Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de julho de 2015

AFINAL, SER SANTO É SER PERFEITO?

Mais uma adaptação de um esboço de pregação. Este foi feito em Maio de 2003. Para que possamos entender a diferença entre santidade e perfeição, temos que entender antes todos os benefícios do sangue de Jesus Cristo que foi derramado sobre nossas vidas. Lembremos que satanás é o principal interessado em que esqueçamos ou mesmo não consideremos tais poderosíssimos benefícios.

Vejamos o que está escrito em Marcos 14:24: "Disse Jesus: -Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos." Ou seja, Jesus está declarando, afirmando que derramou o seu precioso sangue em nosso favor para prover o perdão de todos quantos crerem. A sua morte na cruz do calvário estabeleceu um novo concerto entre Deus Pai e todos quantos recebem a seu Filho Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

O perdão que nos foi concedido através do sangue de Jesus, é o meio pelo qual nosso relacionamento com Deus é restaurado (Ef 1:7, Cl 2:13). As palavras hebraicas e gregas para perdão exprimem o conceito de "cobrir", "perdoar", "anular". Para se receber o perdão de Deus devem haver arrependimento, fé e confissão dos pecados (Lc 17:3, 4; At 2:38, 5:31, 20:21; 1 Jo 1:9). Para que pudesse perdoar o pecado era preciso o derramamento de sangue vicário (Hb 9:22). Daí o nosso perdão depender da morte de Jesus na cruz (Jo 1:29, 3:16; Ro 8:32). Ao Jesus apagar os nossos pecados, automaticamente tornamos-nos santos. Somos santificados por Jesus, fomos santificados em Jesus.

Conceito de perfeição


Padrão ideal, único e incomparável são alguns sinônimos da palavra perfeito. Nos originais da Bíblia, o termo traduzido do hebraico como perfeição também significa consumação, totalidade. No NT aparece o adjetivo teleios, o substantivo teleiotes e o verbo teleioõ no sentido de ter chegado ou alcançado o alvo (Cl 3:14; Hb 6:1). A ideia básica da raiz deste vocábulo é a conclusão de um processo. Em muitas passagens do Novo Testamento somos exortados à ser perfeitos. O que isso significa? Será que Deus nos pede para atingirmos o inatingível na nossa presente condição hamartiológica? Para entendermos o uso que o Novo Testamento faz da palavra que traduzimos por perfeito, iremos dedicar esse tópico ao estudo da palavra grega τέλειος [teleios].

Perfeito - (teleios de telos = fim, um propósito, um objetivo, uma meta) significa completo, maduro, plenamente desenvolvido, adulto, levado ao seu estado final, acabado, não faltando nada necessário, integralidade em bom estado de funcionamento. Teleios significa solidez consumado, inclui a ideia de ser inteiro. Seu uso no NT ocorre cerca de 17 vezes em Mt. 5:48; 19:21; Rm. 12:2; 1Co. 2:6; 13:10; 14:20; Ef. 4:13; Fl. 3:15; Cl. 1:28; 4:12; H b. 5:14; 9:11; Tg. 1:4,17,25; 3:2; 1Jo. 4:18.

Perfeição = Maturidade


É preciso estabelecer que o sentido para a palavra “perfeição”. Em termos gerais, a palavra perfeição em relação a nossa espiritualidade significa “maturidade” e neste sentido, quando somos recriados não nos tornamos “perfeitos”. Podemos entender isso apontando para Jesus.

Veja, a Bíblia diz que Jesus “embora fosse filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e [consequentemente], tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor da salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:8,9). Em Hebreus 2:10 o autor da carta repete a mesma verdade dizendo que Jesus foi “aperfeiçoado por meio de sofrimentos”. Como ponto de partida, entendemos que se Jesus mesmo foi “aperfeiçoado”, então, existe um “tipo de perfeição” que é experimentada através de um processo de vida, certo? Encontramos inúmeros versículos que apontam para isso:
2 Coríntios 13:9 – “Isto é o que pedimos: o vosso aperfeiçoamento”;
2 Coríntios 13:11 – “Quanto ao mais, irmãos, aperfeiçoai-vos…”;
Efésios 4.11:12 – “Jesus concedeu dons ministeriais visando o aperfeiçoamento dos santos”;
Tiago 1:4 – “A perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”;
Tiago 3:2 – “Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito e capaz de refrear todo o corpo!”;
1 Pedro 5:10 – “O Deus de toda a graça, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar”.

Quando falamos do lado prático da vida, nós estamos sendo aperfeiçoados. quando pensamos sobre nossa posição legal aos olhos de Deus, pelo que ele fez por nós através de Jesus Cristo, então, neste sentido, somos perfeitos. Mas isso não quer dizer que “nosso espírito é perfeito” enquanto a “carne é imperfeita”. Não é este o significado!

Na verdade, quando as Escrituras falam sobre crentes sendo aperfeiçoados, elas estão falando sobre o aperfeiçoamento do nosso espírito. Como crianças recém nascidas, devemos desejar o genuíno leite da Palavra para que por ele, possamos crescer, no sentido espiritual, obviamente (1 Pedro 2:2 ).

Quando Jesus disse: “o espírito está pronto...” (Mateus 26:41 ), Ele não estava falando que os espíritos de todos os seres humanos que O recebem como Senhor se tornam automaticamente prontos. Ele estava falando especificamente dos discípulos que tinha treinado durante os três anos de ministração da palavra, ou seja, aqueles discípulos estavam espiritualmente prontos, ainda que a carne deles fosse fraca e ainda não tivessem recebido o Espírito Santo. Isso é mais ou menos a mesma coisa quando Jesus disse: “vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Ou seja, de quem Jesus estava falando? Especificamente dos discípulos para quem ele tinha ministrado durante aqueles anos seguidos. O problema é que alguns irmãos pegam estes textos isoladamente e juntam com outros que falam de nossa posição legal em Cristo e fazem esta pequena confusão.

Lembremos-nos do que Paulo disse: “Purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1). Observe isso: “purificar o espírito para aperfeiçoar a santidade”. Em 1 Coríntios 7:34 Paulo fala sobre “ser santo no corpo e no espírito”. Lembrando também que Paulo dizia que os crentes deveriam glorificar a Deus no corpo e no espírito (1 Coríntios 6:20 – ARC). Se o espírito “estivesse perfeito” Paulo não estaria dando recomendações sobre o que fazer para glorificar a Deus também no espírito, não é mesmo? Pois esta parte funcionaria automaticamente, se as coisas fossem como alguns dizem. E se o espírito já estivesse perfeito, Paulo não teria falado sobre “ser santo no espírito” 1 Co 7:34.

Quando encontramos textos que falam mais ou menos a mesma coisa de Efésios 4:24, eles estão apontando para a nossa perfeição realizada por Deus em Cristo Jesus. Veja: Colossenses 2:4 – “Nele [em Cristo] estais aperfeiçoados”; Hebreus 10.14 – “Com uma única oferta [sua própria morte], aperfeiçoou para sempre”.

Veja que este novo homem foi criado em Cristo: “Para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem” (Efésios 2:15). Um novo homem foi criado em Cristo. Este é o novo homem do qual devemos nos revestir.

Quando ele diz em Efésios 4:24: “Vos revistais do novo homem, criado segundo Deus”, veja que ele está falando sobre revestimento. Ou seja, que a nossa vida aqui na terra seja influenciada e transformada pela nova vida que Deus deixou disponível em Cristo. E qual o conselho que ele dá para os cristãos que devem se revestir do novo homem? “Deixe de mentir, não peque mais por causa de raiva dos outros, não roube mais, não fale coisas inconvenientes, que suas palavras transmitam graça a quem ouvi-las, não entristeçam o Espírito Santo, tirem do vosso coração a amargura, a cólera, a ira, gritarias em contexto de brigas, malícias em seus relacionamentos sociais...” (Efésios 4:24-32). Se os cristãos já fossem “perfeitos” no sentido que alguns falam, Paulo não estaria perdendo tempo dizendo para pessoas perfeitas que não mentissem!

Resumindo: Cristo após ressuscitar tornou-se este novo homem do qual devemos nos revestir (Efésios 2:15); em Cristo estamos aperfeiçoados (Colossenses 2:4); em nosso vida terrena devemos ser aperfeiçoados à semelhança da perfeição presente no novo homem, Cristo Jesus (Efésios 4:24)

Conceito de Santidade


Primeiro vejamos o significado do termo kadosh em hebraico. Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Existem muitas variações de Kadosh: Kadesh significa sagrado, em hebraico; Kidush significa santificação, ou consagração; já Yom kadosh significa dia santo; Kadish significa santificação, e é feita uma oração durante 11 meses, para exaltar o nome de Deus. Kadish é uma oração litúrgica de origem aramaica que louva a Deus e roga pela vinda do reino messiânico. Esta oração é característica dos filhos no funeral dos pais e durante o ano de luto. Kadosh aparece no Antigo e no Novo Testamento da Bíblia e do Torah, sempre em oração para exaltar Deus.

A ideia básica da raiz desse vocábulo é a conclusão de um processo. "Quem é santo, seja santificado ainda." Está escrito em Apocalipse 22:11. Já entendemos o conceito de perfeição, agora entendamos o que é ser "santo":

a) Santificação
  • O termo "santificado" na Bíblia significa, basicamente, separação para determinado fim e, especificamente, para o serviço de Deus;
  • O Senhor santificou (separou) o 7º dia (Gn 2:3);
  • Ele determinou que lhe fosse santificado (separado) todo primogênito entre os filhos de Israel e também do gado (Êx 13:2; Dt 15:19);
  • Fala em alguém santificar (separar) sua casa para ser santa a Ele (Lv 27:14)
No Novo Testamento, Jesus , referindo-se a Si mesmo, diz: "A quem o Pai santificou e enviou ao mundo (João 10:36)", "A favor deles [os discípulos] eu me santifico a mim mesmo (João 17:19)". Em todos os casos é evidente que o sentido é de escolher, por à parte, separar, destacar para fim de uma missão especial. Nesse conceito básico da Palavra, portanto, todos os que se convertem a Jesus são por e nEle santificados, ou seja, separados para Deus, e por isso denominados santos (Atos 9:32-41, 26:10; Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2).

Assim sendo, santificar significa separar, dedicar ou consagrar para uso exclusivo. A santidade é um atributo de Deus. Para que o homem tenha comunhão com Ele, necessário se faz que lance mão dos recursos santificadores como a fé (Atos 26:18) e a operação do Espírito Santo - que nos une a Jesus na sua morte e ressurreição. Através do sangue redentor e da Palavra, somos limpos a cada dia. Vejamos alguns versículos esclarecedores e contextuais sobre a santificação:
1 Coríntios 1:30 - "Mas vós sois dEle, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção."
1 Coríntios 6:11 - "Mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito Santo."
Romanos 6:22 - "Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vossos frutos para santificação, e por fim a vida eterna."

b) Características da santificação
Pela santificação obedecemos a Palavra de Deus, oramos, louvamos, adoramos, produzimos o fruto do espírito, servimos ao Senhor, crescemos na graça e no conhecimento e temos paz com Deus, conosco e com o próximo. Através da santificação veremos o Senhor como Ele é.

c) O que é santificação
Santificação (gr. hagiasmos) significa "tornar santo", "consagrar", "separar" e "apartar-se [do pecado]", a fim de termos ampla comunhão com o Senhor e servi-lO com alegria. Esses termos não subentendem uma perfeição absoluta, mas a retidão moral de um caráter imaculado. O cristão pela fé e graça que Deus  lhe deu, morreu com Jesus Cristo, foi ressuscitado com Ele e liberto do poder e domínio do pecado (Romanos 6:18), por isso, não precisa nem deve pecar, e sim obter a necessária vitória no seu Salvador, Jesus Cristo. Mediante o Espírito Santo, temos a capacidade para não pecar (1 João 3:6), embora enquanto estivermos aqui, nunca cheguemos à condição de estarmos livres da tentação e da possibilidade do pecado.

O aperfeiçoamento


Mesmo não sendo perfeitos - que isso fique bem claro a todos nós - podemos, e devemos ser santos e caminhar para a perfeição (Ef 4:11-13). Ou seja, somos santos? Sim somos! Agora, perfeitos, só quando recebermos um corpo glorioso, conforme está escrito em 1 Coríntios 15:53. Somos motivados a buscar a perfeição quando olhamos para Deus e desejamos imitá-lO (Mateus 5:48), caminhemos neste sentido, então, chegaremos lá. Sabemos que toda a obra de Deus é perfeita (Dt 32:4). Entretanto, o homem - criação perfeita do perfeito Deus - perdeu tal condição por causa do pecado. Disse Salomão sabiamente: "Deus fez ao homem reto, buscou muitas invenções." - Eclesiastes 7:29. Davi lembra que o homem foi coroado de glória e de honra (Salmo 8:5, 6). Lamenta, porém, Jeremias, em Lamentações 5:16: "Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos." De acordo com Romanos 3:23, todos pecamos, ficando destituídos da glória de Deus. Mentiu o inimigo quando disse que era possível ao homem ser como Deus (Gn 3:5). O inimigo era perfeito em forma e essência, mas tornou-se um querubim caído e desempregado  (Ezequiel 28:14, 15). Satanás promete o que ele já perdeu para sempre. 

É possível sermos santos e aperfeiçoados pelos méritos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o nazareno. O aperfeiçoamento resultará não só crescimento espiritual como também em varonilidade, isto é, firmeza na doutrina verdadeira (Ef 4:14, 15).

Conclusão


Os filhos de Deus são santificados mediante a fé (At 26:18), pela união com Cristo na sua morte e ressurreição (Jo 15:4-10; Rm 6:1-11; 1 Co 1:30), pelo sangue de Jesus (1 Jo 1:7-9), pelo poder regenerador e santificador do Espírito Santo no seu coração (Jr 31:31-34; Rm 8:13; 1 Co 6:11; 1 Pd 1:2; 2 Ts 2:13). Deus é tremendamente santo, e as qualidades de Deus devem ser as qualidades do seu povo. A santificação pode significar uma outra experiência específica e decisiva, à parte da salvação inicial. Assim sendo, o crente pode se apresentar a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável e receberá da parte do Espírito Santo graça, pureza, poder e vitória para viver uma vida em santidade (Rm 12:1, 2; 6:19-22). Enquanto isso, não desistamos de procurar a perfeição, onde nosso exemplo é Jesus, o único Homem que foi indubitavelmente santo e perfeito (Ef 4:13; Fp 3:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário