Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PERSONALIDADE RELIGIOSA - AIMEE SEMPLE MCPHERSON

Aimee Semple McPherson (1890-1944), também conhecida como Irmã Aimee, foi uma canadense Pentecostal, Missionária, Evangelista, Fundadora da Foursquare Gospel Church (Igreja do Evangelho Quadrangular); e Pioneira do evangelismo midiático através de Radiodifusão.

A História


McPherson nasceu em uma fazenda no dia 9 de Outubro de 1890 em Salford, na Província de Ontario, no Canadá, e recebeu o nome de Aimee Elizabeth Kennedy. Seus pais, Sr. James Kennedy e Sra. Mildred, eram fazendeiros e experimentaram o trabalho árduo das atividades rurais.

Eles eram Protestantes, o Sr. Kennedy era Metodista e a Sra. Mildred participava do Exército da Salvação. O avô materno de Aimee foi um líder no Salvation Army (Exército da Salvação) que foi fundado pelo pregador Metodista britânico Sr. William Booth (✰1829-✟1912).

O Salvation Army (Exército da Salvação) é uma denominação com princípios cristãos que mantém uma hierarquia e administração inspirados no regime militar, ou seja, obediência e disposição. Além do objetivo cristão espiritual, também focalizam a ajuda humanitária alcançando projeção entre as maiores instituições de caridade do mundo.

As influências dos pais de Aimee McPherson foram muito importantes durante a sua infância, no entanto, ela enfrentou dificuldades na adolescência, recebendo influências negativas provenientes de filmes e livros "seculares". Também foi impactada pela Teoria da Evolução de Charles Darwin (✰1809-✟1882). Quando oportunidades surgiam, ela interrogava seu pai: 
"Existe Deus? Como o senhor sabe de Sua existência?"

A conversão


As suas dificuldades acerca da Fé cristã foram superadas. Aimee Semple McPherson aceitou o Senhorio de Cristo e a Sua Palavra como Verdade para o objetivo dado por Deus às Escrituras - Salvação e Vida Eterna.
Robert James Semple.
1º Esposo de Aimee Semple McPherson.
Em 1907, conheceu o Sr. Robert James Semple que fora missionário Pentecostal na Irlanda. No ano de 1908, a Irmã Aimee casou com este missionário, mas uma fatalidade ocorreria, durante um serviço missionário com passagem pelos países da Europa e Ásia, desembarcaram em Hong Kong, aonde Robert Semple foi vitimado pela malária, falecendo em 19 de Agosto de 1910, deixando Aimee Semple viúva com apenas 19 anos de idade e grávida de seis meses. Depois que nasceu a filha do casal, Roberta Star Semple, mãe e filha voltaram para os Estados Unidos.
Harold Stewart McPherson.
2º Esposo de Aimee Semple McPherson.

Nos Estados Unidos, enquanto recuperava do seu luto, Aimee Semple começou a frequentar o Exército da Salvação juntamente com a sua mãe, e na cidade de Nova York conheceu o Sr. Harold Stewart McPherson que exercia funções contábeis. O casal foi unido em matrimônio no dia 5 de Maio de 1912. Em 1913 nasceu o filho do casal, Rolf Kennedy McPherson.

O Ministério


Aimee Semple McPherson sentia forte encargo pela pregação do evangelho. Regularmente, viajava com a sua mãe ajudando nas reuniões de avivamento realizadas pelo Exército da Salvação por todo os Estados Unidos. Tais viagens incomodavam o seu esposo, Sr. Harold McPherson que não cultivava vocação evangelística, ao contrário, suas atividades de contador mantinham suas atenções fixadas em problemas diários e "seculares". Depois de nove anos de casamento, em 1921, o seu esposo pediu o divórcio.

A Irmã Aimee sentiu as consequências do amor ao Evangelho de Cristo. O seu primeiro esposo faleceu em campanha missionária e o segundo esposo solicitou o divórcio porque ficava incomodado com a pregação do evangelho, mas ela olhou para a cruz de Cristo e continuou trilhando o caminho do cristão aos pés de Jesus.

Aimee Semple McPherson foi consolada pelo Senhor Jesus que através do Espírito Santo intensificou o seu encargo pelos povos. Os Estados Unidos começaram a desfrutar de reavivamentos, voltando para as Escrituras Sagradas e valorizando a vida espiritual guiada pelo Espírito Santo. McPherson ajudou a espalhar o fogo Pentecostal na América do Norte, sendo comum a condução de reuniões cristãs com aproximadamente 30.000 pessoas.

Base doutrinária


Influenciada pela doutrina Arminiana, seus sermões apresentavam um Deus amoroso com braço continuamente estendido em Cristo Jesus aos pecadores. A mensagem central de suas pregações era o arrependimento para a salvação. 

Rompeu barreiras raciais, valorizando todos os povos e nações. Suas ministrações alcançavam os pobres estadunidenses e imigrantes marginalizados, mas também influenciavam a elite americana, atingindo políticos e atores de Hollywood, inclusive, um desses atores, Harold Edwin Williams, aceitou a Jesus Cristo e abandonou os holofotes do cinema para servir à Cristo como missionário.

O seu ministério Pentecostal era recheado de milagres e curas de enfermidades físicas, psicológicas e espirituais. Aimee Semple McPherson não concordava com a manipulação de massas populares para benefícios próprios, assim, sempre solicitava para a Associação Médica Americana que investigasse as curas declaradas pelos fiéis. A Associação constatou que a maioria dos depoimentos declarados eram autênticos e maravilhosos.

Ela desejava construir um Centro de Evangelismo Interdenominacional que fosse um local útil para os irmãos cristãos Pentecostais e Tradicionais. 

O "Templo dos Anjos" e o "Evangelho Quadrangular"


No dia 1º de Janeiro de 1923, foi inaugurado o Angelus Temple. Aimee McPherson, com 32 anos, não desejava fundar uma denominação, mas servir ao Corpo de Cristo, ajudar todos os crentes em Jesus e alcançar os incrédulos.

Angelus Temple. (Ano 1923).
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
O Angelus Temple ficava lotado em suas reuniões cristãs. Era frequente cultos com mais de 5.000 pessoas. Espontaneamente surgiram serviços e ministérios, provocando o surgimento de uma organização que chamar-se-ia de Foursquare Gospel Church (Igreja do Evangelho Quadrangular).

Surgiram obreiros e pastores para ajudarem na organização. Objetivando o aperfeiçoamento intelectual e espiritual dos servos cristãos, foi idealizado uma instituição educacional para o serviço cristão denominada Life Bible College, o primeiro Instituto Bíblico Quadrangular. O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi invadido pelo Movimento Quadrangular e missionários foram enviados para vários países.
Bandeira Quadrangular
Aimee Semple McPherson promoveu a Bandeira Quadrangular que fora costurada em 1931, para que o sol sempre brilhasse sobre ela, porque "O Senhor é a nossa bandeira!" (Êxodo 17:15).

O significado das cores seguem a inspiração bíblica:
  • O Vermelho declara a salvação pelo sangue de Jesus;
  • O Amarelo demonstra o batismo com o Espírito Santo; 
O Azul mostra a cura que desce do alto, porque Jesus é o Grande Médico;
  • A púrpura é a cor da realeza, demonstrando que Jesus Cristo é o Rei que voltará;
  • No canto superior esquerdo da bandeira tem um Quadrado que significa que a Bíblia está aberta e acessível;
  •  O número 4 mostra o Evangelho Quadrangular;
  •  A cruz aponta o sacrifício de Jesus Cristo. As franjas amarelas nas laterais da bandeira mostram o espírito missionário, ou seja, o Evangelho Quadrangular envolvendo o mundo.
Tribos, povos, nações e línguas foram alcançados para o Evangelho Quadrangular declarando o slogan quadrangular: "Jesus Salva!; Batiza com o Espírito Santo!; Cura as Enfermidades!; e O Rei Jesus voltará!".
Símbolos Quadrangular.
A inspiração do nome Quadrangular (Foursquare) começou primeiramente com uma mensagem com o título Evangelho Quadrangular, pregada por Aimee Semple McPherson em Oakland, na Califórnia, em 1922. Ela apresentou os quatro aspectos da pessoa do Senhor Jesus: Salvador; Batizador no Espírito Santo; Grande Médico; e o Rei que voltará, que constituem os símbolos Quadrangular.

A mensagem do Evangelho Quadrangular foi retirada da profecia sobre o Messias no Velho Testamento contendo a visão do profeta Ezequiel, no Capítulo 1, chamado de "as quatro faces", bem como da encarnação e viver do Senhor Jesus retratado pelos Evangelhos no Novo Testamento.

Também foram utilizadas as passagens bíblicas sobre o Tabernáculo e suas medidas (Êxodo 37:25), o Templo de Jerusalém (Ezequiel 40:47) e da Cidade Celestial (Apocalipse 21:16). Concluímos que o nome "Quadrangular" foi inspirado totalmente na Bíblia e na pessoa de Jesus Cristo.

"Radioevangelismo"


Angelus Temple.
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
Irmã Aimee foi pioneira na utilização do poder midiático para promover a mensagem de Cristo. A rádio foi muito utilizada para a propagação da mensagem da cruz. Ela foi a primeira mulher a ministrar um sermão para multidões através da radiodifusão. Na década de 30, a sua voz era uma das mais conhecidas nos Estados Unidos.

Ela construiu uma estação de rádio KFSG e foram instaladas duas torres no cume do Angelus Temple, iniciando uma nova era nas pregações de Aimee Semple McPherson e suas mensagens alcançavam a Austrália e diversos países na África.

Naquela época as mulheres enfrentavam dificuldades nas sociedades em diversos países. O voto feminino era tabu em algumas sociedades. Comunidades religiosas eram lideradas pelos homens. Nesse contexto social, Aimee McPherson, percorria os Estados Unidos utilizando um veículo para a pregação do evangelho sob prisma Pentecostal, enfrentando as dificuldades herdadas da viúves do primeiro casamento e a discriminação do divórcio do segundo casamento, além dos seus filhos pequenos.

Os crentes do Movimento Quadrangular faziam um relógio de oração contínua de 24 horas. Um espaço do Angelus Temple foi destinado para a oração sem cessar, iniciando a intercessão pelas missões. A atividade recebeu o nome deTorre de Oração. Aimee Semple McPherson compilou uma Declaração de Fé e escreveu o Hino Oficial Quadrangular.

As atividades sociais também estavam presentes na vida de McPherson. Desde a sua meninice, ajudava os serviços de caridade da Igreja Metodista e posteriormente os serviços sociais do Exército da Salvação. O Angelus Temple contava com um Departamento de Assistência Social que alimentou e vestiu milhões de vítimas da 2ª Guerra Mundial.

Escândalos e polêmicas

O outro lado


Quando a história trata do pentecostalismo e suas vertentes, não faltam os registros (comprovados ou não, mas onde há fumaça...) de escândalos e polêmicas. Não é diferente na biografia de Aimee McPherson. O livro americano "The Dictionary Of Pentecostal and Charismatic Movements", a chama de "the most proeminent woman leader has produced to date". Em bom português, o livro a chama "a mais proeminente líder feminina, que o pentecostalismo produziu até hoje". E, pelo visto acima até aqui, isto é um fato inquestionável. 

Se Aimee Semple McPherson foi uma proeminência, um fenômeno religioso, isto nem o mais ateu dos homens, pode discutir. Do nada, ela fundou uma Igreja, com milhões de seguidores. Registros dão conta que o segundo casamento de foi um fracasso do começo ao fim. Mas com uma versão bem mais ácida. Segundo seus opositores, Aimee McPherson, era histérica, nervosa, negligente, preguiçosa. Além de tudo, teria traído o seu infeliz marido. Segundo eles, nenhum de seus biógrafos sabe quantas dezenas de amantes Aimee teve, enquanto o pobre Harold sofria até, enfim, pedir o divórcio em 1921 (ver o livro de Eve Simson, The Faith Healer, página 36). 

O  suposto sequestro


Em maio de 1926, Aimee McPherson deu para sumir por uns tempos. No mês seguinte, ela reapareceu no México, segundo a versão de seus opositores, inventando uma fábula, de que teria sido sequestrada. Ainda segundo eles, a verdade toda a fábula era para evitar que percebessem que ela havia tido uma tórrida paixão, com muito sexo, com um homem casado, chamado Kenneth Ormiston. O casal, inclusive, afirmam eles, já havia sido visto antes, numa viagem conjunta à Europa (sobre esta parte da vida de Aimee, ver os livros "The Vanishing Evangelist" , do autor Lately Thomas).

Segundo narrativa do livro, uma recepcionista de uma loja mostrou que Aimee e seu amante, estavam na cidade de Karmel, Califórnia. Aimee "curtia" o seu amante, ao tempo em que depois inventou à imprensa que estava sequestrada. Várias outras testemunhas mostraram terem visto, a aventuras extraconjugais de Aimee.

Enquanto isto, Aimee ia tendo cada vez mais seguidores. Um ano depois deste escândalo, Aimee começou a enrolar os seus cabelos, a usar joias, peles caras, usar vestidos curtos. Igualmente, bebia muito e em público, dançava, aproveitava a vida. Anos antes ela pregava contra tudo isto, garantindo o fogo do inferno a quem tivesse "tais pecados". Agora, praticava aos montes estes "terríveis pecados" (ver o livro "Least of all saints", autor:Robert Barh).

Em 1931, Aimee casou pela terceira vez. Desta vez o marido, se chamava David Hutton. De novo, veio divórcio desta vez em 1934. Menos de três anos de infeliz união. Aimee, casou já tendo um harém de homens. E virou ex- mulher de novo. No livro, já citado, de Robert Barh, tem uma foto de Aimee, com alguns de seus seguidores. Segundo descrição no livro 
"ela aparece caída de bêbada, no chão. Os seguidores, se acham 'batizados no espírito santo', também no chão".

O livro "Sister Aimee", página 221, do autor Epstein, mostra as pregações de Aimee. Diante de grandes multidões, ela pregava: 
"As suas desgraças serão destruídas. As suas doenças serão todas curadas. Basta apenas vocês acreditarem. Onde estiver o Espírito de Deus, ali estará a sua cura." 
Aimee afirmava que a cura era parte do evangelho.

Ainda segundo narrativa do livro, bastava ter muita fé e dar dinheiro a sua Igreja. Para se ter acesso às sessões de cura espiritual de Aimee, os crentes tinham que comprar um cartão e ali, ficar na linha de cura de Aimee. O livro "The Healing Question", do autor Arno Clemens Gaebelein, publicado em New York em 1925, editora Our Hope Publications, página 93, mostra um caso triste, envolvendo Aimee McPherson. O autor descreve o que disse ter visto:
"Uma jovem garota, usava um óculos. Uma das lentes era totalmente preta. Eu percebi que a menina era totalmente cega de um olho e quase cega do outro. Eu observei tudo o que ocorreu, sentado, bem perto de todo o ocorrido. 
Enquanto orações eram feitas para ela, a jovem menina, que parecia ter em torno de 11 anos de idade, chorou e contorceu-se toda. Em sua vontade de se curar, ela fazia todos os esforços, para ser curada. 
Ela deixou o altar e houve um clamor público, iniciado por um dos obreiros presentes, de que ela teria sido curada. Ela gesticulou, dando a impressão, que tinha sido curada. Uma hora depois, quando o culto pentecostal acabara, eu vi um grupo de mulheres agrupadas. 
De longe, naquele grupo, percebi a presença da garota 'curada'. Mandei minha esposa ver o que era e falar com a garota 'curada', caso fosse necessário. Ela achou a garota supostamente 'curada', caída no chão, chorando copiosamente, com as esperanças destruídas e o coração partido. 
Sua decepção era completa. Assim como a sua desilusão. A melhora da visão, que havia supostamente tido, no altar, tinha sumido totalmente." [Direito autoral já público.]
O autor Robert Barh, no livro "The Least of All Saints" (A Última de Todas as Santas), diz muito bem dos últimos anos de vida de Aimee. Segundo a narrativa dessa obra, Aimee ia aos poucos se viciando em drogas. Sua paixão por barbitúricos, se completava ao seu amor por homens na cama. 

Conflitos com a mãe


Amores à parte, ela tinha uma mãe. Ela se chamava Mildred (Minnie) Kennedy. A mãe ajudava a filha no milionário negócio evangélico. O "Angelus Temple" de Aimee era uma super mina de ouro em dinheiro. De fato, dividiam, mãe e filha o dinheiro arrecadado dos fiéis. Tanto dinheiro, que deu numa sucessão de brigas horríveis, entre mãe e filha. Já em 1927, Aimee demitiu sua mãe do cargo que exercia na Igreja do Evangelho Quadrangular. 

Depois, por um curto período de tempo, Mildred voltou à administrar coisas na Igreja, pois a filha havia feito uma série enorme de investimentos fracassados. Uma briga entre mãe e filha, teve como resultado Aimee quebrar o nariz da mãe com um forte soco (Ver página 296, da obra de Robert Barh, já citada). A ligação de mãe e filha terminava.

O dinheiro e os escândalos de Aimee não. Em 1937, Mildred, apoiada pela neta, Roberta, decidiu processar a filha Aimee. Não era a questão do nariz quebrado. O dinheiro era de novo o centro do processo. Aimee ganhou a questão. Se Aimee ganhava cada vez mais dinheiro, com seu imenso e crescente império religioso, não ganhava paz de espírito.

Cada vez mais, se entregava às drogas. Morreu de overdose de drogas em 1944. Deixou para a mãe a quantia de dez dólares, dizendo que caso ela contestasse isto, então não receberia nada.

A enfermidade e a morte


Aimee McPherson, durante uma campanha missionária no México, foi infectada com um bacilo que começou a prejudicar as paredes do seu sistema digestivo-intestinal. Em 1944 estava com problemas renais, mas seus familiares acreditavam que sua saúde estava melhorando.

Ela consumia medicamentos para combater a insônia, todavia, os problemas originados com o bacilo associados aos medicamentos que consumia para dormir, contribuíram para a sua morte em 1944, provocando uma overdose acidental. O legista declarou que os comprimidos para a insônia não provocariam a sua morte se não existisse a doença renal.

Conclusão


O seu filho, Rolf Kennedy McPherson (✰1913-✟2009), assumiu os trabalhos e direção da Igreja do Evangelho Quadrangular, ajudando no crescimento e estabilidade da denominação durante 44 anos até a sua aposentadoria em 1988.

O relatória anual de 2010 apontou 1.865 igrejas locais nos Estados Unidos e 66.154 igrejas locais espalhadas por 141 países, contando com 82.588 ministros e 8,7 milhões de fiéis que estão ouvindo que Jesus Salva!

Encerramos este artigo com um vídeo biográfico de Aimee Semple McPherson.


[Fonte: "Mulheres Pregadoras em Chamas - Descubra os segredos das grandes pregadoras para preparar e pregar mensagens com excelência e poder", Edino Melo, Editora Ferramenta (Brasil), Páginas 136]

Nenhum comentário:

Postar um comentário