Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2015

LIVROS QUE EU LI #10 - DEFESA DA FÉ

Não é raro que encontremos pessoas descrentes que tentam a todo custo nos confrontar com supostas contradições nos textos bíblicos. A principal motivação de tais pessoas - ateus, agnósticos e céticos são "mestres" nisso - é levantar dúvidas e questionamentos quanto a nossa fé. O mais triste de tudo isso, é que como leitura e estudo da Bíblia, infelizmente não é prioridade no devocional de grande parte dos cristãos (o fenômeno do "esvaziamento" das classes de Escolas Bíblicas Dominicais, Discipulados e reuniões de Estudos Bíblicos é um fator comum nas igrejas, independente do tamanho, da quantidade de membros e da denominação), seguidores de seitas além dos grupos já citados acima, infelizmente, têm conseguido êxito no seu nefasto intuito de perverter, corromper e matar a fé de muitos crentes, que, por desconhecimento sólido das Escrituras, não têm sua fé alicerçada em base sólida. Nesta 10ª parte da série especial de artigos Livros Que Eu Li, trago a indicação de obras que são excelentes ferramentas para o estudo das Escrituras especificamente sobre os pontos principais de defesa da fé cristã.

Em Defesa da Fé 


Autor: Lee Strobel 
Editora: Vida 
Formato: 14x21cm 
368 páginas 

Lançado no Brasil em 2002 pela Editora Vida, o livro "Em Defesa da Fé" é mais uma boa ferramenta para aquelas pessoas que se interessam em debates e leituras apologéticas. Escrito pelo jornalista ex-ateu Lee Strobel, Em Defesa da Fé é muito característico e particular em sua estrutura, não sendo apenas mais uma obra apologética dentre as inúmeras existentes. O livro, bem dizer, não foi todo escrito por Strobel. Seguindo a linha do primeiro livro do autor, Em Defesa de Cristo", "Em Defesa da Fé" foi criado a partir de entrevistas que Strobel fez com alguns dos mais famosos apologistas cristãos da atualidade. 

Mas isto não tira os méritos do autor na obra. Muito pelo contrário, conseguimos perceber claramente a grande habilidade de Strobel em trabalhar com as palavras e em elaborar perguntas perspicazes na busca de conseguir as melhores respostas. A proposta de Strobel em Em Defesa da Fé é responder às objeções que as pessoas têm em relação à fé cristã. Para cada objeção, um apologista foi entrevistado por Strobel. 

Este livro é um dos mais indicados quando o assunto é defesa da fé, entretanto, não vou mentir: o livro tem seus pontos fracos. A meu ver as entrevistas de Walter L. Bradley (sobre a teoria da evolução) e Norman Geisler (sobre as passagens da Bíblia nas quais Deus teria mandado matar pessoas inocentes) são pontos fracos da obra. Walter Bradley concentra suas críticas contra a teoria da evolução em argumentações sobre ignorância (a ciência não sabe como X aconteceu, logo X tem de ter acontecido pela interferência de um Designer) e Geilser, já comprometido como pressuposto de que a Bíblia é porque é um livro 100% inerrante, tentou prover respostas para as passagens “polêmicas” da Bíblia, claramente adequando-as ao seu pressuposto. Muitas das respostas de Geisler não me convenceram e, certamente, não vão convencer os ateus que lerem esta obra. 

Porém, mesmo nestas entrevistas que considerei “ponto fraco” do livro, algumas boas respostas foram dadas por estes apologistas entrevistados. Além disto, o livro tem seus pontos fortes. Os destaques são as entrevistas de Peter John Kreeft sobre o famoso problema do mal (suas respostas foram muito boas), William Lane Craig sobre a possibilidade de ocorrências de milagres (Craig, novamente, mostrando toda sua habilidade retórica), Ravi Zacharias (com reservas, algumas de suas respostas não me agradaram) sobre a particularidade cristã em relação às demais religiões e J. P. Moreland sobre o problema do inferno. A entrevista de Moreland, penso, a melhor de todas as entrevistas do livro. Os textos escritos exclusivamente por Strobel – a introdução e a conclusão de cada capítulo e do livro – são textos muito bons, apesar de serem muito de escrita bem “apaixonada”, de caráter bem evangelístico, o que pode não agradar aos leitores ateus que venham a ler esta obra. 

Enfim, tenho minhas reservas em relação a esta obra (como tenho com praticamente todos os livros que leio), mas, no fim, é uma boa ferramenta para quem gosta de ler sobre questões apologéticas. É importante destacar que Em Defesa da Fé é um livro mais introdutório à prática apologética que, penso, trará pouca novidade a você que já está acostumado a ler obras apologéticas mais extensas. Apesar de trazer poucas novidades, muitas questões interessantes são abordadas, e é um livro que valeu a pena ler – apesar de não saber se virei a tirá-lo da prateleira outra vez. 

Manual de Defesa da Fé Apologética 


Autor: Peter Kreeft 
Editora: Central Gospel 
Formato: 16 X 23cm 
Páginas: 624 

Desafios ao cristianismo são feitos por ateus, por pessoas questionadoras e por futuros cristãos. Fé e razão são conflitantes? Deus existe? A Bíblia é apenas um mito? Por que Deus permite a existência do mal? Jesus era divino? Existe vida após a morte? É possível ocorrerem milagres? O Livro Manual de defesa da fé apologética cristã categoriza e resume os argumentos mais fortes a favor das principais doutrinas cristãs. Este livro, certamente, responde aos seus questionamentos. Por isso, não pode faltar em sua biblioteca. Quer as perguntas partam de você mesmo, ou esteja tentando responder a outras pessoas. 

Reflexivos, concisos, perspicazes e sábios, Peter Kreeft e Ronald Tacelli elaboraram um guia informativo e valioso para todos aqueles que buscam respostas que envolvem fé e razão. A organização que os autores deram ao livro, a forma como separaram os assuntos, a ideia em ser simples e direto ao assunto, faz do livro uma matéria prima para um curso apologético na igreja local. 

Peter Kreeft é professor de filosofia no Boston College e autor de mui tos livros relacionados à fé cristã, incluindo "Between Heaven and Hell" (Entre o céu e o inferno), "The Best Things in Life" (As melhores coisas da vida) e um livro com seleções de textos de Tomás de Aquino comentados por Kreeft; "A Summa of the Summa" (Uma suma da Suma). Ronald K. Tacelli é professor assistente de filosofia no Boston College e já publicou artigos nas revistas Public Affairs Quarterly e Downside Review. 

Em Defesa da Fé Cristã 


Autor: Dave Hunt 
Editora: CPAD 
Formato: 14X21cm 
344 páginas 

Por que Deus Permite o Sofrimento e o Mal? Como explicar todas as "contradições" existentes na Bíblia? Algumas pessoas estão predestinadas a ir para o inferno? Este livro traz uma série de respostas racionais, inteligentes e bíblicas às perguntas que investigadores sinceros (muitos críticos, céticos e ateístas) têm feito. Perguntas sobre assuntos polêmicos e espinhosos, os quais todos, cristãos e não-cristãos, indagam. Alguns Deles incluem: Por que Um Deus Misericordioso puniria as pessoas que jamais escutaram falar de Cristo? Como responder aos ataques contra Deus? Como especificar qual a diferença existente entre as obras de Deus e as de Satanás? 

Traz um amplo espectro de perguntas que guiará o leitor a uma exploração empolgante sobre as verdades bíblicas à medida que as respostas vão sendo desveladas e que levará o leitor a obter uma compreensão mais profunda de quem é Deus e como Ele trabalha. A fé acontece através da constatação da incrível amplitude de diretrizes que a Palavra de Deus oferece e isso o ajudará a viver de acordo com sua verdade. 

Dave Hunt é autor e palestrante reconhecido internacionalmente. Pesquisador das áreas como profecias, misticismo oriental, fenômenos psíquicos, seitas e ocultismo. Escreveu mais de 25 livros, e o conjunto de sua obra já vendeu mais do que 4 milhões de cópias. 

Bom, eis aí as dicas. Apesar de o tema ser o mesmo, cada uma dessas obras tem suas peculiaridades e, com prós e contras, elas cumprem bem ao que se propõem. Entretanto, saliento que a maneira mais contundente de defender nossa fé é nós mesmos não termos qualquer dúvida acerca de quem é Deus, quem nEle somos e tudo o que nEle podemos - Romanos 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário