Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de junho de 2017

LÍNGUA ESTRANHA, GENTE ESQUISITA


Eu costumava dizer que a última coisa que eu queria era escrever para crente. Na minha cabeça, quem estava na igreja deveria buscar sozinho intimidade com Deus, pois já conhecia a Palavra. Eu acreditava que se tivesse algum dia de escrever sobre Jesus, teria de escrever para quem não o conhecesse, para apresentar Jesus aos de fora da igreja, afinal de contas, fomos chamados para isso. 

Meu raciocínio não estava de todo errado. Eu via os sites e blogs cristãos e eles eram feitos para um grupinho fechado, guetos evangélicos escritos em "evangeliquês", como se estivessem evangelizando os não-cristãos, mas utilizando-se de linguagem evangélica, e eram (obviamente) lidos apenas por evangélicos (por alguns, os que tinham saco para textos em "evangeliquês" arcaico), comentados por evangélicos, e aquelas palavras não surtiam efeito algum para ninguém, pois não chegavam ao público-alvo e não faziam diferença nem para os que as escreviam, nem para os que liam. 

Era um processo bastante esquisito, mas eu via os crentes se fechando em verdadeiros campos de concentrações, porque é bem mais fácil ser crente no meio de crente, né não? Duro é ser crente o suficiente para viver como uma pessoa normal no meio de não-cristãos e mostrar o caráter de Cristo de verdade, sem falar "evangeliquês". As pessoas sabem ser religiosas, mas são poucas as que sabem ser cristãs de verdade. 

Então me encontro em um determinado momento de minha vida em que Deus me colocou em um cantinho. Não tenho como fugir mais. Porque enquanto eu estive fugindo e negando o que Ele queria que eu fizesse, só me dei mal. Tenho visto o quanto as pessoas dentro das igrejas evangélicas estão dependentes espiritualmente, presas à religiosidade, presas ao "formato de crente", achando que as coisas de Deus são para dentro da igreja, e lá fora é lá fora. E que se dane o mundo! 

Tem me incomodado muito ver gente que se diz cristã e quando abre a boca deixa claro que não faz a menor ideia do que isso significa, pois continua escrava da situação, escrava dos problemas, escrava da ansiedade, escrava do medo, escrava do desânimo, escrava do sentimentalismo, escrava da gangorra emocional. 
"Para a liberdade foi que Cristo nos libertou..." (Gálatas 5:1a), 
porém existe muita gente achando que foi liberta, mas que continua a arrastar correntes pelos corredores de suas igrejas. 

Eu mesmo já estive nessa situação, frequentei (e lecionei) em Escola Bíblica Dominical, passei por vários retiros espirituais (inclusive o badalado "Encontro", aquele que "é tremendo"), por gincanas bíblicas que me ensinaram a desembainhar a Espada, um, dois, três! E decorado alguns versículos bíblicos isolados, musiquinhas cristãs para todas as idades, visitado várias denominações evangélicas e mudado três vezes de igreja. 

Já tive cargos dentro das igrejas, já fui obreiro oficial, "levita", participei de diversas peças de teatro, de corais, evangelismos, já fiz limpeza na igreja, já estive na área administrativa, já perdi a conta de quantas pregações fiz... Subi e desci montes incontáveis vezes. Jejuns? Fiz também. Perdi a conta de quantos congressos de missões, de louvor e adoração eu participei. Seminário teológico? Fiz três!... E também já passei algum tempo sem fazer absolutamente nada dentro da igreja (só viajando...). 

Também passei por períodos em que ia à Igreja só quando dava, quando tinha vontade, quando eu não estava cansado, quando não estava chovendo, quando eu não estava com preguiça, ou doente. Nisso acabei ficando mais de um ano praticamente sem ir à igreja. Viajando. E, quando ia era apenas para cumprir uma obrigação, mas achava que não era necessário, pois eu buscava a Deus em casa (sim, quase fui contaminado pelo "vírus dos desigrejados"). 

Ou seja, já passei por praticamente todas as fases de uma pessoa dentro da igreja, e um dia me dei conta de que não estava tendo a tão alardeada "vida abundante" que Jesus promete em uma daquelas passagens bíblicas que decorei. 

Onde foi que eu errei? 


Onde estava o erro? Onde eu, tão sincero, tão espiritual, tão crente e dedicado a Deus, tão, tão... estava errando? Em determinado momento fui obrigado a revisar a tal sinceridade e dedicação e me dei conta do quanto estava sendo negligente e de que eu precisava buscar a Deus como se não O conhecesse. Esquece, Leonardo, você já está com cinquenta anos, tem mais de duas décadas de igreja, porque isso não vale nada. Sorry, mas nada do que você faz ou já fez dentro da igreja faz alguma diferença para Deus se o seu coração e sua vida não estiverem 100% nas mãos dEle. 100%, entendeu meu caro? 99,9999999999% não vale! 

Lá fui eu, começar do zero. E durante essa caminhada, me despertei de quantas pessoas estão nessa situação e nem se dão conta. E depois de ter minha vida transformada por essa simples mudança de atitude percebi que preciso, sim, falar aos crentes, até por perceber que tem muita gente dentro da igreja mais perdida do que grande parte do pessoal no mundo. Se houver ao menos um realmente sincero, que esteja verdadeiramente interessado em saber em quê exatamente está errando e quiser ser a pessoa que Deus quer que ele seja, já valeu a pena. 

Tenho usado este blog para passar a Palavra que Deus tem dado a mim. O que você, leitor, fará com essas informações, já não é da minha alçada, não é problema meu, é contigo. Não busco aplausos e nem holofotes (Deus me livre e guarde!). Não quero tapinhas nas costas. Se eu tenho te conseguido fazer pensar, questionar, contestar e até mesmo discordar, ótimo. E se você realmente quer ser um cristão de verdade, prepare-se, pois não é nem um pouco difícil… e por isso mesmo, não é nada fácil. 

Língua estranha, gente esquisita 


Essa "pequena" introdução e "breve" preâmbulo foi só para trazer mais um assunto espinhoso. Creio que assim como eu, você já teve dificuldades de entender os termos usados por muitos evangélicos, eis que seus problemas acabaram! Segue um mini-dicionário de "evangeliquês", um novo idioma, uma "língua estranha" usada pelos evangélicos contemporâneos. 

Vou dividir este dicionário em três seções – Erudito, Formal e Coloquial –, para melhor entendimento e sempre que você precisar recorrer a ele, vai ficar bem fácil se localizar. Termos, dialetos, jargões, gírias, folclores, tudo será explicado em nosso Dicionário "Evangeliquês" Moderno. É uma língua superior às dos anjos: é a "língua dos santos". Vamos lá? 

  • "Evangeliquês Erudito" 

Usado por evangélicos mais, digamos, "cultos", eloquentes: 

Política – Um meio de aumentar o poder da denominação. Dizem os politiqueiros evangélicos que querem influenciar a sociedade em questões morais, mas muitos já se envolveram na imoralidade da corrupção. 

Autoridade espiritual – Diz-se dos chefões. Os senhores e senhoras que mandam e desmandam em "seus ministérios". Não raramente o nome deles vem destacado nas placas de identificação de seus reinos: "Ministério Fulano de tal". Sua variável usada com mais frequência é 'ungido(a)', aquele(a) de quem se diz: "Ai de quem tocar...". 

Homem de branco – Você já deve ter ouvido falar que o tal "homem de branco" está na congregação, mas quem é este homem? Um enfermeiro, um açougueiro, um dentista? Não, na verdade este termo é utilizado por alguns evangélicos para se referir a presença de Jesus ou do Espírito Santo na Igreja. 

Embora na Bíblia não temos relatos de qual a vestimenta exata que Cristo usava em sua época, o branco é associado por ter uma ligação com a pureza, e santidade. Mesmo assim Ele poderia ser o homem de preto, azul, verde... pois Ele quem criou todas as cores, e tem liberdade para usar a que desejar. Ou não?! Não podemos negar a presença de Cristo entre nós na Pessoa do Espírito Santo pois Ele mesmo disse que não nos abandonaria deixaria o Espírito Santo conosco (João 14:16; 14:26; 16:7). 

Shekinah – O vocábulo 'shekinah' não aparece na Bíblia, é uma transliteração da raiz hebraica 'shkn' = habitar. Este termo 'shkn' é muito usado pelos Targumitas e Rabis e adotado pelos cristãos. Refere-se à glória visível de Deus habitando no meio do seu povo. 

Usa-se este vocábulo para designar a presença radiante de Deus, como vista na coluna de fogo, no Monte Sinai, no Propiciatório entre os querubins, no Tabernáculo, no Templo, etc. Embora a palavra 'shekinah' não apareça na Bíblia, há alusões à glória de Deus ('shekinah') em diversas passagens. 

YHWH – Nome impronunciável de Deus; sempre que aparece na Bíblia, é traduzido como Senhor. 

Esta tradução se perdeu com o tempo na cultura judaica e hoje não podemos saber o significado de 'YHWH' (leia-se e pronuncia-se Iavé). As testemunha de Jeová apoiam a falsa teoria de que estas quatro letras significam 'Jeová' e criaram uma doutrina falsa em sua seita de que só poderão ser salvos aqueles que chamam Deus pelo seu verdadeiro nome Jeová, sendo que o Deus da Bíblia nunca pediu para ser chamado por algum nome em específico. Eles chegaram ao ponto de modificarem a sua versão da Bíblia (a tradução do Novo Mundo) toda e trocarem todos os nomes que são chamados Deus por Jeová. 

A ignorância é tanta que até mesmo no novo testamento eles colocaram o nome Jeová sendo que 'YHWH' é um termo hebraico e o novo testamento foi escrito em grego. Mas esta mania não é exclusividade dos TJs. Não mesmo! 

Bênção – Favor divino dado por Deus para abençoar ou dar felicidade a seu povo (Gênesis 12:2, Provérbios 10:22, Ezequiel 34:26, Gálatas 3:14). Ultimamente tem sido vulgarizada, banalizada e transformada em sinônimo de troféu oferecida aos que fazem barganhas com o Deus banqueiro. 

Graça – É entendido no geral como "favor imerecido" dado por Deus, mas tem também seus significados um tanto quanto pejorativo, como libertinagem e irreverência, por exemplo. 

Mistério – Certamente você já deve ter ouvido que certo irmão "está no" (e/ou em) mistério com Deus" ou que Deus "falou em mistério", ou que Ele é um "Deus de mistérios". Mas o que é esse tal de mistério. Bom como o próprio nome já fala não deveríamos saber o significado pois é mistério. 

Mas mistério não é somente quando: 
  1. Uma pessoa está tomada pelo Espírito Santo, fala em línguas estranhas que ele não entende e da a este feito o nome de mistério. 
  2. Quando determinado irmão por falta de estudo bíblico não compreende determinada passagem bíblica e para balancear sua falta de estudo diz que o determinado trecho é mistério. 

Resposta: 


A palavra mistério está presente em diversos trechos da Bíblia: Daniel 2:18,28; Romanos 11:25; 1 Corintios 2:7; 3:1, 2; 15:51; Efésios 1:9; 3:1-3,9; 5:32; Colossenses 1:26; 2:2; 2 Tessalonicenses 2:7; 1 Timóteo 3:16; Apocalipse 1:20; 10:7; 17:5; 7. E cada uma deve ser entendido dentro de seu respectivo contexto. 

É um vocábulo que nas escrituras nunca significa somente uma coisa inexplicável, mas também um segredo revelado ou ainda não revelado. É certo que muitas coisas nas Escrituras permanecem em mistério, mas boa parte é revelada, quando Deus tem algo para falar com você Ele é bem claro e objetivo, mas muitas coisa na Bíblia como determinados milagres ainda permanecem um mistério. 

Exemplo: abrir o mar vermelho, ou até mesmo milagres que Jesus operou como dar vista a um cego fazendo barro com a saliva, dar vida a um morto... tudo isso até hoje é um mistério para nós. E creio que continuará sendo. A Bíblia não se apega e explicar tudo que ela relata o seu objetivo é a salvação do homem e não e explicação de tudo que ela diz. 

Quando não conhecemos o evangelho de Jesus Cristo ou não lemos e estudamos a Bíblia para nós muitas coisas se tornam mistério, mas Jesus Cristo diz em Mateus 13:11 que a nós que o servimos é dado o conhecimento dos mistérios de Deus. 

  • Evangeliquês Formal 


Usado no meio termo. Tem suas variáveis, suas flexões, mas é sempre usado quando o crente quer impressionar, "falar difícil": 

– Crer absolutamente naquilo que o pastor/apóstolo/reverendo/bispo/missionário/profeta diga. 

Amor – Atender o chamado do ministro de louvor e dizer para a pessoa ao seu lado: "Eu te amo em Cristo Jesus". 

Promessa – Carro, casa, dinheiro, mulher/homem bonita(o)... 

Evangelismo – Mandar alguém ir à igreja, 

Adorar – Chorar durante horas cantando algum tipo de música lenta e repetitiva. 

Fidelidade – Qualidade mostrada no ato de dizimar/ofertar mensalmente e só! 

Levita – Pseudo-músico que se acha superior aos demais por cantar/tocar (se você quiser saber o significado literalmente bíblico do termo 'levita' clique ➫ aqui). 

No banco – Ficar fora de comunhão durante um tempo variável de acordo com o pecado. 

Comunhão – Não ter ninguém te acusando ou falando a seu respeito, poder participar da "santa ceia". 

Perdão – Sinônimo de amnésia crônica e irreversível. 

ProfetaExpert em leitura corporal, expressão facial e oratória com inconfundível impostação vocal. 

Deus – O "cara lá de cima" responsável por abençoar quando mandado. Tem até trilha sonora: "Tudo o que eu quiser, o 'cara lá de cima' vai me dar..."

Jesus – O "filho do cara lá de cima" que fez o oposto do que se deve fazer. Às vezes serve como gerente bancário, outras vezes como agente matrimonial. 

Espírito Santo – "Ser" que faz as pessoas caírem "de poder" e receberem novas visões, unções, revelações e outros "ões". 

Inferno – Lugar para onde os que não tem salvação irão. Alguns pecadores famosos já foram vistos por lá gemendo e pedindo socorro: Cazuza, Costinha, Renato Russo, Elvis Presley. 

Diabo (Lucifer, demônio, maligno) – O culpado por tudo de ruim que aconteça, mesmo quando não tem culpa de nada. Diz a lenda também que foi um anjo de luz, querubim ungido expulso do céu por querer ser igual a Deus. 

Esperança – Ser tão rico quanto os apóstolos da TV. 

Salvação – Alcançada indo à igreja X e sendo fiel (vide fidelidade). 

Unção – Algo que se recebe para se sentir superior aos outros. 

Abençoado – Ser cabeça (rico e sem sentir sequer uma dor de dente) e não cauda. 

Prosperidade – Ser milionário. 

Pecado – Infração cometida contra a igreja X e variável com a cartilha. 

Igreja – Templo luxuoso que exige fidelidade para manutenção do seu luxo. 

Doutrina – Coleção de regras internas variável de acordo com a denominação. 

  • Evangeliquês Coloquial 


Usado e entendido pela grande massa evangélica. Pode ser dito e ouvido com mais frequência no meio dos crentes mais pobres: 

Bíblia – Uma caixinha de promessas. Com muitos direitos e quase nenhum dever. 

Conversão – Sair do catolicismo romano (e/ou qualquer outra religião) e assinar o nome em uma denominação evangélica. 
  • Entretanto a Bíblia mostra que conversão sem regeneração, justificação e santificação é falsa (2 Co 5:17). 

Deus – Um papai-noel que dá presentes aos bons filhinhos da fé. Esse serve ao homem em lugar de ser servido. 

Diabo (Inimigo, capeta, satanás, pomba-gira, Zé pilintra, tranca-rua...) – É aquele ser que vive entrando em brechas deixadas pelos crentes, mas esses mesmos crentes resolvem o problema amarrando o coisa-ruim! 
  • A vitória sobre satanás e seus demônios vem por meio de comunhão com Deus, sujeição a Ele (Tiago 5:7) e não palavras chaves e clichês. 

Dízimo – É um depósito em conta poupança do Banco Celestial, pois todos que dizimam não mais terão problemas nas finanças. É uma moeda de barganha com o Altíssimo. 
  • Na Bíblia dízimo é uma função para mordomos generosos e não crentes gananciosos. Se quiser ler sobre o assunto clique aqui, aqui eaqui. 

Espiritual – É aquele cara que vive meio por fora desse mundo. Ele não anda, "navega no oceano do Espírito", "flutua na unção". 
  • Enquanto isso, a espiritualidade bíblica é evidenciada em pleno mundo e nas dificuldades da vida (Mt 5:13-16). 

– Um "abracadabra" gospel. Poder próprio e de fácil manipulação. Não precisa de varinha de condão e nem de pó do pirlimpimpim, basta ter "voz profética" e "mãos ungidas". 

Mas, a Bíblia teima em dizer que a fé "é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem" (Hb 11:1). Eita Bíblia insistente, viu! 

Fogo – Antigo termo para "reteté". 

Retété (repléplé) – Certamente você já deve ter ouvido nos círculos pentecostais que certo irmão "esta no retété" com Deus. Mas, afinal na verdade o que é este tal de "retété"? Um ritmo de uma música, uma outra língua estranha comum a todos, uma dança estilo africana, ou uma espécie de êxtase indígeno? 

Nada disso, oh carnal. "Retété" na verdade é um termo pentecostal que é somente usado quando uma pessoa está "cheia do Espírito Santo" e "sai fora de si", sapateando, dançando ou pulando no meio da igreja.

Também podemos entender que a origem do termo se deve ao fato de muitos sapatearem para frente e para trás e o sapateado deles ao chão, fazer estranhos ruídos que podem soar como re-té-té. 

Glória e Aleluia – Expressões em alta voz, em ambiente de culto, que servem para atrair a presença de Deus. Dizem que por aí, sem base nas Escrituras, que quando a "glória da terra sobe, a glória do céu desce". 

Gospel – Rótulo para contextualizações estranhas. 

Adoração – Um mantra em que as palavras se repetem, repetem, repetem, repetem... 
  • Bem, a Bíblia (de novo ela) ensina que louvor e adoração é um estilo de vida que vai muito além de um tipo musical meloso e repetitivo. 

Mistééééério – Bem, mistééééério é tão misterioso que fica difícil de definir. Os crentes do mistério usam essa expressão sempre que estão diante de algo misterioso [?]. 
  • A Bíblia relata que o mistério já foi revelado: Cristo encarnado (Cl 1:24-29)! 

É forte – Deve ser o que não é fraco. 

É de Deus - Diz-se do que se acredita "não ser do diabo", mesmo a Bíblia afirmando que o diabo não é dono de nada (a não ser daquilo que dão a ele).

Tá amarrado! – É um chavão usado para conter o diabo. Tem sua flexão: Tá repreendido! No funk foi traduzido por: Tá [tudo] dominado! 

Espírito de morte (de prostituição, de enfermidade...) – São os codinomes do diabo, embora a Bíblia não faça menção a nada disso como sendo "espíritos".

Mundo – É tudo aquilo que a denominação não concorda em termos de usos, costumes e tradições. 
  • Mas na Bíblia, mundo é um sistema de pecados e operações satânicas que envolvem vários aspectos da vida humana (1 João 2:15). Se quiser saber sobre esse assunto clique aqui

Unção – Um poder sobrenatural que faz as pessoas terem sensações e arrepios. Somente alguns espirituais conseguem um grande estágio em unção, podendo inclusive serem imunes de contestações e blindados das mazelas comuns aos humanos carnais. 
  • Biblicamente falando, ungido é o cristão nascido de novo e habitado pelo Espírito Santo e não uma casta especial (1 Jo 2:20, 27). 

Varão/varoa – Homem ou uma mulher "de poder", aquele(a) que em suas orações os demônios saem correndo como desesperados. O varão ou varoa tem domínios transcendentais. É uma coisa impressionante! 
  • O grande problema é que a espiritualidade de muitos "varões" e "varoas" fica somente no espetáculo e não reflete em caráter. 

Oração forte – Deve ser o contrário de oração fraca.
  • Se quiser ler mais sobre o assunto clique aqui

Misericórdia - É quase uma onomatopeia evangélica, repetida a qualquer momento, em qualquer situação, mesmo sem se saber ao certo o real significado à luz das Escrituras.

Amém – Esta termo é o mais democrático no evangeliquês. É repetido em todos os círculos evangélicos e serve como expressão de concordância sobre tudo o que é dito no altar. Tudo mesmo!

Conclusão 


Não espere evangeliquês em minhas postagens porque eu não falo essa língua (ao menos tento não falar). Não espere definições teológicas e palavras em grego, que não tenho a menor intenção de complicar o que é simples (e se eu vier a usá-las, prometo explicá-las). Meu compromisso com vocês aqui é outro e acho que até aqui o tenho cumprido. 

Todos os dias vou colocando um texto novo a respeito do que é ter vida com Deus e também sobre arte, música, filmes, cultura no geral. E não espere também linguagem rebuscada, ou aparência de santidade. Tiremos, por favor, esse fermento industrializado e indigesto, essas frescuras de nosso meio, pois as coisas são bem simples, bem práticas, concretas. Mas vá por mim, vale muito, muito a pena aprender assim. 

[Fonte: Enciclopédia Histórico – Teológica da Igreja Cristã – Editor Walter A. Elwell – Edições Vida Nova] 

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

2 comentários:

  1. Amei muito a matéria"Gente estranha,língua esquisita"na minha concepção você foi muito bem nos detalhes da matéria,te achei criativo e inteligente pois, é o que estamos vivenciando hoje, Deus abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pr. Válter. Mas me incomoda muito a igreja ter sido transformada em um "clubinho social de crentes". O propósito de Cristo ao estabelecer a igreja não foi esse. Continue registrando seus comentários e não deixe de indicar o blog.

    ResponderExcluir