Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2015

OBEDECER É [SEMPRE] MELHOR QUE SACRIFICAR

Estudo foi feito por mim no dia 30 de dezembro de 2001, sendo a Lição 6 de uma série de estudos sobre obediência. Infelizmente os demais estudos da série estavam em disquetes [Para os mais jovens, disquete era um pequeno objeto quadrado denominado, cujo termo em inglês, era um disco flexível de mídia magnética removível, com capacidade para armazenar dados - tinha a mesma função que hoje é desempenhada por cartões de memórias e pen-drives. O tamanho de 3,5 polegadas e capacidade de 720 KB (DD=Double Density) e até 5,76 MB (EDS=Extra Density Super). Sendo o mais comercializado o de menor tamanho, 1,44 MB (HD=High Density), ou de 5,25 polegadas com capacidade para armazenar 3000 KB (Single Side = Face Simples) e até 300 MB. A origem do Disquete foi datada no final da década de 60 e foi desenvolvido no formato de 8 polegadas. Porém sua comercialização se iniciou em 1971, com o formato padrão de 3½-polegadas. Não sei ao certo quando pararam e ser produzidos e comercializados.] e eu os perdi. Só sobrou este que eu tive o cuidado de imprimir uma cópia.

Um dos pontos mias importantes na vida cristã, é o que tange à obediência. Obediência é algo do que Deus não abre mão em Sua relação conosco. Infelizmente este é um ponto onde a maioria dos crentes tem falhado e sido reprovados pelo Senhor. A nossa natureza carnal é terrivelmente desobediente e, como na maioria das vezes, nos é conveniente atender aos apelos da carne, vivemos uma vida dita cristã permeada por desobediência, considerando que a nossa carne sempre deseja o que é contrário á vontade de Deus (Romanos 7:14-25).

Quando demonstramos em nós traços de desobediência, estamos nos afastando mais e mais da estatura de Jesus Cristo, pois, segundo Filipenses 2:5-11 e Hebreus 5:8, 9, obediência foi o que se destacou no ministério do Varão Perfeito. Em todo o tempo, Jesus deixou bem claro a seus discípulos que a Ele cumpria unicamente obedecer à vontade do Pai (Marcos 3:35; Lucas 22:42; João 4:34; 5:30; 6:38). Mas, nós veremos que quando a Bíblia Sagrada se referir à obediência, ela o faz de maneira abrangente, pois o Deus autor da Bíblia é um Deus de princípios. Muitos dizem estar obedecendo a Deus, mas suas atitudes quebram inúmeros princípios bíblicos essenciais. Trataremos nesse artigo de alguns deles.

Porque a obediência é importante e indispensável ao verdadeiro cristão


A obediência, segundo definem os dicionaristas, é o ato de se submeter à vontade de alguém. Nesta lição, porém, aprenderemos que, em se tratando do cristão, a obediência não é tão restrita, como querem os filólogos. Ela está profundamente ligada à fé, através da qual somos introduzidos à presença do Deus invisível, mas real, a Quem voluntária e conscientemente nos submetemos. Por crermos na Sua soberania absoluta, nos dispomos a viver em obediência à sua Palavra e a todos os preceitos e princípios que a regem, à Igreja e àqueles a quem Ele estabeleceu para ministrar e liderar sobre o Seu povo. A obediência é uma virtude exemplificada em todos os livros da Bíblia. Nela, também encontramos registros sobre a desobediência e suas funestas consequências. Nos cabe olhar para estes exemplos e tirarmos lições que nos ajudem a por em prática a obediência e a não repetir os erros dos que não souberem ou não quiseram - honrar a confiança de Deus, se submetendo incondicionalmente à Sua vontade.

Bençãos advindas da obediência - No Antigo Testamento encontramos no capítulo 28 de Deuteronômio um apêndice específico sobre os temas obediência e desobediência. São 68 versículos - 1 ao 14, maldições ou castigos como resultados da desobediência; 15-68, são as bençãos como resultado da obediência (vantagem gritante). A obediência é uma arma para a batalha espiritual (2 Coríntios 10:4-6). A obediência soma-se à capacitação do Espírito Santo e ao poder do sangue e do nome de Jesus (1 Pedro 1:1, 2).

Obediência às autoridades espirituais (autoridades eclesiásticas)


Para realização da Sua obra aqui no plano terreno, Deus escolheu e ungiu a homens e mulheres, cujas funções são liderar em Sua igreja. Pastores, pastoras, presbíteros, diáconos, líderes em geral exercem no corpo ministerial alguma função que, hierarquicamente, está acima de outrem. Este princípio bíblico preestabelecido por Deus desde o início da história da humanidade (Gênesis 1:26), por vezes não é respeitado por nós, que não queremos nos submeter às autoridades espirituais a nós outorgadas. Vamos ler uma história bíblica relatada em 1 Samuel 24. Ao analisarmos este texto, vemos que muitas vezes tocamos de maneira estúpida e perigosa em pessoas que foram por Deus designadas para exercer - quer queiramos quer não, quer concordemos quer não - autoridade espiritual sobre nós.

Obediência às autoridades civis (governo, política, polícia etc)


Por ser importante para o testemunho e progresso constante do evangelho, o cristão deve ser obediente às autoridades civis e governamentais (conforme Tito 3:1; 1 Pedro 2:13, 14); deve cumprir a lei civil, ser bom cidadão e agir como vizinho cortes e prestimoso. A única exceção ocorre quando as leis do país conflitam com os ensinos bíblicos (conforme Atos 5:29). Segundo a Bíblia, em Romanos 13:1, 2, toda as autoridades foram por Deus designadas - inclusive, obviamente, a presidência da república, portanto, não cabe aos cristãos ficar amaldiçoando, julgando ou mesmo criticando; por todos os seus atos - quer sejam bons ou maus - ele, assim como eu e você, terá que prestar contas a Deus. É super comum ouvirmos irmãos falando mal das nossas autoridades civis e lançando sobre elas terríveis palavras de maldição, quebrando, assim, um princípio divino. À nós, como cristãos, não nos resta outra alternativa a não ser orar pelos nossos governantes, pelas nossas polícias, pelos nossos políticos, lutando em oração contra os terríveis males causados pela corrupção, pela ganância, pela violência entre outros tantos, que atua através da vida de grande parte deles. Qual a frequência das nossas orações por essas pessoas e por nossa nação? E algo para que reflitamos e comecemos a praticar - Mateus 22:15-22.

Obediência aos pais - Efésios 6:1-3; Colossenses 6:20


Os filhos de cristãos devem permanecer sob a orientação dos pais até se tornarem adultos e membros de outra unidade familiar através do casamento.

  • As crianças pequenas devem ser ensinadas a obedecer e a honrar os pais mediante a criação na disciplina e doutrina do Senhor, conforme Provérbios 13:24; 22:6.
  • Os jovens - que na maioria das vezes tendem a uma postura rebelde e auto-suficiente - devem total e irrestrita obediência aos seus pais independente de eles serem crentes ou não. Os pais são a autoridade sobre os filhos na terra e honrá-los e obedecê-los, é o primeiro mandamento com promessa (vide Êxodo 20:12). É inadmissível que jovens que se dizem crentes, assumam posturas e tomem posições de desobediência a seus pais. Se não conseguem obedecer a seus pais terrenos, como poderão conseguir obedecer ao Pai celestial? Basta nos lembrar da total decisão de obediência de Jesus, que em qualquer situação deve ser tomado como nosso exemplo máximo.
  • Os filhos mais velhos, mesmo depois de casados, devem receber com respeito o conselho dos pais e honrá-los na velhice, mediante cuidados e ajuda - inclusive financeira - conforme a necessidade (Mateus 15:1-6).
  • Os filhos que honram seus pais serão abençoados por Deus aqui na terra e na eternidade (Efésios 6:3).

Os efeitos da obediência


Para finalizar, veja, na Bíblia, os efeitos da obediência na vida dos que a praticam:

  1. Os que obedecem a Deus têm o Espírito Santo - Atos 5:32;
  2. Os que obedecem a Deus são inabaláveis - Mateus 7:24;
  3. Os que obedecem a Deus são conhecidos - Romanos 16:19;
  4. Os que obedecem a Deus o glorificam - 2 Coríntios 9:13
  5. Quem obedece a Deus é irrepreensível - Filipenses 2:12-15.

Conclusão


É bom esclarecer que a obediência não é estabelecida por mim, você ou pela Igreja, mas à luz da Palavra de Deus. Não é o pastor, a igreja ou qualquer outra pessoa que estabelece o que a Bíblia ensina, mas a Bíblia que estabelece o que nós - a Igreja - devemos fazer. Todas as vezes que Deus determinou algo alguém através da Sua Palavra, o intuito não era o obedecer por obedecer, ou simplesmente para fazer valer a Sua soberania - afinal, Ele é o que É (Êxodo 3:14). Ele sempre tem um propósito preestabelecido que certamente sua conclusão é uma só: nos abençoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário