Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de junho de 2017

ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO

Eu sou solteiro. Desfruto dos benefícios desta condição. Escolhi desfrutar e ser beneficiado da condição de alguém solteiro. Pensei hoje neste tema porque eu já fui abordado muitas vezes com a seguinte pergunta: "é melhor se casar ou ficar solteiro?" Depois de apresentar alguns pontos positivos, tanto para se casar, quanto para ficar solteiro, minha resposta não pode ser diferente de um "depende!" Antes vejamos os dados oficiais quanto aos solteiros no Brasil.

A hora e a vez dos solteiros


No Brasil o número de solteiros supera o de casados em todas as regiões do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, já são mais de 70 milhões de pessoas que escolhem morar sozinhas. Muitas histórias por trás desses dados são daqueles que desistiram de encontrar o amor. Eles viraram adeptos das relações fast-foods oferecidas pelos diversos aplicativos. Outros reclamam que por conta da facilidade não encontram quem queira algo sério e que não há pessoas maduras disponíveis.

A psicologia indica que são muitos os solteiros que buscam atendimento em consultórios. Segundo os psicólogos, as reclamações mais comuns são sobre não conseguir encontrar uma pessoa que dê atenção e seja companheira. Eles afirmam que o egoísmo atrapalha muito. E que, para preencher o vazio, se envolvem em relacionamentos imediatistas.

Os terapeutas observam que essas escolhas acontecem por dois fatores. As pessoas hoje não têm facilidade nem resiliência para resolver problemas. Quando aparece um obstáculo logo pulam para outro relacionamento e assim vai. Outro fator envolve a descrença amorosa devido a decepções vividas e também ao mau exemplo que viram em casa.

Os psicólogos alertam que, em casos de traumas e decepções é necessário buscar a raiz do sofrimento. É importante se curar e vencer traumas passados. E também ter em mente que não é porque a relação passada foi decepcionante que a próxima será. É preciso avaliar a forma que se lida com os relacionamentos, por isso é importante aprender e buscar ajuda para melhorar. 

Tratamento interior

O que fazer?


O conhecido casal de palestrantes motivacionais Renato e Cristiane Cardoso, autores dos Best Sellers de autoajuda "Namoro Blindado" e "Casamento Blindado", e apresentadores do programa de TV Terapia do Amor, que, como o próprio nome diz, é voltado a essa temática, analisam os erros que os solteiros comentem e orientam que para conquistar uma relação de sucesso é preciso usar a razão. 
"Ir pelo coração é uma das piores falhas. A pessoa se leva muito pelo que sente e acaba não pensando quem é a pessoa com quem se relaciona", 
observa Cristiane.

Renato acrescenta que é preciso aprender a ter equilíbrio entre o sentimento e a razão. 
"O coração não foi feito para decidir nem para escolher, apenas para sentir. E se a cabeça não faz todo o trabalho inicial, de escolha e de avaliação para depois dar permissão para o coração gostar, a pessoa vai entrar em um acidente uma tragédia" 
constata Renato.

Ele explica que ser feliz no amor não é questão de sorte. 
"Quando não se tem padrões altos a pessoa acaba aceitando qualquer coisa, aí dá tudo errado e ela acha que tem dedo podre. Mas não é isso, não é falta de sorte, é falta de acreditar em si. Por isso, a pessoa precisa se autoavaliar, se tratar antes de começar uma nova relação",
completa o palestrante.

Mas e a Bíblia, o que diz sobre o assunto?


Quando eu olho para a criação de Deus, vejo com clareza que Deus supriu o homem de uma necessidade. Ele criou o casamento!
"Então o Senhor Deus declarou: 'Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda'. Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: 'Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada'. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gênesis 2:18,22-24).
Faz parte da essência da mulher assistir ao homem, que indubitavelmente precisa dela. O relato da criação de Deus nos aponta para Seu ideal: que todo homem e mulher se casem. No entanto, o pecado distorceu tanto as relações horizontais e verticais, que Ele mesmo dotou suas criaturas de viverem sós ou casadas. Ambas condições são dom de Deus (1 Coríntios 7:7). Por isso a resposta à da introdução do artigo é um claro "depende", porque eu não sei qual o dom Deus lhe deu. Eu sei do meu.

Estão os homens e as mulheres solteiras estão em desacordo com a vontade de Deus?


Responderei a esta pergunta com outra pergunta. O texto bíblico diz que Adão e Eva viviam nus e não sentiam vergonha (Gn 2:25). Por acaso isso significa que todo homem e mulher que se vestem estão fora do ideal ou vontade de Deus? Ou que se tenho vergonha de minha nudez eu estou errado?

Deus provisiona ao homem pecador segundo sua natureza, que não é capaz de exercer sua mais básica função e propósito sem a Sua orientação. A verdade não reside no homem, mas nAquele que é a verdade. As ações de Deus após o pecado do homem são de redenção, todas elas para que voltemos à condição de homem sem pecado, totalmente irrepreensível para glorificar a Deus. No entanto, isso somente acontecerá depois de sermos abençoados com a morte no dia que Ele determinou. De fato, a morte (01) só será uma bênção para os que morreram em Cristo (Romanos 6:6-8).

A provisão de Deus


A manutenção da vida humana é dependente de Deus. O exercício da dignidade humana, também decidido pelo Criador, é igualmente um presente de Deus. Casados não estão, como alguns agem (porque pensam assim), numa condição de superioridade (ou inferioridade). Ambas condições, mais uma vez, são dom de Deus. Paulo é claro quando afirma:
"Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro" (1 Co 7:7 – grifo meu).

O dom para o solteiro


Nenhum outro texto bíblico trata o assunto de dom para o solteiro com tanta clareza quanto o Evangelho de Mateus. Depois de falar sobre o divórcio, os discípulos de Jesus pensaram: 
"Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar" (19:10). 
No entanto, a escolha pela solteirice (ou celibato) está sujeita a decisão de Deus em dotar alguns para essa escolha: Jesus respondeu: 
"Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite" (vv.11,12 – grifo meu).
Foi Deus quem criou a exceção para o que foi narrado em Gênesis. Tudo que Ele faz é bom e viver debaixo de Seus estabelecimentos é Sua vontade para toda criação.

A exceção estabelecida por Deus é um dom. É imprudente negligenciar a função de todo dom dado por Ele. Até mesmo a salvação, que é um dom de Deus (2), serve para um propósito que Ele mesmo estabeleceu: 
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos" (Efésios 2:8-10 – grifo meu). 
Da mesma forma que fomos salvos PARA um propósito, os solteiros receberam seu dom PARA um propósito: a causa do Reino de Deus. É uma renúncia voluntária do casamento por causa do Reino dos céus. Tais pessoas, como Paulo, podem se envolver no trabalho em prol do Reino de uma forma que casados não podem (1 Co 7:7) e até mesmo não devem (7:32-34 – para não correr o risco de negligenciar a família). Os solteiros são capacitados por Deus e devem exercer seu dom.

É notoriamente triste como muitos cristãos (igrejas) tratam os solteiros. Eles são vistos como se fossem outra casta, inferiores. Toda igreja deveria respeitá-los à semelhança de seu dom, de forma especial, tratá-los de acordo com a nobre vocação que possuem. Se Deus os dotou para o celibato, seguramente espera que eles O sirvam, como dito, de forma excepcional ao Reino de Deus.


Conclusão


Enfim, não é errado ser solteiro. É necessário ter o discernimento se a solteirice é seu dom. Deus (Espírito Santo) soberanamente distribui os dons conforme Seu desejo (1 Co 12:7-11), enquanto o homem, por outro lado, busca os melhores dons (12:31; 14:1). Irmãos solteiros (como eu), não sejam sábios segundo seu próprio entendimento (Provérbios 3:7; Romanos 12:16), busquem na Palavra o que precisam para agradar a Deus, pois ela é suficiente para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3:17).

Que eu não me esqueça:

  • De ajudar homens e mulheres a entenderem seus papéis segundo orientação divina, inclusive no que tange suas decisões sobre casamento e celibato;
  • De valorizar o solteiro e incentivá-lo no propósito do celibato, se este for genuinamente seu dom. Que Deus me afaste de negligenciá-los e/ou tratá-los com menos respeito.
————

(1) A morte é dádiva divina. Se Adão e Eva tivessem ficado no jardim, desfrutando da árvore da vida, eles viveriam para sempre debaixo da sua condição como pecadores. No entanto, quando expulsos por Deus do Éden, eles não tinham mais acesso à árvore e por isso morreriam, desvinculando suas vidas daquela que era sua presente condição.

(2) Para exemplificar ainda melhor a questão do ideal de Deus, antes do primeiro pecado não havia necessidade de salvação. Esse era o ideal, no entanto, por causa dele, hoje precisamos de salvação. Este é o plano de Deus e devemos todos estar debaixo dele, de Sua vontade.

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário