Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de março de 2018

ESPECIAL OBEDIÊNCIA - 2) A OBEDIÊNCIA E OS SEUS BENEFÍCIOS

A Bíblia é uma carta de amor que Deus nos enviou para que não erremos o caminho da Nova Terra. Deus é um Deus de moral, de normas, de decência, de ordem. Conheço gente que diz: "isso não importa, desde que o que eu faça, seja de coração." Será?!?

A obediência segundo a Bíblia


Vejamos as seguintes histórias:

Caim era agricultor, colheu seus melhores frutos e ofertou de coração a Deus. Seu irmão Abel, ofertou seu melhor animalzinho, seguindo a instrução divina.

Em Gênesis 4 Deus havia pedido um cordeiro, pois este simbolizava Jesus que viria, então atentou Deus para a oferta de Abel e rejeitou a de Caim.

Em Gênesis 3 Adão e Eva comeram do fruto da árvore proibida, Deus os expulsou do Éden. Ele poderia ter dito: "Está bem, filhos, desta vez passa!" Mas não o fez.

Romanos 5:19 diz assim: 
"Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só [JESUS], muitos se tornarão justos."
Leia com carinho e atenção as palavras de Jesus nos seguintes versos: 
"Aquele que diz: 'Eu O conheço' e não guarda [não obedece] os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Vós sois meus amigos, se fazeis [se obedeceis] o que eu vos mando. Se me amais, guardareis [obedecereis] os meus mandamentos" (João 2:4; 14:14, 15). 
"Todo aquele que ultrapassa [não obedece] a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus; o que permanece na [obedece a] doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz [não obedece] esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más" (2 Jo 1:9-11).
Se pudéssemos mudar o que Deus escreveu, Ele deixaria de ser Deus. Além do mais Ele não nos deu essa permissão, veja o que diz Apocalipse 22:19: 
"Se alguém tirar qualquer coisa do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."
Ou seja, esta pessoa não fará parte dos salvos, mas estará entre os perdidos. Há aqueles que nomeiam a Cristo de Senhor, mas que não fazem (não obedecem) a Sua vontade! 

Lucas 6:46 diz: 
"Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis [não obedeceis] o que eu mando?"
O jovem rico perguntou a Jesus: 
"Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?" 
E Jesus respondeu: 
"Guarda os dez mandamentos." (Mateus 19:16,17)

Os mandamentos eram de Moisés? (Êxodo 31:18) E tendo (Deus) acabado de falar com ele (Moisés) no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Naquele dia Moisés recebeu de Deus os mandamentos por escrito, eles já existiam desde a criação do mundo, mas o povo o estava profanando.

Portanto, pensemos bem nas palavras de Deus.
"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável" (Provérbios 28:9). 
"Nem todo o que diz: 'Senhor, Senhor!' Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz [que obedece] a vontade de meu Pai" (Mt 7:21). 
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: 'Teme a Deus, e guarda [obedece] os Seus mandamentos'; porque isto é o dever de todo o homem" (Eclesiastes 12:13). 
"Não quebrarei [desobedecerei] a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios" (Salmos 89:34).

Os benefícios da obediência a Deus



Mas o que de fato significa obedecer? Por que eu devo obedecer se agora eu sou livre? O que eu ganho obedecendo? O que eu posso perder desobedecendo?

Como vimos no artigo anterior, primeiro obedecer é fazer ou cumprir aquilo que alguém determina para ser feito. Obedecer é fazer a vontade de alguém. Obedecer é estar debaixo da autoridade de alguém.

No caso do crente a obediência é sinal de maturidade, de respeito ao Senhor Soberano, de reconhecimento ao seu grandioso amor. A desobediência traz grandes prejuízos para a vida das pessoas seja em qual for a situação.

No capítulo 42 do livro de Jeremias alguns Capitães do exército buscam o profeta querendo orientação por que estavam cansados de tantas perdas. "
"E disseram a Jeremias, o profeta: 'Apresentamos-te a nossa humilde súplica, a fim de que rogues ao Senhor teu Deus, por nós e por este resto; porque de muitos que éramos, só restamos um pouco, como vês com os teus próprios olhos...' (v. 3) 
'...Seja ela boa ou má, obedeceremos a voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR nosso Deus'" (v. 6).
No NT o apóstolo Paulo, falando aos Romanos sobre obediência ele disse: 
"Pois vocês sabem muito bem que, quando se entregam a alguma pessoa para serem escravos dela, são de fato escravos dessa pessoa a quem vocês obedecem. Assim sendo, vocês podem obedecer ao pecado, que produz a morte, ou podem obedecer a Deus e ser aceitos por Ele. Mas damos graças a Deus porque vocês, que antes eram escravos do pecado, agora já obedecem de todo o coração às verdades que estão nos ensinamentos que receberam" (6:16-17).
Em resumo obedecer é: 
 "Acatar ordem ou orientação (Jr 42:6; Rm 6:16,17)."

No texto que lemos no Antigo Testamento mostra que a obediência à vontade de Deus traz bênçãos para a vida de todos os cristãos que se dispõe a obedecer a voz do Senhor.

1. A obediência produz força - v. 8


Aprendemos que a caminha cristã não é tão fácil como gostaríamos, exige muita dedicação, exige disciplina, exige vida de oração, exige renúncia, exige conhecimento da palavra, exige força para receber as promessas.

Deus não desampara os seus filhos, mas Ele exige obediências. Quando obedecemos a sua vontade Ele fortalece a nossa fé. Ele nos dar a força necessária para vencermos as adversidades que naturalmente surgem no caminho para a terra prometida. Precisamos de força para entrar e possuir as promessas. Coloque sua esperança em Deus, desde agora e para sempre.
"Espere, ó Israel, no SENHOR, desde agora para todo sempre" (131:3).
Elimine os ruídos que lhe afastam de ouvir Deus! Tais como: A ansiedade, o medo, o estresse, a impaciência, a incerteza e o cansaço pode nos levar para longe de Deus e da sua vontade, portanto se você deseja se relacionar com Deus, descanse, tranquilize e fique calmo. Pare de lutar na sua própria força, não gerencie, deixe Deus levar sua vida!

2. A obediência produz vida longa - v. 9


Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer. Na verdade a morte é fruto da desobediência do homem, a desobediência produziu a separação entre nós e Deus. Ficamos como uma criança que se perde de seus pais num lugar estranho e cheio de pessoas, ficamos sujeito a todo tipo de risco, todo azar de ensinamentos. Quando seguimos todos os conselhos de nossos pais vivemos em segurança e evitamos muito sofrimentos para as nossas vidas.

3. A obediência produz trabalhos mais suaves - v. 10, 11


Quando estamos sob o cuidado de Deus e obedecemos as suas ordenanças Ele nos proporciona fardos mais suaves. Precisamos lutar? Sim. Precisamos conquistar nosso espaço na vida? Sim. Mas tenha certeza que se você está vivendo uma vida de dedicação ao Senhor Ele não permitirá que você receba algo maior do que você possa suportar. Veja o que diz o texto: 
"A terra que passais a possuir não é como a terra do Egito."
Você já não é mais escravo do pecado, agora você é filho de Deus. Deus opera em benefícios dos seus.

4. A obediência atrai o olhar de Deus sobre a sua vida - v. 12,13


Quando obedecemos a Deus, Ele dispõe sobre a nossa vida, cuidado especial todos os dias. Isso quer dizer que quando eu sou obediente a voz de Deus, Ele me guiará por caminhos que me levam em sua direção. Ainda que durante a minha trajetória eu tenha que enfrentar contratempos. Se você está fazendo a vontade dEle, Ele não permitirá que você seja derrotado.

Mas uma vez citando o salmo 23:4 
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo."
Quando alcançamos corações obedientes e passamos a obedecer atentamente a vontade de Deus. Ele abre os nossos olhos espirituais e passamos e enxergar o mundo de outra forma.

5. A obediência produz provisão divina em todo o tempo - v. 14,15


Deus sempre supre todas as necessidades de seus filhos, nada sai de seu controle o salmista Davi diz no salmo 23:1 
"O SENHOR é O meu pastor e nada me faltará".
Quando confiamos nas suas promessas e obedecemos aos seus mandamentos. Na carta aos Hebreus está escrito: 
"Portanto, Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproxima-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles" (7:25).
Quando nos aproximamos de Deus compreendemos nossas fraquezas reconhecemos nossos pecados e entendemos que é impossível sem Jesus Cristo alcançarmos a salvação eterna. Ele é a fonte de água viva que corre do trono da graça para alimentar nossa alma sedenta de Deus.

No livro de Gênesis tem uma passagem que ilustra muito bem a provisão de Deus num momento do desespero de Agar uma escrava Egípcia que vivia com Abraão... Quando parecia que não tinha mais solução para ela e seu filho Deus ouviu o clamor de Ismael e disse: 
"'Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.' Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz" (21:18,19).

Conclusão


Faça uma reflexão sobre a sua vida cristã. A obediência revela maturidade, fé, caráter e gera benefícios para toda vida na terra e para vida eterna. Vale a pena viver uma vida de obediência a Deus, para que tenhamos a segurança e a certeza de uma vida eterna com Ele.


A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário