Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2016

A SÃ DOUTRINA - O PECADO

O pecado é como um acidente na estrada, como uma queda de barreira, por exemplo: ninguém vem, ninguém vai, pois houve um bloqueio na passagem dos veículos por algum tempo.

Na estrada do cristianismo, em algum ponto do nosso relacionamento com Deus, algo bloqueia a passagem, de maneira que Deus torna-se incomunicável. Leiamos Isaías 59:1,2
"Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" (Versão Almeida Corrigida Fiel).
Essa é a grande barreira que separa o homem de Deus: o pecado.

O que significa "pecado"?


Pecado é a desobediência à vontade de Deus. É sair fora do plano original de Deus para nossa vida. Pecar, portanto, é ignorar a vontade de Deus ou ainda recusar-se a procurá-la, obedecê-la. Leiamos 1 João 3:4
"Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade" (ACF).
Pecar é errar o alvo e o nosso alvo deve ser sempre o centro da vontade de Deus. Quando não caminhamos rumo à vontade de Deus, estamos caminhando para o pecado.

Como pecamos?


Existem duas maneira de cometermos pecados. Pecamos de maneira ativa e passiva.
  • Pecado ativo - É quando fazemos aquilo que Deus não aprova, contrariando diretamente sua vontade. Em Gálatas 5:19-21 está registrada uma lista clássica de pecados (chamada de "obras da carne"). Saibamos, porém, que não são os únicos pecados listados pelas Escrituras Sagradas, mas uma síntese deles.
  • Pecado passivo (Tiago 4:17) - E quando deixamos de fazer aquilo que Deus aprova. Ou seja, sabemos o que Ele espera de nós e não fazemos. Quando não correspondemos às Suas expectativas, então estamos pecando de maneira passiva, porém diretamente contra Ele [Ex.: não perdoar (Mateus 6:14.15; 18:23-35), não amar ao próximo (Marcos 12:28-34)].

Por que pecamos


Pecamos por causa da origem adâmica em nós. A nossa natureza humana caída é atraída e, se houver ausência de Deus, cedemos a essa atração e somos levados a satisfazer aos desejos egoístas da carne. Leiamos Tiago 1:13,14
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (ACF).

Quem é pecador?


Segundo as Escrituras Sagradas todos somos pecadores (Romanos 3:12, 23; 1 João 1:8-10). Todos! Ter uma boa moral, boa conduta, é sem dúvida uma grande preciosa virtude em qualquer indivíduo. Ajudá-nos em nossos relacionamentos e contribui para uma sociedade mais humana e justa, mas, ainda assim, continuamos propensos ao pecado e carentes de um agir poderoso de Deus em nossa consciência através do Espírito Santo. Leiamos Lucas 18:9-14
"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado" (ACF).

As consequências do pecado


Para entendermos as consequências do pecado basta analisarmos a lei da Física que diz que para cada ação há uma uma reação. Basta também analisarmos a lei bíblica da semeadura (Provérbios 22:8; Gl 6:7-9, conforme 2 Coríntios 9:6). Todo o pecado cometido gera - imediatamente ou não - uma consequência. As consequência do pecado podem ser temporais ou eternas. Uma coisa é certa: Deus nos perdoa os pecados, mas não nos livra das suas consequências:
  • O pecado de Davi (2 Samuel 11): Deus revela as consequências do seu pecado - 2 Sm 13-18.
  • O pecado de Paulo (Atos 7:58; 8:1-3;9:1,2): Jesus revela as consequências - At 9:10-16. Paulo sofre (ou colhe) as consequências do seu pecado - inicia-se à partir do versículo 19, no capítulo 9 e pode ser visto em todo o restante do livro de Atos e em todas as cartas por ele escritas.
Tantas são as consequências do pecado que abordaremos somente as mais graves.

  • 1. Morte - Ezequiel 18:20; Rm 6:23

Podemos morrer de duas maneiras: a) fisicamente (Tg 2:26a) e espiritualmente, por causa do pecado (Ef 2:1; Colossenses 2:13). Morte significa separação. Na morte física o espírito separa-se do corpo e quando morremos espiritualmente, a separação é entre nós e Deus. Quando estamos sob o domínio do pecado, estamos privados de todas as bênçãos espirituais da parte de Deus.

  • 2. Condenação eterna - 1 Ts 1:7b,8; 2 Pe 3:7

Viver separado de Deus aqui nesta vida já é uma consequência terrível, imagine o que é estar separado de Deus por toda a eternidade. Se não houver um sincero arrependimento e insistirmos em viver sob o domínio do pecado, seremos banidos (expulsos) da presença de Deus para todo o sempre.

  • 3. Inimizade com Deus - Tg 4:4; 2 Tm 2:3,4; Hb 12:1

O pecado, além de escravizar o indivíduo, faz com que nos tornemos inimigos de Deus. Ser amigo do Senhor, é um privilégio reservado aos filhos, aos íntimos (Êxodo 33:11a; 2 Crônicas 20:7; Tg 2:23. Lázaro era amigo de Jesus (João 11:11); Moisés foi chamado de amigo de Deus (Êx 33:11a). O pecado, que escraviza o nosso corpo, alma e espírito, é o maior empecilho para a nossa felicidade e à amizade com Deus.

Como livrar-se do pecado


Como a fé é ativa, para nos livrar do pecado precisamos seguir alguns passos, que são:

  1. Reconhecer - Pv 28:13; Lc 12:2,3; Hb 4:13;
  2. Identificar - Rm 1:24-32; Gl 5:19,20;
  3. Arrepender - 2 Pe 3:9 (conforme Jo 8:11, a mulher flagrada em adultério).
  4. Confessar - 1 Jo 1:9 (conforme Rm 10:10b) e;
  5. Abandonar - Pv 28:13; Jo 8:11; Hb 12:1.

Quem pode nos livrar


Certamente, nenhuma esperança haveria se fôssemos deixados à nossa própria sorte. Nenhum preço, nenhum sacrifício próprio pagaria o resgate pelos nossos pecados. Foi o Senhor quem providenciou o Salvador. Ele mesmo é quem fez o pagamento do resgate por nós, nos redimindo de todo o pecado (Rm 5:12) e nos reconciliando consigo (Rm 5:9-11; 2 Co 5:17-19): Jesus Cristo, o nazareno (At 4:12; 1 Co 6:20a, 7:23a; 2 Co 5:21; Gl 1:3,4; 1 Tm 2:3-6).

Conclusão


"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram, à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa, porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação. Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa, mas, onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 5.12–21).

Esta é a grande glória de Cristo - ele ultrapassa imensamente em excelência o primeiro Adão. O pecado extraordinário de Adão não é tão maior quanto a graça e a obediência extraordinárias de Cristo e o dom da vida eterna. De fato, o plano de Deus, desde o princípio, em sua justiça perfeita, foi que Adão, como o representante da humanidade, seria um tipo de Cristo como o representante de uma nova humanidade. Seu plano foi por comparação e contraste que a glória de Cristo brilharia com mais esplendor.

O versículo 17 expressa o assunto para você de uma forma muito pessoal e muito urgente. Onde você se situa? "Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo". Note as palavras muito cuidadosamente e pessoalmente: "Os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça".

Palavras preciosas para pecadores


Estas são palavras preciosas para pecadores: a graça é gratuita, o dom é gratuito, a justiça de Cristo é gratuita. Vocês receberão tudo isso como a esperança e o tesouro de suas vidas? Se receberem, vocês "reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo". Recebam isso agora. Testemunhem isso no batismo. E tornem-se uma parte viva do povo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário