Total de visualizações de página

sábado, 18 de fevereiro de 2017

ISRAEL: AMAR, SIM; ODIAR OU IDOLATRAR, NÃO!


Quando tratamos de Israel, nos deparamos com o perigo de dois extremos. De um lado temos os que o odeiam devido ao conflito no Oriente Médio, árabe-israelense que é um dos temas que estão frequentemente nos noticiários pelas violentas disputas na Faixa de Gaza. Mas são tantos envolvidos neste conflito que, às vezes, não é fácil entender os motivos e repercussões das decisões de Israel e Palestina. Assim, a gente acaba ficando somente com o que nos é informado pela grande mídia. 

Do outro lado temos os que idolatram Israel ao ponto de tentar trazer sua cultura, seus rituais religiosos e seus costumes orientais aqui para o Ocidente, num esforço desnecessário de judaizar a igreja. Todos os anos renomados líderes evangélicos organizam suas caríssimas caravanas e luxuosíssimos cruzeiros marítimos à Terra Santa e não são poucos os que promovem a distribuição de variados badulaques afirmando que eles vieram de Israel e que, por isso, "têm poderes especiais". 

Mas, o desafio que temos é o de buscar o equilíbrio em meio a esses dois extremos. 

Nem de um lado... 


Ao vermos os noticiários propagados e anunciados pela mídia, de uma maneira geral, veremos que a dissenção no Oriente Médio é ainda notícia, em especial Israel. Esse minúsculo país é ofendido e oprimido por muitos naquela região e em outras, até mesmo no Ocidente. Cresce cada vez mais a ira do povo sobre aquela nação. Um dos motivos que fomentam essa ira sem motivo é, sem dúvida alguma, da campanha midiática em trazer Israel como sendo o vilão de tudo naquela região, alguns mais sensacionalistas atacam Israel como sendo o problema da humanidade. 

Entretanto quem está atento às Escrituras Sagradas e nelas medita dia e noite, sabe que a origem dessa ira mortal é satânica. Diante das informações que nos fornecem os meios de comunicação, cria-se uma pergunta: Por que devo amar a nação de Israel? Por que devo acreditar que eles, na verdade, são os "bonzinhos" da história, sendo que os telejornais, as revistas, os jornais, as rádios, os periódicos etc. e etc. pregam o contrário? 

O Israel de Deus 


O maior fator para o qual devemos atentar é bíblico. Quando o ser humano pecou e caiu em declínio, Deus preparou o plano de escape para a humanidade, plano esse que apontava para a salvação da humanidade através de Jesus Cristo. Todavia para que se cumprisse isso era necessário escolher um povo, uma terra, uma língua, uma cultura, para que Jesus fosse inserido na história terrena. O pacto entre Deus e Abraão, selou essa escolha. 

Deus escolheu Abraão para que dele descendesse o Cristo. Escolheu a terra de Canaã para ser a terra na qual ele deveria nascer e a cultura judia para ser a cultura na qual ele deveria ser criado. Deus poderia ter escolhido outro povo, porém escolheu esse. Esse é o principal fator para o qual nós devemos olhar. E é por essa fator, primeiramente, que devemos amar a nação de Israel. Haja vista ser de lá que o Salvador Jesus Cristo, Yeshua Hamashia, veio, ademais como diz o escritor Norberth Lieth: 
"Jesus nasceu judeu e morreu judeu". 
Talvez o leitor pense que só isso não basta, entretanto vale lembrar que esse Jesus, nada mais, nada menos, é o Salvador do mundo. Israel está nos planos de Deus para a salvação do mundo, e nós, essencialmente cristãos, devemos orar e amar essa nação. Pense um pouco, foi lá que Cristo viveu, foi lá que Cristo morreu, foi lá que Cristo deu a solução para nossos problemas. E o Cristo voltará em Israel e no milênio governará por Jerusalém, a paz virá de Israel. Tenho visto muitos cristãos caindo no golpe midiático e até alguns mal-dizendo Israel. Porém se formos a fundo nas informações, veremos que há grandes distorções.

...Nem do outro 


Os hebreus no Antigo Testamento eram conhecidos pela sua frequente queda diante da idolatria. Era talvez o pecado no qual eles mais incorriam. E os evangélicos, esquecendo o Novo Testamento e as doutrinas mais básicas do Cristianismo, estão caindo num novo tipo de idolatria: a idolatria de símbolos judaicos e do Estado secular de Israel. 

A arca da aliança está de volta, invadiu as igrejas evangélicas. Nosso povo tendente a superstição e preguiçoso para estudar, busca objetos sobre os quais possa apoiar sua fé. Isso é idolatria, e a idolatria é totalmente contrária ao culto em espírito e verdade que se espera dos cristãos. Isso sem falar na idolatria à outros símbolos judaicos, como a Menorah, o Shofar, e o culto à bandeira do estado secular de Israel, sendo que para nós cristãos, não existe mais judeu nem grego, todos são iguais diante de Deus. 

Vale mencionar também as excursões de evangélicos a Israel, muitas delas para participar de rituais de "fogueira santa", e banhar-se (e/ou batizar-se) no rio Jordão, como se suas águas fossem milagrosas, ou levar de lembrança um pouquinho de areia dos desertos. E claro, não se esqueçam do óleo ungido de Israel. 

Até quando vamos cair nos mesmos erros? Será que os evangélicos ainda não entenderam que nós cristãos estamos sob a graça e não mais sob a lei? Será que ainda não entenderam que não somos judeus? Ligar-se ao estado secular de Israel de alguma forma, mesmo corrompendo o evangelho de Jesus, tornou-se uma obsessão dos evangélicos, deve ter até algum fundo patológico, devem se achar inferiores por serem cristãos, querem ser judeus, ter status de judeus sem serem judeus de fato. 

Então meus caros, se é assim, abandonem o Cristianismo e abracem o Judaísmo, circuncidem-se e sigam todos os rituais judaicos, é melhor isso do que continuar essa palhaçada idólatra. Escolham o que vocês desejam ser, cristãos ou judeus, e sejam leais a essa escolha. Cristão adora a Deus em espírito e em verdade, não precisa de objetos, sejam quais forem. Será que não conseguimos enxergar que tudo isso visa é perverter ainda mais o Cristianismo? 

E não, não tenho nada contra judeus nem contra o Judaísmo, e essa idolatria evangélica de objetos judaicos, perverte também o verdadeiro Judaísmo, pelo menos no meu ponto de vista. 

Existe até um site de uma certa denominação que comercializa réplicas pequenas e grandes da arca da aliança a preço de ouro, a que ponto chegamos… 
"Agora a arca da aliança irá entrar, quando ela estiver entrando, vocês vão olhar para ela, se possível, tocar nela, e fazer um pedido, e Deus irá conceder o pedido que vocês fizerem." 
"Nesse momento eu estarei distribuindo réplicas da arca, vocês virão, só os que creem, e irão pegar a arca com a mão direita. Levarão a arca para casa, deixarão de hoje até amanhã num lugar específico. E amanhã vocês devolverão a arca com uma oferta a Deus."  
Uma réplica grande, de metal, da arca da aliança, pode ser levada pra casa, pela módica oferta de R$10.000,00. A réplica média, pede uma oferta de R$5.000,00, e a menor, uma oferta de R$1.000,00. 

Evidente que só podia mesmo ter interesse financeiro por trás disso, não é? Sempre quando existe distribuição de objetos de idolatria, há alguém ganhando dinheiro por trás. E ainda por cima esquecem que a oferta que agrada a Deus, é aquela feita com alegria e amor, não importando o valor, o que vale mesmo para Deus é a intenção do coração de quem está ofertando. E vender objetos para justificar ofertas suntuosas, é mercantilismo, os vendilhões do templo também voltaram. Quem será o primeiro a empunhar o chicote para expulsá-los? 

Mas o grande monumento a este extremo está na construção do chamado Templo de Salomão em 2014, na região do Brás em São Paulo, que dispensa comentários (quem quiser maiores detalhes clique aqui). 

Conclusão 


Quando disse no começo da postagem que a origem da ira sobre o povo escolhido é satânica, é pelo simples fato de que o inimigo de nossas almas deseja, desde o princípio, destruir Israel para que o Messias e seu plano salvífico seja aniquilado. Ele tentou destruir esse povo através das guerras registradas no Antigo Testamento. Por que? Porque ele não queria que o Messias viesse a terra salvar a humanidade. Ele tentou destruir Israel nos tempos pós-Cristo, entretanto Deus os tem guardado. Ele suscitou a ira e o anti-semitismo em Hitler para que este operasse a seu favor para que o Cristo não mais voltasse a terra em poder e grande glória para o derrotá-lo e estabelecer o seu Reino. 

Ele tenta e continuará tentando destruir esse povo e para isso utilizará os meios necessários para colocar o resto do mundo contra a nação de Israel. Todavia poderá levantar todas as potestades infernais aliadas ao poderio humano, Deus não deixará que esse povo escolhido seja extinguido. 

Ou seja, tanto o ódio quanto a idolatria em relação a Israel são de origem maligna, contudo, o Deus Todo-Poderoso o protegerá. É ilógico não amar a Israel. Quem ama a Deus ama Israel, quem luta contra Israel luta contra Deus. Façamos, portanto, equilibradamente, o que a Bíblia nos recomenda: 
"Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam" (Salmo 122:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário