Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A SÃ DOUTRINA - PERSEVERANÇA

"Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo JesusTodos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá. Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos. - Filipenses 3:12-17 (grifos meus, versão Bíblia On Line)

A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã, acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã. E, também acredito que o motivo de muitas derrotas, na vida de muitos cristãos é devido à abstinência desta admirável virtude que é a perseverança.

Qual a definição de perseverança?


Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar, continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir, conservar a sua força ou ação; perdurar, subsistir, persistir, ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.

Porque perseverar


Jesus nos mostrou a importância de perseverar, para alcançar a salvação: "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo", Mateus 24:13 (grifo meu). Sem a perseverança você não pode alcançar a salvação, afinal ela é um ato feito pelo amor de Deus, por meio de Jesus Cristo. A salvação é alimentada, nutrida pela fé e só tem fé quem persevera.

A Bíblia nos mostra muitos homens e mulheres que perseveraram e obtiveram a conquista da sua vitória, a realização dos seus sonhos (que, obviamente, eram de acordo com a vontade de Deus). Vejamos alguns:

Exemplos bíblicos de perseverança



  • Noé que perseverou, mesmo sendo criticado, humilhado, desprezado; contudo lutou na construção da arca e salvou-se juntamente com sua descendência.
  • Josué, perseverou em seguir ao Senhor (Js 24:15). O nome Josué no hebraico quer dizer: Jeová é Salvação e no grego significa Jesus. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim, era um servo fiel e companheiro de Moisés. Ele foi designado por Deus como sucessor de Moisés, e através da perseverança ele estimulou o povo a destruir Jericó e também sorteou Canaã às tribos.
  • Rute, foi uma mulher que perseverou diante de Boaz, mantendo-se intacta em sua reputação até ser redimida e tomada por esposa (Rt 4:13). E por galardão de sua nobre perseverança, o seu nome foi inserido na genealogia de Cristo Jesus (Mateus 1:5).
  • No Novo Testamento, Jesus o mestre da perseverança, nos ensina que devemos dar frutos com perseverança (Lucas 8:15) Jesus diz: "...Mas a [semente] que caiu em boa terra são os que, ouvindo a Palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança (grifo meu).
  • O apóstolo Paulo constantemente levava uma só mensagem em seu coração: "...os exortavam a que permanecessem na Graça de Deus" (Atos 13: 43, grifo meu).

Porém, entre tantos outros homens e mulheres da Bíblia que vemos como exemplo de perseverança. Tomamos o exemplo de Cristo que logo no começo de seu ministério foi tentado por satanás, a não prosseguir; mas venceu este obstáculo (Mt 4:10,11). E após ter vencido esta difícil provação, que era de seus conflitos pessoais, os demais ele conseguiu superar, sendo vencedor nas provações seguintes. Sejamos, portanto, perseverantes em todo o trabalho que fizermos para Deus, em toda a nossa vida: "Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa" (2 Coríntios 15:7).

Não deixemos de perseverar


Tivemos alguns homens que desistiram de perseverar deixando-se levar pelo pecado e a perda da comunhão de Deus: Judas (Mt 27:4,5), Ananias e Safira (At 5:1-9), Himeneu e Alexandre (1 Tm 1:19,20).

Não podemos deixar de perseverar, porque a perseverança: "Nos conduz a salvação", Mt 24:13;  "Nos torna santos", Colossenses 1:22 e "Nos torna seguros", 1 Co 15:58.

As maravilhas da perseverança


A perseverança trabalha na natureza, no temperamento, no comportamento do cristão, tornando-o resistente para vencer os obstáculos (2 Pedro 1:4). Logo, o cristão passa ter a mente de Cristo (1 Co 2:16). A perseverança ajuda o cristão a vencer as provações e tribulações da vida espiritual (Romanos 12:12). A perseverança é sinal de vitória (2 Tm 4:7). A perseverança produz vitória!!! O cristão perseverante não pode se separar de Cristo (Gálatas 5:4).

A necessidade da perseverança


Devemos perseverar porque a Bíblia nos diz em Mateus 24:13 - "Mas aquele que perseverar até o fim, será salvo" (grifo meu). A Palavra de Deus também nos adverte em relação a apostasia, que significa: desviar-se da fé, desistir ..., não podemos parar, não podemos desistir, e sim, devemos seguir olhando para o alvo que é Cristo Jesus (1 Tm 4:1-3; Mt 24:4,5). E satanás anda enganando, seduzindo o mundo, portanto não nos deixemos levar pelas banalidades desta vida, pelas camuflagens do inimigo, pois este mundo (o sistema) está rodeado de falsas aparências, sejamos vencedores e tenhamos discernimento do Espírito de Deus para identificar as ciladas do inimigo (Apocalipse 12:9; 1 João 2:16,17).

Conclusão


O trecho bíblico de Filipenses 3:12-16, aborda o tema da Soberana Vocação, da Salvação que nos é dada por meio de Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo nos faz refletir, a partir de sua auto-avaliação como cristão, de modo que possamos enxergar o que somos e o que precisamos fazer para alcançar a Vida Eterna.

  • Verso 12: "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus." Sabemos que haveremos de alcançar a perfeição apenas no dia em que formos arrebatados para a Glória Eterna. Porém, devemos estar sempre lutando para alcança-la, afinal, a partir do momento em que aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador e morremos para o mundo, tendo nova vida em Cristo, já não nos cabe mais pecar, mas andar em santidade. Ou seja, a Salvação nos é dada pela Graça do nosso Senhor, porém cabe-nos cuidá-la e preservá-la.
  • Versos 13 e 14: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Passado é passado. Precisamos nos desprender das amarras, das pontes do passado. Já não nos é cabível ficar olhando para trás, para os tempos pecaminosos de "velho homem". É necessário prosseguir a caminhada em Jesus. Enxergando um futuro próspero e cheio de bençãos do Senhor, trabalhando para honrar o nome de Jesus Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, até que alcancemos a Vida Eterna.
  • Versos 15 e 16: "Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia andemos de acordo com o que já alcançamos." Estejamos sempre alertas, cheio do Espírito Santo, tendo em mente que não podemos fazer nada por força própria, mas sim em Deus, que nos fortalece. E ajamos de acordo com aquilo que já aprendemos. A partir do momento que conhecemos a Palavra do Senhor e a proclamamos, temos que agir de acordo com o que sai de nossa boca. Não sejamos hipócritas, falando certa coisa e agindo de forma contrária. Sejamos sábios e obedientes, para fazer o que os princípios do Senhor nos instrui. E claro, prossigamos em aprender mais de Deus, de modo que em nossos atos, resplandeça a Luz Divina.
A arte da perseverança está na renúncia, na entrega, na busca constante da consagração e comunhão com o Senhor nosso Deus. É preciso abrir mão de muitos desejos pessoais, é preciso sacrificar as nossas intenções naturais, para seguir no perfeito caminho da vontade de nosso Senhor Jesus Cristo.
"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma" (Tiago 1:2-4, versão Bíblia On Line, grifos meus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário