Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PARALIMPÍADA RIO 2016, DANIEL DIAS "DE JESUS"

Daniel Dias, maior nadador paraolímpico brasileiro, dono de 15 medalhas – sendo 10 de ouro – é um cristão que sempre que tem oportunidade exalta a importância da fé em sua vida e carreira. Nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, almeja até nove pódios, o que pode elevar sua coleção para 24 medalhas.

Aos 24 anos de idade, ele já venceu o Prêmio Laureus duas vezes, e é um dos principais nomes do esporte paraolímpico brasileiro, e revela sua expectativa para a disputa: 
"Já são duas paraolimpíadas [a outra foi a de 2012, em Londres], mas acredito que aqui vai ser diferente de todas. Por ser em casa, ter a minha família, ter o calor do povo brasileiro… isto é algo bacana que o esporte paraolímpico vai vivenciar pela primeira vez", 
afirmou, em uma entrevista ao site do Comitê Brasileiro do esporte. 

Na competição, Daniel Dias disputa em todas as categorias da natação: 
"Eu nado tudo. Por nadar muitas provas, tenho muitos adversários. Tem um americano nos 50m borboleta, um britânico nos 50m costas. Nas provas do estilo livre, tem um espanhol. São meninos que estão evoluindo bem, e espero que continuem evoluindo em 2017 (risos). Tenho índices nas seis provas individuais e vou nadar todas. Os revezamentos dependem da comissão técnica. A meta é nadar bem e se possível medalhar em todas as provas", 
afirmou ao Sportv. 

Fé eficiente 


Sobre sua fé, algo que ele considera intrínseco e importante, Daniel destaca que sua vida é prova do poder de Deus: 
"Nasci [em 24 de maio de 1988, em Campinas-SP] num berço evangélico [é membro da Igreja Presbiteriana], sempre tive isso [fé]. Meus pais procuraram passar isso para mim e fui convivendo com as pessoas e vendo que, quando a gente tem fé, acredita em Deus e vai em busca dos nossos sonhos, fazemos o impossível acontecer realmente", 
afirmou. 

Convicto, o nadador destaca que seu desempenho é resultado de muito treino, mas também da manifestação divina: 
"Na minha vida esportiva tem sido isso: eu sempre tive muita fé em Deus, entreguei minha vida para Ele, e a grande diferença é essa, ter Deus na minha vida". 

Campeão, vencedor 


"Campeão, vencedor, Deus dá asas, faz seu voo!... Essa fé que te faz imbatível, te mostra o seu valor." Esse refrão da conhecida canção "Conquistando o Impossível", da Jamily descreve bem a realidade de vida do Daniel. 

Apesar da deficiência, Daniel Dias recebeu o título de principal nome do esporte paraolímpico do Brasil. 
"Tem coisas que a gente não tem que explicar, tem coisas que a gente tem que mostrar que é o agir de Deus", 
afirma enfático e sempre sorridente. 

Quinze pódios paralímpicos, 30 medalhas em Mundiais, 27 em Jogos Parapan-Americanos e seis recordes mundiais. Embora tais conquistas rendessem a Daniel Dias o título de principal nome do esporte paraolímpico do Brasil, o atleta nem sempre aceitou sua deficiência. 

Daniel nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita. Foi criado em um lar cristão e repleto de amor, mas questionou a Deus em muitos momentos de sua infância. 
"Por vezes eu questionei questionei a Deus: 'por quê eu?'. Quando eu entrei para a escola, eu era 'o diferente'. As crianças me olhavam, eu ficava sem jeito. Houve momentos que fui chamado de Saci, aleijado… Momentos que feriram muito a criança Daniel", 
ele conta à organização Atletas em Ação. 

Uma nova história


"Uma nova história Deus tem pra mim. Um novo tempo Deus tem pra mim. Tudo aquilo que perdido foi, ouvirei de sua boca: 'Te abençoarei!'." Outro refrão de outra conhecida canção, "Uma Nova História", do Fernandinho, também define bem a vida de Daniel.

Tudo mudou quando, assistindo os Jogos Paralímpicos de Atenas, Daniel descobriu o esporte para pessoas com deficiência. Ele saiu de Camanducaia, em Minas Gerais, e se mudou para São Paulo, a fim de se aprimorar na natação. 

Em apenas oito aulas, Daniel aprendeu os quatro tiros da natação: borboleta, costas, peito e nado livre. 
"Foi onde eu vi a mão de Deus me mostrando: esse é o seu dom. Use para falar de mim", 
conta o atleta. 

Em dois anos, Daniel já estava representando o Brasil em uma competição internacional. Em 2008, ele competiu nos Jogos Paralímpicos de Pequim, onde conquistou 9 medalhas — mais que qualquer competidor. Nas Paralimpíadas de Londres, Daniel ganhou 6 medalhas de ouro e quebrou 6 recordes mundiais. 

O histórico no esporte rendeu a Daniel o troféu Laureus, espécie de "Oscar do Esporte", como melhor atleta paraolímpico de 2008. Até então, apenas três outros brasileiros haviam recebido este prêmio: Pelé (Futebol, 2000), Ronaldo Fenômeno (Futebol, 2003) e Bob Burnquist (Skateboarding, 2002). 
"Você assistir as Paralimpíadas, quatro anos depois você estar presente em uma e sair de lá, ainda, como o maior medalhista. Tem coisas que a gente não tem que explicar, tem coisas que a gente tem que mostrar que é o agir de Deus", 
comenta o atleta. 

Conclusão 


Hoje, Daniel afirma com convicção que as pessoas não devem colocar limites em suas vidas, pois o impossível é uma questão de opinião. 
"É engraçado, porque eu me olho no espelho e não me vejo como uma pessoa com deficiência. Eu me vejo como um ser que foi criado por Cristo", 
ressalta. 
"Através de todas essas conquistas, eu estou começando a entender o porquê Deus me criou assim. Mas o principal [motivo] é para servi-lO, é para estar aqui como um discípulo dEle", 
afirma Daniel. 
"Tudo isso que a gente está falando de conquistas vai passar, mas o amor de Cristo jamais passa. (...) Cristo não me olha por eu não ter um braço, uma perna. Cristo olha o nosso coração. Ali naquele momento eu me sinto livre, me sinto como qualquer pessoa. Eu vejo que naquele momento a deficiência não existe", 
finaliza. 

Assista abaixo ao excelente "Programa Especial", exibido pela TV Brasil, em 29 de agosto de 2016, trazendo o perfil do Daniel Dias. Mais que emocionante, é uma lição de vida para nós que murmuramos tanto e agradecemos praticamente nada ao muito que Deus nos tem concedido. 


[Fonte: Guia-me, SporTv, YouTube]

Nenhum comentário:

Postar um comentário