A evolução da telefonia móvel também acelerou a criação de aplicativos para facilitar a comunicação entre os usuários de celulares e smartphones. Uma dessas ferramentas interativas é o WhatsApp Messenger - popularmente apelidado de "Zap" -, que permite aos usuários a troca de mensagens gratuitas por meio da internet. Ao fazer o download do aplicativo, o usuário pode iniciar conversas online com seus contatos e também criar e participar de grupos, compartilhando arquivos de texto, áudios, imagens e vídeos.
Num primeiro momento, o app se mostra como um grande aliado da comunicação pessoal e profissional, já que a conexão ocorre de forma instantânea e que não há limite para o número de mensagens enviadas ou recebidas. A única exigência é que o dispositivo possa conectar a internet móvel. E, melhor, tudo isso "de graça".
Sem fronteiras
Desde que foi lançado, em janeiro de 2010, o WhatsApp se tornou um fenômeno que mudou a maneira como as pessoas se comunicam. Os SMS perderam espaço para o aplicativo gratuito, o mais utilizado pelos brasileiros, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada no final de 2015. Com essa popularidade, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas do mundo corporativo atual.
Para entender o impacto que ele tem causado na vida de 1 bilhão de usuários (segundo dados divulgados em fevereiro de 2016 pelo Facebook, dono do aplicativo), os pesquisadores Thatiana Cappellano, Viviane Mansi e Bruno Carramenha realizaram o levantamento "WhatsApp, trabalho e comunicação". A partir de questionários respondidos por 1194 pessoas de 19 Estados do país, eles mapearam o uso do app no ambiente corporativo.
O dado mais expressivo levantado pela pesquisa aponta que 95,6% dos participantes utiliza o WhatsApp no horário de trabalho, e 83,8% deles usa em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas e o envio de SMS em 77,7% e 72,6%, respectivamente.
Por fim, a pesquisa mostra como as empresas reagem ao uso desse messenger em um ambiente corporativo. Apenas 23,5% oferecem treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% são micro ou pequenas empresas, o que deixa claro que em ambientes com menos funcionários é mais fácil utilizar o WhatsApp como instrumento de trabalho.
A falta de monitoramento contínuo faz com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que desses, 24,5%, são utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.
Os dados da pesquisa também apontam que o WhatsApp é uma ferramenta presente no dia a dia das pessoas. No entanto, ainda é tão nova que muitas empresas não sabem como estipular regras para seu uso no ambiente corporativo.
O aplicativo na imprensa
Diversos veículos de comunicação, tanto nacionais quanto estrangeiros, perceberam o potencial do WhatsApp e o estão utilizando tanto para oferecer conteúdos diretamente aos seus leitores como para realizar coberturas em tempo real com a participação de outras pessoas.
A forma mais comum de utilização do WhatsApp pela imprensa está na oferta de um canal para que leitores e espectadores enviem fotos e sugestões de pauta diretamente às redações. A BBC tem um número de telefone específico para receber essas informações. A rede britânica afirma que a participação dos leitores foi crucial em eventos como os atentados em Paris e durante um tiroteio na Tunísia, ou em locais que a mídia tradicional não consegue chegar.
No Brasil, o canal mais popular é o "Vc no G1". O portal da Globo oferece várias ferramentas para que os telespectadores possam entrar em contato com a redação, e o WhatsApp é uma delas. O resultado da participação popular pode ser visto em matérias do SPTV, com fotos expondo problemas específicos da cidade. As emissoras de rádios também têm adotado o aplicativo para que os ouvintes sugiram músicas ou enviem informações sobre o trânsito em tempo real.
Outros veículos contam ainda com um sistema de envio de matérias diretamente aos celulares dos leitores interessados que se cadastraram, como é o caso do Globo Rural. A BBC também recorre ao serviço, especialmente em coberturas importantes, como o surto de ebola na África.
O pós e os contras no uso do WhatApp
O WhatsApp é uma excelente ferramenta, mas se utilizado de maneira equivocada, em vez de ajudar, pode atrapalhar todo o processo de comunicação entre as pessoas e também organizações.
Desde que o homem evoluiu e começou a pintar nas cavernas, a comunicação evoluiu também. Na sociedade moderna, dia após dia nasce uma tecnologia nova para que as pessoas se comuniquem.
Entretanto, você já reparou que a estrutura da conversa continua a mesma?
Sim, a conversa começa com um emissor (você), que transmite uma mensagem por um canal (o zap), com destino ao receptor (quem conversa com você). Para que a conversa seja estabelecida de forma clara, acontece o processo inverso, em que a outra pessoa compreende o que você está dizendo e te dá o feedback.
Parece simples, mas não é. No meio do caminho, vários ruídos podem atrapalhar o processo e fazer com que uma informação de extrema importância para uma organização não seja compreendida e faz surgir a famosa "falha na comunicação".
Os ruídos podem estar presentes em todo o processo de comunicação pelo WhatsApp:
- Ruído causado pelo emissor
Sabe quando uma mensagem que era para uma pessoa vai para outra? Bem, essa é básica. Além disso, várias outras gafes são cometidas pelo emissor, como: enviar mensagem em horário não apropriado, cobrar coisas que não haviam sido combinadas, dizer que falou uma coisa quando não falou.
- Ruído na mensagem
Textos mal formulados acabam com a conversa. A falta do hábito da leitura é a responsável pelo fato de milhões de pessoas não conseguirem se expressar corretamente por meio de mensagem em texto.
Caso clássico: às vezes o emissor quer fazer uma pergunta, mas por falta do ponto de interrogação, a mensagem soa como afirmação e isso prejudica a compreensão. Exemplo:
Dono da pizzaria: o pagamento é em dinheiro
Consumidor: não dá, infelizmente só tenho cartão.
Dono da pizzaria: ok então
Consumidor: obrigado, até mais.
Lá se foi uma venda. Se o ponto correto de interrogação fosse colocado depois do dinheiro, o cliente teria entendido e a venda teria sido feita.
- Ruído no canal
Acontece muito em grupos. Se a conversa é em grupo, podem surgir diversos assuntos paralelos que atrapalham o foco da mensagem principal.
Exemplo: Em um grupo, 500 mensagens depois:
"desculpa, era tanta coisa que não li o que escreveu".
E mais um prazo que era para ter sido anotado não foi por problemas de ruído no WhatsApp.
- Ruído provocado pelo receptor
Quando você manda aquela mensagem superimportante, viu que a pessoa visualizou, mas não recebeu o feedback. Já passou por isso? Isso acontece porque muitos não leem a mensagem. Ou, se leem, não vão até o fim retornam com perguntas que já haviam sido respondidas no texto inicial. Este é apenas um dos exemplos. Tem ainda aquelas pessoas que visualizam sua mensagem, leva um século para responder - isso pode até ser compreendido, pois o receptor pode, por uma série de motivos, não ter realmente podido respondido na hora - e aquelas que visualizam e nunca respondem. Essas não têm desculpas, é uma expressão de total descaso com o emissor.
As famigeradas correntes
Também não posso deixar de citar as famigeradas correntes que invadem o WhatsApp. Quer seja ela de conteúdo religioso, de amizade ou qualquer outra que venha com a seguinte mensagem no final "...repasse para x pessoas...", convenhamos é um saco. E tem também as "fakes news" ou, em bom português, as notícias falsas, os boatos. Alguns, inclusive quase já provocaram tragédias como o casal que quase foi vítima de linchamento no Rio de Janeiro.
Dicas
Certamente você já passou por uma destas situações, não é mesmo? Leia o texto até o fim e veja maneiras para minimizar problemas com as conversas de WhatsApp.
- Tenha bom senso
O maior erro é as pessoas acharem que a gente está o tempo todo online e que temos de responder naquele momento. Esta frase resume bem a importância do bom senso nas conversas pelo WhatsApp. Se é urgente, ligue. Se a pessoa puder, ela atenderá.
- Seja objetivo
Tempo e atenção são preciosos na sociedade atual. Então, escreva o que precisa, de preferência em um bloco só, e aguarde a resposta do interlocutor. Evite misturar vários assuntos em uma mesma conversa, para que ninguém perca o foco e você seja bem compreendido. Desarme-se!
Nem sempre o que você interpretou foi o que o emissor quis dizer. Às vezes você pode ter interpretado como afronta, indireta, sarcasmo, e ele apenas foi assertivo. Leia atentamente, pense em uma resposta também assertiva, livre de qualquer teor negativo, e só então responda.
- Corretor ortográfico? Use moderadamente.
Saia justa por uma palavra errada em uma frase. Quem nunca? Por isso, é importante não confiar 100% no corretor ortográfico. Aliás, se puder, não use.
- Ortografia
Pontuações, uso correto de vírgulas, uso do idioma conforme o interlocutor compreenda. Tudo isso é essencial para uma boa comunicação. Se costuma usar palavras abreviadas e o receptor também usa, ótimo. Porém, se o contexto é formal, evite usar. E, mesmo em abreviações, faça o que é feito pela maioria, não invente. Veja as diferenças:
a) "eu queria q vc soubesse q fiz isso para o seu bem";
b) "eu queria k vc soubesse k fiz isso para o seu bem".
Já começa a ficar estranho, não é?
- Emojis
Signos são fundamentais na comunicação desde que todos do círculo o compreendam. Em certas ocasiões, um emoji incluído fora de contexto pode atrapalhar a compreensão da mensagem ou mesmo o sentido que o emissor quis dar ao transmiti-la. Use apenas na certeza de que o interlocutor saiba o que quis dizer com ele.
- Mensagens de voz
Pense antes de falar para se certificar de que a mensagem era aquela que quis elaborar. Seja sucinto, não mande áudios longos, para que o conteúdo seja plenamente compreendido.
- Nunca discuta pelo WhatsApp
Em uma discussão, o risco de ser mal interpretado é potencializado, já que a pessoa que se sente ofendida tende a projetar no outro sua ira e transforma aquilo em uma bola de neve. Amizades são desfeitas e clientes são perdidos todos os dias por conta disso.
Dica preciosa final:
- Fúria no Whatsapp
Quando estiver irritado, simplesmente não use o WhatsApp.
Conclusão
A alienação de algumas pessoas demonstra a supervalorização do virtual em detrimento do diálogo e do convívio com outros indivíduos, o que certamente afeta, de modo negativo, qualquer tipo de relacionamento, pessoal, familiar, profissional. Por isso, antes de usar um aplicativo como esse, é preciso refletir e estabelecer limites a si mesmo, a fim de usufruir apenas as vantagens da ferramenta.
Fatos sobre o aplicativo
- O WhattsApp foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ex-funcionários do Yahoo!
- O nome, escolhido por Koum, é uma brincadeira com a expressão "What’s up", que significa algo como "E aí?"
- O WhatsApp alcançou 1 bilhão de usuários em fevereiro de 2016.
- O Facebook comprou o aplicativo em fevereiro de 2014 por US$ 19 bilhões.
- Esse valor é maior que o orçamento anual da Nasa, que é de US$ 17 bilhões.
- Em abril de 2015, a revista Forbes previu que a indústria de telecomunicações vai perder US$ 386 bilhões entre 2012 e 2018 por conta de serviços como o WhatsApp.
- Desde janeiro deste ano, o aplicativo não cobra mais sua taxa anual de US$ 1.
- O escritório do aplicativo tem apenas 55 funcionários.
- Um usuário gasta em média 195 minutos por semana utilizando o WhatsApp.
- O WhatsApp é responsável por cerca de 27% das selfies compartilhadas em redes sociais.
[Fonte: Aberje - http://www.aberje.com.br/, Blasting News Brasil - http://br.blastingnews.com/]
A Deus toda glória.
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