Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de julho de 2019

CRISE: UMA IMPERDÍVEL OPORTUNIDADE PARA BUSCAR A DEUS

"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado num alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo" (Isaías 6:1).
  • Quantas vezes será que este profeta entrou no templo e ali cumpriu suas obrigações religiosas?
Mas foi no tempo da crise, que sua busca foi diferente - e que mereceu ser registrada nas Escrituras -; foi intensa e carregada de verdade as suas orações. E como está escrito:
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte…" (Jeremias 29:13,14a)

"Onde está o seu coração, ali estará o seu tesouro" (Mateus 6:21).


O coração é um órgão, mas a Bíblia chama de coração não simplesmente esse órgão que pulsa dentro do nosso peito. O coração do homem não é simplesmente um músculo, ele é o centro da nossa própria vida. É a coisa mais perigosa, corrupta, mal cheirosa que possa existir em todo o universo. Por quê? Em Mateus capítulo 15, verso 19, Jesus define e nos mostra a fonte da perversidade, da maldade, das tristezas, de tudo aquilo que provoca lágrimas.

Dentro de nós existe uma fonte impura. Dela procedem, jorram de tal maneira os maus desígnios, que não é possível estancar, não é possível bloquear porque irrompem, como está escrito 
"[…] maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias". 
Em Jeremias capítulo 17, verso 9 temos essa mesma declaração de uma forma enfática: 
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"
Por isso, precisamos ter o coração firme nas promessas do Senhor, nas misericórdias do Pai, na doutrina, na integração na igreja, na bondade de Deus, na fidelidade dEle. 

As pessoas têm sede de Deus, mas muitas vezes o problema está no coração. Contudo, tudo o que fazemos só conta quando vivemos conforme está escrito em Jeremias 29, verso 13: 
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" (grifo meu).

Precisamos viver intensamente e de todo o coração para o Senhor. A promessa dEle é: 
"Buscar-me-eis e me achareis...". 
Às vezes, nos perguntamos por que muitas pessoas têm dificuldade de encontrarem com o Senhor. Porque muitas vezes elas não estão se preparando para encontrar o Senhor, não levam Deus a sério. É preciso que você se prepare, para ir ao culto, anseie, vista a sua melhor roupa,  não por fútil ostentação, mas sim por que é para o Senhor.

Crise: ela te aproxima ou te afasta mais de Deus?


Deus prova o nosso coração. Ele sabe de todas as coisas, mas permite situações. 
  • A crise não desenvolve o nosso caráter, ela revela o nosso caráter.
Situações acontecem não só para nos fazer crescer, mas para conhecermos o que está em nosso coração. No Salmo 51, verso 10, Davi depois de um momento terrível orou a Deus e pediu assim: 
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável". 
No Salmo 73, a partir do verso 21, está escrito: 
"Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença".

Aprendendo com a experiência do profeta


Assim foi com o profeta Isaías, ele encontrou a Deus depois de um funeral. Existe crise mais difícil de encarar do que a das perdas? No caso do profeta, foi preciso enterrar o velho rei para descobrir o verdadeiro Rei, em sua vida.

Às vezes é necessário enterramos algo, para descobrirmos O mais importante. A verdade quase que invariavelmente é que só buscamos a Deus quando enfrentamos uma crise.

O Pastor Tommy Tenney escreveu: 
"A oportunidade divina frequentemente se esconde no meio das crises humanas (comentando sobre a tragédia de 11 de setembro nos EUA, ênfase minha)".
Muitas vezes a única maneira de Deus ter acesso as nossas vidas ocupadas, é nos encontrar voltando de um funeral. Sempre estamos mais sensíveis quando voltamos de um. 

Não há melhor momento que este para falarmos aos nossos vizinhos, colegas de trabalho, e familiares da esperança que encontramos em Jesus. Após o funeral, Isaías recebe um chamado para falar as palavras de Deus ao coração do povo.

Leia o que diz o seguinte texto: 
"Depois disso ouvi a voz do Senhor, que dizia: 'A quem enviarei, e quem há de ir por nós?' Disse eu: 'eis-me aqui, envia-me a mim'" (Is 6:8).
Não dá para plantar, mesmo que seja uma boa semente, em um solo duro. O semeador semeia em um solo preparado, um terreno que esteja revolvido, arado. Neste momento os corações estão quebrantados, contritos, muitos sem esperança, sem sonhos, desejando ter morrido, com os que se foram.

Mas nossa boca será cheia pelo Espírito do Senhor, para ministrarmos vida aos que nos cercam, se dissermos como disse Isaías: 
"eis-me aqui" apesar da dor, farei Tua vontade, Senhor.

Estamos aqui neste mundo, mais do que como sobreviventes. Deus nos convida a compormos uma "equipe médica para emergências espirituais". Nosso trabalho é, antes de tudo, confortar os corações, ministrarmos esperança através das palavras do único que nos amou a ponto de permitir que Seu único Filho morresse para nos dá esperança de verdadeira vida. A Bíblia declara: 
"Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que esse fosse salvo por meio dEle" (Jó 3:17).
Não temos que tentar explicar  as adversidades circunstanciais ocorridas na nossa trajetória de vida, especialmente tentar fazê-lo da ótica de Deus. Afinal, quem conhece os pensamentos do Senhor, e quem foi o seu conselheiro? Porém Deus nos deu mais do que solução teóricas ou um processo de pensamento intelectual positivo: podemos oferecer mais do que programa de terapia ou algum tipo de analgésico para alma. Ele nos deu poder no Nome e no Sangue de Jesus, para curar o coração doente e libertar a alma cativa. Estamos autorizados a lhes oferecer cura e esperança no caminho, na verdade e na vida. Talvez você diga: 
"– Eu também estou sofrendo!"
Então, lembre-se de Jó (como Deus tem me falado através da vida desse homem, tanto que já ministrei uma mensagem sobre ele, ➫ veja aqui) que mesmo tendo perdido tudo, orou por seus amigos – embora eles não tivessem perdido nada –, mas eles não tinham algo especial e essencial que Jó tinha para dar a volta por cima: comunhão com Deus! Tendo Jó obedecido, Deus o honrou dando-lhe em dobro tudo o que perdeu, e seu segundo estado foi melhor que o primeiro. Deus te fará sonhar novamente!!!

Por que falar de sonhos em um momento tão difícil?


Os sonhos nascem na escuridão da noite. Deus pode lhe fazer sonhar novamente, apesar dessa escuridão e dessa angústia que você esta vivendo.

Leia a história de José na Bíblia, e se pergunte se foi fácil pra ele sonhar nas masmorras, com os pés atados por grilhões, com a alma ferida? Certamente não foi, mas o sonho foi o que o manteve vivo.

Conclusão


Augusto Cury - doutor em psicanálise, professor, escritor brasileiro e médico psiquiatra, autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, com mais de 25 milhões de livros vendidos somente no Brasil - diz: 
"Os sonhos trazem saúde para emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças dos ansiosos, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades."
Então coloque um fim ao pesadelo e volte a sonhar!!! Todo ser humano, para construir história, precisa demolir problemas. A Bíblia declara: 
"Se te mostrares fracos no dia da angustia, pequena será a tua forca" (Provérbios 24:10).
Quando falo de sonhos, não estou falando de desejo. Desejo é superficial, e não resiste ao tempo ou a provas. Sonhos são projetos de vida, propósitos, os verdadeiros sonhos resistem às dificuldades.

Quando o nosso coração fica amargo, nos momentos de angústia, em que as lutas fazem com que o brilho se desfaça, o sorriso vai embora. Se Jesus não for o primeiro, Ele nunca será o segundo. Hoje muito se perdeu do que significa ser um cristão, as pessoas estão mais preocupadas com as coisas da terra. Quantas casas e outros bens terão, e se esquecem de que podem tê-los, mas não é isso que conta. A Palavra diz que o amor de Cristo nos constrange (2 Coríntios 5:14). Se você e eu estamos vivos é por causa dEle. 

"Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre" (Sl 26:73).
Seu coração pode adoecer, mas a Palavra diz em Provérbios 13:12 que 
"A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida". 
Quem sabe a esperança que você tem seja fazer um curso, cantar em um coral, tocar algum instrumento… O coração adoece quando não concretizamos a realidade da esperança. 
"Mas o desejo cumprido é árvore da vida".
O que Deus quer fazer é nos dar o coração do seu Filho Jesus. Ele quer arrancar o nosso coração amargurado, empedernido, Ele quer nos dar um novo coração. Essa é a nova vida em Cristo Jesus.

Outra frase de Augusto Cury que quero lembrar é esta: 
"Os sonhos regam a nossa existência com sentido."
Sua vida tem propósitos (sonhos) dados por Deus, e não existem propósitos (sonhos) de Deus que não se cumpram nesta terra. 
"...Porque nenhum dos Seus planos (sonhos) podem ser frustrados" (Jó 42:2b).
Você esta vivo!!! Você não esta sozinho; Deus esta com Você! Ele não te deixou e não te deixará!!! Deus te devolverá os sonhos e te levará até a realização deles, para que o Seu Nome seja mais uma vez glorificado em você.
"Buscar-Me-eis" - Renascer Praise (última faixa do álbum de estreia da banda, lançado em 1993)

[Fonte: Colheita Church, por Márcia Daniele]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 

2 comentários:

  1. Louvado seja Deus pela sua vida Pr. Léo! Força Ele é contigo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amada! Ai de mim se não fosse a certeza inquestionável da presença dEle em minha vida. Abraços!

    ResponderExcluir