Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

LIVROS QUE EU LI - "EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO"

Tenho a série especial sobre os filmes que eu vi e os discos que eu ouvi, nas quais escrevo e dou dicas sobre filmes e discos. Em 2015 eu fiz uma série especial de 10 artigos com o título Livros Que Eu Li, onde eu dava dicas sobre literatura. 

Atendendo a pedidos, à partir daqui darei reinício à série sobre livros, entretanto, nessa nova temporada eu não indicarei vários títulos por segmento, como na temporada anterior, mas irei falar sobre um título específico. 

Assim como faço nas séries sobre filmes e discos, não irei dar dicas de leitura segmentada, mas de todos os livros que eu já até aqui (e eu já li muita coisa!). Portanto, você, prezado irmão e irmã em Cristo, não espere que eu escreva sobre e/ou indique apenas livros com temática cristã, pois não me aterei a este tipo de literatura, porque não é este o único tipo de livro que leio.

Pra começar, vou falar de um livro bem atual que talvez você não tenha lido, mas certamente o título não lhe será estranho:

Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado


Este é um título bem conhecido pelo pessoal que viveu o ápice de sua juventude no final da década de 1990. Embora eu não tenha nascido nessa época e minha adolescência tenha começado na década anterior, ainda lembro como o filme que levava esse título era o hype dos filmes de suspense. 

Era aquele filme que você sempre queria assistir, mas sempre era advertido sobre a possibilidade de ter pesadelos, o que de fato só aumentava a curiosidade. Se você também não é dessa época - talvez seja da década posterior... - e não sabe do que estou falando, assista ao filme imaginando nessa época. Para os que já ouviram muito falar do filme, aposto que muitos de vocês sequer sabiam que ele era baseado em um livro, menos ainda que o livro é um young adult (jovem adulto).

Pois bem, o livro de título homônimo foi escrito em 1973, mas só chegou ao Brasil no final de 2014 pela Benvirá, do grupo Saraiva. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais muitos fãs brasileiros do filme sequer sabiam da existência do livro. 

Está escrito


Após uma festa, Julie, Helen Ray e Barry se envolvem em um acidente que termina com a morte de uma criança de dez anos. Com medo das consequências, os quatro jovens fazem um pacto: não contar a ninguém o que aconteceu naquela noite. Agora, um ano depois, quando Julie recebe a carta de aceitação da Universidade Smith, recebe também outro envelope, e o conteúdo se revela perturbador. 

Alguém sabe o que eles fizeram no verão passado. Um a um, eles começam a receber pequenos lembretes daquela noite fatídica: Helen, um anúncio de revista com uma criança andando de bicicleta, e Ray, recortes de jornal da época do acidente."

Na trama do livro, quatro jovens amigos tentam levar suas vidas e planejar o futuro, tentando esquecer o acidente no qual se envolveram no último verão e que tirou a vida de uma criança, o pequeno Daniel Gregg. Barry Cox, Ray Bronson, Julie James e Helen Shivers voltavam de uma festa em alta velocidade, depois de terem bebido e usado drogas, e colidem com Daniel que voltava de bicicleta da casa de um amigo por numa estrada escura tarde da noite. 

Durante a confusão e atordoamento do acidente que culminou na morte do pequeno Daniel, os jovens selam um pacto de guardar o segredo para sempre. Assim, o ocorrido foi classificado pela polícia como "acidente seguido de fuga". Até que vários meses depois Julie recebe um bilhete endereçado com seu nome.

Abalados pela mensagem recebida por Julie, os quatro se reúnem novamente para tentar descobrir quem é o autor da mensagem e se trata-se de uma brincadeira de mau gosto ou de uma ameaça real. A partir daí os jovem precisam chegar a uma solução do mistério, já que todos estão em alerta e correndo perigo, ao mesmo tempo que têm que lidar com os dramas dessa fase da vida: amores, traição, inveja, universidade, família, perdas e danos. 

Como o público da autora era justamente esse, notadamente o livro tem como objetivo falar sobre atitudes inconsequentes na juventude, sobre coisas que fazemos e podemos nos arrepender no futuro. É uma espécie de chamado à sensatez desde cedo.

Das páginas para a tela


Mais de vinte anos depois de escrito, o livro foi adaptado para o cinema em 1997. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado recebeu críticas divididas, mas conquistou o público instantaneamente, tornando-se um ícone da cultura pop, sendo parodiado e referenciado inúmeras vezes desde então.

Como disse, o livro tem uma narrativa bem característica para o público adolescente/jovem, então não espere muitos sustos e gritos como no filme, o foco maior é o drama das personagens assombradas pelo fantasma do que fizeram, ainda que haja umas poucas cenas de ação e suspense. No filme, isso precisou ser reformulado, o que acabou fazendo com que a versão cinematográfica se diferenciasse do livro em muitos aspectos. Além da obra de Duncan, o filme é inspirado na lenda do Homem Gancho, o que imprimiu mais terror à trama, já que tal figura é ausente no livro.

O filme fez tanto sucesso que ganhou duas sequências próprias, Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998) e Eu Sempre Vou saber o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (2006). O segundo era uma continuação do primeiro, mas o terceiro trazia um roteiro totalmente novo (eu não indico nenhum dos três filmes). 

Sobre a autora


Lois Duncan, a autora, já escreveu mais de 40 livros e boa parte deles são suspenses voltados para o público adolescente e jovem adulto. No entanto, mesmo com tantos títulos nunca recebeu uma aposta do mercado editorial brasileiro até agora, ainda que a editora Abril tenha lançado a sua obra Vamos Matar o Professor? na década de 1980.

Lois Arquette, nome verdadeiro de Lois Duncan, escreveu vários livros de suspense para o público young adult sobre jovens envolvidos em situações relacionadas a crimes e acidentes. Mas foi em 1989 que sua vida mudou completamente, quando sua filha Kaitlyn foi assassinada por um tiro. Sem encontrar um culpado para a morte de sua filha, Lois passa anos de sua vida em investigações para encontrar uma reposta, chegando a publicar posteriormente o livro Who Killed My Daughter (ainda não lançado no Brasil)?.

Conclusão


Quanto ao livro, devo dizer que me surpreendi com a narrativa, por não saber de antemão que era um livro para o público jovem. Achei que teria mais violência, gritos e sustos (talvez essa minha impressão tenha sido uma "contaminação" do filme, que, aliás, eu não gostei tanto assim). A leitura de pouco mais de duzentas páginas pode ser feita em poucas horas. Ótimo para passar o tempo, ótimo para conhecer e, principalmente, ótimo para relembrar de forma bem nostálgica a tão saudosa década de 1990.


  • Título: Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
  • Título Original: I Know What You Did Last Summer
  • Autora: Lois Duncan
  • Editora: Benvirá (Saraiva)
  • Tradução: Pedro Sette-Câmara
  • Edição: 2014 (1ª)
  • Ano da obra / Copyright: 1978
  • Páginas: 222

Nenhum comentário:

Postar um comentário