Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de abril de 2017

VOCÊ É ABENÇOADO?

"A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores" (Provérbios 10:22).
Hoje gostaria de compartilhar uma palavra que tem me renovado e tenho declarado todo dia em minha vida. Fico vendo que no meio Cristão há sempre uma disputa para ver quem é mais "poderoso", são igrejas contra igrejas, cristãos contra cristãos, e sempre aparentemente parece que a vida de um cristão ao invés de viver na benção de Deus vive continuamente numa constante dor. 

Não é raro você ver cristãos falando sobre "levantes de satanás" na vida dele ou da família. De igrejas falando que estão passando pelo deserto e pela prova, aliás, se tornou normal nos púlpitos justificar através das palavras sobre a luta do cristão e a esperança de um dia melhor. Quantas vezes ouvimos homens de Deus usando a própria Palavra para justificar seu momento de sofrimento.


Qual o seu conceito de benção?


Então eu pergunto aonde há a benção do Senhor em tudo isto? Se a benção de Deus nos enriquece então por que o Cristão perece? Primeiro que enriquecer não significa somente dinheiro, mas aumentar coisas boas em sua vida. A plenitude da benção de Deus é aquela que traz alegria, paz, longanimidade, bonança, na minha alma, no meu espírito e no meu corpo físico. Só que queremos que a benção de Deus só nos enriqueça nas questões materiais, e Deus trabalha no sobrenatural. 

A palavra de Deus relata que a benção de Deus é recalcada, sacudida e transbordante então preciso crer que a benção de Deus é para fortalecer meu espírito restaurar a minha alma e por consequência transbordará para meu corpo e para a minha vida. Quando luto tanto para concretizar uma benção ela se tornará uma maldição e uma dor que carregarei para a vida toda. 

Veja Abraão quis fazer com sua própria força concretizar a promessa de ter um filho e foi uma dor e culpa que Abraão teve carregar para a vida toda. Um dia orando ao Senhor ele ministrou algo tão precioso que foi que o maior milagre que pode acontecer na vida de um ser humano não é a cura de uma enfermidade física, ou a cura de uma enfermidade da alma, ou uma libertação de uma pessoa cativa pelo pecado, ou a ressurreição de uma pessoa. 

Mas o maior milagre que um ser humano pode ter em sua vida é conhecer, compreender e praticar a vontade do Senhor, pois a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável. Se não vivemos isto dia após dia será acrescentado novas dores em nossas vidas. Quero declarar sobre a tua vida que a benção somente do Senhor Deus vivo te enriquecerá e ela não acrescentará dores. A unção e a graça de Deus sobre tua vida não é para você retroceder, mas é para prosperar em Cristo Jesus.

O texto diz que a benção do Senhor (Deus) enriquece e não traz dor. Mas o que isso significa? Que benção é essa? A que riqueza e dor o texto se refere?

Quando se fala em riqueza a tendência é pensar em dinheiro. Tudo bem que um dos significados de riqueza é abundância de bens materiais, mas a questão aqui vai muito além.

Ter a bênção de Deus é muito mais que ter bens materiais. Ter a benção de Deus é ter graça, ou seja, favor imerecido. A bênção de Deus pode tornar uma pessoa rica em saúde, paz, bons relacionamentos, sabedoria, discernimento e bens materiais também. Mas apesar disso algumas pessoas tem a visão equivocada de que ser de Deus, ou servir a Deus é algo que traz peso e dor. Como se Deus quisesse o mal de alguém não é?!

A dor, além de ser física, é também a dor na alma, no caráter, nas emoções, nos relacionamentos, na falta de perdão. A benção de Deus tem capacidade de romper esses sentimentos e te fazer uma benção!

Benção: a ótica de Deus X a ótica humana


Quando Deus abençoa um homem tornando-o rico, Ele também dá contentamento, felicidade e paz, o que resulta numa benção dobrada! De forma geral, a riqueza traz consigo uma medida de medo, ganância, culpa, entesouramento, trabalho, orgulho, vaidade ou preocupação. A riqueza pode trazer mais aborrecimentos do que coisas boas! Mas o abençoado Deus do céu é capaz de dar riquezas sem as aflições que as acompanham!

Somente os loucos imaginam que as riquezas não têm aflições. Além do livro de Provérbios, Salomão escreveu outros livros e dentre esses um de filosofia inspirada da vida, chamado Eclesiastes, no qual ele registra as dores e as aflições das riquezas (2:17-23; 4:4-8; 5:10-17; 6:1,2). Ele chamou de doença e de enfermidade os problemas dos ricos e ele disse que essa condição triste era muito comum.

Leia as sábias comparações deste rei rico (Pv 15:16,17; Ec 4:6). A pobreza pode ser melhor do que a riqueza!

Os homens ricos temem perder as suas riquezas: têm concorrentes com que se preocupar - a inclinação ao consumo lhes tira os lucros; sabem que a boa vida termina com a morte; têm mais medo dos fiscais do que do ladrão; e só pensar no fato de que seus tolos herdeiros irão dispor dos seus bens lhes causa horror. Fatores semelhantes se aplicam à ganância, culpa, entesouramento, trabalho, orgulho, vaidade e preocupação.

A maior parte dos homens que conseguem se enriquecer é decorrente de tempo e de oportunidade - não de diligência, habilidade, força ou sabedoria (Ec 9:11). É claro que Deus controla o tempo e a oportunidade (Pv 16:33; Ec 7:14). Alguns homens são amaldiçoados com riquezas. Faraó é um grande exemplo disso (Êxodo 9:16). E a riqueza é chamada de prosperidade dos tolos, e quando Deus abençoa um tolo com riquezas Ele o faz para enganar a outros tolos (Pv 1:32).

Promoções nos empregos vêm de Deus (Salmo 75:6,7). Quando Deus dá riquezas como sendo uma benção para um homem, Ele é suficientemente bom para também dar a esse homem os dons espirituais do contentamento, da felicidade, da generosidade e a segurança de sua riqueza (Ec 2:24-26; 3:13; 5:18-19). Tais homens não dependem de suas riquezas, e eles continuariam sendo felizes se tudo fosse embora. Na realidade, esses homens espalham com alegria a sua prosperidade repartindo-o com os pobres (1 Timóteo 6:17-19).

Que lição podemos extrair? O esforço humano sem a benção de Deus não funciona (Sl 127:1). Riquezas trazem tristezas, por isso é perigoso desejá-las (1 Tm 6:6-10). A única riqueza que você deve desejar é a benção de Deus, pois com ela Ele vem a paz e o contentamento (Ec 5:19). Uma vida feliz e de sucesso exige outros fatores além das riquezas (Pv 16:16; 17:1; 28:6). Enquanto o rico come o pão das aflições, o homem justo dorme docemente (Sl 127:2; Ec 5:12).

Conclusão


Seguir os princípios bíblicos é a decisão mais acertada que alguém pode tomar. Seguir a Deus nada mais é que entender o que a Bíblia diz a nosso respeito e colocar o entendimento em prática. Isso não é ser religioso ou seguir religião, mas sim um estilo de vida.

Creia no que a Bíblia diz a seu respeito, afinal ela foi escrita pra mim e pra você, e ouse romper a barreira da incredulidade e dos conceitos pré-concebidos a respeitos de Deus e da Bíblia e vida uma vida de bênçãos e sem dores. Nós (eu e você) temos a vitória que vence o mundo: a nossa fé em Jesus Cristo.

A Deus toda a glória.
Fique sempre atualizado! 

Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

2 comentários:

  1. Como sempre muito esclarecedor! Desbanca essa falsa e deturpada teologia da prosperidade que prega a nossa melhor vida aqui e agora.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua participação Carol. Mas é isso mesmo o que temos visto nos últimos tempos nos círculos evangélicos. Uma verdadeira inversão de valores onde as pessoas não são mais valorizadas por suas qualidades espirituais, mas sim por suas posses materiais, suas contas bancárias, suas conquistas pessoais... Imagino que essas pessoas desconhecem ou, se conhecem, ignoram completamente as recomendações do Mestre Jesus quanto a não ajuntarmos tesouros aqui na terra. Não faço apologia da miséria, mas repudio com veemência essa famigerada Teologia da Prosperidade, que considero um câncer que tem se alastrado no meio evangélico e vitimado muitas pessoas.

    Não deixe de continuar registrando sua opinião. Sua participação é muito importante para mim e um incentivo a continuar buscando cada vez mais temas para a atualização do blog. Um super abraço.

    ResponderExcluir