Total de visualizações de página

sábado, 6 de julho de 2019

ESPECIAL ORAÇÃO - 4) CONCLUSÃO: O VALOR DA ORAÇÃO

Resultado de imagem para Imagem de pessoa orando

Quanto vale a oração? Para refletir nesta pergunta, vamos estudar o valor da oração na vida de Jesus. Se para Ele, que era em essência e conteúdo um com o Pai (João 10:30), a oração tinha profundo valor, quanto mais deve ter para nós! 

O autor da Carta aos Hebreus afirma que 
"...durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão" (5:7, grifo meu). 
A nós, não custa lembrar:
 

Deus espera por nossas orações.


Os críticos dizem que a oração é válida porque é emocionalmente saudável para quem ora. Seria este o único valor da oração para Jesus? O autor da Epístola aos Hebreus afirma, certamente, que, para Jesus, a oração não somente proporcionava o benefício emocional, mas produzia efeito concreto em sua vida e na vida de outros. Deus O atendia, respondendo, de fato, às Suas orações. 

Para entender o que a Bíblia fala


  • a) O exemplo sempre vem primeiro - Porque viram Jesus orando, os discípulos pediram que Ele os ensinasse a orar (Lucas 11:1). Que assuntos devem ser abordados quando oramos, de acordo com a oração-modelo deixada por Jesus (11:2-4; Mateus 6:9-13)?
  • b) Logo a seguir, Jesus continua seu ensino sobre a oração contando uma instigante parábola (Lc 11:5-10) - Como devemos interpretá-la? [Lembre-se de que Jesus também insistia em suas orações. No cenáculo, Ele orou repetidas vezes por seus discípulos (João 17:9, 11, 15, 17, 20,21). No Getsêmani, fez o mesmíssimo pedido três vezes (Mt 26:44).].
  • c) Como os versos 9 e 10 de Lucas 11 explicam o sentido da parábola? - (Recorra a mais de uma tradução para entender melhor o texto.).
  • d) Jesus termina seu ensino sobre a oração, comparando o pai terreno com o Pai celestial (Lc 11:11-13) - O pastor e escritor americano Eugene Peterson (☆1932-✞2018) contemporiza assim o texto:
"Não barganhem com Deus. Sejam objetivos. Peçam aquilo de que estão precisando. Não estamos num jogo de gato e rato, nem de esconde-esconde. Se seu filho pedir pão, você o enganaria com serragem? Se pedir peixe, iria assustá-lo com uma cobra viva servida na bandeja? 
Maus como são, vocês não pensariam em algo assim, pois se portam com decência, pelo menos com seus filhos. Não acham, então, que o Pai que criou vocês com todo amor não dará o Espírito Santo quando pedirem?" 
Que exemplos podemos ver de boas e objetivas respostas de Deus aos pedidos de oração de Jesus? Consulte os textos de apoio.

Hora de Avançar

Deus espera por nossas orações!

Devemos nos dedicar à oração ainda que nos achemos bem espiritualmente 


É estranhamente interessante, mas algumas pessoas param de buscar Deus em oração por se acharem muito bem espiritualmente. Pensam que por já terem uma longa caminhada com Deus, por já serem crentes há bastante tempo, por já terem obtido várias respostas de oração, por já desenvolverem um ministério tão bem sucedido, por possuírem o reconhecimento de vários outros cristãos, pensam que não precisam mais dedicar tanto tempo para a oração a sós com Deus. Imaginam que não precisam separar um período de oração diária, pois pensam que a sua vida, as suas atividades e o seu trabalho em favor do Reino dos céus já são uma oração a Deus.

Contudo, Jesus não pensava como essas pessoas. Apesar de ser o Filho de Deus, completamente sem pecado, totalmente perfeito, dedicado ao ministério e cheio do Espírito Santo, Jesus separava um período no seu dia para se dedicar à oração. Ele não considerava que o desenvolvimento e o sucesso do seu ministério o dispensavam de orar diariamente. Pelo contrário, Jesus, apesar de todas as suas qualificações "retirava-se para lugares solitários, e orava" (Lc 5:16).

Tal atitude de Jesus tem muito a nos ensinar. Ele nos mostra que devemos nos dedicar à oração ainda que nos achemos bem espiritualmente. Não importa se estejamos nos sentindo fortes espiritualmente, nem se pessoas estão sendo curadas através de nossas vidas e nem se o nosso nome está se tornando conhecido das pessoas e dos demônios. Devemos separar períodos no nosso dia para entrarmos em uma comunhão íntima com Deus. Nós precisamos orar porque disso depende a nossa comunhão e relacionamento com o Pai.

Devemos nos dedicar à oração ainda que as atividades sejam muitas


A maior parte das pessoas justifica a sua negligência com a oração dizendo que não tem tempo. São homens e mulheres que afirmam estar ocupados demais para orar. Dizem que precisam acordar muito cedo e deitar muito tarde, e que por causa das tantas atividades não possuem tempo para se dedicarem à oração.

Jesus também era uma pessoa extremamente ocupada. Constantemente as pessoas vinham procurá-lo, desejando receber uma palavra de aconselhamento, o esclarecimento de uma dúvida, o ensinamento acerca do Reino de Deus ou uma ministração de cura. As pessoas não se perguntavam sobre a disponibilidade de Jesus. Elas não estavam preocupadas se Jesus precisava comer, dormir ou descansar. Elas queriam simplesmente obter a satisfação dos seus anseios. Jesus era tão requisitado que houve ocasiões em que Ele não conseguia nem mesmo comer, porque as pessoas iam e vinham para ouvi-lo e tocá-lo (Marcos 3:20). Contudo, apesar disso, ele sempre encontrava tempo para se dedicar à oração.

Para pensar


Deus atendeu a oração de Jesus, antes de ele sair para pregar em outros lugares (Mc 1:35-39), depois da cura do leproso (Lc 5:15,16), antes de escolher os doze companheiros de ministério (6:12,13), durante a incrível experiência da transfiguração (9:28,29), antes de ensinar sobre a oração (11:1,2) e antes da agonia da cruz (Mt 26:39-44). 

Deus também ouviu a intercessão de Jesus por seus discípulos – tanto os contemporâneos dele quanto nós, que viemos a crer depois. Esta foi sua maior oração registrada, conhecida como "a oração sacerdotal de Jesus" (o capítulo inteiro de João 17). Finalmente, voltando ao texto de Hebreus (5:7), Deus não O livrou de passar pela morte, mas O ressuscitou em corpo glorioso, o que foi uma resposta de oração incomparavelmente mais poderosa e sublime.

O que disseram


"Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe suas respostas. Se fizerem isto, vocês terão experiência do que é a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranquilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus" (Filipenses 4:5-7 - grifo meu).
A oração produz resultados psicológicos (paz de espírito, tranquilidade), espirituais (maior sentido de vida) e concretos (atendimento real do pedido feito).

Vamos praticar?

Para responder


➫ Para você, quanto vale a oração?
 
➫ Quais os benefícios desta prática em sua vida?

➫ Como você seguirá o exemplo de Jesus como alguém que sempre praticava a oração?

➫ Em relação ao seu tempo e à sua agenda, que decisões você tomará hoje para colocar isso em prática?

➫ Compartilhe com um amigo ou com o grupo uma resposta concreta de Deus a algum pedido de oração específico que você tenha feito.

Eu e Deus


"Bem cedinho, de manhã, faço a minha oração. Tu, Senhor ouves a minha voz. Faço a minha oração e fico esperando, vigiando com atenção para descobrir a tua resposta" (Sl 5:3).

Conclusão


O Senhor Jesus, durante todo o seu ministério, mostrou a importância da vida de oração. Ele não somente orava, mas também incentivava as pessoas a se dedicarem à oração. O exemplo de Jesus foi seguido pelos apóstolos, pelos primeiros cristãos e por muitos crentes durante toda a história da igreja. O quanto você ouvir sobre o relato de grandes milagres, maravilhosas e constantes manifestações do poder de Deus, curas tremendas, conversões em massa, cidades transformadas, você pode ter a certeza de que, por trás de todos esses acontecimentos, existe um crente ou um grupo de crentes que está se dedicando à oração. Deus decidiu agir, em muitas ocasiões, através da oração dos crentes.

Lembre-se do apóstolo Paulo e da grandeza do seu ministério. Lembre-se de Martinho Lutero e do impacto da sua vida em todo o mundo. Lembre-se de João Wesley e do avivamento que varreu a Europa e os Estados Unidos. Lembre-se de Smith Wigglesworth  e das milhares de pessoas que foram curadas. E lembre-se de que, por trás de todas essas pessoas, existe uma vida de oração. A igreja pode transformar o mundo; você pode transformar o mundo. O caminho? Uma vida de oração. Boralá começar a praticar?

[Fonte: Ultimato; Gospel+]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário