Total de visualizações de página

sábado, 13 de julho de 2019

"A LETRA MATA...", SIGNIFICA QUE NÃO DEVO ESTUDAR A BÍBLIA?

Resultado de imagem para Imagem de pessoa com dúvida
"E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. 
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito?" (2 Coríntios 3:4-8)
No seu contexto, esta linha de 2 Coríntios 3:6 (em negrito) expressa um contraste importante entre a impropriedade do sistema do Velho Testamento e a suficiência de Cristo para nos salvar do pecado. A "letra" representa o "ministério da morte, gravado com letras em pedras" que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:3,7). O "Espírito" representa a nova aliança de Cristo, revelada através do Espírito Santo e escrita em nossos corações (3:3,4,6,8).

A importância do texto inserido em seu contexto


É uma trágica e triste ironia que alguns crentes de hoje estejam arrancando este versículo de seu contexto e destorcendo seu significado tão completamente que eles negam o verdadeiro ponto que Paulo está dando no texto. 

Algumas pessoas, quando confrontadas com o fato que suas doutrinas e práticas humanas não são aprovadas no Novo Testamento, são tão orgulhosas ou tão cegas, que não admitem seu erro. Em vez disso, elas atiram este versículo na face daquele que está salientando a importância de obedecer Cristo e sugerem que o estudo cuidadoso da Bíblia é inútil e até perigoso, "porque a letra mata, mas o Espírito vivifica". Que blasfêmia contra a palavra de Deus!

No mesmo contexto de 2 Coríntios 3, Paulo enfatiza a importância da palavra revelada por Cristo. Ele destaca o valor da palavra de Deus, da verdade (4:2), do conhecimento da glória de Deus (4:6), da liberdade (3:17; veja também João 8:32 para saber como encontramos esta liberdade), e de olhar no espelho que nos transforma (2 Co 3:18; veja Tiago 1:23-25 para saber o que é este espelho).

Há ainda mais uma triste ironia com este argumento, que não deveríamos estudar a Bíblia cuidadosamente porque "a letra mata". Em minha limitada experiência, as mesmas pessoas que mais frequentemente usam 2 Coríntios 3:6 fora de contexto para fugir de suas responsabilidades de obedecer alguma instrução de Cristo são as mesmas que apelam para o Velho Testamento, para defender tais práticas como, o batismo infantil, ou a aspersão (em vez da imersão), ou ainda a obrigatoriedade do dízimo em sobreposição à liberalidade da oferta. 

Estas práticas não são autorizadas pelo Novo Testamento, como revelado pelo Espírito. Não temos nenhum direito para retornar à "letra" escrita em tábuas de pedra para fugir do ensinamento da nova aliança.

Conclusão


A letra que mata era justamento isto: a antiga aliança, o código penal mosaico utilizado pela nação de Israel, durante o advento da Lei.
  • A passagem em questão nada tem haver com o estudo Bíblico e a Teologia.
Quem procede desta forma, ou seja, utilizando a expressão "a letra mata, mas o Espirito vivifica", a fim de justificar algum ensino doutrinário humano e antibíblico, ou para verberar contra os servos de Deus que anseiam por sua Palavra, estudando-a diligentemente, meditando nela dia e noite (Josué 1:8), demostra total negligência para com as coisas de Deus e apresenta uma bela desculpa para não estudar as Escrituras e assim crescer na graça e no conhecimento de Deus (2 Pedro 3:18). Portanto, leia a Bíblia, medite na Bíblia, estude a Bíblia, pois:
"Este livro afastará você do pecado, ou o pecado afastara você deste livro" (Dwight L. Moody1837/1899).

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário