Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2018

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "SUSPICIOUS MINDS", ELVIS PRESLEY

Falar que Elvis Presley (✰1935-✞1977) pode ser considerado uma das principais referências da música internacional não seria nenhuma novidade. Sua história e o legado que ele deixou, não só na música, mas também no cinema, falam por si. É difícil, mas até possível que alguém possa até não gostar ou mesmo sequer nunca ter ouvido uma música do chamado "rei do Rock", contudo é impossível que alguém nunca tenha ouvido falar dele. 

Elvis deixou sua obra registrada para a posteridade, tendo, inclusive - embora muitos ainda não saibam -, sua origem no gospel. Aliás, muitos hinos clássicos que há tempos são cantados em nossas igrejas, como "How Great Thou Art ("Quão Grande És Tu)", "Amazing Grace ("Maravilhosa Graça")", "He Touched Me ("Tocou-me")" e "Joshua Fit The Batle ("Vem Com Josué)", dentre outras, foram gravadas por ele. Se você quiser saber um pouco sobre a carreira dele na música gospel, clique ➫ aqui

Ao longo de sua carreira, Elvis deixou várias músicas que se tornaram grandes sucessos mundiais. Um dos grandes hits interpretados por ele, que já foi regravado por vários outros astros e estrelas da música, nomes de peso como: Frank Sinatra (✰1915-✞1998), Chuck Berry (✰1926-✞2017), John Lennon (✰1940-✞1980), Johnny Cash (✰1932-✞2003), Roy Orbison (✰1936-✞1988), Bill Haley (✰1925-✞1981), Ray Charles (✰1930-✞2004), Whitney Houston (✰1963-✞2012), Freddie Mercury (✰1946-✞1991), Michael Jackson (✰1958-✞2009), David Bowie (✰1947-✞2016), Little Richard, Jerry Lee Lewis e Bob Dylan (tá bom ou você quer mais?) e que ainda hoje emociona a quem tenha um mínimo de sensibilidade e bom gosto musical é a fantástica, sensacional, maravilhosa... eterna "Suspicious Minds".

A letra


"Suspicious Minds"


We're caught in a trap 
I can't walk out Because 
I love you too much, baby 

Why can't you see 
What you're doing to me 
When you don't believe a word I say? 

We can't go on together 
With suspicious minds (suspicious minds) 
And we can't build our dreams 
On suspicious minds 

So, if an old friend I know 
Stops by to say hello 
Would I still see suspicion in your eyes? 

Here we go again 
Asking where I've been 
You can't see the tears are real 
I'm crying (Yes, I'm crying) 

We can't go on together 
With suspicious minds (suspicious minds) 
And we can't build our dreams
On suspicious minds 

Oh, let our love survive 
Or dry the tears from your eyes 
Let's don't let a good thing die 
When, honey, you know I've never lied to you Mmm, yeah, yeah 
We're caught in a trap 
I can't walk out Because I...

Tradução

"Mentes Desconfiadas" 


Nós caímos numa armadilha 
E não posso sair dela 
Porque eu te amo muito 

Por que você não consegue ver 
O que está fazendo comigo, 
Quando você não acredita em uma só palavra que eu digo? 

Nós não podemos continuar juntos 
Com essas desconfianças 
Nós não podemos construir nossos sonhos 
Em mentes desconfiadas 

Então, se uma antiga amiga que eu conheço 
Passar para dizer "Oi" 
Eu ainda veria desconfiança em seus olhos? 
Lá vamos nós de novo 
Perguntando onde eu estive 
Você não pode ver que estas lágrimas são reais 

Eu estou chorando 
Nós não podemos continuar juntos 
Com essas desconfianças 
Nós não podemos construir nossos sonhos 
Em mentes desconfiadas 

Oh, deixe nosso amor sobreviver 
Ou seque as lágrimas de seus olhos 
Não vamos deixar uma coisa boa morrer 

Quando, meu amor, você sabe 
Que eu nunca menti para você (não podemos continuar juntos) 
Nós não podemos continuar juntos 

Com essas desconfianças 
Nós não podemos construir nossos sonhos 
Em mentes desconfiadas 

Nós caímos numa armadilha 
E não posso sair dela 
Porque eu te amo muito 

Por que você não consegue ver 
O que está fazendo comigo, 
Quando você não acredita em uma só palavra que eu digo? 
Nós caímos numa armadilha 
E não posso sair dela 
Porque eu te amo muito...

A história da canção


"Suspicious Minds" conta a história de um casal com problemas de confiança e faz isso através de uma reflexão: de que é impossível seguirem juntos suspeitando um do outro. Composta e gravada primeiro pelo (até então) desconhecido Mark James (é dele também outro clássico interpretado por Elvis, "Always On My Mind"), em 1968, a canção foi fazer sucesso com o cover de Elvis Presley, no ano seguinte, se tornando símbolo da segunda fase da carreira do cantor.

Símbolo porque Elvis não emplacava um número 1 desde 1962 e sua carreira de ator de Hollywood, que o afastou dos palcos por oito anos, já não empolgava mais. O cantor precisava voltar e fez isso com um especial para o canal ABC, em dezembro de 1968. Mas para quem ficou sumido de um mainstream que incluía os Beatles e os Rolling Stones isso era pouco, então Elvis voltou para Memphis em janeiro de 1969 para gravar um novo disco. De lá saiu "Suspicious Minds", que colocou o intérprete por mais uma vez no primeiro lugar da Billboard e lhe recuperou o respeito.

Conclusão


Capa original do disco "Suspicious Minds, lançado em 1969
Mas "Suspicious Minds" tem, com perdão do trocadilho, algo de suspeito. Um fade-out prematuro próximo do fim da canção (que é retomada alguns segundos depois para acabar em outro fade-out) soava estranho e foi obra de Felton Jarvis, um dos produtores de Elvis, que não estava muito afim de gravar em Memphis. 

Na opinião de seu outro produtor, Chips Moman, aquilo era um aviso de que era Jarvis quem controlava a produção de Elvis. E a música ficou com uma cicatriz, mais um exemplo de uma constante na carreira do rei do Rock, repleta de pessoas tentando controlá-lo, como seu empresário, o Coronel Tom Parker. Talvez as coisas tivessem sido diferentes se, ironicamente, Elvis fizesse justamente o contrário do que canta, e suspeitasse mais. O fato é que, independente de qualquer coisa, "Suspicious Minds" é uma canção eterna canção e, por isso, vai receber o meu carimbo de
Para quem gosta, eis uma versão remix da canção, em ritmo de música eletrônica, o que para muitos fãs da versão original, como minha grande amiga Claudianí, é uma verdadeira blasfêmia e de gosto, digamos, bastante suspeito.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Um comentário:

  1. Ótima matéria , Léo. Sou fã do Elvis desde criança. Ele foi o meu primeiro "crush" aos meus 08 anos de idade. Pra mim será sempre o "Rei do rock".
    E realmente a versão remix do Suspicious Minds , nunca me dei ao trabalho de ouvir pra não me estressar.

    ResponderExcluir