Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de outubro de 2019

A BÍBLIA COMO ELA É - ENTENDENDO A CARTA DO APÓSTOLO PAULO A FILEMOM


No segundo capítulo da série especial de artigos "A Bíblia Como Ela É", vamos conhecer uma pequena carta do apóstolo Paulo, que quase nunca é sequer citada pelos pregadores em seus sermões e que passa "desapercebida" por muitos cristãos - há muitos que nunca a leram - à despeito da riqueza dos ensinamentos nela contidos: a Epístola de Paulo à Filemom.

Contexto exegético


A carta de Paulo a Filemom é uma intercessão do apóstolo pela vida de um escravo chamado Onésimo. O que o apóstolo fez por ele, é muito semelhante ao que Cristo fez por nós, pois como Paulo intercedeu em favor de Onésimo, Jesus Cristo intercedeu e intercede em nosso favor. 

O nome Onésimo significa "útil", e o apóstolo dos gentios faz um jogo de palavras: "inútil" versus "útil". Isto porque, outrora Onésimo como escravo foi inútil a Filemom - não fazendo, portanto, jus ao significado profético de seu nome -, porém, agora estava sendo útil tanto ao apóstolo quanto a Filemom, por causa do seu trabalho em prol do evangelho de Cristo (v. 12). Possivelmente Onésimo foi enviado a Filemom de posse desta carta, pois o apóstolo Paulo deixa claro na epístola que enviou Onésimo ainda no corpo da carta 
"...Eu to tornei a enviar..." (v. 11).

Graça versus Lei


Esta carta do apóstolo Paulo tem muito a nos ensinar, pois demonstra como se estruturavam algumas relações sociais próprio à sociedade da época.

Através desta epístola é possível nos informarmos e compreender como o apóstolo se relacionava com os seus irmãos em Cristo, bem como nos apresenta um pouco da personalidade e das disposições íntimas do apóstolo dos gentios.

A carta foi endereçada a Filemom, um cooperador do apóstolo, e trata de um escravo fugitivo que se converteu a Cristo, Onésimo, que pertencia, por direito, a Filemom. Assim como Onésimo teve sua comunhão com seu senhor, restaurada, da mesma forma Cristo restaurou a nossa comunhão com Deus.

Localização geográfica e contexto social


Definida então a realidade da prisão de Paulo quando escreveu a Carta a Filemom, duas possibilidades são levantadas sobre o local e a data dessa prisão: Roma em 62 d.C. ou Éfeso em 55 d.C.

A possibilidade mais provável (e também mais aceita) é que Paulo tenha escrito essa carta quando estava preso na cidade de Roma, portanto por volta de 62 d.C. Devemos ressaltar que essa teria sido sua primeira prisão na cidade de Roma. Grandes evidências apontam que essa prisão foi de regime domiciliar, portanto, a mesma mencionada no final do livro de Atos dos Apóstolos (28:30), onde Paulo estava sob custódia romana aguardando julgamento. 

Durante o período de dois anos em que Paulo ficou preso na cidade, ele teria escrito as Epístolas aos Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom. Um dos fatores mais fortes para ser Roma a cidade em questão é o fato de Roma ser a cidade preferida por pessoas fugitivas, devido ao seu tamanho que facilitava a fuga e o desaparecimento de qualquer pessoa, logo, a escolha mais provável tomada por Onésimo. A viajem de Roma até Colossos tinham cerca de quase 2000 km de distância, dependendo da rota.

Quanto a Éfeso, sabemos que essa cidade ficava mais próxima de Colossos (possível cidade de Filemom) e o versículo 22 pode ser considerado o mais favorável à hipótese de ser essa a cidade, porém Paulo pode ter abandonado ou até adiado seu plano de ir de Roma para a Espanha em favor de um rápido regresso ao Oriente. 

Seja como for, Paulo deixa clara sua expectativa de rápida soltura e sua intenção de viajar até a região de Filemom em um futuro próximo. Tal expectativa favorece ainda mais a interpretação de a cidade discutida ter sido realmente Roma (Filipenses 1:19,202:23,24Fm 22). Também sabemos que Filemom não era o único dono de escravos entre os cristãos de Colossos.

Contexto profético


Era precisamente em Colossos que vivia Filemom, um homem piedoso, amigo do apóstolo; ele era rico, pois tinha escravos. Um deles, Onésimo, depois de fugir de sua casa se apossando indebitamente de alguns bens, encontrou o apóstolo Paulo, prisioneiro em Roma, e se converteu. Agora o apóstolo o envia de volta à casa de seu amo, levando consigo esta comovente mensagem. 

Isto era agir contrário ao que a lei ordenava: 
"Não entregarás ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se acolher a ti. Contigo ficará..." (Deuteronômio 23:15,16). 
A lei, por um lado, levava em conta a dureza de coração do homem. O próprio Senhor Jesus disse, ao falar da carta de divórcio: 
"Por causa da dureza do vosso coração, ele [Moisés] vos deixou escrito esse mandamento" (Marcos 10:5). 
Aqui, a graça na vida do apóstolo leva em conta essa mesma graça presente no coração de Filemom. Paulo conhece bem o amor de Filemom por todos os santos (v. 5), por meio das provas que deu dele (v. 7). Paulo se coloca entre Filemom e Onésimo como pagador da dívida do escravo fugitivo, da mesma forma que Cristo pagou a nossa dívida com o pecado.

Onésimo, agora convertido, deveria voltar para seu senhor e quitar suas dívidas materiais e emocionais, da mesma forma nós, devemos nos voltar para Deus em Cristo, e nos relacionar com Ele com as dívidas pagas pelo Senhor Jesus.

O motivo para tal intercessão era fundamentado no fato de que Paulo e Filemom eram bons amigos. E Paulo pede ao senhor de Onésimo, que não o castigasse por ter fugido, mas que o perdoasse e recebesse como a um irmão em Cristo, pois foi sua fuga que proporcionou o encontro com o apóstolo e a consequente conversão.

Data e ocasião: Quando e onde a Epístola a Filemom foi escrita?


Sobre a ocasião em que a Carta a Filemom foi escrita, sabemos que Paulo, quando a escreveu, estava preso. Isso fica claro no versículo nos versículos 1, 9, 10, 13 e 23. Ele usa as seguintes expressões: 
"prisioneiro de Cristo Jesus" (vs. 1 e 9), 
"...Onésimo, que gerei entre algemas..." (v. 10), "...me servir nas algemas que carrego por causa do Evangelho..." (v. 13) 
"...Epafras, prisioneiro comigo, em Cristo Jesus".
Sabemos também que a Epístola a Filemom foi escrita provavelmente na mesma época em que a Epístola aos Colossenses foi escrita, de forma que também existe a possibilidade da carta ter sido entregue junto com a Epístola aos Colossenses. 

Isso fica praticamente evidente quando lemos que Onésimo haveria de acompanhar Tiquico, o portador da Epístola aos Colossenses (4:9) e também da Epístola aos Efésios (6:21,22), além de que, o grupo que estava com Paulo quando ele escreveu a Filemom é o mesmo que o cercava quando a Carta aos Colossenses foi escrita, com a exceção de Jesus Justo (talvez se trate de uma omissão de cópia - Cl 4:10,11,12,14).

Esboço da Epístola de Paulo a Filemom

  • Saudações Iniciais (1-3): Paulo se identifica como o autor da carta e aponta Filemom como o destinatário principal. 
  • Ação de Graças (4-7): Paulo agradece a Filemom pelo amor aos cristãos que ele já havia demonstrado no passado. 
  • Intercessão de Paulo por Onésimo (8-21): Paulo intercede por Onésimo, pedindo que Filemom o perdoe pelo crime cometido, e o receba de volta como um irmão em Cristo.
  • Pedidos finais e conclusão (22-25): Paulo pede a Filemom que ele prepare uma pousada, na confiança de que poderia ser libertado da prisão em breve, e com a intenção de visitar a região em que Filemom residia.

Conclusão 

Propósito, tema e características da Epístola a Filemom 


Paulo ao escrever a Filemom, tinha o propósito de interceder em favor de Onésimo, o escravo que tinha fugido de seu senhor, Filemom. Parece que Onésimo havia furtado e causado prejuízos a Filemom. O apóstolo Paulo apresenta a sua escrita de próprio punho como forma de autenticar a carta. 

Embora apóstolo, Paulo não usou do seu ministério para defraudar o seu irmão em Cristo. O apóstolo dos gentios esperava ter a oportunidade de poder pagar os prejuízos causados por Onésimo, embora se fosse pesar em uma balança, quem estava em débito com o apóstolo Paulo seria Filemom, uma vez que o apóstolo Paulo estava lhe enviando alguém com nova disposição. 

Antes, Onésimo causava prejuízo, agora, por ter um encontro cm Cristo, Onésimo serviria o seu senhor como se estivesse prestando um serviço ao Senhor de sua alma. A dívida de Filemom não guarda qualquer relação com o fato de o apóstolo Paulo ter-lhe anunciado o evangelho de Cristo 
"Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus" (Cl 3:22). 
Lutero disse que todos nós somos Onésimos. Jesus se identificou de tal forma conosco que o Pai nos recebe como ao próprio Filho. Somos aceitos no Amando (Ef 2:6). Fomos vestidos com sua justiça (2 Coríntios 5:21). 

Dessa carta tão breve, porém, na mesma proporção, tão linda, especialmente dos versículos 8 a 22, podemos extrair algumas lições importantes: 
  • 1ª Lição - Aprendemos acerca da providência de Deus (v.15); 
  • 2ª Lição - Aprendemos acerca do poder de Deus (v.11); 
  • 3ª Lição - Aprendemos sobre a necessidade de acertar as nossas pendências (v. 12); 
  • 4ª Lição - Aprendemos sobre a necessidade de tratar com o nosso senso de justiça própria que é essencial e proporcionalmente inferior à justiça de Deus (v. 14); 
  • 5ª Lição - Aprendemos sobre a excelência do Evangelho (vs. 15b, 16).

Conclusão


Certamente o tema que se destaca nessa carta é o perdão. Nela, podemos ver a tamanha sabedoria do Apóstolo Paulo, sua ternura e sensibilidade. Essa epístola nos mostra como devemos aplicar o ensino do Evangelho aos nossos problemas cotidianos. Paulo seguiu o exemplo de Cristo, e agiu como um mediador por amor a Onésimo, a ponto de se colocar em lugar dele, assumindo a sua divida. 

Com isso Paulo também apontou para a necessidade da unidade entre os irmãos em Cristo, e da prática fundamental do perdão e do amor. Aqueles que foram libertos pelo sangue de Cristo, sendo perdoados por Deus e provando de Seu amor, devem também prover a liberdade, demonstrando perdão e sendo canais da graça para que o amor de Deus seja revelado através de seu novo modo de viver.

A Epístola a Filemom destaca o poder e a igualdade do Evangelho da Graça para a salvação de todo aquele que crê, alcançando senhores e escravos. Também enfatiza a ação providencial do Evangelho que transforma aquilo que parecia não ter mais solução em um meio pela qual o pecador se encontra com Deus. 

O "silêncio" da carta a Filemom


Mas a carta não diz que Filemom fez isso (perdoou e restaurou Onésimo). Ela termina num silêncio. Por quê? Acredito ser providencial. Porque você vai escrever esta história; você se convenceu da necessidade de acertar as coisas? Então você irá demonstrar essa atitude na vida prática pedindo perdão ou concedendo perdão sem se auto-justificar... A Providência nos trouxe hoje aqui para que aqui sua vida sejamos transformados... Que Deus nos abençoe em nome de Jesus... Amém! 

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário