Total de visualizações de página

sábado, 20 de maio de 2017

A REALIDADE DO CHAMADO MINISTERIAL

Muitas vezes já ouvimos falar, em nossas igrejas e em meios religiosos, sobre vida ministerial, algo bastante conhecido por todos os cristãos. Todos nós sabemos desse importante ministério do qual a própria Bíblia fala em Efésios 4:11, que Deus chamou pessoas para uma vida ministerial. Em toda a Bíblia, vemos que muitos homens foram chamados para exercerem uma vida ministerial, podemos citar alguns exemplos:

  • Moisés
Um deles é Moisés que ouviu a voz de Deus em uma sarça e logo percebeu que o Senhor o estava chamando para uma vida ministerial a fim de guiar o povo até a terra prometida que emanava leite e mel. Moisés viveu até o dia em que o Senhor permitiu e poderia ter vivido muito mais ainda se não fosse sua desobediência (Números 20:8-12). 

Um homem quando é chamado por Deus recebe poder e autoridade para exercer aquilo que o Senhor lhe destinou. Vemos Moisés sendo vitorioso em suas lutas simplesmente por que foi chamado pelo Senhor Deus de Israel (Êxodo 3).

  • Isaías
O profeta Isaías é outro que foi chamado pelo Senhor para viver um grande ministério. Isaías realizou seu ministério com grande sucesso porque era aprovado pelo Senhor (6). 

Creio firmemente que Moisés, Isaías, Davi, Pedro, Paulo e tantos outros foram chamados realmente pelo Senhor para exercerem uma vida ministerial; uns para pastores, e outros para profetas, outros para evangelistas e outros para doutores... (Ef 4:11).

Conheço muitos homens e mulheres de Deus que foram chamados pelo Senhor Jesus Cristo para cuidar de Sua igreja nesses últimos dias aqui na terra. Homens e mulheres que têm uma vida ministerial muito abençoada por Deus e que são exemplos para muitos que desejam essa vida. 

Já ouvi muitos deles relatarem suas chamadas para esse ministério. Certa vez um deles contou-me que tinha muitos sonhos trabalhando no campo missionário e um belo dia ele foi convidado pelo Pastor de sua igreja para fazer parte do corpo de Pastores de sua denominação. Ele já é pastor há vários anos e tem zelado muito por esse trabalho. Quando o ministério é dado pelo Senhor Jesus Cristo vemos vidas serem abençoadas e não maltratadas, como vemos em muitas igrejas por onde andamos.

Chamados ou Escolhidos?

"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" (Mateus 22:14).

Realmente muitos tem chamados, porém poucos são escolhidos, mas porque já que existe uma grande multidão prontos para servir? Talvez você já tenha feita esta pergunta, mas para responder esta pergunta preciso levá-los a outra pergunta: Todos os chamados estão realmente dispostos a cumprir seus respectivos chamados?

A afirmação de nosso Senhor e Salvador é esta: 
"Então, disse aos seus discípulos: 'A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros...''' (Lucas 10:2a), 
ou seja, poucos são os que entram no campo para segar, isto não significa que não tinham ali ceifeiros como nós podemos perceber na Parábola dos Trabalhadores da Última Hora (Mateus 20:1-16). Tinham muitos trabalhadores esperando para ser assalariados, podemos dizer que seis tipos de assalariados, sendo que cinco deles a Bíblia nos revela: o trabalhador da primeira hora, da terceira, da sexta, da nona, e da undécima hora. 

Desses cinco mais cedo ou mais tarde todos obedeceram o chamado de Deus, foram assalariados e receberam seu salário, mas o sexto assalariado embora a Bíblia não fale a respeito dele. Nós temos a certeza que eles estavam lá ouvindo o chamado para o trabalho, não se dispuseram tiveram cinco chances, mas não souberam aproveitar nenhuma delas. 

Talvez alguns se atrasaram e desistiram antes mesmo de chegar a praça (local onde seriam contratados) se esquecendo e não chegando ao conhecimento que nunca é tarde para realizar alguma obra, mesmo atrasados podem conquistar algo glorioso. 

Uns estavam lá no primeiro chamado mas ao verem as barreiras resolveram desistir ou esperar mais um pouco, não sabendo eles que muitas são as barreiras que enfrentamos e se nós não nos esforçarmos para vencê-las jamais venceremos. 

Outros estavam ali somente por estar, eles poderiam fazer a diferença mas se acomodaram e conformaram com vossas situações. 

Porém o sexto assalariado poderia receber seu digno salário mas voltou para sua casa sem trabalho e consequentemente sem salário.

Cada um de nós temos um ou mais "chamados", ser escolhido cabe a cada um de nós querer se qualificar ou se esconder e recusar o chamado de Deus, para a nossa vida.


Quanto "vale" um ministério?


Infelizmente em nossos dias, vemos pessoas negociarem ministérios. Quando falo de ministério não estou falando só de pastor não; falo também de evangelistas, diáconos, presbíteros, cooperadores, missionários e muitos outros que existem nas igrejas. Muitas vezes já ouvi que cargos foram negociados em mesas de pizzarias, restaurantes, secretarias de igrejas, corredores de convenções e em meio de ruas.

Todos os homens que Deus chamou, foram através de um coração quebrantado e uma vida cheia do Espírito Santo. Hoje estamos vendo muitas pessoas ingressarem no ministério só porque são bons oradores, eloquentes, tem uma formação acadêmica, são simpatizados por seus líderes, tem condições financeiras por serem empresários ou também por que são filhos de pastores ou de lideres da igreja. 

Isso tem causado um verdadeiro prejuízo para igreja de Cristo. Não sou contra a pessoa ter uma formação acadêmica, ser empresário ou filho de pastor; o que em parte até ajuda na vida ministerial. O que é inaceitável é essa pessoa exercer um ministério na igreja sem ter um chamado de Deus.

Muitos estão sofrendo por causa de gente que não possui o chamado de Deus e estão sendo dirigentes, pastores, evangelistas ou missionários... de igrejas. Por mais que isso não seja justificativa, há muita gente se afastando das igrejas porque foram preteridas, magoadas, caluniadas, acusadas de pecados.

Há igrejas que tem vinte, trinta, quarenta anos e não conseguem avançar no crescimento por causa desses que não possuem o chamado do Senhor para a vida ministerial.


Com as mãos no arado


Infelizmente é normal vermos pessoas que na caminhada cristã, se dizem desanimadas com a vida e com o ministério.
Basta se perguntar um simples: "Como vai, tudo bem?" que a frase de retorno logo aparece: "Sabe como é né, tô meio desanimado."

Pessoas tristes com suas situações ministeriais, líderes desanimados, filhos desistindo, pessoas se esfriando. A primeira coisa que eu gostaria é: O preço que se paga por servir a Cristo não é um peso e sim uma honra (2 Coríntios 4).

O chamado ministerial pode ser um fardo, um peso ou uma honra. Depende de como você reage no relacionamento com Deus. Vejo a todo instante pessoas falando o quanto é difícil servir ao Senhor e estão tristes na caminhada. Servir a Deus não pode te fazer infeliz.

Pastores cansados, mulheres que não querem ser esposas de pastores, cantores, ministros em pecados. O Reino de Deus não é isso. Servir a Deus é, antes de tudo, uma honra! É a obra que se você não fizer, terá uma eterna frustração por não ser aquilo que foi feito pra ser.

Não se julgue um super-herói ou alguém que não erra... Saiba que você é falho... Reconheça e aceite suas limitações e debilidades... Mas a seu favor tem a Graça de Deus (2 Co 12:1-12).

Servir, ser degrau para ajudar alguém a crescer. Isso é ser amigo. Isso é Evangelho. Cooperar é ajudar sem a pretensão de se tornar o primeiro. Sem a busca ou a espera de reconhecimento humano. A forma como você reage diante de uma circunstância, mostra quem você é. Mude o foco! Entenda que mesmo com todas as suas dificuldades, o seu PAI não te abandona e ainda mais quando você decide fazer a obra dEle e viver para Ele.
"Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas" ( Is 52:7).

 
"Deus não chama os capacitados..."?


"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos." Já ouvi (e, confesso, já até mesmo repeti) várias vezes esta frase dentro da igreja e muitas pessoas perguntado que versículo é este e onde esta isso na Bíblia?
E Deus capacita sim como fez com vários personagens Bíblicos veja o exemplo de Gideão:
"Então o SENHOR Deus ordenou a Gideão: 'Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.'  Gideão respondeu: 'Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.' Mas o SENHOR disse: 'Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem'" (Juízes 6:14-16).
Existem pessoas que usam esta frase como defesa porque não querem investir em seu si com cursos, treinamentos, palestras, pregações, aulas, workshop, etc. Tenho comigo que estas pessoas pensam da seguinte maneira: "Para que buscar conhecimento sendo que Deus capacita", escondem-se atrás desta frase por comodismo e dizem até em alta voz magoando aqueles que estão se dedicando com estudos para melhor servir os irmãos e a igreja. Assim, desempenham seu chamado ministerial de maneira indecente.

Mas, entendamos, em primeiro lugar esta frase não existe na Bíblia. Em segundo lugar quem disse esta frase foi Albert Einstein e a pior parte foi que o preguiçoso que usou esta frase pegou somente a parte que lhe interessava e hoje esta na boca do povo e pronto: eis criado mais um chavão, mais um bordão evangélico. A frase completa é:

"Deus não escolhe os capacitados capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança" (Albert Einstein, grifo propositalmente acrescentado).
Retiraram a parte final da frase (como fazem quando isolam versículos) que cabe a nós fazermos e que é da nossa vontade e de nossa perseverança, só deixaram a parte que Deus faz. É aquele pregador diz que "basta abrir a boca que Deus a encherá" (outro "versículo" que não está na Bíblia, diga-se de passagem). Os versículos abaixo ficaria melhor para o preguiçoso: 
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio" (Provérbios 6:6).
"Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 'Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria'" (Josué 1:1-6, grifo acrescentado).
Líderes não podemos deixar que nossas equipes estejam apoiadas em frases como estas que nos fazem acomodar, achar que não devemos fazer nada e somente esperar que caia tudo do céu. Claro que Deus abençoa, capacita mas Ele quer nos ver trabalhando. Se temos um chamado ministerial, é fundamental que invistamos nele. Quando ver agora alguém dizer este ditado popular conte lhes o resto da frase!

Conclusão


Finalizo dizendo que, se você não possui esse chamado ministerial, nunca o aceite só porque "lhe acharam bonito" ou rico ou porque é filho de pastor. Ou por ser inteligente. Ou por possuir alguma habilidade... Se você realmente possui o chamado vá em frente, pois o Senhor cuidará de tudo. Ele é o dono da obra. Não seja um evangelista, pastor, diácono, presbítero, missionário, ministro de louvor... só para agradar seu líder, a não ser que Deus tenha lhe chamado para uma vida ministerial. Se não Deus não te chamou, o fracasso bate à sua porta.

Se você, assim como eu, foi chamado para servir ao SENHOR, e tem convicção desse chamado, quero louvar a Deus pela sua vida. Saiba que problemas e desafios virão, eles sempre veem, mas não existe serviço mais gratificante no mundo. Não deixe se abater pelos problemas e críticas. Quem te chamou te capacita, principalmente com coragem, ânimo e disposição.

A Deus toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

Um comentário:

  1. Pr. Leonardo,que maravilha esse assunto,a graça de Deus está disponível pra toda raça humana mas, o chamado ministerial requer muita intensidade dela pra darmos continuidade á obra de Deus.

    ResponderExcluir