Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2018

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - ESPECIAL: "THE OLD RUGGED CROSS ("RUDE CRUZ")"

Hoje, em homenagem à comemoração da Pascoa, eu trago uma edição especial da série de artigos Canções Eternas Canções, contando a história de um dos clássicos hinos do cancioneiro cristão de todos os tempos. A belíssima canção, já foi interpretada por inúmeros cantores e cantoras da música gospel. Uma das interpretações mais marcantes é sem dúvida a de Elvis Presley, que com sua inconfundível voz, canta de forma emocionante a música que, mais do que um clássico hino é uma declaração cantada da doutrina que é o principal pilar da fé cristã: a mensagem da cruz.

"The Old Rugged Cross", que por aqui ficou conhecida como "Rude Cruz" ou "A Mensagem da Cruz", é um daqueles hinos que nunca deveriam sair dos púlpitos das igrejas, mas, mesmo tendo recebido versões mais atuais nas vozes de nomes famosos do gospel contemporâneo, como Fernandinho e André Valadão, anda esquecido pelas equipes de louvor que dão preferência aos mantras motivacionais e egocêntricos que são os hits do momento.

Por aqui, ainda vale destaque a interpretação de Aline Barros, antes de ela virar "diva" e mais um produto do famigerado mercado musical evangélico. Eu destaco também a fortíssima interpretação do saudoso cantor Jessé (✰1952-✞1993), cuja excelente obra na música cristã é, infelizmente, ignorada. Ainda posso citar as interpretações de Cassiane, J. Neto (o "Roberto Carlos gospel"), Rose Nascimento, Shirley Carvalhaes, Heloísa Rosa dentre outros. 

Alem de Elvis, outros astros da música gospel norte americana também gravaram a canção, como Michael W. Smith, B. J. Thomas, Al Green, Carroll Roberson dentre outros. 

A letra


The Old Rugged Cross

On a hill far away stood an old rugged cross
The emblem of suffering and shame
And I love that old cross where the dearest and best
For a world of lost sinners was slain

So I'll cherish the old rugged cross
Till my trophies at last I lay down
I will cling to the old rugged cross
And exchange it some day for a crown

O that old rugged cross, so despised by the world
Has a wondrous attraction for me
For the dear lamb of god left his glory above
To bear it to dark calvary

In that old rugged cross, stained with blood so divine
A wondrous beauty I see
For 'twas on that old cross Jesus suffered and died
To pardon and sanctify me

To the old rugged cross I will ever be true
Its shame and reproach gladly bear
Then he'll call me some day to my home far away
Where his glory forever I'll share

Tradução

Rude Cruz

Em uma colina distante, havia uma velha e rude cruzO emblema de sofrimento e vergonhaE eu amo essa cruz antiga, onde o mais querido e melhorPor um mundo de pecadores perdidos foi morto

Então, eu vou valorizar a velha e rude cruzAté meus troféus finalmente eu me deitoVou agarrar-me à velha e rude cruzE trocá-la algum dia por uma coroa

Ó, essa velha e rude cruz, tão desprezada pelo mundoTem uma atração maravilhosa para mimPois o cordeiro de Deus querido deixou a sua glória do altoPara suportá-la no escuro calvário

Nessa velha e rude cruz, manchada de sangue tão divinoA maravilhosa beleza que eu vejoPois foi sobre essa velha cruz que Jesus sofreu e morreuPara me perdoar e me santificar

Para a velha e rude cruz eu sempre serei verdadeiroSua vergonha e opróbrio de bom grado suportareiEntão, ele me chamará algum dia para a minha casa distanteOnde a sua glória, para sempre eu compartilharei



Como nasceu a canção


O Reverendo George Bennard nasceu nos Estados Unidos. Sua primeira infância foi passada em Youngstown, Ohio. Ele relata que quando tinha apenas dezesseis anos de idade seu pai faleceu, e recaíram sobre ele as responsabilidades de chefe de família, com quatro irmãs e a mãe viúva para cuidar.

Foi então que George encontrou no Exército de Salvação uma torre de forças. Uniu-se a eles e trabalhou em suas fileiras por um bom número de anos. Ali Bernnard viu a humanidade lutando pela sobrevivência. Ele descobriu que o povo necessitava de algo sólido em que agarrar-se, algum apoio duradouro em suas vidas diárias.

Após alguns anos, George Bernnard entrou para a Igreja Metodista Episcopal, onde seu devotado ministério foi altamente apreciado.

Ele relata: 
"A inspiração veio-me em um dia de 1913 quando estava em Albion, Michigan. Comecei a escrever 'Rude Lenho se Ergueu'. Compus primeiro a melodia. As palavras que escrevi no início eram imperfeitas. A letra definitiva do cântico foi posta em meu coração e resposta as minhas próprias necessidades.
O cântico foi mostrado a alguém pela primeira vez quando visitei amigos na paróquia de Pokagon, Parsonage, Michigan. A família Bostwick era dada à música, assim, após o jantar fomos para o piano. Eu estava ansioso por mostrar-lhes meu cântico, e encontrei a oportunidade. 
Cantei-o, e então, nervosamente, perguntei o que achavam dele. 'Gostamos tanto', responderam, 'que achamos que deve ser impresso... Deixe-o conosco, e nos encarregaremos das despesas.' 
A primeira ocasião em que foi ouvido em público foi no 'Chicago Evangelistic Institute' (Instituto Evangelístico de Chicago). Tornou-se logo popular. Em pouco tempo, igrejas de todos os estados da União estavam cantando 'Rude Lenho se Ergueu.'"
George Bennard, o autor e compositor deste hino, um dos mais amados no mundo inteiro, estava de volta de uma série de conferências evangelísticas nos Estados de Michigan e Nova Iorque, EUA. Estava passando por uma dura provação. 

Começou a refletir seriamente sobre o significado da cruz, e o que o apóstolo Paulo queria dizer quando falou da "participação dos seus sofrimentos" (Filipenses 3:10). Enquanto Bernnard meditava sobre estas verdades, se convenceu de que a cruz era muito mais do que um símbolo religioso, era o coração do evangelho.  Foi neste tempo que este hino nasceu.

Continua a história:


Depois de o hino ser apresentado numa grande convenção em Chicago, tornou-se imensamente popular no país todo, e, em pouco tempo, ao redor do mundo. Apareceu primeiro num folheto, e em seguida, no hinário Heart and Life Songs, for the Church, Sunday School, Home and, Camp Meetings (Cânticos para o Coração e a Vida, Para a Igreja, Escola Dominical, o Lar e Reuniões Campais), publicado em 1915.

Bennard tinha razão. A cruz é o coração do evangelho, e Deus usou o sofrimento deste seu servo para abençoar o mundo até hoje.

George adquiriu conhecimento teológico através do seu próprio estudo e do convívio com pastores. Mudou-se com a família para Ilinois, e mais tarde se casou. Ali o casal trabalhou lado a lado na liderança do Exército da Salvação. Após alguns anos, deixando este trabalho, Bennard foi consagrado ao ministério metodista, e começou quarenta anos frutíferos em conferências evangelísticas no norte dos Estados Unidos e no Canadá.


Conclusão


Bennard escreveu mais de trezentos hinos, mas será lembrado especialmente por este. Em 9 de outubro de 1958, aos 85 anos, depois de levar fielmente sua cruz. George Bennard trocou-a por "uma coroa".

O nome da melodia, "Old Rugged Cross", (Velha Rude Cruz) provém do título do hino que por muitos anos foi considerado o gospel hymn predileto do povo americano. O missionário F. A. R. Morgan traduziu este hino em 1924. 
  • O hino também entrou na lista da Harpa Cristã Brasileira (o hinário oficial das Assembleias de Deus), com o título de "A Mensagem da Cruz" é o de número 291 e do Cantor Cristão Brasileiro (o hinário oficial das Igrejas Batistas), com o título de "Rude Cruz" é o de número 132.
[Fonte: Wyrtzen Donald John, in: Osbeck, Kenneth W. , 101 More Hymn Stories, Grand Rapids, Mt, Kregel Publications, 1985, p. 317; Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista]

A Deus toda glória. 
 

Um comentário:

  1. Amo esse hino e vez ou outra canto na congregação e a minha esposa também se lembra dele, em algumas oportunidades que ela tem nos cultos ela louva o Senhor com ele.

    ResponderExcluir