Total de visualizações de página

sábado, 29 de abril de 2017

EVANGELISMO: A ARTE DE ATRAIR VIDAS PARA O REINO DE DEUS - 5


Neste último capítulo da série especial sobre Evangelismo, trago um panorama geral do assunto. O objetivo específico é nos preparar para o dia a dia na propagação do evangelho de Cristo, visto que Cristo não nos chamou apenas para sermos seus discípulos, mas sim para fazer discípulos, e sendo assim temos a responsabilidade de cumprir com o "ide" de Cristo. Porém para fazermos isto é necessário que estejamos devidamente preparados (Mateus 28:19,20).

Definição de Evangelho 


A palavra "evangelho" quer dizer "Boas novas" vem de duas palavras gregas 'eu', que traduzido quer dizer "bom", e 'angelia' que traduzido quer dizer "notícia", "mensagem" ou "novas", formando assim a palavra 'euangélia' que foi traduzido para "evangelho". 

O Senhor Jesus Cristo é e sempre será a essência do evangelho, Seu ministério terreno, seu sofrimento, sua vinda, sua morte e ressurreição deve ser sempre o conteúdo de nossa pregação, através do evangelho é que o homem conhece a salvação na pessoa de Jesus Cristo. Ele é a única resposta para este mundo que perece em consequência do pecado. 

O evangelho não é algo que surgiu de improviso, pois Deus na sua onisciência o havia prometido desde antes dos tempos dos séculos (Tito 1:2). A Bíblia diz que Deus o prometeu pelo seus profetas nas santas escrituras (Romanos 1:2), O evangelho de Cristo é a única mensagem que embora pregada há mais de dois mil anos continua nova a cada dia, e sempre está em eminência nos nossos corações. 

Tipos de Evangelismo 

Evangelismo em massa 


Chamamos de evangelismo em massa a pregação do evangelho feita a um grupo de pessoas, quer seja em uma casa, colégio, ao ar livre ou até mesmo nos templos. Este tipo de evangelismo requer um cuidado especial e uma prévia preparação, visto que vamos falar com diferentes pessoas ao mesmo tempo e a mensagem deverá atingir a todos sem afetar negativamente a nenhum dos ouvintes, Jesus nos deixou alguns exemplos de evangelismo em massa, (João 4:40, Mateus 4:23-25, Lucas 18:35-37, Marcos 4:1-14). 

Evangelismo Pessoal 


Evangelismo pessoal é buscar ganhar almas pessoalmente, Jesus nos deu este exemplo embora ele falasse muito a multidões, ele nunca perdeu a oportunidade de falar a alguém que dele se aproximasse. No evangelho de João, Jesus nos deixa vários exemplos de evangelismo pessoal, no capítulo 1 Ele pregou para André, no capítulo 3 Ele pregou para Nicodemos e no capítulo 4 Ele pregou para a mulher samaritana. 

Neste tipo de evangelismo embora pareça mais fácil, visto que, vamos falar a uma única pessoa devemos ficar atentos, pois pelo fato de estarmos a sós com a pessoa isto aumenta a possibilidade de questionamentos por parte da outra pessoa. Porém, esse tipo de evangelismo é de extrema importância, porque através dele conseguimos alcançar pessoas que jamais iriam a uma reunião evangélica. 

Evangelismo Estratégico 


O evangelismo estratégico é aquele que nos possibilita montar uma estratégia prévia. Este tipo de evangelismo se torna um pouco mais fácil porque conhecemos antecipadamente o tipo de pessoa ou publico com quem iremos falar. Por exemplo: se vamos evangelizar em um hospital podemos focar a nossa pregação em um texto bíblico onde fala de cura; em uma penitenciária falamos do Cristo que liberta e transforma; em um velório preguemos a ressurreição em Cristo, se há alguém que está passando por crise financeira podemos apresentar o Cristo provedor, se há alguém que esta na bonança mostraremos os perigos da autoconfiança no dinheiro e assim por diante. Além do mais, podemos nos trajar adequadamente e se for possível, preparar a apresentação de peças teatrais, ilustrações, e hinos adequados para a ocasião. 

Como entrar no assunto da Salvação? 


Com que palavras ou de que maneira podemos nos dirigir ao pecador, para iniciar o assunto da salvação? Há quatro fatores que determinam isto: 
  • a) O tempo disponível. 
  • b) O local. 
  • c) As circunstâncias. 
  • d) Os tipos de pessoas. 
A melhor maneira de entrar no assunto é praticando. O maior erro de todos é deixar passar a oportunidade e não tratar do assunto da salvação. Veremos um a um, os quatro fatores que determinam a entrada no assunto da salvação. 

  • a) O Tempo disponível: 
Quando há muito tempo – Havendo muito tempo, é mais interessante e proveitoso travar primeiro conhecimento e ganhar a confiança da pessoa antes de entrar no assunto. Isto levará pouco tempo. Seja como for, é bom atentar para Tiago 4:4

Quando há pouco tempo – Num transporte na cidade ou em situações semelhantes em que o tempo é reduzido, provavelmente não veremos a pessoa outra vez, o melhor é entrar logo no assunto. Ás vezes o próprio pecador ao mencionar um acontecimento, fornece o tema para entrada no assunto. É melhor entrar no assunto assim – de modo natural – do que darmos origem. 

Quando a um mínimo de tempo – Em situações em que não é possível falar senão algumas palavras, pode-se dar início ao assunto por meio de um folheto, jornal ou porções da palavra de Deus. Quantos têm sido salvos por meio da pagina impressa, e, de modo especial as Escrituras? Os folhetos deverão levar o carimbo de sua igreja. 

É evidente que qualquer desses fatos é preciso estar em espírito de oração e também na direção do Espírito Santo. Deus tem interesse nesse tipo de trabalho e nos conduzirá devidamente. Nunca devemos perder a oportunidade, mesmo tendo o mínimo de tempo. 
  • b) O Local: 
Exemplos: 

Passando próximos a festas e outros locais de diversão. Mostrar que a vida aqui é passageira e que breve estaremos na presença do nosso Criador. O mundo passa e seus prazeres também. Ao findar a vida aqui, iremos prestar contas a Deus. O gozo terrestre é efêmero. Textos Eclesiastes 11:9, Romanos 14:12, 1 João 2:15-17

➽ Num hospital ou local semelhante. Podemos entrar no assunto falando do Médico Divino que cura a doença da alma – o pecado, pior sem comparação a doença do corpo. Mostrar que o preço dessa cura, Ele já pagou por nós. Textos Isaías 53:5; Mateus 6:33, Lucas 5:17-26

➽ Na Igreja, na hora do culto. Podemos convidar, conduzir á frente etc..., numa hora dessa devemos ter toda prudência para não perturbar o culto nem o pregador. Uma pergunta muito costumeira é: "Você já recebeu a Jesus como seu Salvador?" Nunca se deve perguntar. "Você já é crente?" Uma pessoa pode ser crente em vários sentidos. 

Outra coisa que podemos fazer no culto é orar pelo pregador e pelos pecadores para que Deus opere em ambos. Na hora do apelo, muitos não tem a coragem de manifestar-se apesar de sentirem a chamada de Deus para a salvação. Numa hora dessa Deus pode guiar-nos a tais pessoas e ajudá-las, assim como dirigiu o evangelista Filipe na entrada deserta de Gaza. Para que Deus nos use assim, é preciso estarmos conforme Isaías 6:8b
  • c) As circunstâncias: 
As circunstâncias e fatos do momento a nossa volta, servem para introduzir o assunto da salvação. 

➽ A natureza em redor, isto é, montanhas, mar, céus. Podemos começar declarando que Deus fez isso para sua glória e o bem do homem. Textos Gênesis 26:26,27; Salmos 19:1

➽ A falta de tempo que todo mundo reclama. Podemos começar declarando que Deus deve ter toda prioridade no nosso tempo e que o assunto da salvação não deve ser adiado, porque quando Ele nos chama para a outra vida, não podemos dizer não. Textos Amos 4:12; Mateus. 25:10-12

➽ Se o assunto é o espantoso progresso da ciência, podemos começar dizendo que isto é sinal do fim dos tempos, segundo a Palavra de Deus. Textos Daniel 12:4; Lucas 21:11

➽ As catástrofes que acontecem cada vez mais amiúde aqui e ali, como tufões, inundações, terremotos, epidemias etc..., também são sinais do fim e avisos de Deus dado o aumento do pecado na face da terra. Texto Joel 1:2

➽ O estado de tensão, guerra fria (e quente), inquietação, levante, greves tumultos pelo mundo afora. Perigo de guerra atômica e suas consequências imprevisíveis. Podemos falar de Jesus, o abrigo seguro é eterno contra todos os perigos e incertezas. Textos Sl 91; 94:22, 121; Jo 14:1

➽ Em ambientes de tristezas ou dificuldades. Podemos afirma que para os fieis do Senhor, isso breve findará e entrarão no gozo eterno com o mesmo Senhor. Textos Apocalipse 7:15-17; Rm 8:18-23

➽ Num caso de morte ou falecimento. Podemos afirmar que para os que estão em Cristo, a morte é o outro lado da vida – e da vida melhor. Textos Lc 16:22,23, Jo 19:25,26, Filipenses 1

➽ Um caso de morte repentina, inesperada. Podemos falar sobre a necessidade de estar preparado para encontrar o nosso Criador a qualquer instante. Textos Am 4:12, Mt 25:10, Lc 12:20

➽ Se o assunto é política em geral, podemos falar do Rei dos reis e Senhor dos senhores, que em breve reinará com justiça e paz perfeita. Textos Jeremias 23:5; Lc 1:32,33

Os tipos de pessoas que vamos evangelizar 


São basicamente dois os tipos ou classes de pessoas com quem havemos de tratar: os não crentes e os desviados. 

  • Não Crentes: 
Os que não conhecem o Evangelho. As vezes são pessoas sinceras, brandas, gentis, mais fáceis de evangelizar e que sinceramente desejam ser salvas, para essas pessoas podemos usar o plano da Salvação. Textos Isaías 55:6; Hebreus 7:25; Jo 7:37

Se são pessoas indiferentes, desapercebidas, desinteressadas, cheias de desculpas, zombeteiras, religiosas, ou contrária a religião, podemos começar mostrando-lhes que a vida pecaminosa conduz a condenação eterna. Textos: Rm 6:23; Ap 21:8, porém, que Deus as ama apesar de seus pecados. 

Milhões de descrentes fogem do Evangelho porque ficam convencidos que Deus não os ama, antes o odeia. Sabemos que isso procede do diabo. Se qualquer ser humano perguntar "Deus me ama?" Deus responde apontando para seu filho morrendo no calvário por todo mundo. Textos: Jo 3:16; Rm 5:8

Os que conhecem o Evangelho. Isto é, conhecem, mas não são e/ou estão salvos. São os simpatizantes, frequentadores de igrejas; os que têm o Evangelho apenas como uma religião e nada mais. São crentes nominais. Precisam levar a sério Lc 13:3; At 3:19. Neste grupo estão filhos de crentes bem como pessoas nascida e criada em ambiente ou lar cristão, mas não são nascidos de novo. Não sabem se são salvos. Sabeis vós se estais salvo mesmo (1 Jo 5:19)? 

Para tratar com pessoas assim que conhece o Evangelho mais não é convertida, é mais interessante fazer primeiro amizade com ela e ganhar sua simpatia, e então, com intimidade falar da salvação de sua alma. 

  • Os Desviados: 
Quanto aos desviados, eles se dividem em duas classes (e são incomparavelmente mais difíceis de evangelizar, pois não raramente criam dentro de si uma resistência enorme e, como em muitos casos já conhecedoras da Palavra e até tiveram uma experiência com Deus, se tornam extremamente arrogantes): 

1ª Classe – compreende os que têm saudades desejam voltar, oram e ficam comovidos quando lhes fala a Palavra de Deus, enfim, continuam com a mensagem do Evangelho no coração. Nesse grupo estão os melindrados, queixosos, feridos, escandalizados, para os quais necessitamos muita graça, tato e paciência para tratar com os mesmos. Vide Provérbios 18:19. Para desviados como os acima descritos podem mostrar. 

a) O caminho de volta para Deus em Is 55:7; 2 Crônicas 7:14
b) O Grande amor de Deus para com os desviados, Lc 15:32

2ª Classe – compreende os indiferentes, insensíveis, blasfemos, apostatas. Para esses, só a misericórdia de Deus. Podemos falar-lhes perguntando: Que falta você encontrou em Deus para abandoná-lO (1 Reis 11:9)? Em que tempo você vivia mais feliz: quando servia a Deus ou agora, quando O abandonou (Sl 1:1; 119:1). 

Podemos também mostrar-lhes que: 

a) A Ira de Deus é contra os que voltam atrás (1 Rs 11:9). 
b) Não desprezem os avisos solenes de Deus (Am 4:11,12). 

Um exemplo de evangelismo bem sucedido 


No tópico a seguir veremos passo a passo um exemplo de evangelismo bem sucedido realizado pelo próprio Jesus, o grande mestre dos evangelistas, trata-se do texto onde ele evangeliza a mulher samaritana (Jo 4:1-30). 

➽ 1º. Jesus foi até onde estava a mulher Samaritana 

Este deve ser o primeiro passo para o evangelismo, devemos ir onde esta o pecador e não apenas esperar que ele venha a nós. 

➽2º. Jesus abriu mão de seu horário de almoço para evangelizar 

As vezes precisamos fazer como Jesus, abrir mão de nosso próprio interesse para atender a necessidade de alguém, ou resgatar uma vida da mão de satanás. 

➽ 3º. Jesus quebrou pelo menos dois paradigmas 

Jesus quebrou dois tabus, o primeiro de estar a sós conversando com uma mulher (tal atitude era um verdadeiro escândalo para os padrões morais e culturais da época), e outro de estar conversando com uma samaritana (se quiser mais detalhe leia o artigo que escrevi ➫ aqui), o que mostra que devemos pregar o evangelho a todos, sem preconceito. 

➽ 4º. Ele partiu de assunto de interesse comum a ela 

Um dos grandes segredos do evangelismo pessoal é iniciarmos a conversa com um assunto que seja de interesse do pecador, Pois isto nos identificará com ele deixando-o mais à-vontade para o diálogo. 

➽ 5º. Ele não acusou a mulher por seus pecados 

Jesus embora sabendo que se tratava de uma mulher pecadora que vivia com um homem que não era seu marido, ele não condenou-a, mas fez com que ela mesma se sentisse acusada pelo seu pecados; não devemos acusar o pecador pelos seus pecados, mas fazer com que ele mesmo entenda que é pecador e carece de um redentor (Jo 3:17

➽ 6º. Jesus foi sozinho ao encontro dela 

Jesus aproveitou o momento em que seus discípulos foram a cidade comprar comida para ir ao encontro da mulher. Existe situações em que precisamos ir sozinhos, pois as pessoas que estão ao nosso lado nem sempre estão preparadas para entender o trabalhar de Deus (2 Re 4:33

➽ 7º. Ele pediu água à mulher samaritana 

Quando vamos evangelizar alguém, o primeiro passo é tentar nos identificar com essa pessoa, mostrando a ela que como ser humano somos igual a ela, ou seja, portadores das mesmas necessidades e sujeito as mesmas paixões. 

➽ 8º. Jesus colocou uma interrogação na cabeça daquela mulher 

Quando Jesus disse que tinha uma água que quem dela bebesse nunca mais sentiria sede, ele deixou uma grande interrogação e curiosidade na mente daquela mulher, as vezes, é necessário usarmos esta tática para fazermos o pecador parar para refletir sobre o que falamos. 

➽ 9º. Jesus não desviou o foco do assunto em momento algum 

Embora aquela mulher tenha tentado por diversas vezes desviar o rumo da conversa, Jesus não permitiu que isto acontecesse. Este é um ponto importante no evangelismo, não permitir que o foco da conversa se desvie a ponto de nos esquecermos do nosso principal objetivo que é evangelizar, porém precisamos ser flexíveis para não sermos indelicados. 

➽ 10º. Jesus ganhou a alma daquela mulher 

No versículo 42 a mulher confessa a Cristo como salvador, este é o principal objetivo de um evangelismo, fazer com que o pecador reconheça a Cristo com o seu salvador pessoal. 

Locais adequados e inadequados para evangelizar 


É bem verdade que a Bíblia diz que devemos pregar o evangelho a tempo e fora de tempo. No entanto devemos tomar cuidado para não nos tornarmos inconvenientes fazendo com que o pecador passe a ter rejeição por cristãos, ou até mesmo se sinta incomodado com a nossa presença.

Existem hoje milhares de pessoas que odeiam crentes (evangélicos) devido a falta de sabedoria de alguns irmãos que não souberam a hora e nem a forma de pregar o evangelho. 

Lugares propícios para evangelizar 

  • a) Nos cultos 
Nos cultos, na hora do apelo é um bom momento para você auxiliar a alguém que já se encontra impactado pela pregação da palavra ajudando ele a tomar uma decisão. porem isto deve ser feito com muita cautela para não atrapalhar o culto que está acontecendo neste momento. 

  • b) Nos lares 
O evangelismo nos lares pode ser feito de duas maneiras, através de um culto doméstico ou de uma simples visita, Este tipo de evangelismo é importante pois possibilita nos aproximarmos da pessoa e ter uma visão mas ampla de eventuais dificuldades que esta pessoa ou família possa estar passando, e na medida do possível poder ajudá-los, porém precisamos estar atentos a dia e hora para não sermos inconvenientes em nossa visita. Por exemplo: evitar chegar em horários de almoço, jantar, café da manhã, cedo ou tarde demais. 

  • c) No trabalho 
O nosso trabalho é um excelente lugar para evangelizar uma vez que ali formamos um forte ciclo de amizade, mas cabe-nos saber a hora certa de fazer isto, afim de não interferir na produção da empresa, e nem prejudicar ao colega de trabalho; o horário mais propício para isto é o horário de almoço ou no término do expediente, onde não infligimos as regras da empresa.

Até mesmo por uma questão de ética, Jesus quando foi evangelizar a Pedro e os demais discípulos esperou o momento em que estavam lavando as redes, ou seja no fim da pesca (Lc 5:1-11), porém a Mateus ele chamou enquanto trabalhava (Mt 9:9). 

  • d) No transporte 
Um excelente lugar e momento para a prática do evangelismo pessoal é durante uma viagem, seja ela de trem, ônibus, avião, táxi, carona e etc..., pois trata-se de um momento onde as pessoas normalmente estão desocupadas e dispostas a ler e ouvir alguma coisa, no entanto precisamos ter cuidado para não sermos importuno e nem inconvenientes, se não tivermos argumento para iniciar uma conversa, a entrega de um folheto pode ser uma boa sugestão. 

  • e) Nos hospitais 
O hospital é um lugar bastante propício para evangelizar, pois é um lugar onde encontramos pessoas fragilizadas e abatidas por algum tipo de enfermidade, ou acompanhando alguém que se encontra nesta situação, Este é um momento que todo ser humano para pra refletir no valor da vida, e cabe a nós apresentarmos Jesus como a solução, lembrando que devemos tomar cuidado para não incomodar ao doente e estar atenta a regra do hospital. Um texto bíblico bem sugestivo para este momento são as passagens onde mostram Jesus curando enfermos. 

  • f) Nas penitenciárias 
Os presídios também são lugares bem propícios para o evangelismo tanto pessoal, como em massa, porém por ser um lugar carregado de espíritos malignos devemos estar espiritualmente preparados para enfrentar este desafio. Devemos lembrar que, conforme mostra as estatísticas, 70% da população carcerária são eis crentes ou filhos de crentes, sendo assim uma mensagem voltada para libertação e restituição sempre trará um resultado positivo, porém é um local onde nosso testemunho precisa falar mais alto que nossas palavras, exemplo At 16:25-32

Locais onde devemos evitar pregar o evangelho 

  • a) Na empresa, durante o horário de trabalho 
No trabalho a melhor maneira de se pregar o evangelho é através da prática do evangelho, ou seja, com um bom testemunho. 
  • b) Na escola durante a aula, enquanto o professor está ensinando 
Não há nada que justifique alguém tentar interromper uma aula para pregar, a não ser quando isso possa ser feito sem que comprometa o andamento da aula, atrapalhe o professor ou incomode os colegas de classe. 
  • c) Para a caixa do banco, enquanto a fila espera
Por motivos óbvios de bom senso que dispensa maiores detalhes aqui.
  • d) Dentro do bar, onde todos estão bêbados (ou em meio a pessoas drogadas) 
Quando as pessoas estão sob o efeito dessas substâncias elas não têm noção do que ouvem. Nesse caso não adianta tentar espiritualizar ou forçar uma situação. O uso de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes alteram a condição de raciocínio do indivíduo. 
  • e) Dentro de um templo religioso, onde se adora a outros deuses 
No Brasil temos a liberdade de culto que é defendida pela Constituição. "Invadir" o ambiente de culto de outrem é, além de um enorme desrespeito, um crime.
  • f) Para um guarda ou vigia, no exercício da função 
Tais funções exigem concentração e atenção, portanto, não é recomendável que estes profissionais sejam importunados em seus ambientes de trabalho. Além do que, se for realmente um bom profissional, irá ignorar completamente. Demônio? Não, desconfiômetro!
  • g) Para um motorista, maquinista ou piloto, enquanto conduzem um veículo 
Idem acima.
  • h) Para alguém que já afirmou várias vezes, e não quer ouvir 
É perda de tempo e se tem uma coisa que não temos a perder é tempo.

Textos bíblicos para confrontar desculpas do pecador 


  • a) Hoje não: 
* Escolhei hoje (Josué 24:15). 
* Agora é o tempo aceitável (2 Coríntios 6:2
* Buscai ao Senhor enquanto se pode achar (Is 55:6
* Louco! Esta noite pedirão a sua alma (Levítico 12:19,20) 
  • b) É tarde demais: 
* Convertendo-se, o ímpio viverá (Ezequiel 33:19
* O que vem a mim, não lançarei fora... (Jo 16:37) 
* Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Romanos 10:13
  • c) Não consigo entender, são muitos mistérios:
* As coisas ocultas pertencem a Deus (Deuteronômio 29:29
* O que eu faço não sabes agora, mas saberás depois (Jo 13:7
* Não nos compete saber (Atos 1:7
* Agora vemos por um espelho obscuro (1 Co 13:12
  • d) Não necessito de um salvador:
* Quem não crê, já esta condenado (Jo 3:18
* Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3:23
* O salário do pecado é a morte (Rm 6:23
  • e) Deus é amor e não deixará que eu me perca:
* Lançai para fora nas trevas exteriores (Mt 22:13
* Se não nos arrependermos seremos destruídos (Lc 13:3
* Então lhes direi apartai-vos de mim malditos... (Mt 25:41
  • f) Há muitos hipócritas nas igrejas:
* Não julgueis para não ser julgado (Mt 7:1
* Cada um dará conta de si mesmo (Rm 14:12
* Devemos amar a todos (1 Pedro 4:8
  • g) Terei muitas perdas para segui-lo:
* Que darei eu ao Senhor? (Salmos 116:12
* De que adianta ganhar o mundo todo (Mc 8:36
* Ninguém há que tenha deixado..., e não receba (Lc 18:29,30
  • h) Não posso deixar os meus amigos:
* Não seguirás a multidão para o mau... (Êx 23:2
* Anda com os sábios, e serás sábio (Pv 13:20
* As más companhias, corrompem os bons costumes (1 Co 15:33
  • i) Serei muito perseguido:
* Há benção na perseguição (Mt 5:11
* A perseguição resultará em uma coroa (Ap 2:10
* É bem-aventurado aquele que é perseguido (Tg 1:12
* A perseguição nos torna fortes (2 Co 12:10)

Conclusão


Aqui finalizo essa série especial sobre Evangelismo sem, entretanto, ter a presunção e/ou a pretensão de considerar o assunto esgotado, uma vez que esse é o principal e, portanto, mais abrangente e importante tema do cristianismo. Válido lembrar que apesar de ser imprescindível um preparo, Evangelismo é prático e só a prática nos trará experiência e vivência com esse mandamento do Senhor Jesus que ecoa nos ares, até que Ele volte para nos buscar.
  • Se você perdeu alguma postagem da série, eis os links na sequência:

A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

2 comentários:

  1. Gabriela Inacio de Oliveira8 de maio de 2017 às 13:40

    mt bom pretendo continuar estudando,meditando,pois DEUS tem mt mais a nos falar

    ResponderExcluir
  2. Louco! Esta noite pedirão a sua alma (Levítico 12:19,20)

    Bom dia graça e paz. Esta regência acima está em Lucas 12:19,20, e não em Levíticos meu amado irmão.

    Um conteúdo maravilhoso para se aprender e ensinar sobre evangelismo, Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir