Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de julho de 2015

LIVROS QUE EU LI #9 - KENNETH E. HAGIN - Pt. 1

De volta à minha série especial de artigos Livros Que Eu Li. Nesse nono artigo da série, vou enfocar três dos vários livros de autoria do reverendo Kenneth E. Hagin que eu já li. Confesso que a escolha não foi fácil, dado ao vasto acervo do escritor, por isso posteriormente farei uma segunda parte. Não gosto de tudo o que ele escreveu. Há títulos que eu não recomendaria de jeito algum, entretanto, tais exceções não comprometem o conjunto de sua obra. Enfatizo que as opiniões expressas aqui são de cunho estritamente pessoal.

Novos Limiares da Fé

Paginas: 144
Formato: 14 x 21
Editora: Graça Editorial

Compreender a verdadeira fé bíblica é a chave para receber as promessas de Deus. Receber da parte de Deus não está limitado a nenhuma era, mas é limitado segundo a quantidade da nossa fé. A fé faz a diferença entre a derrota e a vitória na vida do cristão. Cada uma das 26 lições, de fácil compreensão, neste livro de Kenneth E. Hagin. A obra, um dos clássicos de Kenneth E. Haggin (1917/2003) - escritor, conferencista e fundador do Movimento Palavra da Fé -,  foi preparada para nos ajudar a conseguir uma operação funcional da fé em nossa vida - uma fé que realmente traz resultados. Essas lições fazem parte do Curso de Estudo da Fé Bíblica e foram designadas para o estudo em grupo bem como para o uso devocional diário.

Os temas vitais tratados em Novos Limiares da Fé incluem assuntos tais como a fé, crer com o coração, a confissão, a fé para a prosperidade, passos para o tipo mais sublime da fé, inimigos da fé, a fé do tipo da fé que Deus possui, a dúvida, e como treinar o espírito humano. Conheci a obra lá no início dos anos 2000, por indicação de um pastor amigo meu.

Igreja Triunfante

Páginas: 320 
Formato: 13,9 x 20,9 
Editora: Rhema Brasil Publicações

Outro livro do "irmão Hagin" (como é carinhosamente chamado por seus seguidores) que traz excelente estudo bíblico sobre os demônios. Neste livro, Hagin faz uma análise completa das escrituras sobre a origem de Lúcifer e como Satanás se tornou o deus deste mundo. Hagin nos mostra a diferença entre opressão, obsessão e possessão, e discute sobre várias formas pelas quais o crente pode dar acesso a Satanás em sua vida.

A obra destaca ainda a razão de porque muitos crentes serem dominados e impedidos de viverem e desfrutarem a vontade de Deus, pelo diabo. Ele divide a igreja em três tipos Triunfante, batalhadora e derrotada, sendo a primeira a igreja consciente de que é mais que vencedora com Cristo e que se encontra assentada com Ele nos lugares celestiais, a segunda é aquela que ainda não possui essa consciência descrita em Efésios 1:3 e 2:6, a terceira seria a parte da igreja que nada conhece a este respeito e vive uma vida de mendicância espiritual, esperando a sua redenção apenas na vida vindoura.

O reverendo Hagin aponta ainda a classificação dos demônios em hierarquias: hostes espirituais da maldade, príncipes das trevas, potestades e principados, baseado nos escritos do apóstolo Paulo aos efésios. Entretanto, enfatiza que contra os salvos em Cristo o diabo nada pode fazer, isto quando esses possuem consciência da sua vitória conquistada na cruz. 

Sendo assim a nossa verdadeira batalha é a da fé, mantendo firme a nossa confissão nas promessas de Deus em Sua Palavra e somente assim poderemos de fato ser mais que vencedores em todas as coisas.

O Nome de Jesus

Páginas: 190
Editora: Graça Artes Gráficas e Editora Ltda.
Ano: 1999
Páginas: 190

Desta vez, Hagin nos revela que a Palavra de Deus nos ensina que temos uma procuração do próprio Deus para usar o Nome de Jesus na oração, ao lidar com demônios e ao ministrar a cura para os enfermos. Isso coloca a nossa oração em uma base profundamente legal com a palavra de Deus, pois, por Sua ressurreição, Cristo nos deu o direito legal de usar Seu poder. Este é o segredo: temos dependido demasiadamente da nossa própria capacidade de libertar alguém, quando, na realidade, é o Nome de Jesus que o faz.

Para melhor compreensão a obra é dividida nos seguintes tópicos:

  • O Nome de Jesus
  • Autoridade no Nome
  • O Nome de Jesus em nosso dia a dia
  • Reinando pelo Nome
  • Em meu Nome expulsarão demônios
  • Espíritos malignos nos lugares celestiais
  • Um cristão pode ser possesso?
Polêmicas à parte...

O livro é bom. Afinal, é inquestionável que todo o poder de atuação da Igreja, toda a autoridade vem do nome de Jesus, entretanto, o livro gerou polêmica no segmento cristão, pois apesar de muitos testemunhos de cura dados por pessoas após a leitura do livro, sendo Hagin, inclusive, chamado de “ a voz da cura”, sua irmã morreu de câncer e o mesmo aconteceu com Buddy Harrison seu genro, em 2014. Finalmente o próprio Haggin morreu de complicações do coração depois de ter afirmado várias vezes – o que está registrado em muitos de seus livros – ter sido curado desse mesmo mau ainda na juventude. Ou seja, não faltam especulações e questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário