Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

A VONTADE DE DEUS NÃO É PARA SER COMPREENDIDA, É PARA SER OBEDECIDA


Um dos maiores desafios de qualquer cristão é caminhar no centro da vontade de Deus. Aliás, se tem uma coisa que não compreendemos de jeito nenhum é a vontade de Deus. O apóstolo Paulo sabiamente escreveu:
"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2, grifo meu).
Algo que precisa ficar muito claro para a Igreja do Senhor é a possibilidade que os filhos de Deus têm de não caminhar na boa, agradável e perfeita vontade de Deus - mesmo sabendo que somente ela tem essa garantia de ser: boa, perfeita e agradável. 

Pois se existe a vontade boa, perfeita e agradável vontade do Senhor é porque existe a vontade que não é nem boa, nem perfeita e agradável ao Senhor. Outra maneira de entendermos este assunto é pensarmos na vontade completa de Deus ("boa, agradável e perfeita") e na vontade permissiva de Deus (ou seja, em que Deus não perde o controle da história, mas permite que o homem caminhe de uma maneira contrária ao Seu perfeito querer). 

Em ambos os casos Deus é soberano, isto é fato, contudo, no caso de sua vontade permissiva, ele não é responsável pelos resultados dela advindos:
"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo" (Eclesiastes 11:9). 
"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hebreus 4:13). 
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7).
O grande pré-requisito para deixarmos de viver na vontade permissiva e experimentar a vontade perfeita do Senhor é não nos conformarmos com este mundo. Esta inconformidade deve ser algo real na vida de qualquer cristão, e caso não seja, exigirá uma transformação de vida através da renovação da mente. 

Ou seja, o mundo no qual nascemos (mundo decaído) contaminou nossa mente. Esta contaminação nos leva naturalmente para longe daquilo que é a vontade plena de Deus. Neste mundo, a nossa mente tem sido alimentada com tudo o que desagrada o Senhor, interferindo diretamente na nossa posição espiritual.

Como conhecer e aceitar a vontade perfeita do Senhor


Você tem sido inconformado com o mundo? Com o que você tem alimentado sua mente (Filipenses 4:8)? Como tem sido o seu caminhar? O que você tem ouvido, assistido, onde tem ido, com quem tem saído ou se relacionado? Estas perguntas precisam ser respondidas dia-a-dia, pois influenciam diretamente nossa maneira de viver. Precisamos viver uma vida que possua as características de alguém que pertence ao Reino de Deus.

Quando paramos para meditar na Palavra de Deus, encontramos vários versículos bíblicos que falam a respeito da vontade dEle para nós.
"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança" (Jeremias 29:11).
E então começamos a pensar que alguma coisa está errada, porque muitos, quando olham para a própria vida, percebem tudo tão confuso, e a vontade dEle parece passar longe.

Em diversos momentos oramos da seguinte forma: "Senhor, que seja feita a sua vontade". E de repente aquilo que tanto deseja não acontece. Aquele amigo em quem tanto confiava resolve me abandonar. Aquele rapaz por quem eu era apaixonada apareceu com uma namorada. Fui demitido do trabalho…
"Meu Deus, o Senhor não me ama. O Senhor não ouve as minhas orações… O Senhor gosta de me ver sofrendo? É isso? Não estou entendendo, Pai…"
E você começa a abrir portas para a murmuração, reclamações… Começa a contaminar as pessoas que estão ao seu redor. E, simplesmente, esquece a oração que fez: "Pai, faça a sua vontade em minha vida".

Um dia Deus enviou seu Filho para andar aqui nesta terra, que não diferente de nós, Ele tinha sua própria vontade. Se você não sabe, a vontade de Jesus, muitas vezes, não era a mesma vontade de Deus, tanto que Ele orou dizendo: 
"Se possível for afasta de mim este cálice, contudo, seja feita a SUA VONTADE" (Lucas 22:42-44). 
O próprio Jesus abriu mão da vontade dEle para fazer a vontade do Pai. E vimos que Ele fez uma excelente escolha.

Às vezes, você tem orado assim também, mas a impressão que se tem é que as coisas estão piorando. Mas saiba: se realmente você escolheu fazer a vontade DELE, Ele fará tudo diferente… E quando você menos esperar, verá o quanto foi bom para você aquele tal "amigo" ir embora, porque, afinal, ele não lhe aproximava de Deus, e agora você O tem buscado mais…

E quando você menos esperar, verá o quanto foi bom aquele rapaz iniciar um namoro, que isso só provou que ele não era para você, e que Deus tem para você alguém que estará disposto a lhe conquistar e que caminhará com você na vontade dEle.

E quando você menos esperar, verá o quanto foi bom perder aquele emprego, porque hoje Deus abriu uma porta bem maior para você, onde você é reconhecido e valorizado pelo que faz.

E quando você menos esperar, verá o quanto foi bom ficar "sem dinheiro" durante um tempo, com isso, aprendeu a valorizá-lo mais e a observar o quanto você investia em coisas vãs.

Deus é tão perfeito, sabe exatamente do que precisamos para nos tornarmos pessoas melhores. E para viver a Sua vontade, às vezes, será necessário abrir mão do nosso conforto, dos nossos mimos, enfim, abrir mão de nossas vontades. Ele deseja que cresçamos, que amadureçamos, e isso dificilmente acontecerá em um cenário de "esta".

Conclusão

Não se preocupe em compreender, apenas o obedeça a vontade de DEUS


  • Para viver a vontade de Deus… Abraão precisou sair da sua cidade (da sua zona de conforto) e ir para um lugar que não conhecia (princípio da conquista).
  • Para viver a vontade de DEUS… Ana chorou, passou por grandes desafios, orou e viu Samuel nascer (princípio da fé e da perseverança).
  • Para viver a vontade de Deus… Daniel precisou dizer não ao rei e experimentar um milagre junto aos leões (princípio da obediência).
  • Para viver a vontade de Deus… Ester precisou entrar na presença do rei, sabendo que poderia morrer (princípio da confiança).
  • Para viver a vontade de Deus… José foi preso, porque fugiu do pecado (princípio da consagração).
E a bíblia nos deixa claro que para viver a vontade de Deus teremos que estar dispostos a encarar desafios. E você, o que precisa fazer para viver - ainda que não compreenda - a vontade de Deus, hoje?

Ao Deus soberano, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário