não estava no pecador (na pessoa) e sim nos porcos.

6. O que para os homens era um desastre Jesus considerou: "Grandes coisas o Senhor te fez" (v. 19).

D) Os Valores de Deus e os valores dos homens comparados na passagem do fariseu e publicano (Lc 18:9-14): "Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele..."  Imagine a cena...

1. Qual dos dois era religioso para a sociedade?

2. O fariseu ia, continuamente, na "igreja"; Arrogantemente, agradeceu por não ser ladrão, injusto ou adúltero (valores morais que independem de crença religiosa, pois uma questão de caráter); Contou a Deus que jejuava duas vezes na semana e ainda por cima dava o dízimo. Ele era um crente para si, para sua sociedade e nossa sociedade. Julgamos a religiosidade de alguém pela exteriorização de sua confissão, os usos e costumes, as virtudes que aparecem - contra-cheques nas contribuições financeiras.

4. Já o publicano nem sabia orar. O que ele sabia era que estava na casa do Senhor. Se foi lá era porque tinha um propósito... achou-se indigno de pedir alguma coisa então pediu misericórdia; (compaixão suscitada pela miséria alheia para quem a dá - grito de socorro para quem a pede). Para pedir misericórdia é preciso se sentir um miserável, um indigno.

E) Os valores de Deus e os valores do homem na passagem da oferta da viúva pobre: A oferta da viúva pobre (Mc 12:41-44):

1. Qual dos dois um pastor gostaria de ter como membro?

2. O rico deu daquilo que lhe sobrava (conjecturemos que as sobras de um rico podem ser bastante "significativas");

3. A viúva (ser viúva e, ainda por cima, pobre era uma condição nada agradável dentro do contexto da época) deu tudo o que tinha;

4. Para Jesus, o mais importante do quanto se está dando para Deus é o quanto se está retendo para si. Não é o tanto que saiu do bolso mas o quanto ficou lá. Interessante isso;

F) Os Valores de Deus e os valores humanos na passagem do paralítico em João 9:1-3:

1. Jesus e os apóstolos têm a mesma visão. Viram um homem cego de nascença;

2. Mas na concepção dos apóstolos ele estava assim por dois motivos:
  • Ele mesmo pecou;
  • Os seus pais pecaram e em consequência disso o filho ficou cego.
3. Na concepção de Jesus o motivo era para que Deus fosse glorificado;

  • III. Mas a passagem que eu considero a mais importante sobre valores se encontra em Jonas 4:1-10.


A) Para o profeta, o mais importante era que sua mensagem se concretizasse com a destruição dos perdidos;

B) Para o profeta uma planta era mais importante do que as almas;

C) Mas para Deus as almas eram infinitamente mais importantes. Tão importante que Ele deu o seu filho para morrer na cruz.

A inversão de valores em nosso dia a dia

  • Inversão 1: Coisas valem mais do que pessoas. Os valores de Deus estão em Jo 13:34,35;
  • Inversão 2: Bens materiais valem mais do que as riquezas espirituais. Os valores de Deus estão em Mt 6:19-21,33; Tiago 2:2-4;
  • Inversão 3: Outros lugares são mais importantes do que a Casa de Deus. Os valores de Deus estão em Sl 84:1-4; Atos 2:46a, 3:1a;
  • Inversão 4: Outras coisas valem mais do que a Palavra de Deus. Os valores de Deus estão em Lc 11:28, 21:33; Hebreus 4:12;
  • Inversão 5: As coisas do mundo valem mais do que as coisas de Deus. Os valores de Deus estão em Tg 4:4,5, 1 Jo 2:15-17.

Conclusão


Quando um cristão reconhece o valor profético das Escrituras, ele vê nelas mais que um livro de sabedorias - vê a boca de Deus. Ao reconhecer a voz de Deus, ele não é apenas iluminado com a verdade, mas é transformado por esta voz poderosa. Se isso acontece, todo seu ser é transformado tornando-se uma pessoa madura e com princípios éticos mais puros, logo, o que ele quer será o que pode e também o que deve.

Reconhecer o valor moral das Escrituras é saber que não poderemos fazer tudo que nos é lícito porque não devemos. Não devemos porque os princípios morais determinados nas Escrituras devem superar nossas vontades. É algumas vezes obedecer às determinações bíblicas quando afirmarem que devemos fazer mesmo não querendo, e outras vezes não fazermos mesmo querendo.

O cuidado que devemos tomar neste aspecto é o de não tentar harmonizar os princípios bíblicos com os outros valores e princípios que já temos ou adquirimos. As Escrituras competem com estes valores; é a voz de Deus em meio a outras vozes existentes. Estes valores podem ser culturais, familiares, oriundos de tradições, padrão da maioria, etc. Se ouvirmos estas vozes quando estiverem em conflito com a voz de Deus, teremos desprezado o valor moral das Escrituras e, logo, fechado os ouvidos ao que diz o Senhor.

A Igreja, "coluna e firmeza da verdade" (1 Timóteo 3:15), tem como missão, não apenas anunciar o evangelho, mas denunciar os pecados e os valores mundanos dos homens (1 Tm 1:18-20).

A palavra "valor" origina-se do latim e significa "ser digno". "Valores", no contexto deste artigo, referem-se aos princípios éticos e sociais aceitos por uma pessoa ou grupo, isto é, ao comportamento humano, suas regras e padrões.

Causas da inversão dos valores


Ao folhearmos alguns jornais e revistas seculares, constatamos o quanto os valores éticos e morais cristãos têm sido desprezados pela sociedade moderna. Vejamos as causas:
  • Ascensão do relativismo moral - Segundo esta teoria filosófica, não existe norma moral ou ética válida para todas as pessoas. As normas variam de cultura para cultura, de pessoa para pessoa. Cada um vive conforme as regras que estabeleceu para si mesmo. Assim, há uma ética para o cristão, outra para o ateu e uma terceira para os que não se enquadram nas anteriores. Não existem, de acordo com esse pensamento mundano, normas, verdades ou valores que sirvam para todas as pessoas em todos os lugares.
  • Manifestação social do pluralismo - O pluralismo reconhece que há uma multiplicidade de culturas, religiões e posições éticas e morais conflitantes. Essa doutrina filosófica, todavia, diz que essas posições contraditórias podem coexistir, como se cada uma delas trouxesse uma parte da verdade e, nenhuma, a verdade completa ou absoluta. Assim, a verdade encontra-se em cada sistema religioso, filosófico ou moral. Segundo esse pensamento, o cristianismo traz uma parte da verdade, o budismo outra e assim sucessivamente. Segundo o pluralismo, assumir e respeitar diferentes valores em uma sociedade em constante mudança é uma manifestação de empatia e tolerância com o outro.
  • Crescente mundanismo - O mundanismo faz constante oposição à igreja e aos valores cristãos (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17). A sociedade organizada e rebelada contra Deus, tem estabelecido suas próprias leis, sem a menor consideração aos mandamentos divinos. O que temos visto, infelizmente, é o sagrado e o religioso curvarem-se ante o profano e o secular, até mesmo em certas denominações evangélicas.
Os elevados preceitos da Palavra de Deus são imutáveis e servem de regra para orientar os homens em todas as gerações (Is 30:21; Mt 24:35; 2 Tm 3:16). Esses valores são insubstituíveis, e devem ser coerentes com o testemunho cristão

A igreja deve viver o que prega e pregar o que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário