Total de visualizações de página

sábado, 24 de março de 2018

ESPECIAL OBEDIÊNCIA - 4) FINAL: A OBEDIÊNCIA X O HEDONISMO

O que é obediência?


A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro.

O que é hedonismo?


A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa prazer. Como uma filosofia, o hedonismo surgiu na Grécia e teve Epicuro e Aristipo de Cirene como alguns dos nomes mais importantes. Hedonismo, portanto, consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida.

Jesus Cristo, o maior exemplo de obediência


"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Fp 2:8).

I - O que a obediência a Deus requer?
  • 1.1 - Humildade
Uma pessoa orgulhosa e soberba jamais será obediente, pois a sua mente estava voltada para si própria, o maior requisito para ser obediente é ser humilde.

É aceitar a superioridade de Deus sobre as nossas vidas, abrir mão do nosso egoísmo e esvaziar-se de toda a vaidade.
"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Fp 2:7).
  • 1.2 - Renuncia
Obedecer a Deus é renunciar as nossas próprias vontades, desejos e prazeres, quem não renuncia não obedece, não há como obedecer a Deus e ao mesmo tempo satisfazer as vontades de nossa carne.

Jesus renunciou toda a sua glória como Filho Unigênito, renunciou o seu trono nos céus, e se tornou um simples servo, que pregava a paz, o amor e o Reino de Deus.
"E, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus" (2:6).
  • 1.3 - Amor
Na área profissional, na empresa onde trabalha, todos os dias recebe ordens de seu(s) superiores, às vezes ele(s) pedem algo que não gostaria de fazer, mas procura sempre obedecer, portanto só o obedece por que tem o interesse de manter seu emprego garantido e ganhar seu salário no final do mês.

No mundo espiritual isto não pode acontecer, não podemos obedecer a Deus apenas por interesses próprios, mas sim por que o amamos, pois sem amor de nada adiantará o nosso esforço em obedecê-lO.

Que o mesmo sentimento que Cristo teve por nós, possamos ter por ELE.
"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Efésios 5:2).
Como vimos nos artigos anteriores (1, 2 e 3), a grande dificuldade do ser humano em ouvir e obedecer teve início no jardim do Éden, quando Adão e Eva, mesmo tendo sido orientados por Deus, escolheram fazer a sua própria vontade. A desobediência deu origem ao pecado. Quando deixamos de cumprir os princípios da Palavra de Deus, praticamos a desobediência, e o pecado se estabelece em nossa vida.

Conclusão


"Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz" (Isaías 1:19, NTLH).
Comecemos uma nova etapa em nossa história. Um novo tempo em que devemos continuar nossa trajetória de vida cristã nesta terra enquanto Jesus não volta. Por meio desse texto bíblico, aprendemos a importância de ouvir e obedecer à Palavra de Deus, a fim de sermos bem-sucedidos nas áreas espiritual, emocional, física e material.

Precisamos entender a importância da obediência e desenvolver a disciplina no que se refere à vontade de Deus. Se formos obedientes, desfrutaremos do melhor desta terra.

Quantas pessoas estão sofrendo e vivendo sem direção espiritual, pois focam somente o sacrifício e não obedecem aos mandamentos de Deus. São verdadeiras religiosas. O evangelista Lucas, no capítulo 6, versículo 46, registrou o questionamento de Jesus: 
"E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?"
Aprendemos com o Mestre que não adianta chamá-lO apenas nos momentos de adversidade se não somos fiéis aos Seus princípios. Pedro e os demais apóstolos também entenderam o segredo da obediência quando declararam em Atos 5:29: 
"Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."
Já Tiago (1:22), declarando-se servo de Jesus Cristo, adverte os que estão apenas se enganando: 
"E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Muitos na sua trajetória não somente andam no engano, como também enganam outros. Estes nunca serão bem-sucedidos."
Quero incentivá-lo a continuar sendo um cristão obediente a Deus e aos princípios de Sua Palavra, que é o nosso manual de fé e prática. Nada nem ninguém podem substituir os valores encontrados nas Escrituras. Obedecer a Deus não apenas seguir regras bíblicas e eclesiásticas, mas sim amá-lO de todo coração.

Declare:

"Eu estou disposto a obedecer aos princípios da Palavra de Deus. Estabeleço para minha vida um ano padrão de excelência pessoal, familiar, espiritual, emocional e financeiro, baseado na Verdade."
Seja obediente a Deus, aos seus pais, aos seus pastores, aos seus líderes e aos seus patrões. A obediência é o segredo da vitória.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário