Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "HOW DEEP IS YOUR LOVE?", BEE GEES

Final da década de 1970 e da inesquecível "Era Disco". Uma década marcada pelo fervor das discotecas e que lançou ao estrelato da música internacional, inumeráveis nomes de grupos, bandas, cantores e cantoras solos que ainda hoje são lembrados com algo mais do que nostalgia. The Jacksons Five, Earth, Wind & Fire, The Commodores, Diana Roos, Tina Charles, ABBA, Chic, Blondie, Shalamar, Kc & The Sunshine Band, Boney M., Voyage, Santa Esmeralda, Syvester (✩1947/✟1988), Gloria Gaynor, Village People, Donna Summer (1948/✟2012)... são alguns dos nomes que marcaram essa década, cravando hits que faziam a galera  se esbaldar nas pistas das famosas discotecas. 

A era disco 


Em meados de 1970 nascia uma nova forma de fazer música, derivada da cultura pop. Com um som envolvente e dançante a "música disco", também conhecida em inglês "disco music" ou, em francês, "discothèque" é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Naquela época o mundo estava passando por mudanças que vinham impactando a sociedade e que teve seu início nos anos 60. 

Na América Latina a ditadura foi ganhando cada vez mais espaço, nos EUA Richard Nixon (✩1913/✟1994) deixava o país em polvorosa com o escândalo de Watergate e na Inglaterra Margareth Tatcher (✩1925/✟2013) se tornou a primeira mulher a assumir o posto de Primeira Ministra Britânica na história. Já no mundo da música bandas como Deep Purple, Black Sabbath, Led Zepellin, Kiss e AC/DC levavam o rock ao topo das paradas e no Brasil Ditadura, música de protesto e censura se cruzavam em um momento complexo da nossa história. 
E foi em meio a toda essa turbulência que surgiu a Disco Music, estilo que trazia arranjos grandiosos, um pegada funk e muito estilo, principalmente nos figurinos. O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominadas "discotecas" e posteriormente apenas clubes. As principais influências musicais do ritmo disco incluem o funk, a música latina, psicodélica e o soul music

Arranjos de música clássica como acompanhamento são frequentes no estilo, criando um som cheio de colcheias e fusas mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. 

Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Para aumentar a força do movimento dois eventos importantes aconteceram naquele período. Um deles foi a abertura da discoteca Studio 54 em Nova York frequentada por artistas de cinema, da música, das artes plásticas, da moda, sem falar nos príncipes e princesas que se renderam aos encantos da casa. 
O Brasil, por sua vez, não ficava atrás nesta história, por aqui Lady Zu, Frenéticas e a novela Dancin' Days (de Gilberto Braga, Rede Globo, 20h, 1978) ajudavam a Disco Music a conquistar as rádios, TV's e pistas nacionais, com o mesmo padrão de qualidade musical. Ah, e é importante lembrar, os figurino: saltos plataforma, meias de lurex, batas largas, calças boca de sino, decotes generosos, cabelo armados e maquiagens robustas que destacavam os olhos e as bocas das moças da época.

Disco Queen


Donna Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de "Rainha do Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores.

O filme "Saturday Night Fever" ("Os Embalos de Sábado à Noite", de John Badham, EUA, 1977) contribuiu para o aumento da popularidade da disco music. Em 1975 foi o momento em que a disco music realmente decolou, com sucessos como "The Hustle", de Van McCoy (✩1940/✟1979), e o primeiro sucesso de Donna Summer, "Love To Love You Baby" (gravado na Alemanha) atingindo os primeiros lugares. 

Os primeiros grandes sucessos da disco music aconteceram, com KC & the Sunshine Band ("Shake Your Booty" e "That's The Way (I Like It)"). Neste mesmo ano, houve o lançamento do primeiro "disco mix" (música remixada por um Disc-Jóquei - DJ), com a música de Gloria Gaynor "Never Can Say Goodbye", um cover do sucesso dos Jackson 5

A popularidade do estilo chegou ao auge com a chamada Era Disco, entre 1977 e 1979, em parte devido ao filme de 1977 "Saturday Night Fever", com o ator John Travolta. A trilha sonora desse longa foi um sucesso à parte e é justamente sobre uma das faixas que trata mais um capítulo da série especial de artigos Canções Eternas Canções. 

Bee Gees 


Certamente ao ler a relação que eu citei na introdução do texto deste artigo, você pode ter pensado: "Uai, como ele pode deixado de se lembrar dos Bee Gees?", mas eu não citei o famoso trio inglês formado pelos irmãos Barry (centro), Robin (direita, ✩1949/✟2012) e Maurice (esquerda, 1949/2003) Gibb, mas fiz isso propositalmente. Os irmãos Gibb começaram cantando juntos em 1958. Robin e Maurice eram gêmeos e Barry o mais velho. Tinha outro irmão mais novo, o Andy, mas ele fez carreira solo. 
Os Brothers Gibb, BGs, Bee Gees, fizeram hits nas décadas de 1960, 1970, 1980 e até 1990. A banda Bee Gees teve seu início ainda na década de 1960, com uma formação (ao invés de apenas três, eles eram cinco integrantes) e estilo completamente diferente do que viria a adotar na década seguinte. Dessa época, os Bee Gees registraram hits como a balada "I Started a Joke" (1968) e ainda como um quinteto, em 1971 foi a vez de outra balada memorável: "How Can You Mend a Broken Heart". 

Mas, depois de muitas brigas, a banda se fixou como trio e após uma quase falência, ressurgiu, tendo seu auge em 1976, justamente quando foi convidado para participar da trilha sonora do clássico filme, que mesclou drama e musical, "Saturday Night Fever". Com o ainda jovem e promissor galã John Travolta como o protagonista Toni Manero, o filme que tinha como principal cenário uma colorida discoteca, música, cultura e estilos que estavam bombando na época, foi um verdadeiro sucesso de público e crítica. 

Dentre as músicas dançantes do Bee Gees que compunham a trilha sonora do filme ("Stayin' Alive" e "More Than a Woman"), uma canção romântica que embalava as cenas de amor do casal protagonista foi um dos maiores destaques tanto no disco quanto nas paradas de sucesso mundo afora. Falo de... 

"How Deep Is Your Love" 

Letra e Tradução


I know your eyes in the morning sun 
Eu conheço seus olhos no sol da manhã 
I feel you touch me in the pouring rain 
Eu sinto que você me toca na chuva 
And the moment that you wander far from me 
E no momento em que você se afasta de mim 
I want to feel you in my arms again 
Eu quero sentir você em meus braços novamente 
And you come to me on a summer breeze 
E você vem até mim numa brisa de verão 
Keep me warm in your love, then you softly leave 
Mantenha-me aquecido no seu amor, então você sai suavemente 
And it's me you need to show 
E sou eu que você precisa mostrar


How deep is your love, how deep is your love
 
Quão profundo é o seu amor, quão profundo é o seu amor 

How deep is your love? 
Quão profundo é o seu amor? 
I really mean to learn 
Eu realmente quero aprender 
'Cause we're living in a world of fools 
Porque estamos vivendo em um mundo de tolos 
Breaking us down when they all should let us be 
Quebrando-nos quando todos eles deveriam nos deixar 
We belong to you and me 
Nós pertencemos a você e eu

I believe in you 
Eu acredito em você 
You know the door to my very soul 
Você conhece a porta da minha alma 
You're the light in my deepest, darkest hour 
Você é a luz na minha hora mais profunda e mais escura 
You're my savior when I fall 
Você é minha salvação quando eu caio 
And you may not think I care for you 
E você pode não pensar que eu me importo com você 
When you know down inside that I really do 
Quando você sabe que eu realmente sei 
And it's me you need to show 
E sou eu que você precisa mostrar 
 
How deep is your love, how deep is your love 
Quão profundo é o seu amor, quão profundo é o seu amor  
How deep… 
Quão profundo...

A história da música 


A música que é um clássico das músicas românticas, foi lançada em 1977 e já embalou muitos primeiros beijos na boca, muitas valsas de 15 anos, muitas primeiras danças de casamento, e namoricos ao longo desses 40 anos. A música "How Deep Is Your Love?" faz parte da trilha sonora do filme "Saturday Night Fever". Tanto o filme como toda sua trilha sonora, que possui 4 músicas dos Bee Gees, foram sucesso absoluto no mundo todo. Inclusive, esse filme é considerado um dos grandes marcos dos anos 70. E a música foi considerada pela revista Billboard a música de número 375 na sua lista das "500 melhores músicas de todos os tempos". 

Romance açucarado 


Mas, porque essa música virou um clássico - tendo, inclusive, recebido várias regravações, como da boyband Take That e do trio feminino En Vogue, citando apenas dois covers - ? Por que ela é maravilhosa. Simples assim. É daquelas canções que você ouve, ouve, volta a ouvir e sempre que possível, ouve novamente e nunca deixa de se emocionar. 

Como vimos na tradução, a música narra um daqueles romances à moda antiga, bem açucarado, coisa que quase não se vê nos dias atuais quando os relacionamentos andam tão efêmeros, abstratos. É uma música românica, daquelas que o pessoal dançava na parte música lenta das festas nos anos 1970/80 e aproveitava para chegar mais perto da paquera. 

Ele começa dizendo 
"...conheço (ou reconheço) seus olhos no sol da manhã, sinto seu toque na chuva e no momento que você se afasta de mim quero tê-la em meus braços outra vez...". 
Chega mais que vai esquentar. Aí ela vem numa brisa de verão, aquece e depois vai embora suavemente. E acho que porque ela as vezes se afasta e dá amor mas vai embora, ele quer que ela mostre o quanto profundo é o amor dela. 

Estou começando achar que ele está inseguro. 
"...Então diz aí, quanto profundo é esse amor que você sente? Eu preciso muito saber..." 
Calma amigo, relaxa e aproveita a melodia. E temos uma filosofada sobre o mundo de tolos que querem destruí-los mas que deveriam deixá-los em paz. Ciúmes detected. 
"...Afinal, nós pertencemos um ao outro..."
E ela pode dizer a profundidade do amor que ele acredita. Ainda bem. E faz essa declaração 
"...você sabe onde fica a porta para minha alma, você é a luz no momento que estou mais deprimido, você me salva quando caio..." 
Que responsabilidade. (Adoro a combinação da melodia com as frases "You're the light in my deepest darkest hour. You're my savior when I fall"). E ele garante que ela sabe que ele se importa apesar dela achar que não. 

Conclusão 


Claro que ele se importa e ainda quer mensurar a profundidade do amor mais uma vez no refrão. Mas vamos deixar os tolos de lado e focar no eu e você que é o que interessa. Vamos ligar a luz negra (que é roxa), escolher o par e dançar de rosto colado. Por toda essa construção tão poética e profunda na letra e com uma melodia tão doce que é capaz de elevar às alturas o índice glicêmico de diabéticos como eu é que essa canção é eterna e vai receber o meu seleto carimbo de 
A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário