Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A SÃ DOUTRINA - O NOVO OU VELHO, QUAL A SUA ESCOLHA? - 2

...Continuação...↷ 

Mandamentos, Doutrinas e Ordenanças 


Os mandamentos são formados por doutrinas e ordenanças e tem como objetivo trazer um novo estilo de vida, maneira de se viver e se comportar diante da sociedade, também trazendo uma forma de vida saudável, auxiliando, trazendo ajuda e beneficio para o homem desfrutar de uma vida melhor (Dt 15:5–11; 28:1–14).

Lugar 


Deus escolheu Israel, Deus escolheu este povo para ser o seu povo, a Palavra que temos - a Bíblia – veio deste povo, Patriarcas, Reis e Profetas, Apóstolos e discípulos todos judeus, Jesus judeu de nascimento, se fossemos escolher um lugar para adorar, lógico que seria Jerusalém em Israel, muitos questionam o lugar de adorar. 

No Velho Testamento Jerusalém era o lugar da adoração e hoje para muitos evangélicos Jerusalém é o lugar de adoração, para outros os montes é o lugar da adoração. 

No Novo Testamento não importa o lugar, o que importa é ser verdadeiro adorador, o verdadeiro adorador adora na igreja, nos montes, em Jerusalém, no ônibus, no trabalho na rua em casa em qualquer lugar, porque a adoração está dentro dele, no seu espírito (João 4:19–24; Pv 20:7).

Dia 


Hoje alguns fazem questão de dias, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo afinal qual é o melhor dia para adorar, para santificar o mais comentado é o sábado, mas entendemos pois o sábado é um dos dez mandamento, mas isto é Velho Testamento exclusivo para o povo judeu, no Novo Testamento não tem nenhum mandamento, doutrina ou ordenança a respeito do sábado para a igreja de Jesus na Terra, sábado no Novo Testamento é um dia comum para o povo gentio (Rm 14:5). 

Para a igreja do Senhor Jesus todos os dias é dia de adorar e santificar (Isaías 66:23; Neemias 9:6). O sábado foi um beneficio que Deus deu ao povo judeu, foi criado por causa do homem e não o homem por causa do sábado (Mc 2:23–27). No Velho Testamento o dia é santo ao Senhor, o dia tem que ser santificado. No Novo Testamento o homem é que tem que se santificar, o homem é que é santo ao Senhor (Hb 12:14, 1 Ts 4:3; 5:23; 1 Pd 1:16). 

Se alguém quer guardar o sábado que guarde, mas o sábado não poderá salvá-lo (Mt 12:1–8) se ele quer viver da lei que viva, se ele despreza a Graça, o Novo Testamento para viver do Velho Testamento isto é problema, e ele terá sérios problemas (Tg 2:10,11). Quem guarda o sábado não julgue quem não guarda, e quem não guarda o sábado não julgue o que guarda (Cl 2:16,17).

  • Festas não bíblicas 


Algumas festas que temos foram introduzidas no calendário pela igreja católica, mas nem por isto são necessariamente pecado ou heresia (Naum 1:15; Dt 16:10; João 7:37,38; 1 Co 5:8). Vejamos algumas que são motivo de polêmicas no meio cristão quanto à licitude ou não de suas comemorações:

Natal – Detalhes sobre esse assunto ➽ aqui.

Semana [chamada] Santa – Não vejo nenhum mal em comemorar a semana [chamada] santa, só vejo mal em comemorar com tristeza, a semana [chamada] santa tem que ser comemorada com alegria, pois é a semana em que se comemora o dia em que Jesus Cristo nos comprou com o seu sangue (1 Co 6:20; Cl 2:13–16) e também é o dia em que se comemora a vitória de Jesus na cruz sobre satanás (1 Co 1:18). 

Para nós os crentes em Jesus Cristo a semana [chamada] santa deveria ser uma semana em que todos os dias comemorássemos na igreja com cultos de adoração e muita alegria no Espírito Santo (Rm 14:17) festejando não com procissão à luz de velas ou carregando um Jesus morto na cruz, mas sim com evangelismo carregando um Jesus vivo, bem vivo ressuscitado dentro dos nossos corações, em nossas vidas (Lc 24:16; Mt 28:18–20; João 14:15–23).

Sobre as festas, concluímos que...


Temos tantas festas que não têm nada haver com a Bíblia, festas dos pais, festas das mães, festas de aniversário do pastor, festa de aniversário da igreja, porque então ficar se perguntando se é certo comemorar natal ou semana santa?(Isaías 29:11–16). 

Se não quiser comemorar, não comemore, contudo, deixe a liberdade de quem queira comemorar e não perca tempo com discussões tolas que absolutamente nada irá acrescentar ou ajudar na edificação do Reino de Deus (Cl 2:8).

  • Festas bíblicas 

Nós os cristãos evangélicos deveríamos, então ter mais atitude do que os de outros segmentos religiosos celebrando outras festas bíblicas. Por exemplo a festa de Pentecostes, que mal há em comemorar a festa de Pentecostes, que para os judeus é a festa da colheita (Dt 16:9–12)? Para os crentes esta festa começou no dia de Pentecoste João 4: 35; Atos 2.

Que mal a em comemorar o dia de Pentecoste, a colheita já começou, quantas pessoas aceitam Jesus todos os dias (Lc 15:7; Atos 2:3741)? Que mal há em comemorar o dia do Derramar do Espírito Santo, o dia em que Ele veio fazer morada no coração de cada crente (João 14:1523; 16:5–15; Atos 2:1–4; Ef 2:19–22)?

Esta festa é a festa que Deus fez exclusivamente para o povo crente, se tem um povo que merece fazer festa uma vez por ano comemorando a colheita, ou seja, o derramar do e a nova morada do Espírito Santo no coração de cada um, este povo é o povo cristão (Oseias 4:6a).

Páscoa – Comemorar a páscoa também não é heresia, pois a páscoa simboliza para os judeus o dia em que Deus os resgatou do Egito e das mãos do Faraó (Dt 16:1–3). Nós os cristãos temos muito mais motivo para comemorar a páscoa do que qualquer outra pessoa, pois Deus através do seu Filho Jesus nos resgatou do Egito (prefigura do mundo, no contexto de práticas contrárias à vontade de Deus) e das mãos de Faraó (prefigura de satanás – 1 Pd 2:9,10; João 3:14–16) comemorar como? Comendo pães asmos e ervas amargas? Claro que não, estes símbolos têm a ver com o contexto cultural e contextual da espiritualidade judaica. Comemoramos conforme as nossas tradições e o contexto de nossa realidade espiritual em Cristo.

Continua ➫ aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário