Total de visualizações de página

sábado, 13 de maio de 2017

GRATIDÃO, OUTRO PRINCÍPIO ESQUECIDO


Uma mulher passou anos da vida trabalhando, lavando as roupas de sua família à mão. Já tinha visto outras pessoas usando suas máquinas de lavar, mas ela simplesmente não tinha condições de comprar uma. O marido dela queria lhe dar uma máquina como presente, mas ganhava pouco. Ele começou a poupar dinheiro e, depois de muito sacrifício, conseguiu comprar uma máquina nova que facilitaria muito a vida de sua mulher amada.  
Foi entregue na casa deles e colocada, com todo cuidado, no lugar preparado. A mulher colocou detergente, encheu a máquina com água e pôs as primeiras roupas para lavar. Quando a máquina começou a girar, ela ficou admirada, olhando para o presente que jamais esperava receber. Agradeceu ao marido dezenas de vezes. Para mostrar a sua gratidão, ela caprichava na cozinha e sempre lavava as roupas do marido antes das dos outros membros da família.  
Algumas amigas foram visitá-la. Ela as levou à lavanderia, e sorria o tempo todo enquanto mostrava-lhes a sua nova máquina. Cada amiga ouvia a história do amor do marido dela e do sacrifício que ele fez para lhe dar esse presente tão especial. Ela cuidava bem da máquina, sempre a mantendo limpa e em boas condições para o próximo uso. Cada vez que a usava, ela lembrava da generosidade e sacrifício do seu marido. Ela sentia sincera e profunda gratidão no coração. 
Qualquer pessoa educada sabe que deve agradecer quando recebe um presente. A verdadeira gratidão se reflete, também, de outras maneiras. Falamos para outras pessoas; cuidamos bem do presente recebido; procuramos agradar à pessoa que se mostrou generosa para conosco; etc. 

A gratidão faz parte da vida do servo de Deus. Devemos mostrar a gratidão para com outros homens, mas o foco deste artigo é a nossa gratidão para com Deus. 

Por que ser gratos a Deus? 


"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" Salmos 116:12
As respostas a essa pergunta são mais numerosas do que as estrelas no céu. Deus nos deu vida, e preparou um mundo especial para nos agradar. Ele é a fonte das nossas necessidades diárias. Mas, o discípulo de Cristo sente gratidão por outras razões, além das bênçãos materiais. Considere alguns dos motivos da gratidão do servo de Deus: 
  • Motivos materiais/terrestres/físicos. 
  • Motivos espirituais/celestes/eternos. 
Temos esses e muitos outros motivos para ser gratos a Deus. Resumindo, devemos lembrar que Deus é a fonte de todas as coisas boas que recebemos (Tiago 1:17). Ele nos ama e mostra o seu amor em tudo que faz para conosco. Devemos viver constantemente agradecidos ao Senhor. 

Como mostrar a nossa gratidão a Deus? 


A mulher que ganhou a máquina de lavar falou para o marido, expressando a sua gratidão. Ela fez coisas para lhe agradar. Também, falou para outras pessoas sobre a bondade do homem que a amava. Como servos de Deus, devemos mostrar gratidão das mesmas maneiras. 
  • Expressemos a nossa gratidão a Deus em palavras. 
Orações frequentemente incluem palavras de gratidão. Paulo disse:
"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens" (1 Timóteo 2:1). 
Ações de graças fazem parte da comunicação essencial do servo ao Senhor. Devemos enfatizar oração em nossas vidas, orando "sem cessar" e dando graças "em tudo" (1 Tessalonicenses 5:17,18). 

Como pessoas radicadas e edificadas em Cristo, vamos crescer em ações de graças (Colossenses 2:7). Percebemos em tais trechos que a oração não é meramente um ritual ou obrigação de falar certas palavras de rotina. É uma parte fundamental da vida do servo de Deus (4:2).

Gratidão, o estilo de vida de um adorador 


Ações de graças são um aspecto do louvor a Deus, e representam uma oferta feita a ele. No Velho Testamento, ações de graças frequentemente são citadas em relação à adoração musical (Neemias 12:46; Salmo 69:30; 100:4; etc.). Sob o Novo Testamento, louvamos a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em nossos corações (Cl 3:16; veja Efésios 5:19,20). 

Na antiga aliança, ações de graças são mencionadas várias vezes quando se fala das ofertas e dos sacrifícios feitos pelo povo judeu (2 Crônicas 33:16; Sl 107:22; Jeremias 33:11). Na aliança de Cristo, mostramos a gratidão em nossa fidelidade ministerial e ofertas (2 Coríntios 9:11,12). 

Pensando dessa forma ajudará o nosso louvor. Ao invés de oferecer adoração egoísta, do estilo e da maneira que nos agrada, louvaremos ao Senhor da maneira que ele pede. 

Quando louvamos a Deus para mostrar a nossa gratidão, vamos levantar as nossas vozes em adoração sincera. Vamos cantar louvores a Deus porque ele merece a honra. Pensemos no significado de cada palavra que cantamos, porque queremos adorar em espírito e em verdade. 
  • Mostremos nossa gratidão fazendo coisas para agradar a Deus
A nossa obediência a Deus reflete a gratidão de pessoas resgatadas pelo sacrifício de Jesus. Paulo frisa bem esse fato na sua carta a Tito. Leia e pondere a mensagem de Tito 2:11 - 3:8. Este trecho destaca a necessidade da santidade nas nossas vidas:
"...educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente..." (2:12). 
Paulo descreve os seguidores de Cristo como
"um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14). 
Fala sobre a obediência a Deus em termos práticos:
"Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, não difamem a ninguém; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens" (3:1,2). 
Devemos perceber que Paulo não está ditando regras ou impondo a sua própria vontade sobre os homens. Ele descreve a conduta de pessoas realmente convertidas a Cristo, pessoas dedicadas a Deus e determinadas a fazer a vontade dEle. 

O mesmo texto mostra os motivos por trás desta transformação no caráter e no procedimento do discípulo do Senhor. Naturalmente sentimos gratidão, porque:

(a) Deus mostrou a sua bondade para nos salvar:
"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens" (2:11); 
"Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos... segundo sua misericórdia, ele nos salvou..." (3:4-5); 
"...justificados por graça..." (3:7). 
(b) Temos esperança em Cristo:
"...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (2:13); 
"...a esperança da vida eterna" (3:7). 
(c) Jesus se sacrificou por nós:
"o qual a si mesmo se deu por nós" (2:14).
(d) Ele nos purificou para ser seu povo especial:
"...e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (2:14). 
(e) Recebemos a renovação do Espírito Santo:
"ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo" (3:5-6). 
(f) Ele nos fez herdeiros de Deus:
"...nos tornemos seus herdeiros" (3:7). 
Uma vez que Deus fez tudo isso, quem não mostraria sua gratidão na obediência?
"...para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras" (3:8). 
  • Falemos a outras pessoas sobre a bondade de Deus
Davi reconheceu o valor da sua salvação e pediu o privilégio de poder falar para outras pessoas:
"Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos" (Sl 51:13).
Paulo valorizou a sua salvação e deu importância à evangelização de outros:
"...pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho" (1 Coríntios 9:16). 
Paulo entendeu que a divulgação do evangelho continuaria de uma geração para outra:
"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros" (2 Timóteo 2:2). 
Uma vez que entendemos o significado da salvação em Cristo, falaremos aos outros. Pedro e João disseram:
"...pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (Atos 4:20). 

Mostremos a nossa gratidão 


Cada cristão foi resgatado pelo amor de Deus manifestado na cruz de Cristo. A nossa gratidão nos motivará a adorar a Deus, viver por ele, e divulgar a boa nova para todos ao nosso redor. Ele merece isso, e muito mais! 

Os estudiosos classificam os salmos em vários gêneros literários, dentre os quais estão os "salmos de ações de graças". Curiosamente são poucos os salmos que podem ser classificados nesse gênero. Isso porque nosso conceito de gratidão talvez não condiga com a mentalidade dos autores bíblicos. Vejamos: 
  • Salmo 100:4: 
"Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome." 
 O verbo traduzido por "render graça" é o hebraico yadah. Essa palavra significa essencialmente um reconhecimento (confissão pública) dos atos de Deus na história.

Segundo Claus Westermann 
[✰1909/✞2000 - considerado um dos mais importantes biblicistas e professores de Antigo Testamento do século 20. Particularmente famoso é seu comentário ao livro de Gênesis, especialmente o volume que trata de Gênesis 1-11, abrangente e de fácil compreensão]
não existe nenhuma palavra no AT que expresse a ideia contemporânea de "agradecer". Quando se quer expressar gratidão, usa-se o verbo yadah, "louvar", ou berek, "abençoar" (o adorador reconhece Deus como abençoador). Westermann afirma que 
"o AT não possui o nosso conceito autônomo de agradecimento. A expressão de gratidão a Deus está incluída no louvor, é um modo de louvor" ("O Livro do Gênesis - Um comentário Exegético-Teológico", Ed. Sinodal, 407 pgs). 
Por isso, a melhor tradução do termo yadah seria "confissão": o adorador confessa os atributos e os atos de Deus na [durante a] história. 

A noção de 'agradecimento', que seria a base da ação de graças, não é habitual ao homem bíblico. Esse homem, quando beneficiário de um dom, não 'agradece', ele 'louva' (veja exemplos dessa reação em Deuteronômio 9:10; 24:13; 2 Samuel 14:22). 

Por outro lado, o verbo que traduções recentes traduziam por 'dar graças' (forma causativa hodah) significa, na realidade, louvar, apreciar, especialmente 'reconhecer' (comparar justamente com 'reconhecimento'), a saber: experimentar uma verdade abstrata já conhecida e 'reconhecer' toda a sua riqueza. 

Essa significação é demonstrada, e também ilustrada, pelos verbos que os salmistas põem em paralelo com hodah, isto é, sapper, 'contar, enumerar, enunciar' (Sl 9:2; 78:3-6); haggid, 'narrar' (92:2s.), hallel, 'louvar' (109:30; 111:1); zammer, 'cantar' (13; 18:50; 30:5, etc.). 

Ou seja, na mentalidade hebraica, agradecimento se traduz em louvor. Assim, agradecer é louvar a Deus. Você quer agradecer a Deus? Então, não vá a Ele com meras palavras do tipo "obrigado", mas derrame-se diante dele em louvor e adoração. 

Ora, o que é gratidão senão o reconhecimento de que não existe nenhuma possibilidade de retribuição por um benefício recebido? O que é gratidão senão o surgimento da consciência de que não podemos retribuir um benefício? Daí vem a indagação do salmista no Salmo 116:12: 
"O que darei ao Senhor, por todos os seus benefícios?" 

Conclusão 


Há uma história judaica que ilustra muito bem esse conceito de gratidão. Conta-se que Abraão recebia peregrinos e os alimentava. Depois Abraão impelia os peregrinos a louvarem Adonai. Caso os peregrinos se recusassem a render graças ao Deus de Abraão, então o patriarca dizia veementemente: "Então pagas o que deves". 

Ou seja, caso você não consiga quitar sua dívida, e se a quitação da mesma lhe for oferecida, então simplesmente agradeça. Mas se não quiser agradecer, então pague. Se não puder pagar, então agradeça. 

Assim, mediante tudo aquilo que o Senhor fez por você, mediante a impossibilidade de retribuição pela bênção recebida, não lhe resta mais nada, senão se prostrar diante dele em adoração. Mas lembre-se: gratidão a Deus não é um mero, mixo e raso 'obrigado'. É, antes, um coração rendido. É louvar. Por isso, atenda o convite do salmista: 
"Cantem hinos a Deus, o SENHOR, todos os moradores da terra! Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença" (Sl 100:1-2 - NTLH). 
A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário