Total de visualizações de página

domingo, 7 de maio de 2017

XÔ, VENTOS DE DOUTRINAS! G12 (M12, MDA E COMPANHIA)

Antes de começar a falar sobre esse assunto, queria dizer que vou fazer várias criticas a esse movimento, e vou claro explicar o porque, mas o mais importante é que o objetivo não é criticar e esculachar quem participa, ou quem promove, mas de coração mesmo, alertar sobre como funciona e qual o objetivo, e talvez por falta de informação essas pessoas nem saibam do que estão participando.

E não faço de maneira leviana. Infelizmente tive contato profundo com esse movimento e o que vi foi uma verdadeira bagunça sendo promovida no meio da igreja. De divisões a pessoas desviadas o que esse fermento conseguiu foi mesmo levedar toda a massa. Então o objetivo aqui é abrir os seus olhos, e não lhe criticar pessoas. A crítica aqui - que um direito ao qual me reservo e do qual não abro mão - vai em como foi desenvolvido o modelo, e, quem sabe assim, fazer você voltar a glorificar a Deus e a Jesus Cristo.

Igreja em células X Igreja com células


Primeiro de tudo, não apenas nas Igrejas em células, mas também na maioria das Igrejas de hoje, você ouve alguém que faz parte dessas células ou Igrejas se arrependendo? Você consegue ver em algum lugar um culto ou reunião de células, onde alguém sai de lá arrependido, reconhecendo que se Jesus morreu por ela na Cruz, que ela merecia estar morta, e se arrependo de tudo e que se crucifique, morra para este mundo, para ter uma vida ressurreta em Cristo?
Ou eles estão sempre felizes, falando que o culto ou a reunião foi "muito legal" ou muito "divertida"? Estão sempre falando "Aleluia!" repetidamente e agradecendo por tudo que Deus tem feito na vida deles. Tudo sempre tem muita música e muito entretenimento. E sabem porque? porque assim é fácil segurar as pessoas, se fossem pregar arrependimento e a verdadeira mensagem do evangelho, seria um pouco "chato", "enfadonho", nada atrativo e muitos deixariam de frequentar e com isso a célula não encheria (ou melhor, incharia) "igreja" não cresceria (idem).

De quem foi a ideia?


Acredito que todos sabem que o fundador desse movimento de Igreja em células foi um tal pastor colombiano chamado César Catellanos (Fundador do movimento G-12), que ao que me parece prega um evangelho meio "O Segredo", cheio de "muitos mistérios", fórmulas, estratégias. Também já li em outros lugares que o fundador desse movimento foi Juan Carlos Ortiz da Argentina, e em outros lugares que foi David Yong Cho da Coreia do Sul, e este último tem o título de Maior Igreja do Mundo com aproximadamente 1 milhão de membros.

O mais impressionaste é que independente de quem tenha sido o fundador desse modelo, todos eles seguem a linha do evangelho da prosperidade, e do pensamento positivo como eu já escrevi aqui em outros artigos. O que não me impressiona então o grande número de pessoas que frequentam essas "Células" tendo como livros favoritos, o horripilante já citado  "O Segredo", os best sellers do famoso conferencista Rick Warren, "Uma Igreja de Propósitos", Uma Vida de Propósitos" (ainda escreverei sobre essas obras aqui) e outros de atitude mental positiva. Já cheguei a ver pessoas que frequentam Igrejas e "Células" a terem como livros favoritos no Facebook até literatura de cunho espírita e ocultista sobre vidas passadas. E aí eu me pergunto, o que estão pregando e ensinando nesses lugares? Isso é totalmente anti-bíblico, a Bíblia é clara em relação a isso, se vive uma só vez. É o básico que qualquer boa e velha Escola Dominical – que, aliás,  eles suprimiram (será porque?) de sua disputada agenda de programação – diga-se. 

Quero deixar bem claro que não sou contra, e pelo contrário até a favor, de pessoas de reunirem em casa, em grupos, para louvarem a Deus, se arrependerem, compartilharem suas experiências, e aprenderem sobre o evangelho. Nada contra uma Igreja com células. O próprio Senhor Jesus disse que:
"Porque, onde estiverem [ou seja, seja em que lugar for] dois ou três reunidos em meu nome [desde que seja para representá-lO], ali estou no meio deles" (Mateus 18:20 - grifo e acréscimos meus).

Mas pelo motivo certo, pelos motivos que citei acima, arrependimento, compartilhar, aprender e meditar no evangelho, e não pelo objetivo principal dessas "Células", que são crescimento (ou melhor, enchimento, inchamento) da Igreja líder das células, e alienação do povo para que não deixem a "empresa eclesiástica" diminuir, ou falir. Transformaram o evangelho marketing, slogan e as vidas em metas a serem atingidas. E tudo funciona mesmo como um grande comércio: aquele que não atinge as metas é colocado pra fora!

A sanguessuga e suas filhas


Se você pesquisar mais a fundo esse movimento de "igreja em células" (e suas ramificações, como o M12 – a versão do G12 feita pelo "patriarca" Rene Terranova [MIR - Ministério Internacional da Restauração] e o MDA - Modelo de Discipulado Apostólico), vai descobrir que o principal objetivo do movimento é obstruir o pensamento dos indivíduos e levá-los a acreditar no "grupo". 

O objetivo do Movimento de Crescimento da Igreja é conseguir um movimento paradigma infiltrado em nosso pensamento, vendo os seus pastores, ou líderes de células, como "agentes de mudança" (e eles sempre recebem a outorga de "heróis"). Eles usam as reuniões de pequenos grupos para desafiar antigos paradigmas e meios de pensar, transformando-os gradualmente.

No livro "What’s Wrong With The 21st Century Church?" (O Que Há de Errado com a Igreja do Século 21?) do Dr. Robert Klenck ele expressa muito sabiamente isso:
"Quando a Palavra de Deus é dialogada (em vez de ser interpretada) entre os crentes e descrentes, com múltiplas versões bíblicas utilizadas (Eu recomendo não usar a NTLH, e dar preferência a NVI e Almeida RA) e o consenso é alcançado – acordo com o qual todos se sentem confortáveis – logo a Palavra de Deus é diluída de modo tão sutil que os participantes são condicionados a aceitar (e até mesmo a celebrar) o seu compromisso.  
A nova síntese torna-se o ponto de partida (tese) para a próxima reunião e o processo de mudança (inovação) continua. O temor da alienação do grupo é a pressão que impede o indivíduo de permanecer firme na verdade da Palavra de Deus, fazendo-o permanecer calado (auto-editado). O respeito humano (rejeição) supera o temor de Deus. O resultado final é um 'movimento de paradigma' em como alguém processa a factual informação."
Falou tudo! Os líderes das Igrejas em células, e com certeza não por maldade, mas por estarem também sendo influenciados ao erro, estão preocupados com uma pseudo "intimidade espiritual", mãos levantadas, sinais miraculosos, canções e danças, ênfase exagerada nas supostas experiências pessoais com Deus, diversão e entretenimento. O estudo, ensino e pregação da palavra de Deus em seu verdadeiro significado são deixados de lado, e em alguns casos totalmente esquecidos. 

A maior ênfase são nas necessidades da pessoa, eles contam como outras pessoas que fazem parte conseguiram melhorar suas vidas, eles compartilham as experiências mundanas dos indivíduos participantes, suas atividades sociais, psicologia, aconselhamento, etc. para efetuar mudanças nas pessoas que frequentam os grupos, e deixam o ensino de Deus de lado.

Um dos "gurus" desse movimento o sr. Ralph Nighbour, escreveu que:
"A experiência de longos anos com grupos constatou que eles estagnam depois de um certo período. Durante os primeiros seis meses as pessoas atraem-se mutuamente; passado esse tempo elas tendem a se tolerar. Por esta razão deve-se esperar que cada grupo de pastoreio seja multiplicado naturalmente após seis meses, ou que seja reestruturado" (Ralph Neighbour – Manual do Líder de Célula, Pg 113).
Com essa afirmação podemos ver que as células são um método humano, totalmente manipulável com o objetivo de produzir "frutos" industrializados e fazer a igreja crescer (em números), não estão muito preocupados como está seu relacionamento com Deus, seu arrependimento e sua salvação. Eles abrem e fecham células dependendo do fracasso e sucesso delas, não é o tempo de Deus, mas o tempo que os líderes determinam. Dessa forma o evangelho não seria poder, e sim filosofia, pois os homens podem manipular e determinar a sua eficácia.

No livro de Joel Comiskey, um dos adeptos desse movimento, intitulado "O Crescimento explosivo das Igrejas em Células" ele diz:
"Os lideres de células e os auxiliares que conduziram suas células à multiplicação devem ser valorizados e elogiados em público diante de toda a Igreja" (Crescimento explosivo…, pg 97).
Com essa afirmação fica claro que esse movimento de Igreja em células dá muita ênfase às pessoas que as lideram. Isto está de acordo com o sistema deles pois a metodologia é puramente humana e os resultados são de autoria humana. Esse é o motivo pelo qual o crescimento das igrejas em células está sempre relacionado aos nomes dos seus pastores e líderes, e porque eles cultivam os elogios a si próprios diante da igreja (o que chamam de "honra").

Como pode ser visto no texto citado do livro, esse movimento é um instrumento de auto-proclamação e glória humana. Isso é totalmente anti-bíblico, a glória é sempre a Deus. Essa prática aumenta o ego, para si próprio, e isso é totalmente contra o evangelho de Cristo, que ensina categoricamente:
"Jesus os chamou e disse: 'Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravocomo o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos'" (Mateus 20:25-28, grifo meu).
E esta é a doutrina dos apóstolos:
"Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:1-8, grifos meus).

Experiências e métodos X o conhecimento da Palavra


As reuniões dessas "células" dão mais ênfase ao "método" do que à Palavra de Deus. Nessas reuniões o objetivo não é conhecer a Palavra de Deus, e sim proporcionar experiências. E com isso, cada vez mais um método humanista, de experiências humanas sobre o que se acha certo e errado vai tomando conta dessas células, e cada vez menos a essência da Palavra de Deus fica presente.

Para apoiar esse meu comentário vou citar mais uma vez o livro de Neighbour:
"A célula é aquele lugar em que se dá apoio emocional e espiritual a cada membro. Ali a pessoa contribui com seu envolvimento pessoal, não com os conhecimentos e informações" (Manual do líder de Célula, Pg 173, ênfase acrescentada).
Aqui podemos ver nesse "manual" dos líderes de células que seu conhecimento da palavra de Deus não contribui muito, mas seu envolvimento pessoal. Essas reuniões não são fundamentadas em cima da Palavra de Deus, mas nos conhecimentos pessoais humanistas sobre determinados temas.

Acredito que muito disso, seja porque os próprios líderes das Igrejas, ou pastores, não estejam tão preocupados com o grau de conhecimento sobre a Palavra de Deus desses líderes de células. O importante para eles é o número de pessoas que tenham nas tais células e não o conteúdo, a qualidade com a qual essas pessoas saíram delas. Tenho uma pequena impressão que muitos desses líderes de células não teriam o conhecimento necessário para transmitir a palavra de Deus, mas isso não é problema para a Igreja em células. Olhem esse outro exemplo retirado do livro de Joel Comiskey:
"No entanto, treinamento não é tão importante como a vida de oração do líder e a clareza de seus alvos." (Crescimento explosivo… pg 27, grifo e ênfase acrescentados).
Aqui fica claro que os "alvos" (e/ou metas) são mais importantes do que o conhecimento e treinamento desses líderes para mostrar a palavra de Deus.

Na próxima página Comiskey diz:
"Uma liderança eficaz de células é muito mais uma aventura liderada pelo Espírito do que uma técnica de estudo Bíblico." (Crescimento explosivo… pg 28, grifo e ênfase acrescentados)
Aqui ele afirma que um líder de célula não precisa entender bem a palavra de Deus, pois sua experiência é uma aventura liderada pelo Espírito. Mas se a Bíblia diz que a fé vem por ouvir e conhecer a palavra de Deus (Romanos 10:17), e só quem tem fé, tem o Espírito, eu me pergunto que espírito está liderando essa "aventura". E mais, se o conhecimento é o que impede que o povo pereça (Provérbios 25:11, Oseias 4:6), como alguém pode ter a irresponsabilidade de dizer que ele não é importante?

Eu poderia citar muito mais exemplos de heresias contra a palavra de Deus praticada pelas Igrejas em células, mas o texto seria muito grande. Acho que já deu pra se ter uma ideia de onde você está se estiver participando disso. Pode parecer tudo muito bom, pois claro estão indo em nome de Cristo, mas tome muito cuidado.
Provérbios 14:12 diz:
"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte."
E também gostaria de citar:
"Disse Jesus: 'Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?'" (Lucas 6:46) 
"Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: 'Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!' Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha'" (Mateus 7:21-25).
O que poderíamos dizer de um método que considera os "alvos" mais importantes do que os treinamentos dos líderes para ensinar o verdadeiro evangelho? De uma liderança que da mais ênfase às experiências pessoais do que ao estudo bíblico? E mais, onde na Bíblia está escrito que Jesus tenha ensinado algo parecido com isso? Essa sistema não se encontra nas escrituras sagradas. Um sistema de liderança de rede com um pastor geral. A ideia até seria boa se fosse para o propósito correto. A Igreja em células é o ambiente perfeito para a proliferação de heresias.

Existe até alguma verdade no que os líderes de Igrejas em células dizem. Nós precisamos de outros cristãs e não podemos resistir sozinhos. Mas então peça ao Senhor de todo seu coração a te levar a pessoas que transmitam a essência da palavra de Deus. Pelo o que você precisa se arrepender, e pelo o que você precisa tirar da sua vida pecadora. Principalmente seu ego, esse deve ser morto, crucifique seu ego e morra junto com ele na Cristo na Cruz.

Reuniões não dependem de um líder orientando você através de um modelo ou série de perguntas objetivas o conduzindo a uma lavagem cerebral. Não existe um método, ou um programa a ser seguido, elas dependem da sua capacidade de sentir o Espírito Santo te conduzindo. E o Espírito Santo só é dado àqueles que realmente estão com /em Cristo. 

Hoje, o Espírito pode te levar a louvar e agradecer, amanhã a se arrepender de algo que você fez, e não estar com disposição para cantar, mais sim de se arrepender. Outro dia de compartilhar uma experiência, ou de meditar na palavra de Deus, e não depender de um método ou um programa, que sempre começa com 15 minutos disso, depois 15 minutos daquilo.

Como eu disse no começo, o objetivo não é criticar e atirar pedras, mas abrir os olhos, sobre o que está sendo passado na sua Igreja ou "célula", e como isto está sendo feito. Para que você possa orar e pedir a Deus para te mostrar um caminho correto onde não haja heresias, e a verdadeira essência da Palavra de Deus te seja mostrada.

Aí você pode pensar assim, mas a Igreja em células que eu participo é diferente e não é assim. Mas reflita que tem esses princípios, e com certeza em todas tem um pouco do que eu descrevi nesse artigo. E tenho certeza que todos que participam vão se identificar com alguma coisa descrita aqui.

Ou o Evangelho da Prosperidade, ou o Pensamento Positivo, ou o entretenimento ao invés do arrependimento, líderes despreparados, mega valorização dos líderes (o que massageia o ego), a palavra de Deus deixada de lado dando mais ênfase aos relacionamentos humanísticos, cantoria egocêntrica etc. Tenho certeza que alguma dessas coisas ou mais de uma, você vai presenciar nas Igrejas que usam esse modelo, e tudo isso é perigoso. Então tome cuidado e procure conhecer mais a Palavra de Deus, e não a só falar "Amém!" ao que seus líderes te falam.
"Não se pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não se pode participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios… Todas as coisas são lícitas mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam" (1 Corintios 10:21,23).
O movimento alega que o seu modelo é o da "igreja primitiva", espalha as suas distorções através de encontros e reuniões marcadas pelo sensacionalismo, suspense, psicologia e misticismo; utiliza ainda, como grande força divulgadora, as músicas que espalham a tal "visão G12" de modo sutil.

Três boas razões para não aceitar o sistema G12


  • 1- Os líderes  
O "pai" (ou filho, tio... sei lá o que ele é) do G12 é o pastor César Castellanos Dominguez (pr. da Missão Carismática Internacional). O maior problema é que, como em toda seita, ele alega que Deus fala consigo face a face e lhe deu a revelação do modelo G12 através de várias visões.

No Brasil, os maiores nomes são o da "apóstola" Valnice Milhomens e Renê Terra Nova, que alegam serem os discípulos legítimos de Castellanos, tendo, segundo eles, recebido dele autoridade por delegação (e/ou "transferência de unção"). Vale lembrar que Valnice Milhomens é presidente de um ministério com práticas controversas, tais como, judaísmo, sabatismo, rituais esquisitos como raspar a cabeça, enterrar santa ceia, etc…Além de ter predito o ano da volta de Jesus.Vale lembrar ainda que várias igrejas nacionais da srª. Valnice enfrentavam dificuldades e não cresciam. Olhando para os líderes, dá para desconfiar do movimento. Jesus nos ensinou que olhando para os frutos conheceríamos a árvore (Mt 7:15-23, veja ainda Tiago 3:10-12). Como pode um cristão filiar-se a um sistema com líderes deste tipo?

Por que será que o G12 é tão buscado por ministérios falidos e "queimados"? Será que é por ser um modo fácil e barato de se "encher" a denominação e projetar seus líderes? Será que é por ser um modo fácil de se "tomar" membros de outras denominações?

  • 2 – A Bíblia não mostra em parte alguma um sistema de igreja ou evangelização aos moldes do G12.
Os adeptos do movimento G12 se ufanam em dizer que a "visão" das células é o verdadeiro modelo de igreja e afirmam que é a forma que Jesus ensinou, entretanto será isto uma verdade?

a) – Primeiramente quero deixar claro que Jesus não tinha apenas doze discípulos. Em Mt 10:1-33 Ele enviou 12 discípulos; mas depois enviou setenta (Ver Lc 10:1-24). Muitos seguiam a Jesus, a questão é que Ele separou 12 para serem líderes e para serem apóstolos (Lc 6:12-16).

b) – Em segundo lugar, os adeptos do G12 mostram não possuir base teológica e desconhecem a história da igreja. De início, os primeiros cristãos procuravam se reunir no templo, conforme o Evangelho expandiu-se, a figura das sinagogas foi importantíssima. Com a aceitação gentílica, começaram a formar-se igrejas que geralmente partiam da casa de algum convertido, no entanto, estas igrejas logo cresciam. Não vemos na Bíblia nenhum modelo de células de 12 discípulos. Veja o exemplo da igreja em Corinto, ela possuía apenas 12 membros?

c) – No livro de Atos, que conta a história do início da igreja, vemos logo de imediato, aproximadamente 120 (1:12-15) discípulos reunidos no cenáculo e certamente não se tratava de um "encontro", pois eles se reunião diariamente de forma perseverante.

d) – Na primeira pregação, 3000 almas se converteram e foram batizadas (2:41-47).

e) – O número de discípulos logo se multiplicou (6:1), entretanto não da forma pregada no G12. Este texto deixa claro que haviam muitos reunidos juntos.

f) – O simbolismo da igreja como corpo de Cristo deixa claro que as diversidades dentro das igrejas locais são necessárias para que um membro dependa do outro, e para que os dons e talentos distribuídos por Deus se manifestem. (ver 1 Co 12:12; 14:26; se possível, leia os capítulos 12,13 e 14 inteiros).

g) – Existem muitos modelos para formarmos líderes e distribuirmos funções, isto dependerá da necessidade da igreja local e das circunstâncias. Em Êxodo 18:18-23, Moisés separou o povo em grupos de acordo com a capacidade de cada líder (grupos de 1000, 100, 50 e 10), no entanto, não houve separação dos grupos de dentro da comunidade. Os grupos eram apenas para facilitar a assistência. Em Números 11:14-16, foram separados 70 anciãos para ajudarem a Moisés.

h) – O sistema estrutural do G12 não se encaixa com os moldes bíblicos.

Vimos nisto tudo que a "visão dos 12" não é uma fórmula única e bíblica de igreja. Este é um dos motivos pelo qual, de imediato, não aceito o modelo do G12.
  • Obs: Para evitar "constrangimentos" ainda não estou levando em conta o que acontece nas células, encontros e as heresias ensinadas.

3 – O modelo G12 é baseado em visões e interpretações particulares dos seus líderes.

Eis aqui um grande motivo para não aceitar o G12! A tradição, as visões dos líderes e as profecias; são colocadas em igualdade de autoridade com a Bíblia. Isto nos lembra outras seitas com as suas historinhas como os Mórmons, Adventistas, etc… (1 Tm 4:1-5). Cuidado (Mt 24:4-5; 2 Co 11:13-15; 1 João 4:1)!!! A Bíblia é suficiente (Dt 8:2,3; Isaías 8:19,20; Jeremias 23:28-32; Mt 4:4; 2 Tm 3:16,17)! A Palavra revela a Cristo (Jo 5:39). Jesus é a Palavra viva (1:1-14; Ap 19:11-16)! Somente a Palavra de Deus liberta o homem (Jo 8:32) e tem poder de regenerar as vidas (1 Pe 1:23-25).

Queridos, não podemos basear a nossa fé em outra coisa que não seja a Palavra de Deus. Não podemos ir além ou ficarmos aquém do que está escrito! Veja as advertências encontradas em 1 Co 4:6; Gálatas 1:8,9 e Ap 22:18,19.

Conclusão


Afirmamo que a Igreja em Células, (repeto, não é com Células), baseada na "Visão" do Grupo dos Doze (G-12), abre mão de todos os princípios regimentais de sustentação da Igreja como organização, eliminando pontos de doutrinas e princípios de liturgia e sistema de governo eclesiástico.

Dizem que somente eles é que são detentores da "'unção' de Deus", do "Espírito de Deus". Chamam-na de "nova unção". Será que dá para entender? Não encontrei na Bíblia nada que denotasse essa afirmativa. Até porque a unção de Deus não envelhece, não fica velha. Por que então nova unção?

Sabemos que as aberrações, as contradições e as discrepâncias que vêm proliferando no contexto cristão hodierno têm se constituído afronta àqueles que lutam e se esforçam pelo cumprimento da verdade e da coerência (Rm 15:4 e 2 Tm 3:16,17).

É certo que não devemos ser juízes de ninguém, mas, por outro lado, não devemos ser tolos e facilmente enganados. A Visão de Deus para o mundo é Cristo e não a de Castellanos!

O aspecto mais perigoso da falsa doutrina é que se apresenta como verdadeira. Aparece como uma medida corretiva, pretendendo restabelecer a verdadeira doutrina, É propagada por aqueles que têm convicção de ter recebido uma nova revelação ou uma interpretação melhor da verdade já estabelecida. Em quaisquer dos casos, tais pessoas convencem-se de estar certas e de que todas as outras estão totalmente erradas. 

Dizem que somente 'agora', a partir do dia em que abraçaram a "visão" é que encontraram a verdade, em que pese muitos deles já se dizerem crentes há cinco, dez, vinte anos ou mais. Desconhecem todo o seu passado como cristãos (entendemos que não o eram uma vez que somente 'agora' é que dizem ter encontrado a verdade, estarem na verdade). 

Concluindo, digo que os defensores das doutrinas e práticas antibíblicas do G-12 andam ensinando doutrinas que são mandamentos de homens (Mc7.7). Fiquemos com o que a Palavra de Deus nos diz: 
"Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já anunciamos, seja anátema - maldito" (Gl 1:8). 
Vejamos ainda o que o Apóstolo Paulo nos diz em 2 Co 11:3-4: 
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis".
Deixo o julgamento a cargo do leitor. Que Deus nos abençoe e nos guarde pelo seu poder, preservados pelo precioso Sangue de Jesus Cristo, protegidos pelo Seu Santo Espírito.

A Deus (e somente a Ele) toda glória.
 Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog
https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos, sempre com um viés cristão, porém sem religiosidade.

2 comentários:

  1. Querido Léo, obrigada de ❤️ Por atender meu pedido!
    Por mim, o artigo se resume aqui: " As reuniões dessas "células" dão mais ênfase ao "método" do que à Palavra de Deus." Isso basta. Não tinha necessidade de escrever mais nada. É um método que traz seus adeptos na superficialidade da palavra, não dão suporte para os seus adeptos aprofundarem na palavra, nas sãs doutrinas, isso acabaria com esse método antropocêntrico, mundano. Obrigada mais uma vez por esse artigo tão esclarecedor! Libertador!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, me alegro em Deus por poder ser um canal de bênção na sua vida. Foi um prazer atender ao seu pedido e sobretudo tenho um compromisso com a suficiente e completa Palavra de Deus, que não precisa de "remendos", não precisa de "nova unção", de "visões" e de nada que essa gente possa inventar. O Evangelho puro e simples nunca foi atrativo às multidões, por isso tanta gente tenta "suavizá-lo", "adequá-lo" a conveniência das massas.

    ResponderExcluir