Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de junho de 2017

ASSUNTOS DIFÍCEIS DA BÍBLIA - EXISTE MESMO O LIVRE-ARBÍTRIO?

Estamos diante de um "dilema" que tem dado muito quiproquó no meio teológico. Há uma vertente teológica que afirma por A+B que não existe o livre-arbítrio, tem outra vertente teológica que afirma pelos mesmos A+B que sim existe o livre-arbítrio e no meio dessa indefinição, fica um sem número de crentes sem saber em que acreditar. Mas, como a Bíblia tem a resposta certa para tudo, vou me posicionar nem fazendo coro com a turma do existe e nem com a do não existe, mas me rendendo unicamente ao que está escrito.

O que é o livre arbítrio?


O livre-arbítrio é o poder que temos de tomar uma decisão, sem sermos obrigados a escolher uma determinada opção. O livre arbítrio é nosso poder de escolha. Por causa do livre-arbítrio, cada pessoa é responsável por suas ações. Deus nos deu o livre arbítrio.

  • O livre-arbítrio existe?

Sim, o livre-arbítrio existe. Todas as pessoas são influenciadas por muitos fatores mas esses fatores não tiram nosso poder de escolha. Nós também influenciamos eventos. A Bíblia ensina que cada pessoa pode tomar decisões e é responsável por essas decisões.

Deus nos ama e nos deu livre-arbítrio para podermos O amar também. Só uma pessoa com livre-arbítrio consegue amar. Nós não somos "bonecos" que Deus usa para brincar. Ele nos concedeu livre-arbítrio porque somos especiais para Ele. Sabe por que muita gente não aceita que exista o livre-arbítrio? Porque o livre-arbítrio implica responsabilidade. 

E jogar as coisas pra cima dos outros e posar de vítima das circunstâncias é muito mais conveniente e muito mais fácil. Contudo, todas as nossas ações têm consequências e somos responsáveis por elas. Livre-arbítrio não significa que podemos fazer coisas erradas sem pagar o preço. Nossa liberdade é limitada pelas regras de Deus (Romanos 2:6-8).

O que Deus diz sobre livre-arbítrio?


A expressão livre-arbítrio não aparece na Bíblia, mas Deus dá ao homem capacidade de escolher e responsabiliza os seres humanos por cada um dos seus atos, mesmo nunca tendo falado especificamente sobre livre-arbítrio.

Se entendermos a expressão livre-arbítrio como a capacidade que todos os seres humanos têm de escolher e tomar decisões que produzem um efeito real e alteram situações, sim, Deus fala sobre isso e podemos ler na Bíblia sobre esse tema.

Logo no segundo capítulo da Bíblia, no livro de Gênesis, Deus fala com Adão, dizendo que ele tinha uma escolha, a de não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Comendo, ele morreria (Gênesis 2:16,17).

Isso significa que segundo a Bíblia, seres humanos não são robôs mas sim seres capazes de tomar decisões reais que afetam suas vidas e as vidas de outros ao seu redor.

O livre-arbítrio e a soberania de Deus


A Bíblia nos ensina que Deus é soberano, que nada acontece que não tenha sido determinado por sua vontade (Isaías 55:11). E vemos até que o próprio Deus endureceu o coração do faraó para não deixar o Seu povo sair do Egito. Isso parece entrar em conflito com o nosso livre-arbítrio, mas não é o caso.

A nossa capacidade de escolher e a soberania de Deus são apresentadas na Bíblia como duas verdades que, embora possam parecer contraditórias a nós, caminham, na realidade, lado a lado.

Então, será que somos verdadeiramente livres nas escolhas que fazemos, se Deus é soberano sobre todas as coisas? Não será isso injusto? Se Deus manda em tudo, como é que Ele pode nos responsabilizar pelas escolhas que fazemos? A resposta do apóstolo Paulo para esse tipo de pergunta está em Romanos 9:19-20:
"Mas algum de vocês me dirá: 'Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à sua vontade?' Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: 'Por que me fizeste assim?'"
Deus é justo e temos que confiar na justiça dele. Pode ser difícil de entender, mas estas três coisas são verdade:
  • Nós somos livres de/para escolher;
  • Somos responsáveis pelo que escolhemos;
  • Deus é soberano sobre tudo.

O livre arbítrio e a natureza pecadora


A partir do momento em que desobedeceu a Deus, o homem não só pecou como tornou-se incapaz de não pecar. O pecado passou a fazer parte da sua natureza.

Livre-arbítrio, por isso, não significa que podemos escolher fazer ou não fazer tudo o que queremos. Nós não podemos escolher não pecar. É isso que significa ser "escravo do pecado" (Romanos 6:6).

A boa notícia é que pelo poder do Espírito Santo, que habita naqueles que já nasceram de novo, é possível escolher não pecar (Romanos 8:7-9, grifo meu):
"A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo".

E sobre a predestinação?


Predestinação significa algo que já foi determinado, ou decidido. A predestinação é aquilo que Deus já determinou que vai acontecer. A Bíblia fala sobre predestinação mas também diz que cada pessoa tem liberdade para escolher o seu destino (livre-arbítrio).

Onde na Bíblia fala sobre predestinação?


  • Atos dos Apóstolos 4:27,28 – aqui mostra que Deus já tinha planejado a morte e ressurreição de Jesus antes de acontecer. Nada acontece sem a permissão de Deus. 
  • Romanos 8:28-30 – Deus conhece quem vai se arrepender e Ele trabalha na vida dessas pessoas, para que se tornem mais justos, como Jesus.
  • Efésios 1:4-6 – a salvação é um presente que Deus dá de graça e que Ele planejou há muito tempo.
A Bíblia também diz que quem é salvo é eleito, ou escolhido por Deus. Ninguém pode ser salvo se não for chamado por Deus (João 6:44).

E eu, não tenho livre-arbítrio?


Sim, você tem livre arbítrio. A predestinação não significa que você não tem escolha. Deus nos criou com poder para tomar decisões, à Sua imagem e semelhança. Nós não somos Seus “fantoches”. Pode ser difícil de entender mas ao mesmo tempo temos livre-arbítrio e Deus já predestinou nossa salvação.

  • Essa é uma forma de ver a predestinação e o livre-arbítrio:

Deus é soberano sobre todas as coisas, Ele pode fazer tudo que quer. Mas Ele nos ama e quer que nós O amemos de volta. O amor é uma escolha, uma criatura sem vontade própria não pode realmente amar. Então Ele nos deu esse poder de escolha. Mas Deus não está dentro das regras do tempo. Ele é eterno, para Ele o tempo não existe. Ele vê tudo o que aconteceu, acontece e vai acontecer ao mesmo tempo. Ele sabe todas as coisas. Isso significa que Ele já sabe a decisão de cada pessoa, porque para Ele já aconteceu.

Deus quer que toda a gente seja salva e Jesus morreu por todos (João 3:16), não só por alguns (1 Timóteo 2:3,4). É por isso que o evangelho é pregado em todas as partes do mundo, para chamar pessoas para a salvação. A predestinação não significa que Deus é cruel ou seletivo. A predestinação significa que Deus faz todo o trabalho que você não consegue, para que você possa ser salvo: enviou Jesus para pagar seus pecados, fez com que essa mensagem chegasse até você hoje, fez isso captar sua atenção e chamou você para aceitar Seu grande amor por você. Ele até dá o dom da fé a quem pedir!

Deus já preparou o caminho todo para você ficar salvo, só deixou o último passo com você – decidir aceitar o sacrifício de Jesus por você e deixar Ele ser seu senhor e amigo (Romanos 10:9-10). Essa é sua decisão.

Deus já viu sua decisão e age em conformidade no resto de sua vida. A quem rejeita, Ele ainda dá a chance de aceitar até morrer, e quem aceita, Ele trabalha em sua vida para seu bem. Mas Ele nos ama tanto que não impõe Sua maneira, mas nos permite tomar decisões e trabalha com essas decisões para cumprir Seus propósitos. Nós não merecemos mas Ele faz tudo por nós e o melhor que podemos fazer é aceitar esse amor maravilhoso e agradecer.

O que a Bíblia fala sobre tomar decisões?


Um dos livros da Bíblia que mais nos mostra o quão relevante são as escolhas que fazemos é o livro de Rute (a quem nunca leu, não sabe o que está perdendo). A Bíblia ensina que devemos pedir a orientação de Deus antes de tomar uma decisão. Todos enfrentamos decisões importantes na vida e a Bíblia nos dá conselhos para tomar decisões acertadas:
  • Ore – Antes de tomar uma decisão, ore a Deus, pedindo Sua orientação para ter a sabedoria de escolher o caminho certo; Deus sabe o que é melhor para você – Tiago 1:5;
  • Reflita – Não é bom tomar uma decisão apressadamente; antes de decidir, pense nas consequências de cada possibilidade – Provérbios 4:26;
  • Cuidado com os sentimentos! - Os sentimentos nem sempre estão certos, às vezes nos enganam e confundem; um caminho pode parecer bom no calor do momento mas depois ser errado – não tome uma decisão baseada só no sentimento – Provérbios 14:12;
  • Não peque – Analise sua decisão à luz da Bíblia; se você sabe que uma das opções vai levar você a pecar, não escolha esse caminho – Salmos 119:9-11;
  • Peça conselho – Fale com um pastor ou líder ou alguém mais experiente na área de sua decisão; seus conselhos podem ser muito valiosos, dê-lhes consideração – Provérbios 15:22;
  • Siga a vontade de Deus – Às vezes o caminho certo é o mais difícil mas se Deus lhe está chamando, obedeça; peça força e coragem a Deus para tomar a decisão que você sabe que é certa; se não é de Deus, o caminho que parece mais fácil vai acabar sendo mais difícil – Provérbios 16:3;

Crente pode tomar decisão errada?


Sim, crente pode tomar uma decisão errada. Deus não se alegra quando alguém toma uma decisão errada mas nós não somos Seus fantoches. Ele permite que você faça sua escolha. Deus sabe o que é melhor para você pode lhe orientar para tomar a decisão certa mas nos fim a escolha é sua.

Se você tomar uma decisão errada, nem sempre Deus intervém para lhe impedir. Você provavelmente irá sofrer as consequências. Mas Deus sempre oferece uma oportunidade para voltar e fazer o que está certo. Ele não lhe vai abandonar se você tomar uma decisão errada. Deus pode virar até a pior decisão ao contrário quando nos voltamos a Ele por ajuda (Romanos 8:28). 

Deus sabe o que vou escolher?


Sim, Deus sabe todas as coisas. Ele dá poder de escolha mas também consegue ver a decisão que você vai tomar. Isso não significa que você não tem livre-arbítrio. Deus sabe suas escolhas mas é você quem as toma. Deus trabalha com as decisões que tomamos para cumprir Seus planos (Romanos 8:28). É um pouco como um jogador profissional de xadrez que consegue prever as jogadas do oponente e usa essa vantagem para organizar sua estratégia. Ao mesmo tempo somos livres para escolher e Deus está no controle.

Conclusão

O livre-arbítrio e a graça

1) O ser humano foi criado com o livre-arbítrio

Uma análise da criação de Deus nos primeiros capítulos de Gênesis nos mostra claramente que Deus dotou o ser humano dessa possibilidade de decidir livremente e de forma isenta fazer o bem ou o mal. Como soberano, Deus ordenou ao ser humano que usasse essa sua capacidade de exercer livremente a sua decisão para fazer a melhor escolha: 
"E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: 'De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:16,17). 
Como o pecado não estava presente, o homem tinha plena liberdade de obedecer a ordem de Deus ou desobedecê-la (como o fez). Isso configura a existência do livre-arbítrio dado por Deus ao ser humano.

2) O ser humano "perdeu" o livre-arbítrio

Dentro dessa ótica, sim. Após a entrada do pecado no mundo, percebemos claramente que a penalidade imposta por Deus em caso de desobediência passa a vigorar. O homem tem diversas perdas, passando a morrer fisicamente e a também estar morto espiritualmente. Essa condição é clara, o homem passa a ser pecador e a não mais ter poder pleno de exercer o seu livre-arbítrio, já que sua natureza agora pende e é inclinada para todo tipo de pecado e maldade. A sequência do livro de Gênesis a partir do capítulo três nos mostra claramente a maldade dominando o ser humano, vemos homicídios acontecendo e pecados de todos tipos sendo praticados.

3) Dentro deste contexto, mesmo sendo restaurados por Deus, o homem não recupera a plenitude do seu livre-arbítrio

Alguns entendem que após sermos reconciliados recuperamos essa condição de exercer o livre-arbítrio, mas essa não é a realidade que a Bíblia ensina. Mesmo os salvos, sendo alcançados por Deus e transformados, mesmo que busquem diligentemente a santificação, ainda assim são influenciados diretamente pela sua natureza humana pecaminosa, que tira qualquer liberdade isenta de escolher o bem, mas, claro, deve ser resistida com a ajuda de Deus. Veja o que Paulo diz sobre isso: 
"Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço..." (Romanos 7:19). 
Isso pode ser visto também na prática, pois, se realmente tivéssemos o total livre-arbítrio deveríamos, como crentes, termos a capacidade de não mais pecar pela nossa livre decisão. Deveríamos decidir que não mais pecaríamos e ter condições de cumprir isso, o que não acontece. É por isso que Deus estabelece a necessidade do arrependimento e do perdão para nossa bênção.

4) Quer dizer que não podemos mais fazer escolhas livres?

Existem escolhas cotidianas que não tem a ver diretamente com a nossa natureza humana pecaminosa. Qual sapato vou colocar. Que horas vou colocar o despertador para tocar. Vou colocar uma camisa verde ou vermelha... Esse tipo de escolha nós fazemos livremente, é o que a teologia chama de livre agência. As escolhas que estão inclusas na totalidade do livre-arbítrio são as escolhas relacionadas a exercer plenamente e livremente o bem e a ter a capacidade de se aproximar de Deus por nós mesmos. Essas só são possíveis de forma satisfatória (não plena e perfeita, pois perdemos a totalidade do livre-arbítrio) com a atuação de Deus em nossa vida. 

Quando Deus atua em nossa vida passamos a ter a possibilidade de sermos santos, de buscarmos e adoramos a Deus. Isso é uma capacidade que Deus nos dá. Porém, ela não indica que temos o total livre-arbítrio, temos apenas a graça de Deus nos ajudando a vencermos nossa natureza pendida ao pecado e fazer a vontade do Pai. 

Como vimos, nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. É tudo uma questão de equilíbrio!

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário