Total de visualizações de página

domingo, 14 de julho de 2019

DIGA NÃO HÁ PROCRASTINAÇÃO, A INIMIGA DA PERSEVERANÇA

Resultado de imagem para Gif de relógio girando ao contrário
O tempo é implacável. Os ponteiros do relógio caminham sem que nada os impeça. A hora de terminar aquela tarefa necessária se aproxima. Ainda há tempo, mas nada é feito, pois outras coisas precisam ser feitas também. Quando nos damos conta, estamos atrasados. Se é possível resolver algo amanhã, é isso que costumamos fazer. Então, uma série de consequências desagradáveis podem ser experimentadas. Eis que, quando damos conta, já estamos aprisionados no vício da procrastinação.

Conceito

O que é procrastinação?


Em termos simples e diretos, procrastinação é adiamento, por exemplo, é deixar para fazer depois algo que poderia e até deveria ser feito com antecedência ou imediatamente. Logo, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou alguma coisa em particular. Observe que a procrastinação tem estreito relacionamento com a ansiedade e, consequentemente, é um empecilho à perseverança.

Muitos de nós lutamos com a procrastinação. Um professor universitário estudou procrastinação durante cinco anos e concluiu que 95% da população adia a realização de tarefas. Uma estimativa revelou que os americanos perdem aproximadamente 400 milhões de dólares, anualmente, adiando o pagamento de impostos! Devido ao temor do fracasso ou outras inseguranças, esperamos demais antes de iniciar um projeto ou tomar uma decisão. 


A procrastinação no contexto da vida espiritual


A procrastinação também é problema dentro da igreja. Muitos de nós adiamos servir a Deus. Sabemos que devemos alcançar outras pessoas, mas nos sentimos inseguros ou preocupados com o que deve ser feito. Por estarmos incertos sobre nossos dons ou interesses, adiamos o nosso envolvimento na igreja. Ficamos preocupados: E se eu não fizer um bom trabalho? E se eu nem mesmo conseguir fazê-lo?


A maioria de nós já experimentou as oito fases da procrastinação:
  • Fase 1: "Desta vez, começarei mais cedo" (Fase esperançosa).
  • Fase 2: "Eu preciso começar logo" (Fase de pouca tensão).
  • Fase 3: "Eu deveria ter começado mais cedo" (Fase de culpa insidiosa).
  • Fase 4: "Ainda há tempo para fazer isso" (Fase de falsa segurança).
  • Fase 5: "O que há de errado comigo?" (Fase de início do desespero).
  • Fase 6: "Eu não aguento mais" (Fase de sofrimento intenso).
  • Fase 7: "Faça acontecer" (Fase "livre-se disto").
  • Fase 8: "Da próxima vez, começarei mais cedo" (Fase círculo vicioso).

As consequências da procrastinação


Procrastinação pode resultar em danos enormes no trabalho, na vida cotidiana e no exercício ministerial tanto para nós quanto para outras pessoas. Causa pressões e problemas desnecessários. Desperdiça oportunidades, tempo e dinheiro.

O problema é que procrastinação vicia! Quanto mais sucumbimos a ela, mais difícil é mudar. Deixar as coisas para depois se transforma num modo de vida, acarretando para nós, e com frequência para outras pessoas, grande sofrimento físico e emocional.

O que a Bíblia diz sobre a procrastinação?


O livro de Romanos capítulo 12 nos oferece um incentivo. O servir começa ao nos apresentarmos a Deus como "sacrifício vivo" (v.1). Ore e dedique-se novamente ao Senhor e à Sua obra. Depois olhe ao redor e veja o que os outros estão fazendo em sua igreja e pergunte se você pode juntar-se a eles. Se for preciso comece devagar e depois experimente atuar no exercício de vários ministérios.


A Bíblia ainda apresenta a seguinte visão sobre a procrastinação: 
"Se você esperar pelas condições perfeitas, jamais fará nada" (Eclesiastes 11:4). 
Qual a solução? Tenho algumas sugestões:
  • Pare de apresentar desculpas.
  • Tome consciência de que o perfeccionismo paralisa a performance.
  • Enfrente seus temores.
  • Concentre o foco sobre o ganho, e não sobre a dor.
Em outras palavras, sempre que tiver algo importante para fazer, não espere: faça-o! O que você vem adiando, mesmo sabendo que precisa ser feito e não pode mais ser postergado? Algo no trabalho, no lar ou na igreja? Agora é hora de entrar em ação: faça-o já! Esta oração pode ajudar: 
"Deus, ajuda-me a fazer o que eu já sei que preciso fazer. Ajuda-me a fazê-lo agora!"
A Bíblia nos oferece duas observações adicionais, úteis quando estamos determinados a vencer o hábito destrutivo da procrastinação: 
"Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer" (Provérbios 27:1). 
"Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Salmos 118:24).

Conclusão


Orientações simples tendem ao descrédito porque quem procrastina crê que, para mudar, é necessário um evento cataclísmico, avassalador e traumatizante. Mas nem sempre Deus age assim. Devemos nos lembrar de que, por vezes, a voz de Deus está no cicio suave da simplicidade (1 Reis 19:12). Lembremo-nos também: "não é porque seja simples, que não seja profundo". 

Aqui falamos de uma conhecida regra, a qual, para que surtir o efeito desejado, deve ser o alvo de nossas ações, e não apenas de nosso conhecimento. Definir prioridades e investir tempo e esforço nelas é o passo mais importante para vencer a procrastinação.

Aplicação


As prioridades de um cristão que não quer procrastinar são: oração, família, descanso adequado, trabalho e empenho no servido do reino de Deus. Busque ser diligente. Não desvie sua atenção de algo até que o tenha terminado. Descubra a satisfação do trabalho terminado. Arrependa-se e comece imediatamente. Se já identificou áreas em sua vida que devem ser mudadas, não procrastine: comece já. Vencer a procrastinação não é fácil, mas também não é impossível. Progredir nessa luta deve ser um hábito diário, dando um passo de cada vez.
  • Lembre-se: Este é o único dia que temos, e pode ser que não o tenhamos por inteiro! Portanto, faça já o que deve ser feito.
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário