Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de julho de 2019

NECESSÁRIO NOS É NASCER DE NOVO




Jesus foi enfático: 
"Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus" (João 3:3) 
e acrescentou: 
"Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (3:5) 
e arrematou: 
"Importa-vos nascer de novo" (3:8). 
Nenhum indivíduo pode entrar no céu sem novo nascimento. Essa é uma condição indispensável. O que vem a ser, pois, o novo nascimento? Muitas pessoas não reconhecem o valor da vida de Jesus, e a maioria também não acreditam que se possa chegar a mesma vida que Ele. É necessário ser nascido de novo para enxergar o reino de Deus.

O ser nascido de novo acontece em nosso coração e nossa mente. Depois que se é nascido de novo, vemos coisas que nos estavam ocultas. Toda nossa vida passa a ter um novo valor. Apenas após isto, é que recebemos uma visão daquilo que leva á vida e a paz, além disso recebemos participação na sabedoria do mundo espiritual. Aquilo que anteriormente tinha valor aqui na terra, perde a sua importância e significado.

1. O que não é o novo nascimento


O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas o que Espírito Santo faz em nós e por nós. Nicodemos foi ao encontro de Jesus, de noite, e perguntou-lhe: 
"Mestre, sabemos que és vindo da parte de Deus porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele" (3:1,2). 
Nicodemos era um homem rico, culto e religioso. Ele era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida ilibada e guardava muitos preceitos da lei. Mas, essas coisas não eram suficientes para sua salvação, ele precisava nascer de novo.

Também Nicodemos tinha um relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus, que tinha uma singular capacidade de ensinar e fazer milagres e ainda, ele tinha convicção de que Deus estava do seu lado. Mas essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a salvação, ele precisava nascer de novo.

Não se alcança o novo nascimento através de ritos, cerimônias e práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer à uma família cristã ou por frequentar uma igreja evangélica. Ninguém é salvo porque recebeu o sacramento do batismo ou porque guarda determinados preceitos religiosos. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre (Jo 3:10). Ele era um especialista nas Escrituras, mas não estava salvo. Faltava-lhe o novo nascimento. 

2. O que é o novo nascimento


O novo nascimento é uma obra monergística do Espírito Santo. Nascer de novo é nascer de cima, do alto, do Espírito. Destaco três aspectos importantes sobre o novo nascimento.

Em primeiro lugar - O novo nascimento é produzido pela Palavra. Isso é o que Jesus quis dizer com nascer da água (3:5). A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra (Efésios 5:26). A fé vem pelo ouvir a Palavra (Romanos 10:17). Somos gerados pela divina semente da Palavra (1 Pedro 1:23). Quando ouvimos a Palavra, a divina semente germina dentro de nós, produzindo uma nova vida.

Em segundo lugar - O novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente do novo nascimento. Somos salvos pelo lavar regenerador do Espírito Santo (Tito 3:5). Ele implanta em nós o princípio da nova vida e então, somos gerados de novo. Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível. 

É como o vento que você não sabe donde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos (Jo 3:8). O Espírito é livre e soberano nessa ação salvadora. Ele é como o vento. Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus. Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento quando ele sopra.

Em terceiro lugar - O novo nascimento é produzido do sacrifício vicário de Cristo. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus foi levantado na cruz. Assim como os israelitas foram curados da mordedura das serpentes abrasadoras quando olharam para a serpente de bronze, assim também aqueles que, inoculados pelo veneno mortal da Antiga Serpente, Satanás, olham com fé para Jesus são perdoados de seus pecados e recebem o dom da vida eterna (3:14-16). 

Conclusão


Embora não possamos ver a regeneração, podemos ver os efeitos que ela produz na vida do regenerado. Os cristãos não são apenas pessoas boas, são pessoas novas, regeneradas, são novas criaturas em Cristo Jesus. A regeneração atinge em cheio nossa natureza humana caída e a transforma de tal modo que passamos da morte para a vida, de um estado de hostilidade contra Deus para um estado de paz com Deus. Essa transformação causada pelo novo nascimento tem implicações permanentes em toda a vida cristã, permitindo-nos receber pela fé a oferta da salvação e nos conduzindo a uma vida de santidade. Você já nasceu de novo?
"Nascer de Novo" - Rayssa & Ravel, um super clássico da música cristã contemporânea, com novo arranjo 

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário