Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de junho de 2017

AS POLÊMICAS SOBRE A "BÍBLIA GAY"

"Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas" (2 Timóteo 4:3,4).
E o tempo sem sombra de dúvida já é este, as pessoas estão dando prioridade aos seus próprios desejos , deixando as coisas de Deus de lado, preferem não enxergar a verdade, sendo que Ele é a verdade , e criam falsos deuses para adorar, falsos mestres para os ensinar, por que é mais fácil adorar aquele que supostamente "aceita você" do jeito que você é , aceita você cheio de pecados, que não exige e nem promove uma transformação de vida. Por isso as tantas pessoas estão  ouvindo lendas porque é mais fácil ouvir aquilo que elas querem, temos que ouvir a verdade, também está escrito: 
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).


Bíblia gay?


Desde que a revista Veja se pronunciou quanto ao livro "Bíblia Comentada Graça Sobre Graça" (leia aqui), popularmente tratada como "bíblia gay", muitos questionamentos surgiram quanto à Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e essa estranha versão da Palavra de Deus voltada para o público gay. A SBB negou envolvimento no projeto, mas o que se intitula como pastor homossexual Marvel Souza, da Comunidade Cidade de Refúgio, apresentou cópia de contrato com a SBB para publicação da bíblia gay.


As polêmicas 


Sobre o contrato com a Sociedade Bíblica, Marvel Souza disse que assinou o documento "em março do ano de 2014, após ter pleiteado por dois anos", e que na "primeira proposta enviada à SBB já mostrava claramente que a Bíblia seria comentada por um pastor homossexual". O fim do contrato, segundo Marvel, teria sido selado após a repercussão que a nota da revista Veja sobre o livro alcançou.
"Representantes da liderança evangélica começaram a pressionar os dirigentes da Sociedade Bíblica do Brasil a desfazer o contrato de cessão de direito de texto bíblico para a publicação da Bíblia Comentada Graça sobre Graça, algo que demandou uma série de reuniões na sede da Sociedade Bíblica do Brasil em Brasília", 
afirmou Marvel. À época, a SBB se posicionou a respeito das afirmações feitas por Marvel Souza e emitiu uma nota de esclarecimento para a redação do site Gospel Prime (leia aqui). O tal pastor, entretanto, desmentiu as informações da Veja, mas não esclareceu que medidas estariam sendo tomadas para evitar sua publicação.
"Em relação à nota A Bíblia de Todas as Cores, publicada na revista Veja Brasília, em abril último [16/04/2014], a Sociedade Bíblica do Brasil esclarece que esta publicação não possui qualquer relação com a SBB, nem o tema faz parte de sua linha editorial", 
declara Erní Walter Seibert, Secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da Sociedade Bíblica do Brasil, em sua nota publicada.
"Quando recebemos o pedido para cedência do texto para publicar esta Bíblia, o trâmite interno foi normal, como seguido para cada pedido de texto que recebemos. O título da Bíblia não esclarece que seu teor estaria ligado à teologia inclusiva. Quando soubemos que o referido título se referia ao tema que veio à público, imediatamente rompemos o contrato. Afirmamos que este tema não fez e não faz parte da linha editorial da SBB", 
escreveu Seibert.

Seibert acrescentou ainda que o documento só foi assinado por Marvel Souza porque ele não teria informado que se tratava de uma abordagem simpática à homossexualidade.

Um projeto antigo


Marvel (direita) e o "esposo"
Marvel é homossexual e casado com Raphael Lira, e ambos dirigem a igreja inclusiva Comunidade Cidade de Refúgio, em Taguatinga, no Distrito Federal. A Redação do site Gospel+ entrou em contato com o pastor e o questionou sobre os detalhes do projeto.
"Surgiu em nosso coração o desejo de produzir uma Bíblia que trouxesse comentários concernentes ao espaço das mulheres nas igrejas cristãs, o combate ao racismo, a inclusão de pessoas com necessidades especiais, e a inclusão eclesial dos homossexuais – as minorias, dentre outros assuntos.  
Para tanto, buscamos autorização para utilizar o texto da Almeida Revista e Corrigida – ARC, o que nos foi concedido em maio de 2014, então, passamos a formalizar tudo que tínhamos em relação ao projeto – trabalhos gráficos, pedido de ISBN, etc. Devido às oposições, temos procurado trabalhar com paráfrases e traduções do Hebraico e Grego também", 
explicou Marvel Souza.

E já havia tempo que Marvel fazia campanha na internet para arrecadar verbas que o beneficiasse na publicação da polêmica obra. Em um vídeo que já não está mais disponível, ele fala sobre o projeto de lançamento da polêmica bíblia. Veja na íntegra o texto que legendava o vídeo:
Nossa meta é conseguir 3.000 pessoas que contribuam com R$22,00 cada. 
Se você não pode doar esse valor, contribua com o que puder. Nos ajude a divulgar essa campanha! Precisamos alcançar todos os gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais, mulheres, negros e todos os que se sentem à margem da sociedade com a mensagem da graça. 
Este é um trabalho muito importante para auxiliar na discussão sobre a inclusão eclesial dos negros, das mulheres e dos homossexuais que, por muitos séculos, têm lutado para que sejam aceitos nas igrejas, possam assumir cargos relevantes segundo suas capacidades.  
Muitos trabalhos têm sido realizados para contribuir para o fim do preconceito. Algumas igrejas chamadas de "Inclusivas", como a Comunidade Cristã IPEG em Brasília, têm recebido milhares de pessoas que foram rejeitadas em outras instituições religiosas. Muitas pessoas estão sendo resgatadas dos vicios, da depressão do suicídio por meio de pregações que mostram na bíblia que Deus não faz acepção de pessoas. 
O lançamento de uma bíblia não é algo fácil, pois se trata de um trabalho grande e com poucas empresas capazes de realizar a impressão no papel correto, que é o papel bíblia. O que acaba aumentando o preço da impressão. 
Tenho desenvolvido esse projeto Bíblia Comentada Graça Sobre Graça, juntamente com meu esposo a alguns irmãos, desde de 2012. Após várias etapas (escrever os comentários e traduzir os textos, revisar, etc.) nos vimos parados na parte financeira para a etapa final (diagramação e impressão gráfica). 
Nós já tentamos colocar esse projeto em outra empresa de crowdfounding, porém ele foi rejeitado. Já tivemos um contrato com a Sociedade Bíblica do Brasil, mas foi cancelado, tivemos um diagramador, mas não arcou com os compromissos, recebemos várias promessas de compras antecipadas que não se cumpriram. 
Enfim, percebo que o preconceito e o medo de que a verdade seja contada são muito grandes. Não estou criando uma nova bíblia, mas sim deixando mais claros alguns conceitos e combatendo outros conceitos equivocados. Temos tido apoio de alguns irmãos e amigos, mas ainda estamos longe de alcançarmos nosso objetivo financeiro. A ideia é produzirmos 1.000 exemplares, inicialmente. 
Já fizemos um investimento inicial alto, mas ainda falta a parte final. 
Tenho certeza de que onde essa mensagem chegar, levará consigo vida, aceitação, salvação e sobretudo Graça Sobre Graça. 
Conto com a colaboração de todos! 
Pastor Marvel Souza. 
A hora é agora! Contribua com Bíblia Comentada Graça Sobre Graça.
[Texto transcrito na íntegra, grifos acrescentados.] 
Conforme informação no site Kikante, a meta foi atingida e o valor conseguido foi de: R$65.0000,00! Ou seja, muito além do que eles esperavam e a bíblia "Graça Sobre Graça", já foi devidamente impressa e sua distribuição e venda já estão disponíveis. Há, inclusive, sites específicos para divulgação detalhada do conteúdo dessa bíblia, assinado pelo pr. Marvel. Se você quiser conferir clique ➫ aqui e ➫ aqui (mas já adianto, que o conteúdo é todo voltado ao público homossexual adepto da chamada teologia gay, ou teologia inclusiva).


Quer mais? Então toma!


E esta não é a única versão gay da Bíblia. Para parte dos cristãos, ser homossexual é errado – e é a Bíblia que diz isso. Mas um grupo de ativistas dos direitos gays discorda, diz que tudo não passa de erro de interpretação, e também lançou uma nova versão do Livro Sagrado para tentar provar isso. É a Queen James Bible, já à venda na livraria virtual Amazon. Seu título faz referência à King James Bible, uma das versões mais tradicionais da Bíblia em língua inglesa. 

O editor dessa versão da bíblia gay se identifica apenas como Queer James (James alegre). O livro traz oito alterações no texto bíblico, recebidas com críticas por grupos cristãos dos EUA – que acusam a nova versão de tentar legitimar a homossexualidade. O autor dessa versão da bíblia gay rebate:
"Você não pode escolher sua orientação sexual. Mas pode escolher Jesus. E agora pode escolher a sua Bíblia também."

O que mudou

  • As principais alterações da nova versão

Levítico 18:22
Trecho: "Não te deitarás com outro homem, como se fosse mulher no templo de Moloch".

Explicação: Levítico tem duas passagens (18:22 e 20:13) que costumam ser utilizadas para dizer que a homossexualidade é pecado. A bíblia gay altera esses trechos para dizer que o sexo entre homens só era errado se acontecesse no tempo de Moloch, um deus pagão.

Trecho: "Nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os moralmente fracos, nem os promíscuos, nem os ladrões (…) hão de possuir o reino de Deus."

Explicação: As alterações tentam corrigir supostos erros ocorridos na tradução de termos gregos. Efeminado seria a tradução errada de malakoi, que significa "preguiçoso". Em sodomitas, teria havido erro de tradução de arsenokoitais, que significa "homem com muitas camas" – promíscuo, não homossexual. 


Conclusão


Que os ativistas gays travam uma batalha contra aquilo que a Bíblia diz a respeito de suas práticas, todo mundo já sabe. Porém, essa iniciativa deles foi bem ousada agora. Apesar de terem sido ousados, a iniciativa apenas demonstrou claramente que eles fizeram uma manipulação dos textos para encaixar sua filosofia de vida e ficarem com sua consciência tranquila – se já estivessem tranquilos por que precisariam fazer uma tradução da Bíblia adaptada aos seus interesses? 

Além disso, demonstrou também que, apesar de eles negarem, e até de certa forma rejeitarem a Bíblia, parece que a Palavra de Deus ainda cumpre o seu papel na vida do ser humano, incomodando o coração e confrontando o pecado, assim como disse o profeta Isaías a respeito da Palavra de Deus:
"assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei" (Isaías 55:11). 
Todas essas coisas estão descritas nessa nossa tal Bíblia Sagrada, que há séculos tem sido odiada por muitos pelo fato de confrontar o homem em seus erros, a fim de que se volte à vontade de Deus. Porém, o homem prefere tapar seus ouvidos e criar a sua própria palavra conforme foi visto na iniciativa dos ilustres ativistas gays.


A Deus toda glória.

 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso bloghttps://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

3 comentários:

  1. não há outro caminho senão por jesus e pra chagar até ELE temos que passar pela cruz

    ResponderExcluir
  2. Tudo passa mais a palavra permanece para sempre a verdade sempre vai ser verdade 🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. A você o meu respeito e admiração por ter tratado desse assunto tão importante e urgente, sobretudo nos dias atuais, onde até aqui no Brasil onde a liberdade de crença e expressão tem sido cada vez mais ameaçadas. Que Deus te abençoe sempre 🙏🏻

    ResponderExcluir