Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de junho de 2017

VOCÊ JÁ LEU A BÍBLIA HOJE?

Querer ler a Bíblia é um passo muito importante para o início do aprendizado quanto ao que Deus espera para as nossas vidas. Mais do que isso: é o conhecimento necessário para estar e permanecer sempre ao lado dEle.

Tem muita gente que desiste de ler a Bíblia por não entender nada do que se lê, outros leem capítulos inteiros, ou até mesmo livros inteiros da Bíblia e no fim da sua leitura chegam a conclusão de que não entenderam nada. Afinal, existe uma forma correta de ler a Bíblia?

Existe sim, e a forma correta de ler a Bíblia não é simplesmente ler como se estivesse lendo um livro qualquer, mas devemos meditar em cada versículo que lemos.


O que significa "meditar"


Meditar é pensar, analisar, tentar chegar a uma compreensão em cima de cada palavra que acabamos de ler, para tentar entender o que lemos. As vezes podemos levar um dia inteiro (ou mais de um dia) para entender um simples versículo, mas através da meditação, é que damos espaço para Deus falar conosco através das Sagradas Escrituras.

Cada versículo da Bíblia é precioso, e Deus pode falar conosco alguma coisa em cima de cada versículo que acabamos de ler, ou Deus pode usar um versículo que um dia nós lemos e naquele momento não compreendemos. Dê valor a cada versículo, leia com bastante atenção, e acima de tudo, jamais desista de ler a Palavra de Deus, que é lâmpada para os nossos passos, e luz que clareia o nosso caminho (Salmos 119:105).


Por onde começar?


Esse alimento espiritual, como qualquer outro físico, deve ser bem consumido. De nada adianta, por exemplo, ter acesso a ingredientes saudáveis quando não se sabe preparar uma boa refeição. Errar na quantidade dos itens pode ser tão nocivo quanto "comer besteira". Com a Bíblia acontece o mesmo: compreendida de forma equivocada, pode render problemas ou não influenciar nada em sua vida.

Uma pessoa iniciante na leitura da Palavra de Deus, é sempre recomendado começar a leitura da Bíblia pelo Novo Testamento, começando pelo livro de Mateus, sem dar inicialmente muita atenção a genealogia que a Bíblia explica, para não confundir a cabeça, ou até mesmo levar a pessoa a desistir de ler a Bíblia. Tem gente que começa a ler a Bíblia pelo Antigo Testamento, e pela complexidade dos fatos que aconteceram, e pelos inúmeros nomes diferentes, acabam não compreendendo nada. Há também aquelas que – sabe lá Deus porque – começam a ler do final, ou seja, pelo dificílimo livro do Apocalipse.


O perigo dos versículos isolados


Um erro bastante comum é o de isolar um versículo do seu contexto. Quem lê versículos isolados para respaldar seus pensamentos, seus argumentos, age muito errado. Não podemos nos ater a um versículo, mas sim entender o contexto, o todo, inclusive a época em que algo foi falado daquela maneira escrita ali.

De fato, sem conhecer o contexto, o leitor pode se confundir de tal forma que isso pode levar a um entendimento totalmente contrário da Palavra de Deus. Doutrinas as mais estranhas e até mesmo muitas seitas baseiam seus argumentos em versículos isolados e/ou em "em remendos" que fazem, tirando um versículo de seu contexto e unindo-o com outro, mesmo que exegeticamente não tenham absolutamente nada em comum.

Como não incorrer nesse nem em outros erros na hora de ler a Palavra Divina? Seguem algumas dicas bem eficazes.

  • Cuidado com versões

Pelo grande número de versões, algumas até popularizadas demais, alguns versos cruciais para a compreensão de todo o contexto são omitidos. Por isso mesmo, sempre recomendo a leitura da Bíblia de Estudos Almeida Corrigida Fiel, a mais fiel ao original encontrada até hoje em língua portuguesa.

  • Prepare-se

Ler a Bíblia não é como ler um livro qualquer. Apesar de ter sido escrita há milênios e por vários autores (por inspiração Divina), é a obra mais atual que existe, para todas as épocas. Seus textos dizem respeito a todas as áreas da vida do leitor, com orientações não encontradas em outros livros. Antes de ler algo tão especial, portanto, ore. Converse francamente com Deus para que Ele fale com você por meio daquela leitura.

A Bíblia não é apenas mais um livro. É a Palavra de Deus e, apesar de ter sido escrita por várias pessoas há muitos anos atrás, é o livro mais atualizado que alguém já leu. Ela fala sobre todas as áreas da vida de uma pessoa, dando orientações ao leitor jamais encontradas em nenhum outro lugar . Sendo assim, para que você possa tirar o máximo proveito de sua leitura, faça uma oração toda vez que for ler a Bíblia, permitindo assim que Deus possa falar com você através da leitura.

  • Lugar

A leitura bíblica requer concentração. Não a faça em locais que prejudiquem a compreensão do texto, com interrupções e outras distrações. Consuma esse importante alimento espiritual devagar, saboreie-o com atenção e faça a digestão lenta e calmamente. O que você absorverá será algo que fará parte de você por toda a sua vida.

Para que você absorva o máximo de sua leitura, não deve fazê-lo em locais ou momentos em que achar difícil se concentrar. A Bíblia precisa ser lida devagar, absorvendo-se cada palavra que se lê dela. Encontre um local adequado e tempo para digerir lentamente o que está lendo nas Sagradas Escrituras.

  • Ponto de partida

Muita gente começa a ler a Bíblia a partir de Gênesis, seu primeiro livro. Isso não é obrigatório, mas é importante saber o começo de tudo o que existe e para entender, inclusive, como surgiu a fé. Você não tem que começar a ler a Bíblia de Gênesis, mas talvez queira saber um pouco sobre a criação de Deus e como surgiu a fé neste mundo. Para um novato, a recomendação é de que inicie a leitura pelos Evangelhos, lá no Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João). Estes quatro livros falam sobre o momento em que nosso Senhor Jesus veio a Terra e revelou a verdadeira identidade do Pai.

  • Entenda

Não precisa se cobrar tanto sobre a compreensão total da Bíblia, pois ninguém é tão especialista assim – embora alguns tenham mais entendimento da Palavra.

Essas pessoas atingiram esse grau justamente por fazerem da leitura bíblica um hábito – e da maneira correta. Caso não entenda direito alguma passagem, seja paciente consigo mesmo e continue a leitura. Você compreenderá com o tempo e a experiência.

Ninguém compreende toda a Bíblia. Seja paciente com você mesmo e continue com a sua leitura de qualquer forma. Se você se deparar com uma passagem que não entende, não se preocupe, com o tempo irá compreendê-la. É assim com todos que leem a Bíblia. Deus sempre fala sobre o que é relevante para você no momento em que está lendo as Sagradas Escrituras. Sendo assim, medite sobre o que está lendo e abra seus ouvidos para ouvir a voz dEle. Quando Ele não fala, é porque não é relevante a você.


Porque ler a Bíblia?


Deus sempre fala conosco sobre o que é relevante para nós durante a leitura da Bíblia. Você se habitua a "abrir seus ouvidos" para ouvir a voz dEle. Siga em frente e poderá ver a diferença de sua vida em relação ao período em que não lia as Sagradas Escrituras.

Você até pode ser alguém que se interessa em ler a Bíblia e de fato queira fazê-lo, mas uma vez ou outra algum obstáculo irá surgir para tentar impedi-lo de ver o quanto é fundamental alimentar o seu espírito. Assim como nosso corpo não sobrevive sem comida, o mesmo acontece com nosso espírito. A Bíblia, é nosso alimento espiritual, sem ela nós nos tornamos espiritualmente fracos.

Os sintomas abaixo revelam quando alguém não tem se alimentado da Palavra de Deus:
  • Não encontra palavras para orar;
  • Não tem ideia de como agir em determinadas situações;
  • Não compreende a pregação do pastor;
  • Se deixa enganar facilmente por falsas doutrinas;
  • Não tem argumentos para falar sobre Jesus e evangelizar;
  • Não tem forças para lutar;
  • Encontra-se fraco diante do pecado.
No passado, saber manusear uma espada era fundamental para a sobrevivência. Não é à toa que quando Deus orienta a respeito de usarmos as armaduras espirituais, a Palavra de Deus – a Bíblia – é comparada a uma espada:
"... espada do Espírito, isto é, a Palavra de Deus"(Efésios 6:17).

A Palavra de Deus é a melhor arma de defesa e ataque que podemos ter, e a única que pode vencer o mal.
"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes" (Hebreus 4:12).
O Senhor Jesus sabia usá-la muito bem. Temos um exemplo claro disso quando Ele foi levado para o deserto. Todas as vezes que o diabo O tentou, foi usando a própria Palavra de Deus que Ele o enfrentou, e também foi com ela que o derrotou.

Mas será que você sabe usá-la corretamente?

Separei 5 orientações fundamentais para você extrair o máximo de suas leituras da Bíblia. Confira:

  • 1. Ore antes de começar a ler 
Talvez você já tenha lido por aí que a Bíblia é o único livro que lemos na companhia do Autor. Por isso reserve um instante antes de iniciar a leitura para pedir a Deus que fale com você por meio da Sua Palavra e que o faça compreender os Seus preceitos. Muitos leem a Bíblia toda e não compreendem nada exatamente por não se preocuparem em pedir ao Seu autor que os oriente na leitura.

  • 2. Esteja atento às palavras-chaves 
Ao meditar na Palavra de Deus, esteja atento aos termos principais contidos em cada passagem. Por exemplo: 
"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5:15,16). 
Nesse versículo, o termo principal é "remindo o tempo", que quer dizer "aproveitando cada oportunidade"; ter sabedoria para saber priorizar o que é importante. Outra dica importante é sempre consultar um dicionário para saber o significado das palavras que para você não estão tão compreensíveis.

  • 3. Preste atenção no contexto 
Assim como às palavras-chaves, é importante atentar para o contexto em que está inserida determinada passagem bíblica. É preciso compreender por que aquilo foi falado naquela época e como poderia trazer isso para os dias atuais, ou seja, o que Deus está falando hoje por meio daquela palavra.

  • 4. Medite 
Durante a leitura é possível que um trecho ou uma palavra chame sua atenção. Nesse momento é preciso parar e meditar sobre o que Deus quer falar com você com aquele trecho. Pense no que a sua vida tem a ver com a passagem em questão. Não ignore. Ali pode estar a resposta que você tem buscado.

  • 5. Coloque em prática o que leu 
De nada adianta orar, prestar atenção no contexto e nas palavras-chaves, meditar, se no final das contas, a Palavra de Deus não for colocada em prática. É isso que Deus mais espera de nós. Ele não quer que sejamos apenas ouvintes ou conhecedores da Sua Palavra, mas praticantes dEla. Ao final da leitura, sempre se pergunte: "Que atitude(s) eu devo tomar em relação ao que acabei de ler?" E faça.


Conclusão


E nunca se esqueça: 
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra"  (2 Timóteo 3:16,17).
Depois disso, só me resta a desejar a você uma boa leitura da Palavra de Deus.

A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário