Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de julho de 2019

O VALOR DA RENÚNCIA


"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me" (Mateus 16:24).
A frase acima foi proferida pelo Filho de Altíssimo, quando revelou a Pedro que estava próximo o momento em que morreria na cruz e Pedro disse-lhe que não deveria aceitar a morte, pois ele ainda não entendia os planos de Deus em favor da humanidade, mas apenas os planos dos homens – que viam o Senhor Jesus como um líder revolucionário que libertaria Israel do imperialismo romano. Cristo veio ao mundo para salvar toda a humanidade, oferecendo-se como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Entendendo o significado de "renúncia"


Em um mundo de grande ilusão, competição, estrelato, primeiros lugares, sexo, poder, riqueza e principalmente pelo fato de este mundo "jazer no maligno" (1 João 5:19), surgem os demasiados apegos. Sendo eles por usos, costumes, tradições, falsos sentimentos, modismo, dentre outros.

Porém neste ambiente temos o cristão que como peregrino, busca diante de todas as aflições e provações andar, comportar, viver como a luz do mundo e o sal da terra (Mt 5:13,14), sendo exemplo para que no grande dia seja recebido no Céu de glória eterna, mas para que isso seja possível, é preciso "renunciar" este mundo que já está morto, dominado pelo maligno.

Significado de "renúncia"


A princípio, é recomendado trazer o significado desta palavra essencial para os cristãos:
  • O Novo Dicionário da Língua Portuguesa (traduzido do Latim)
  1. Renuntiare - Abdicar do uso de um direito ou da posse legítima de qualquer coisa. Não querer. Desistir do desejo, renegar. Afastar-se voluntariamente, abster-se; por de parte uma vantagem, sacrificar-se.
  • O Novo Testamento (traduzido do Grego)
  1. Anarnesástho – Imperativo do aoristo médio de Aparnéomai - Negar-se a si mesmo como um ato totalmente altruísta, abrir mão de sua personalidade (Mt 16:24);
  2. Apotássomai - Despedir-se, renunciar, abandonar (Lucas 14:33);
  3. Arnesástho - Dizer não, negar (9:23), conforme Chave Linguística do Novo Testamento Grego, Editora Vida Nova.

Tipos de renúncias


Observando o amplo significado, de acordo com o vernáculo, concluímos que a palavra "renúncia", vai muito mais além que um simples vocábulo. Entende-se que a "renúncia" na vida de um cristão deve ser "progressiva"; isto é, todos os dias devemos praticá-la com ascendência. Jamais poderá ser apenas uma bandeira, ou uma nomenclatura. Deve fazer parte da vida cotidiana em todos os sentidos.

Conforme já exposto, seu sentido é despedir-se com a conotação de abandonar. Uma autonegação, abrindo mão até de sua personalidade. Jesus explica o paradoxo do discipulado como: "Perder a vida é encontrá-la; morrer é viver". 

Renunciar a si mesmo é não assumir certo ascetismo falso, externo, mas colocar os interesses do Reino em primeiro lugar na vida de uma pessoa. "Tomar a cruz" não significa apenas suportar algum fardo irritante, mas renunciar as ambições centradas em si mesmo. Tal sacrifício resulta na vida eterna e na experiência mais repleta de vida no reino e agora (Marcos 10:29,30).

Jesus Cristo disse a Pedro - o líder da equipe de discípulos e o que tinha a personalidade mais forte - que se quisesse segui-lO primeiro deveria renunciar a si mesmo e tomar a cruz que lhe pertencia.

Que tipo de renúncia? - Para renunciar, o cristão deve saber o que deve desprezar e o que precisa apegar-se. A renúncia de todo discípulo deve ser ao pecado, que a sua natureza pecaminosa tende a força-lo a praticar. Paulo catalogou-os em Gálatas 5:16-23.

• Que tipo de cruz? - Após negar aos desejos da carne, o cristão deve assumir sua chamada, ela é a sua cruz, é a sua missão.

Mas para isso é preciso entender qual tipo de chamada recebeu da parte de Deus, pois nem todos foram chamados para apóstolo como Pedro. E nem todos foram chamados para ser pastor, mestre, profeta ou evangelista (Efésios 4:11).

Conclusão


Relembremos Dorcas (Atos 9:36-42). A chamada dessa mulher se consistia em servir a Deus em sua cidade, ela era costureira, e trabalhando com panos, linha e agulha amou ao Pai Celestial e aos irmãos de sua localidade praticando caridade. Foi assim, com uma vida simples e pacata, que Dorcas renunciou a si mesma e tomou a sua cruz, e fazendo isso seu nome ficou registrado como uma serva de Deus que seguiu a Jesus no primeiro século da era cristã.

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário