Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de junho de 2017

QUEM É VOCÊ: UM CRISTÃO, UM ANTICRISTÃO OU UM SIMPATIZANTE?

Costumo identificar três grupos de pessoas que existem hoje na sociedade: os simpatizantes de Cristo, os cristãos e os anticristãos. A Bíblia ensina que devemos nos avaliar a nós mesmos (1 Coríntios 11:28). Portanto, avalie-se e identifique-se.

Os anticristãos


Começando pelos anticristãos, Jesus disse que os que não são a favor são contra (Mateus 12:30), até porque Jesus disse que é a Verdade, o caminho (não "um dos" caminhos), a vida (João 14:6) e é Deus (João 10:30; conforme Isaías 9:6). Desta forma qualquer pessoa que defende qualquer pensamento que vai contra os ensinos de Cristo se torna contra Cristo. Se você nega Cristo como Senhor, Salvador e Deus, ou defende outra forma de chegar a Deus, você é contra. 

Os cristãos 


Cristãos são aqueles que obedecem aos mandamentos de Cristo, testemunham seus ensinos. Recebem Jesus como Senhor e Salvador, são batizados nas águas, tomam a ceia do Senhor, ouvem, obedecem e exercem seu chamado ao exercício ministerial, pregam a Palavra de Deus, frequentam os cultos, visita os doentes e presos, perdoa e ora até pelos inimigos, não julga nem condena as pessoas. Não faz acepção de pessoas, ama a Deus acima de toda e qualquer outra coisa e ao próximo como a si mesmo, busca humildade, entendimento, sabedoria, temor, etc. 


Os simpatizantes 


Já os simpatizantes - os que "ficam em cima do muro" - são aqueles que sabem que Jesus é o Filho de Deus, sabem que seus ensinos são santos, verdadeiros e vem de Deus, reconhecem os crentes no Senhor e até os admiram, mas ficam eternamente em cima do muro. 

Nunca tem tempo para (ou não querem mesmo) ir a igreja, não ajuda em nada na obra deixada por Cristo. Querem continuar nos prazeres do mundo, querem levar vantagens em todas as coisas, querem até tirar vantagens de Deus, quando vão as igrejas vão apenas para pedir, para ganhar, nunca para dar (afinal, não têm nada mesmo para dar). 

Muitas vezes são boa gente, solícitos, ajudam o próximo, não fazem mal a ninguém (a não ser a si mesmos). Estão há anos luz distantes de Deus, mas adoram dizer que são de Deus (e aí de quem ousar dizer o contrário), gostam de elogios, não aceitam serem confrontados, adoram falsos profetas (principalmente aqueles cujas mensagens lhe são convenientes), adoram ouvir coisas agradáveis, mesmo que sejam mentira. São contestadores, questionadores mas nunca se baseando na Palavra, mas em seus "achismos", seus conceitos.

Falam de Jesus como um iluminado, alguém bom, mas só usam as palavras que convém para defender algum erro próprio, dizem que Deus é amor (e Ele é mesmo - Jo 4:8), mas não dizem que Deus é santo (1 Pedro 1:15, 16), justo e fogo consumidor (Hebreus 12:29), Deus é ciumento (Tiago 4:5) e exige adoração do homem (Jo 4:23), mas isto não agrada ao homem. 

Quem é você? 


A qual grupo você pertence? Jesus disse em Apocalipse que aquele que não é frio nem quente é morno, e estes serão vomitados da boca de Deus (3:15,16), pessoas que não tem personalidade, são omissas, veem o mal e ficam calados, não querem compromissos. Mas o fato é que precisamos nos identificar. No reino de Deus não existe agente secreto, "crente 007". 

Somos convertidos ou convencidos? 


Diante do acima exposto, ainda consigo fazer uma subdivisão: os convertidos e os convencidos. Estamos passando por um período de grande crescimento das igrejas evangélicas, e dentre aos que tem chegado, encontram-se aqueles que por serem "simpatizantes" do evangelho, se candidatam a serem evangélicos e acreditam já estar selecionado ao grupo dos salvos. 

A questão é que existe uma diferença muito grande entre um convertido e um convencido. Jesus era acompanhado de uma grande multidão de seguidores, estes simpatizantes pelos feitos de cristo eram fãs do Mestre, mas os convertidos se contavam nos dedos. Certa vez Jesus pregava um duro sermão e os convencidos escandalizaram-se e foram saindo um após o outro até que Jesus disse aos pouquíssimos que restaram: 
"Vocês também não desejam se retirar?" (Jo 6:60-67). 
O maior problema, é que não existem apenas membros convencidos, a Bíblia também fala de um grupo de líderes convencidos da salvação, mas não a terão. Dentre eles: pastores, evangelistas, diáconos e outros. Alguns líderes também precisam se converter nesta geração (Mateus 7:21-23

Veja as características do convertido e do convencido: 


1] O convencido vai a igreja, louva a Deus com os lábios, mas seu coração esta distante de Deus (Marcos 7:6) O convertido até com seu testemunho presta louvor ao Senhor. 

2] O convencido tem comichão nos ouvidos, e procura doutores que preguem e aceitem suas próprias concupiscências (2 Timóteo 4:3), o convertido aceita a exortação e muda suas atitudes (Filipenses 3:14). 

3] O convencido vive de emocionalismos acreditando estar vivendo o avivamento. O convertido vive em constante transformação de caráter, porque sabe que o verdadeiro avivamento é aquele que gera mudanças de atitudes. Lembre-se que o tambor apesar de todo o barulho que faz, esta somente cheio de ar. 

4] Os convertidos creem que a igreja é um hospital para os pecadores e parte em busca das almas, os convencidos creem que a igreja é uma galeria de santos e só pensa na própria salvação (Mt 7:19). 

5] O convertido olha para Jesus, mas o convencido vive a olhar para o homem o tempo todo, julga os outros e esquece de julgar a si mesmo (7:5

6] O convertido vive em vigilância até o final da vida, já o convencido pensa que por "ser crente" há muito tempo o torna um salvo. Pedro apesar de ter acompanhado tantos milagres, teve o próprio Jesus o retratando de convencido (Lc 22:32). O convencido Pedro traiu a Jesus três vezes e teve que se converter. 

Jeremias orou: 
"Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos" (Lamentações 5:21). 
Vivamos em constante aperfeiçoamento de caráter, 
"aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1 Jo 2:6). 

Conclusão 


O cristão verdadeiro é aquele que em um belo dia ouviu alguém comentar sobre o sacrifício de Jesus, então ele O aceita e passa a compartilhar desse amor. Já o simpatizante se contenta em apenas curtir a mensagem da salvação. 

Jesus disse que onde estiver o seu tesouro ali também estará seu coração (Mt 6:21). O coração do cristão está em Cristo, seu maior tesouro, enquanto que o coração do simpatizante está trancado em cofres. 
  • O simpatizante adora a Deus com os lábios, mas o cristão O adora com o coração; 
  • O cristão sai da prática do pecado após ter a vida abalada por Deus, já o simpatizante esquece de Deus e sai pra balada; 
  • Quando se fala da Bíblia, o simpatizante admira e respeita, mas o cristão crê e pratica; 
  • O simpatizante curte e compartilha as mensagens do Facebook, mas o cristão, além disso, ama e pratica as mensagens do "Sacred book" (Livro sagrado). 
Ao ler esse artigo, o simpatizante se sente ofendido, mas o cristão se sente edificado. 

Os simpatizantes convencidos na Bíblia


Quando Jesus esteve na terra era admirado por várias pessoas, em algumas ocasiões era acompanhado por multidões que se aproximavam dEle pelos mais diversos interesses, porém, muitos desses simpatizantes e admiradores não foram salvos. Certa feita, dez leprosos foram curados por Jesus (Lc 17:11-19), mas apenas um foi salvo (os outros nove eram apenas simpatizantes). 

Outro admirador de Jesus foi o jovem rico (18:18-29), que simpatizava tanto com Jesus que chegou a chamá-lo de bom mestre, mas apesar de ser cumpridor de muitos mandamentos, não estava disposto a obedecer fielmente a tudo que Jesus mandou. Até mesmo Pilatos "simpatizou" com Jesus e não quis crucificá-lo (23:20), tanto que chegou a repetir por três vezes que não achava culpa nenhuma nEle (23:4,14,22). 

Nos dias de hoje, ainda encontramos muitos simpatizantes de Jesus, eles buscam apenas as bênçãos que Ele pode oferecer (assim como os nove leprosos); estão dispostos a obedecer os mandamentos de Jesus, contando que não estejam contra seus próprios interesses (assim como o jovem rico) e reconhecem que Jesus é perfeito, porém não se comprometem com Ele (assim como Pilatos). 

Para ser um cristão é preciso mais que isso! Se você tem sido apenas um simpatizante convencido, saiba que ainda há tempo de se arrepender, deixar de ser um admirador de Jesus e passar a ser um seguidor dEle. É tudo uma questão de escolha. Ou não?
"Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve" (Malaquias 3:18). 

[Fonte: Conselhos do Céu - www.conselhosdoceu.com.br] 

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário